Paciente, 60 anos de idade, foi submetido a um ECO pelo s

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Paciente, 60 anos de idade, foi submetido a um ECO pelo seu médico por apresentar-se com sinal de Kussmaul, desdobramento de B2, caquexia cardíaca, febre vespertina, emagrecimento, tosse, knock pericárdico. No ECO, foram encontrados fração de ejeção normal, espessamento pericárdico com calcificações, diminuição inspiratória da velocidade de fluxo da onda e mitral maior do que 25%, além de fluxo diastólico reverso importante.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O ECO não define diagnóstico etiológico.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere à produção de radionucleotídeos, julgue os itens subsequentes

Um moderador é distribuído no combustível nuclear para reduzir a velocidade dos nêutrons e consiste em átomos leves como o hidrogênio.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de fundamentos de administração de dados, fundamentos de banco de dados e conceitos envolvidos em data warehouse, julgue os itens seguintes.

Em modelo de banco de dados, a normalização estabelece um conjunto de regras que tem por objetivo maximizar as anomalias de modificação dos dados e aumentar a flexibilidade em sua utilização.

Resolva a questão aqui ›


Certo paciente jovem é portador de nefropatia por IgA, evoluindo com doença renal crônica estádio final. Foi então indicada diálise peritoneal ambulatorial contínua por persistência de sintomas urêmicos, apesar de diurese residual de 2 L/dia. Após um mês do início do tratamento, o paciente compareceu ao serviço de diálise com dor abdominal difusa há um dia e eritema em orifício de saída do cateter. A avaliação do líquido peritoneal evidenciou celularidade de 80 leucócitos/mm3 com 30% de polimorfonucleares. Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir. Hemodiálise, diálise peritoneal automática e transplante renal são as opções terapêuticas alternativas à diálise peritoneal ambulatorial contínua.

Resolva a questão aqui ›