Paciente de 65 anos de idade, diabético tipo 2, foi subm

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Cirurgia Pediátrica (Pré Requisito: Residência em Cirurgia Geral)

Paciente de 65 anos de idade, diabético tipo 2, foi submetido à cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica por cólica biliar frequente, e colelitíase confirmada pela ultrassonografia. No pré-operatório, o paciente apresentou os seguintes exames: sódio = 140 mEq/L; potássio = 3,5 mEq/L; hemograma sem alterações; albumina = 3,7 g/dL.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Tem-se o diabetes como principal fator de delirium no pós-operatório.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A remoção da linha de código 14 implicará em erro durante a subseqüente compilação do programa, ao contrário da remoção da linha de código 12, que não implicará em erro de compilação.

Resolva a questão aqui ›


Considere a situação hipotética: “O gestor público de um determinado Estado desapropriou uma enorme área habitacional para construção de um aeroporto, ocasionando uma indenização, que está na justiça, contra o Estado no montante de R$ 2 bilhões.” A avaliação desse passivo contingente que poderá afetar as contas públicas, bem como as providências a serem tomadas, caso se concretizem, deverá ser informada no(a)

Resolva a questão aqui ›