Considere hipoteticamente que o paciente B. M. S., 38 ano

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Cirurgia Pediátrica (Pré Requisito: Residência em Cirurgia Geral)

Considere hipoteticamente que o paciente B. M. S., 38 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, dá entrada no pronto-socorro trazido pelo SAMU, apresentando quadro de dor na região abdominal e pelve. Ao ser recebido pelo médico plantonista, o paciente foi submetido ao exame físico no qual foram constatadas: vias aéreas pérvias, presença de colar cervical, ausculta respiratória abolida em hemitórax direito, ausculta cardíaca em ritmo regular (FC = 110 bpm; SatO2 = 87%; PA = 100 mmHg x 80 mmHg; FR = 26 irpm), escala de coma de Glasgow = 15, abdome discretamente doloroso à palpação em hipocôndrio esquerdo, com presença de hematoma em faixa transversa na região do hipogástrio. No que se refere ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir. Torna-se desnecessária a descompressão torácica com agulha em segundo espaço intercostal direito.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere aos contratos de gestão, julgue os itens seguintes. Em contrato de gestão celebrado por organização pública, os valores entre as partes contratantes serão fixados por intermédio de processo licitatório, conforme legislação.

Resolva a questão aqui ›


A Reforma do Estado Brasileiro, formulada por Bresser Pereira no governo presidencial de Fernando Henrique Cardoso, dispõe que o Estado deve ser dividido em setores que constituem seu núcleo estratégico, com atividades e serviços de sua exclusividade. São eles:

Resolva a questão aqui ›