Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de i

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Cirurgia Pediátrica (Pré Requisito: Residência em Cirurgia Geral)

Considere hipoteticamente que um paciente de 50 anos de idade, alcoolista, foi a consulta marcada com o gastroenterologista em que aguardava atendimento na recepção. Durante a espera, foi à área de fumantes, fez uso de dois cigarros e ingesta de um copo de café, quando iniciou dor epigástrica intensa, a qual o fez cancelar a consulta e ir para a própria residência. Em casa, fez uso de um analgésico comum e um anti-inflamatório, os quais logo eliminou por vômitos intensos, e que o levou a pedir que o vizinho o levasse ao pronto-socorro. Ao dar entrada no hospital, o paciente ainda apresentou alguns episódios de hematêmese e aumento da dor abdominal, quando, então, fora iniciado o atendimento.

No que se refere a esse caso clínico e a aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

Em relação à história da doença atual, é possível identificar pelo menos três fatores que influenciam na formação de úlceras pépticas.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que estão apresentados, são partes sucessivas de um texto adaptado do sítio www.limeira.sp.gov.br, julgue-os quanto à concordância.

Há apresentações de danças típicas, grupos folclóricos, muita tarantela e outros ritmos tradicional da Itália.

Resolva a questão aqui ›


No trecho “da renda e da riqueza: envolve” (l.10-11) a função do sinal de dois-pontos corresponde à função de um conectivo explicativo; por isso, preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se reescrever esse trecho do seguinte modo: da renda e da riqueza, pois envolve.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.

A avaliação, cujos resultados fornecem ao professor dados sobre o progresso dos alunos e sobre as dificuldades a serem superadas, é essencial ao avanço do processo educativo, podendo ser denominada, em razão de tal função, feedback.

Resolva a questão aqui ›