Considere as três situações seguintes: Paciente 1 – O

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Considere as três situações seguintes:

Paciente 1 – O. S., 34 anos de idade, queixa-se de dispneia e desconforto respiratório leve. FR = 19 irpm, Sat O2 = 98% e PA de 130 mmHg x 80 mmHg;

Paciente 2 – B. M. S., 65 anos de idade, trabalhador rural, vai à consulta para esclarecer dúvidas a respeito de uma mancha escura na face, perda ponderal e massa palpável no abdome;

Paciente 3 – Adolescente deu entrada na emergência, após acidente motociclístico, com sangramento ativo de difícil controle em MSE, FC = 99 bpm, PA de 110 mmHg x 70 mmHg, consciente e manifestando sede.

Com relação aos casos clínicos apresentados, julgue os itens a seguir.

O processo de resposta endocrinometabólica ao trauma no qual o Paciente 3 se encontra, reage ao jejum prolongado com catabolismo, estabelecido por redução na lipólise e aumento da proteólise.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com a Lei Federal nº 11.445/2007, NÃO se compreende entre os serviços públicos de saneamento básico a atividade de

Resolva a questão aqui ›


Um paciente portador de linfoma reclama de tosse freqüente e dor moderada no tórax. O exame de raio X revelou uma forma arredondada do tamanho de uma moeda semelhante a uma tuberculose cavitária. A reação de tuberculina no paciente foi negativa. A microscopia de escarro revelou a presença de longos filamentos septados.

A cultura de escarro produziu colônias com abundantes micélios aéreos. O diagnóstico mais provável é:

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente branca, primigesta, de 37 anos de idade, procura atendimento ambulatorial em sua primeira consulta pré-natal com 10 semanas de gestação. Essa paciente não tem doenças pregressas conhecidas, mas esteve em repouso nas últimas duas semanas em razão de importante hiperêmese gravídica (com vômitos e náuseas frequentes) e pequeno descolamento placentário. A única medicação que a paciente esteve tomando nos últimos anos é um contraceptivo oral combinado antes da concepção. Na consulta, apresenta queixa de aumento progressivo de panturrilha esquerda com edema, rubor e dor, notado há alguns dias, sendo detectado, ao exame físico: frequência cardíaca de 84 bpm, frequência respiratória de 18 irpm, saturação de oxigênio de 98% e acréscimo de 5 cm da circunferência da panturrilha esquerda em relação à panturrilha direita. Atualmente, ela nega falta de ar, tosse ou dor no peito e apresenta índice de massa corpórea de 31 kg/m², mas apresenta-se ligeiramente desidratada. Ela nega etilismo, tabagismo e não tem alergia conhecida a medicamentos. A paciente também relata que sua irmã teve uma embolia pulmonar no ano passado.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A gravidez está associada a condições fisiológicas e mudanças anatômicas que aumentam o risco de tromboembolismo, incluindo hipercoagulabilidade, aumento da estase venosa, diminuição do fluxo venoso, compressão da veia cava inferior e dilatação das veias pélvicas pelo crescimento uterino.

Resolva a questão aqui ›