D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomátic

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente Especialista em Cirurgia Pediátrica (Pré Requisito: Residência em Cirurgia Geral)

D. C. C., 75 anos de idade, sexo masculino, assintomático, comparece à consulta em razão do achado ocasional de aneurisma de aorta abdominal (AAA), de 59 mm, em USG abdominal. Como antecedente pessoal patológico, relata ser tabagista, ter hipertensão e diabetes mellitus, e fazer uso de marca-passo. A filha do paciente demonstra ansiedade, pois relata que o avô paterno sofrera morte súbita por AAA roto. Trouxe ainda ecodoppler colorido com diagnóstico de estenose carotídea bilateral leve. Ao exame físico, nota-se palpação clínica de massa abdominal pulsátil em mesogastro, sopro carotídeo bilateral, palpação reduzida de pulsos femorais e poplíteos, pressão arterial sistólica da artéria tibial posterior direita de 72 mmHg e esquerda de 90 mmHg, pressão sistólica da artéria braquial direita de 81 mmHg e esquerda de 100 mmHg.

 De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.

Os aneurismas das artérias ilíacas ocorrem em conjunto com os aórticos em 20% dos pacientes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação ao custo da atividade hospitalar, julgue os itens a seguir. O custeio direto leva em consideração, para custeamento dos produtos da empresa, apenas os gastos variáveis. Historicamente, o custeio direto é o mais aceito pela legislação tributária federal.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os próximos itens, acerca do processo de evolução da televisão. As séries de TV por assinatura podem provocar mudança no comportamento de determinada faixa de público.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsequentes, a respeito do procedimento acima, em que os parâmetros são passados por referência, V[] é um vetor de inteiros e A e B são do tipo inteiro.

Se as linhas 5 e 7 fossem retiradas do algoritmo, a execução deste passaria a alterar o vetor passado como argumento, de forma que todos os valores armazenados ficariam iguais.

Resolva a questão aqui ›