Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, solteiro, p

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, solteiro, procurou o pronto-socorro com queixa de dor em aperto no epigástrio, que não melhorava com uso de remédios ou alimentação. Além disso, tinha diarreia não mucosanguinolenta com frequência de cinco vezes por dia, principalmente pela manhã e à noite. Hemograma normal. Foi submetido posteriormente a uma endoscopia digestiva alta que demonstrou laringe, esôfago, estômago e piloro normais, mas presença, na segunda porção duodenal, de várias erosões com fibrina em seu centro e acentuado enantema, intercalado com mucosa íntegra. Perda da nitidez dos pregueamentos. Foi realizado biópsia para anatomopatológico que indicou duodenite crônica, moderada, com infiltrado linfoplasmocitário. Há áreas de exulceração. Foi então diagnosticado com doença de Crhon (DC).

Com base nesse caso clínico, e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

A doença pode acometer qualquer parte do trato digestivo, da boca até o anus, diferentemente da retocolite ulcerativa.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em Rondônia, o exemplo que contradiz a afirmativa é a existência das unidades geomorfológicas numeradas no mapa a seguir, que correspondem, respectivamente:

Resolva a questão aqui ›


Com referência à representação política, julgue os itens em seguida.

No Brasil e nos EUA, os candidatos surgem por seus próprios meios, financeiros e(ou) outros, porque os respectivos sistemas partidários e a representação política são extremamente débeis, pouco estruturados e altamente descentralizados.

Resolva a questão aqui ›


A teoria macroeconômica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econômicos, abordando temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os próximos itens.

Políticas monetárias restritivas, mediante uma contração da oferta de moeda, elevam as taxas de juros e deslocam a curva LM para cima e para a esquerda.

Resolva a questão aqui ›