Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses a

Medicina - Geral - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2016 - SES/DF - Médico Residente de Acesso Direto

Paciente, sexo feminino, 35 anos de idade, há 10 meses apresenta vários episódios de dor à evacuação e diarreia com produtos patológicos, às vezes, com sangue vivo. Durante essas crises, relata ocorrência de febre diária e intensa astenia. Foi tratada como síndrome disentérica. A partir de então, os sintomas intestinais passaram a evoluir com características de surtos e remissões. Após seis meses, procurou um clínico geral que solicitou uma colonoscopia, que revelou mucosa retal edemaciada e friável, sangrando facilmente ao toque, sendo também observadas pequenas ulcerações, limitadas, com distribuição uniforme, circunferencial e contínua.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

As úlceras aftoides são comuns.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Questões extras

A gestação dura em torno de quarenta semanas e é uma fase muito especial na vida da mulher, em que ocorrem mudanças anatômicas, fisiológicas e psicológicas. Com relação a esse período do ciclo da vida, julgue os itens subsecutivos. Após o nascimento do bebê, o Ministério da Saúde recomenda que a mãe o alimente apenas com seu leite, de forma exclusiva, até, pelo menos, os quatro meses de vida.

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Correlacione a coluna A, relativa à terminologia arquivística, à coluna B, contendo seu significado e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Dossiê.

2. Documento de arquivo.

3. Descrição arquivística.

4. Seção.

Coluna B

( ) Subdivisão de um fundo compreendendo um conjunto de documentos relacionados que corresponde a subdivisões administrativas da agência ou instituição produtora ou, quando tal não é possível, correspondendo a uma divisão geográfica, cronológica, funcional ou agrupamentos de documentos similares.

( ) Informação registrada, independentemente de forma ou suporte, produzida ou recebida e mantida por uma instituição ou pessoa no decurso de suas atividades públicas ou privadas.

( ) Elaboração de uma acurada representação de uma unidade de descrição e de suas partes componentes, caso existam, por meio da extração, análise, organização e registro de informação que sirva para identificar, gerir, localizar e explicar documentos de arquivo, o contexto e o sistema de arquivo que os produziu.

( ) Unidade organizada de documentos agrupados, quer para uso corrente por seu produtor, quer no decurso da organização arquivística, porque se referem a um mesmo assunto, atividade ou transação.

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