São achados ultrassonográficos da trissomia do cromossomo 18: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Hérnia diafragmática.
II. Displasia renal.
III. Fenda labial ou palatina.
IV. Micrognatia.
V. Hipoplasia cerebelar.
Estão corretas:
Com relação ao caso, assinale a alternativa que apresenta tratamento correto de dor da paciente:
Assinale a alternativa correta para o teste diagnóstico do quadro.
Com relação ao caso, assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta terapêutica:
Podendo pedir apenas um exame, assinale a alternativa que apresenta qual exame pedir para a elucidação diagnóstica: A Organização Mundial de Saúde fez algumas recomendações para a abordagem de dor crônica.
Assinale a alternativa incorreta:
Com relação ao caso anterior, assinale a alternativa que apresenta como seria o tratamento na fase aguda.
Assinale a alternativa que apresenta os exames complementares indicados para elucidação diagnóstica.
Em relação ao caso, assinale a alternativa que apresenta o melhor tratamento:
Com relação ao caso, assinale a alternativa que apresenta qual ou quais os diagnósticos corretos:
De acordo com o caso, para o tratamento de analgesia, escolha a melhor alternativa:
Assinale a alternativa que apresenta, dentre os exames complementares a seguir, aqueles que seriam melhores para a elucidação diagnóstica: A respeito do tumor filoide da mama (cistossarcoma filoide), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Podem ocorrer em adolescente ou pacientes idosas, mas geralmente ocorrem aproximadamente entre as 3ª e 5ª décadas de idade.
II. Tendem a crescer rapidamente e a induzir o aumento da mama.
III. Na mamografia, embora suas margens possam ser obscurecidas pelo parênquima circundante em geral são lesões bem definidas, não ocorre espiculação, e as microcalcificações não são uma característica dessa lesão.
IV. Mais da metade dos casos costumam apresentar disseminação linfática, sendo os sítios mais acometidos o mediastino e o pulmão.
Estão corretas:
A respeito da doença de Paget da mama, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Apresenta bom prognóstico quando diagnosticado precocemente (lesão in situ).
II. Geralmente a lesão é unilateral.
III. Pode haver massa palpável, mas frequentemente a massa tumoral não é evidente.
IV. Nos achados mamográficos, quando se estende ao longo dos ductos, às vezes, uma massa pode ser visualizada profundamente na mama com características malignas.
Pode-se observar também microcalcificações dentro dos ductos na região subareolar voltadas em direção ao mamilo. Estão corretas:
Os fibroadenomas são lesões sólidas benignas que ocorrem com maior frequência em pacientes jovens, geralmente após a puberdade. Caracteriza-se pela proliferação do epitélio ductal com um eixo vasculhoconjuntivo que preenche o canalículo, e que geralmente o distende.
Sobre os achados mamográficos dos fibroadenomas, está correto o que se afirma em:
A respeito da mastite granulomatosa idiopática (MGI), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Acomete principalmente mulheres jovens.
II. A etiopatogênica possui relação com a gravidez e lactação.
III. Derrame papilar usualmente não está presente.
IV. O acometimento bilateral é frequente, ocorrendo na maioria dos casos.
V. A MGI apresenta-se com uma massa endurecida, fixa, dolorosa, que pode comprometer qualquer área da mama, poupando a região retroareolar, com espessamento cutâneo associado.
Estão corretas:
A respeito das indicações do exame ultrassonográfico para avaliação das mamas, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Pode auxiliar como técnica adjuvante na caracterização das alterações não palpáveis detectadas durante o rastreamento mamográfico, pois permite a diferenciação entre nódulos sólidos e cistos, podendo também fornecer dados adicionais na caracterização dos nódulos como benignos e malignos.
II. Pode ser utilizada para estadiamento locoregional, auxiliando na detecção de multifocalidade, multicentricidade e bilateralidade, apresentando maior sensibilidade do que a ressonância magnética.
III. Pode ser utilizada para o acompanhamento da mama operada por câncer de mama, para pesquisa de recidiva e estudo das regiões axilares, supra e in...
Os linfonodos axilares podem ser classificados em níveis I, II e III para nível de estadiamento, com o objetivo de delinear a progressão metastática. Sobre a classificação dos linfonodos axilares, relacione os tipos de linfonodos com suas características e assinale a alternativa que exibe com a sequência correta, de cima para baixo.
TIPOS
I. Linfonodos axilares tipo I.
II. Linfonodos axilares tipo II.
III. Linfonodos axilares tipo III.
CARACTERÍSTICAS
( ) encontram-se sob o músculo peitoral menor.
( ) encontram-se medialmente à borda medial músculo peitoral menor, até a clavícula.
( ) são laterais à borda lateral do músculo peitoral menor e se estendem até a cauda da mama.
A respeito dos pólipos gástricos adenomatosos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Podem ser sésseis ou pedunculados.
II. Normalmente são únicos (ou pouco numerosos) e ocorrem, mais frequentemente, no antro gástrico.
III. O tipo que ocorre, mais comumente, é o pólipo adenomatoso tubular.
IV. O risco de degeneração maligna é maior nos adenomas tubulares.
Estão corretas:
A respeito da colopatia (megacólon) na Doença de Chagas, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. No intestino grosso a dilatação acontece, na grande maioria dos casos, no cólon transverso e descendente.
II. O sintoma principal é a constipação intestinal crônica.
III. A constipação intestinal frequentemente é acompanhada por meteorismo.
IV. Dentre as complicações está a colite isquêmica, que se manifesta por evacuações diarreicas, dor abdominal e hipoproteinemia.
Estão corretas:
A infecção pelo H. pylori possui relação como causa de anemia ferropriva, sendo que dentre os vários mecanismos pelos quais o H. pylori pode provocar anemia estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Aumento de consumo de ferro pelo H. pylori.
II. Interferência na produção de hepcidina.
III. Aumento da acidez e do ácido ascórbico da mucosa gástrica.
IV. Sangramento decorrente de gastrite.
Estão corretas:
Na doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) a obesidade está associada a maior prevalência de alguns distúrbios esofágicos e gástricos, que dentre eles estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Aumento na pressão intra-abdominal.
II. Aumento da pressão basal do esfíncter inferior do esôfago.
III. Esvaziamento gástrico retardado.
IV. Aumento na frequência de relaxamentos transitórios do esfíncter inferior do esôfago.
V. Aumento da prevalência de hérnia de hiato.
Estão corretas:
Com relação a neutropenia febril, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os pacientes com neutropenia febril de alto risco devem ser tratados com cefalosporina de quarta geração associados à vancomicina, logo de inicio
( ) A gravidade da neutropenia e o tempo estimado de recuperação são fatores determinantes na categorização de risco da neutropenia febril
( ) O uso da filgrastima é recomendado apenas para neutropenia febril em pacientes com neoplasias hematológicas
( ) A neutropenia febril em pacientes de baixo risco não necessitam antibioticoterapia de amplo espectro
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito dos diferentes tratamentos relacionados ao câncer gástrico, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. As ressecções em cunha por videocirurgia podem ser realizadas para o tratamento do câncer gástrico precoce.
II. No câncer gástrico avançado do terço médio, a gastrectomia total está quase sempre indicada, independentemente do tipo histológico.
III. Independentemente da suspeita de envolvimento linfonodal, na linfadenectomia a D2 devem ser retirados no mínimo 15 linfonodos.
Estão corretas:
Dentre os tumores de células germinativas do ovário, o que está, mais frequentemente, relacionado com o comprometimento do ovário contralateral é o:
Assinale a alternativa correta.
No tratamento cirúrgico dos pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (CPNPC), para se obter melhores resultados de sobrevida, alguns princípios da cirurgia oncológica devem ser observados, que dentre eles estão: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Quando possível, todas as estruturas invadidas pelo tumor devem ser ressecadas em apenas um bloco.
II. Deve-se evitar seccionar o tumor no intraoperatório.
III. Todos os linfonodos mediastinais acessíveis devem ser ressecados.
IV. O tumor e toda sua drenagem linfática intrapulmonar devem ser completamente ressecados.
Estão corretas:
As metástases para o sistema nervoso central (SNC) nos pacientes com neoplasias pulmonares, podem comprometer a medula ao longo de seu eixo, ocasionando compressão medular, sendo mais comumente observada nos portadores de:
Assinale a alternativa correta.
A respeito dos sinais e sintomas relacionados ao câncer de pulmão, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A tosse, seca ou produtiva, é um dos sintomas mais comuns, sendo mais comumente observados nos portadores de tumores localizados perifericamente.
II. A hemoptise pode estar presente e a quantidade de sangue expelida pela tosse pode variar, desde pequenas quantidades, até volumosas hemoptises secundárias à ruptura das veias brônquicas resultante da invasão tumoral.
III. O abcesso do pulmão como consequência da necrose da massa tumoral pode ser responsável por febre; nesses casos, a hemoptise e a expectoração purulenta e fétida são comuns.
IV. O derrame pleural, quando sintomático, pode ocasionar dor torácica, dispneia e tosse.
E...
Um cadáver jovem, do sexo masculino, encontrado por moradores de uma região ribeirinha, estava nas seguintes condições: vestido com calção de banho; corpo apresentando dois orifícios, o primeiro deles medindo cerca de 1 cm, ligeiramente elíptico, na parte posterior do tórax, na altura da região escapular direita; o segundo, de mesmo tamanho que o primeiro, circular, no pescoço, logo abaixo da nuca. O primeiro orifício apresentava orla de enxugo, orla de escoriação e orla de contusão; em torno do segundo orifício, foram observadas zonas de esfumaçamento e de tatuagem.
Nessa situação hipotética, as lesões descritas
As reações de hipersensibilidade de Gell e Coombs, podem explicar as reações alérgicas a medicamentos. Sobre as reações de hipersensibilidade, escolha a alternativa que faz a correlação correta:
I. Tipo I: IgE, mastócitos.
II. Tipo II: citotoxicidade.
III. Tipo III: complexos imunes
IV. Tipo IV: hipersensibilidade tardia
A) exantema com eosinofilia sindrome(DRESS)
B) nefrites
C) doença do soro
D) urticária
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), quanto à inflamação neurogênica na rinite alérgica.
( ) estímulos adrenérgicos induzem vasodilatação das vênulas pós-capilares nas conchas nasais.
( ) reflexos axônicos são capazes de induzir a liberação de IL-3, IL-4, IL-5, e TNF.
( ) o sistema nervoso apresenta interface com o imunológico através do fator de crescimento dos nervos.
( ) estímulos inespecíficos são capazes de liberar fator de crescimento dos nervos, que induz e amplifica produção de substância P.
( ) na mucosa das vias aéreas superiores a substância P induz inflamação inespecífica.
Assinale a alternativa correta.
Em relação à fase de resolução da dermatite de contato alérgica, leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Na tentativa de interromper o processo inflamatório os queratinocitos e células T reguladoras produzem TGFbeta e IL-10.
II. A interleucina 10 (IL-10) inibe a ativação de macrófagos e a produção de IL-12 e TNF.
III. O TGF-beta inibe a proliferação e diferenciação de células e a ativação de macrófagos.
A alergia alimentar é uma doença em que há envolvimento do sistema imunológico em sua patogênese. Considerando a divisão das manifestações clínicas relacionadas à alergia alimentar, quanto à fisiopatogenia, correlacione as colunas:

Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) sobre as interleucinas envolvidas na resposta alérgica.
( ) a interleucina 4 é a principal indutora do switch de linfócitos B para a formação de IgE.
( ) a interleucina 13 não atua sobre mastócitos e linfócitos TH2.
( ) a principal ação da interleucina 5 é sobre os eosinófilos, em todos os seus estágios de diferenciação.
( ) a interleucina 10 atua inibindo a ativação de macrófagos e a produção de interleucinas inflamatórias.
Assinale a alternativa correta.
Sobre a deficiência de IgA, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Pacientes com doença celíaca têm maior prevalência de deficiência de IgA.
II. Em pacientes com deficiência primária de IgA, o componente secretor parece estar intacto, sugerindo que o transporte de IgA pelos enterócitos está relativamente normal. Há escassez de plasmócitos portando IgA no trato gastrointestinal e a substituição por plasmócitos portando IgG ou IgM, que são ativados após provocação antigênica.
III. As infecções sinusais e pulmonares são as mais frequentes em pacientes com deficiência de IgA.
O carcinoma mucoepidermóide (CME) é uma neoplasia do pulmão de etiologia indeterminada e que não apresenta predileção por gênero. Sobre os achados de imagem radiográficos e tomográficos do CME, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Apresenta-se como nódulo ou massa polipoide, lisa ou lobulada.
II. A TC pode evidenciar calcificações pontilhadas dentro do tumor.
III. Atelectasia pode ser evidenciada, geralmente lobar.
IV. Geralmente localiza-se nos brônquios segmentares.
Estão corretas:
A respeito dos achados ultrassonográficos das tendinopatias insercionais (tendinopatias do calcâneo), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Observa-se perda de padrão fibrilar e espessamento tendíneo.
II. O espessamento tendíneo pode ser focal ou difuso.
III. Espessamento tendíneo, quando focais, geralmente acometem fibras mediais.
IV. Raramente identifica-se líquido peritendíneo.
V. Calcificações podem ser encontradas nas ênteses.
Estão corretas:
A respeito da nefrocalcinose cortical, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Geralmente afetam ambos os rins.
II. Ocorre menos comumente do que a nefrocalcinose medular.
III. Ao exame ultrassonográfico na nefrocalcinose cortical as calcificações são identificadas na camada cortical periférica e nas colunas de Bertin, com o acometimento das pirâmides renais.
IV. A radiografia simples do abdome pode evidenciar as calcificações como imagens lineares ou puntiformes em projeção periférica na loja renal.
Estão corretas:
A respeito dos achados ultrassonográficos da colite neutropênica (tiflite), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Ocorre espessamento parietal envolvendo principalmente o ceco, de aspecto hipoecogênico.
II. Em casos mais graves, pode se observar gás na parede da alça (pneumatose), caracterizado por focos hiperecogênicos parietais, com reverberação acústica posterior.
III. O espessamento da mucosa do ceco apresenta-se com contornos lobulados e aspecto pseudopolipóide.
IV. A luz do ceco apresenta grande quantidade de conteúdo gasoso.
Estão corretas:
Na esofagite por Cândida albicans, são achados comumente encontrados no esofagografia com duplo contraste: Analise as afirmativas abaixo, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Pode-se observar lesões em placa dispostas em sentido longitudinal na mucosa esofágica.
( ) As placas, quando confluentes, possuem aspecto radiográfico em “pedra de calçamento”.
( ) Quando a doença é difusa, a mucosa pode apresentarse com aspecto granular ou nodular.
( ) As placas geralmente localizam-se no terço distal do esôfago e com a mucosa adjacente espessada.
A acalasia é um distúrbio esofágico que se caracteriza por déficit no relaxamento fisiológico do esfíncter esofágico inferior (EEI) durante a deglutição, sendo seus principais sintomas clínicos a disfagia para sólidos e líquidos, dor torácica e regurgitação. A respeito dos achados radiográficos da acalasia, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A radiografia do tórax pode apresentar massa mediastinal tubular ao lado da aorta.
II. O esofagograma (com bário) mostra ausência de peristalse no corpo esofágico.
III. Em alguns pacientes, no exame de fluoroscopia, podem ser observadas contrações espásticas (acalasia vigorosa).
IV. Na radiografia simples do tórax observa-se ausência da câmara de ar gástrica.
V. O esofagograma (com bário) p...
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser classificados em estocásticos e determinísticos. A respeito dos efeitos biológicos considerados estocásticos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. São limiares dependentes.
II. A probabilidade de sua ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida.
III. Sua gravidade não depende da dose total dependente.
IV. São efeitos tardios.
Estão corretas:
Em relação à cirurgia de Norwood para o tratamento cirúrgico da síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SCEH), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. No primeiro tempo cirúrgico da cirurgia de Norwood, a utilização da técnica de Sano apresenta a vantagem de não roubar fluxo sanguíneo coronário, quando comparada com a técnica que utiliza o shunt de Blalock- Taussig.
II. No segundo tempo da cirurgia de Norwood, pode ser realizada a cirurgia de Glenn birecional ou a cirurgia de Hemi-Fontan.
III. No terceiro tempo cirúrgico da cirurgia de Norwood, realiza-se a cirurgia de Fontan, quando não há contra indicações.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
O eletrocardiograma (ECG) na faixa etária pediátrica apresenta características distintas dos aspectos normais encontrados nos adultos. No período neonatal, o eixo do complexo QRS no plano frontal encontra-se desviado para a _______________, com predomínio do ventrículo ________________, com onda T _____________ na derivação V1 nos primeiro dias de vida e com eixo da onda P entre _____ e _____ graus, se o ritmo for sinusal.
Em relação ao peptídeo natriurético e seus dois polipeptídeos (BPN e NT-proBNP) nos pacientes portadores de insuficiência cardíaca (ICC), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A forma inativa (NT-proBNP) tem meia vida curta de, aproximadamente, 20 minutos.
II. A forma ativa (BNP) tem meia vida longa, de aproximadamente 2 horas.
III. O nível sérico de NT-proBNP, acima de 1000 picogramas por litro, está presente nos pacientes com quadros clínicos mais graves e com pior prognóstico.
Estão corretas as afirmativas:
Em relação à comunicação interventricular (CIV), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Embora não haja evidência concreta de que a CIV seja herdada geneticamente, a recorrência de cardiopatia congênita na gestação de mãe que apresenta filho com CIV é de 20 a 25%.
II. As CIVs perimembranosas correspondem à grande maioria dos defeitos.
III. Os defeitos musculares apresentam taxa de fechamento espontâneo maiores que os defeitos perimembranosos.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa que completa CORRETA E RESPECTIVAMENTE as lacunas.
A correção cirúrgica da transposição das grandes artérias tem o objetivo de transformar duas circulações em paralelo para uma circulação em série. Na presença de transposição das grandes artérias com comunicação interventricular com estenose pulmonar importante, a cirurgia de _________ é a técnica mais utilizada, enquanto que a cirurgia de ___________ ou ___________ podem ser utilizadas quando a correção do fluxo sanguíneo é desviado ao nível atrial e, na ausência de estenose pulmonar e comunicação interventricular, a cirurgia de _________ tem sido realizada com muito sucesso para corrigir o fluxo sanguíneo a nível arterial.
Em relação ao seguimento do paciente pediátrico submetido a transplante cardíaco, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As duas principais causas de morte no período póstransplante inicial são, respectivamente, a infecção (26%) e a rejeição aguda (16%).
II. Sintomas sutis podem ser a única indicação do início de um episódio de rejeição, incluindo febre inexplicada, taquicardia, fadiga, dispneia, dor articular e alterações da personalidade.
III. A biópsia endomiocárdica continua a ser o método mais importante para identificar a rejeição aguda.
São fatores de risco para MCH:
Em relação à morte nos portadores de miocardiopatia hipertrófica (MCH), leia as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.
I. História de morte precoce, particularmente súbita, em familiares com diagnóstico prévio de MCH.
II. Síncope ou pré-síncope relacionada a esforço físico ou recorrente e claramente não relacionada a mecanismos neurocardiogênicos.
III. Presença de ponte miocárdica, principalmente quando envolve a coronária interventricular anterior.
São fatores de risco para MCH:
Em relação ao defeito do septo atrioventricular, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A forma completa é mais frequente nos portadores de síndrome de Down.
II. O defeito do septo atrioventricular é mais frequente em portadores de isomerismo atrial esquerdo com asplenia.
III. A forma desbalanceada é mais comum naqueles com isomerismo atrial direito com poliesplenia.
Estão corretas as afirmativas:
Em relação à classificação de Rastelli dos defeitos do septo atrioventricular, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. Tipo A: o folheto-ponte anterossuperior é dividido em dois, ao nível do septo interventricular, e se conecta ao topo do septo interventricular por meio de inserções múltiplas das cordas tendíneas.
II. Tipo B: o folheto-ponte anterossuperior não está fixo no topo do septo interventricular e se insere em músculo papilar medial anômalo, presente na face septal à direita.
III. Tipo C: o folheto-ponte anterossuperior é longo, não dividido e não se conecta ao topo do septo interventricular por meio de cordas tendíneas, mas aos músculos papilares nas cavidades ventriculares.
Estão corretas as afirmativas:
Em relação à septação atrial, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A formação do septo atrial se inicia entre o trigésimo quinto e trigésimo oitavo dias de vida do embrião.
II. Inicialmente dá-se a formação do septum primum que cresce a partir da porção ventral do átrio primitivo em direção ao teto e ao assoalho atrial.
III. A partir do quadragésimo oitavo dia de vida do embrião inicia-se o crescimento de outro septo à direita do septo primum, o septo secundum, que se origina da invaginação ou dobra do teto atrial entre a base da veia superior e a inserção das veias pulmonares direitas em sua porção anterossuperior.
Estão corretas as afirmativas:
Paciente masculino, de 55 anos, tabagista e etilista, refere massa cervical de crescimento progressivo há 3 meses, dolorida. Nega disfonia, disfagia ou dispneia.
Traz punção aspirativa por agulha fina com resultado de carcinoma epidermoide.
Ao exame físico: bom estado geral, emagrecido. Oroscopia sem alterações, laringoscopia direta sem alterações. Massa palpável em nível II à direita, endurecida, móvel. Tomografia computadorizada evidencia massa cervical em nível II à direita, de 5 cm, outros linfonodos suspeitos em níveis II e IV à direita, sem acometimento de vasos ou musculatura. Sem evidência de lesões em outros sítios.
Assinale a alternativa correta:
Paciente feminina, 34 anos, com queixa de nódulo cervical, em região submandibular há 4 meses, de crescimento progressivo, dolorido.
Realizada punção aspirativa por agulha fina, que revelou carcinoma adenoide cístico de parótida.
Sobre esse tipo histológico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 40 anos, masculino, queixa-se de nódulo cervical em região pré-auricular a direita há 6 anos, com crescimento lento. Afirma ter surgido semelhante contralateral há 2 anos. Nega dor local, nega alteração de movimentos da face. Paciente sem comorbidades, tabagista.
Ao exame: bom estado geral, nódulo pré-auricular direito de 3cm e de 1,5cm à esquerda. Sem déficits do nervo facial. Ultrassonografia cervical revela que ambos são nódulos parotídeos, bem delimitados. Não há linfonodomegalias cervicais.
Assinale a alternativa que apresenta o provável tipo histológico, considerando epidemiologia e quadro clínico:
Assinale a alternativa correta. Paciente feminina de 60 anos, com diagnóstico de bócio multinodular simples há 10 anos. Última punção por agulha fina realizada há 2 anos, confirmando bócio. Há 2 meses com aumento progressivo do volume tireoidiano, que acredita ter duplicado, além de disfonia. A paciente pesquisou na internet e se assustou quanto à possibilidade de carcinoma anaplásico de tireoide.
Você explicaria que:
Paciente feminina de 25 anos, encaminhada da endocrinologia por diagnóstico de hipertireoidismo com nódulos tireoidianos ao ultrassom e queixa de dispneia ao decúbito. Em uso de propranolol 40mg/dia e tapazol 20mg/dia.
Apresenta os seguintes exames laboratoriais:
Anticorpos Anti-receptores de TSH (TRAb): negativo, T4L 1,6 ng/dL (nanograma por decilitro), TSH < 0,01 mU/L (miliunidades por litro).
Ao exame físico: frequência cardíaca de 120 batimentos por minuto, tireoide aumentada, com nódulo de 4cm palpável em lobo direito, traqueia desviada para a esquerda.
Assinale a alternativa incorreta:
A infecção da corrente sanguínea relacionado a cateter (ICSRC) é um problema em pacientes internados nas unidades de terapia intensiva. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A ICSRC tem risco mais elevado quando o acesso é localizado na veia femural.
( ) Em ordem descrescente, os patógenos que mais comumente causam ICSRC são: Candica sp, bacilos Gram negativos entéricos, Staphilococcus aureus, Staphilococcus coagulase negativo.
( ) A rota mais comum para infecção de cateteres de curta permanência é a contaminação direta do cateter, seguida pela contaminação de fluídos contaminados e migração de microrganismos da pele a partir do sítio de inserção, através do trajeto subcutâneo ao longo da superfície do cateter.
( ) A prese...
A hiponatremia é uma alteração que pode estar presente no paciente crítico. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A hiponatremia é caracterizada por sódio sérico < 135 mEq/L.
II. Os quadros mais graves de hiponatremia ocorrem quando o sódio sérico é inferor a 125 mEq/L.
III. A restrição hídrica é a primeira medida para tratar pacientes normo ou hipervolêmicos.
IV. O uso de solução salina hipertônica está indicado nos pacientes com hiponatremia sintomáticos.
V. A elevação de até 8 mEq/L em 24 horas deve ser respeitada no tratamento do paciente hiponatrêmico que recebe solução salina hipertônica.
Uma mulher de 65 anos, obesa, diabética, hipertensa e tabagista está internada na unidade de terapia intensiva no segundo pós-operatório de correção de hérnia de disco intervertebral. Subitamente, refere dor torácica intensa acompanhada de dispneia, seguida de instabilidade hemodinâmica. O eletrocardiograma traçado logo após o início do quadro é apresentado abaixo. Analise o ECG e considere o quadro clínico. Assinale a alternativa que contenha a hipótese diagnóstica provável.

A sedação e analgesia no paciente crítico deve ser sempre muito bem indicada e manejada pelo intensivista. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. É indicado o uso de opióide potente para a analgesia do paciente crítico. O fentanil é uma opção bem indicada.
II. O uso de antiinflamatórios não hormonais no paciente crítico deve ser encorajado, para evitar o desenvolvimento de delirium hiperativo.
III. O uso de hipnose com midazolam deve ser desencorajado devido ao risco elevado de desenvolvimento de delirium.
IV. A Richmond Agitation Sedation Scale (RASS) é um instrumento bastante útil para monitorizar a sedação utilizada.
Na unidade de terapia intensiva em que você atua foi internado paciente do sexo masculino de 55 anos de idade, tabagista, diabético e em pós-operatório imediato de retossigmoidectomia devido a um adenocarcinoma de reto. Durante sua avaliação clínica o paciente se apresentava estável sem necessidade de droga vasoativa, em ventilação espontânea com ar ambiente, consciente, orientado e sem déficits motores. Subitamente, o paciente apresenta rebaixamento do nível de consciência. Você observa o monitor multiparamétrico e identifica frequência cardíaca de 180 batimentos por minuto e ritmo irregular. Solicitado traçado de eletrocardiograma (ECG) que está reproduzido abaixo. Analise o ECG e assinale a alternativa correta.
...
Quatro indivíduos mantêm contato próximo com pacientes diagnosticados com infecção sintomática por Influenza H1N1, conforme abaixo:
I. Homem de 30 anos com asma controlada com medicamentos.
II. Mulher de 30 anos no 10º dia de puerpério.
III. Mulher de 44 anos com IMC = 42 kg/m2.
IV. Homem de 55 anos com hipertensão arterial isolada.
É recomendada a profilaxia com antivirais APENAS aos indivíduos
Considere, abaixo, quatro pacientes que apresentam lesões mucocutâneas:
1. Pápula de 3 cm, com bordas endurecidas, no introito vaginal, extremamente dolorosa.
2. Ulceração indolor de 2 cm na transição entre o corpo do pênis e a glande, com bordas elevadas.
3. Ulceração dolorosa de 3 cm, com bordas elevadas e endurecidas na glande.
4. Ulceração de 1 cm, com bordas elevadas, indolor, no lábio inferior.
O diagnóstico de sífilis primária é mais provável APENAS nos pacientes:
Considere, abaixo, as informações sobre três pacientes que apresentam vertigem com diferentes características:
I. Episódios recorrentes com duração de segundos que pioram com a posição da cabeça, sem sinais neurológicos, manobra de Dix-Hallpike positiva.
II. Episódio único agudo de duração prolongada, eventual quadro viral precedente, tendência de queda para um dos lados.
III. Episódios recorrentes com duração de minutos a várias horas, sem fator desencadeante ou sinais neurológicos, podendo ter diminuição da audição ou zumbido unilaterais.
Os diagnósticos mais prováveis dos pacientes I, II e III são, correta e respectivamente:
Pacientes que foram ao médico para avaliação de episódios hemorrágicos foram divididos em dois grupos:
Grupo I: distúrbios de hemostasia primária (vasos e plaquetas).
Grupo II: distúrbios de hemostasia secundária (relacionados aos fatores de coagulação).
É característico destes pacientes
Ondas T de baixa voltagem e duração aumentada
Ondas U proeminentes
Bloqueio atrioventricular de 1º ou 2º graus
Arritmias diversas, principalmente se acompanhadas do uso de digitálicos
O texto acima refere-se às alterações eletrocardiográficas associadas à
Manifesta-se como cefaleia paroxística, unilateral, muito intensa, com localização nas regiões orbitária, supraorbitária e temporal. Dura 15 a 180 minutos, podendo ocorrer de 8 vezes ao dia até uma vez a cada dois dias, em geral nos mesmos horários. Geralmente ocorre em séries por semanas a meses. Associa-se a, pelo menos, um sinal neurovegetativo ipsilateral: congestão conjuntival, lacrimejamento, rinorreia, sudorese frontal ou facial.
O tratamento das crises agudas acima descritas deve ser, preferencialmente, com
Trata-se da forma mais comum de leucemia em adultos no mundo ocidental. Sua incidência aumenta com o envelhecimento, atingindo média etária de diagnóstico aos 65 anos. A maioria dos pacientes é assintomática ao diagnóstico, frequentemente deflagrado a partir de investigação de alterações em hemograma de rotina.
O texto acima refere-se a leucemia
Considere os dois medicamentos utilizados no tratamento de diabetes mellitus abaixo:
Medicamento I: análogo de insulina com início de ação em até 15 minutos, pico de ação entre 30 minutos e 2 horas e duração de efeito entre 4 e 5 horas.
Medicamento II: contraindicado em insuficiência renal, cardíaca e pulmonar e como efeito colateral diminui a absorção de vitamina B12.
Provavelmente tais drogas são:
O líquido ascítico de três pacientes foi estudado em relação ao gradiente de albumina soro-ascite (GASA em g/dL) e proteína total no líquido ascítico (PTLA em g/dL) e os resultados obtidos foram:

Cirrose hepática alcoólica, neoplasia de ovário e insuficiência cardíaca, correspondem, com maior probabilidade, respectivamente, aos pacientes
Sobre a toxicocinética e toxicodinâmica do cádmio, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O cádmio entra no organismo essencialmente por duas vias: a inalatória e a digestiva. A via inalatória ocorre essencialmente em ambiente industrial.
II. A ação tóxica do cádmio deve-se à sua afinidade por radicais dos grupos SH, OH, carboxila, fosfato e outros e à sua ação competitiva com outros elementos funcionais essenciais tais como o Zn, Cu, Fe e Ca.
III. A excreção do cádmio é muito lenta e ocorre principalmente através da via urinária e intestinal.
Sobre intervalo de confiança, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Um intervalo de confiança de 95% significa que, para um dado intervalo calculado a partir de dados, há uma probabilidade de 95% do parâmetro da população de encontrar-se dentro do intervalo e que existe uma probabilidade de 95% do parâmetro da população abranger o intervalo.
II. Um intervalo de confiança de 95% não significa que 95% dos dados de amostra encontram-se dentro do intervalo.
III. Um intervalo de confiança particular de 95% calculada a partir de uma experiência não significa que existe uma probabilidade de 95% de uma média de amostras de uma repetição da experiência caindo dentro deste intervalo.
Considerando os deveres do médico do trabalho, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Considerar a gestação como fator de inaptidão ao trabalho, desde que haja risco para a gestante e para o feto na atividade a ser desempenhada.
II. Exercer suas atividades com total independência profissional e moral, com relação ao empregador e ao empregado.
III. Atuar visando, essencialmente, a proteção da saúde dos trabalhadores.
A conduta expectante pode ser adotada em algumas gestantes com gravidez ectópica obedecendo-se alguns critérios. Analise os abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso). A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Pouca dor ou sangramento
( ) Nível de βHCG≤ 2000mUI/ml e em queda
( ) Massa ectópica ou anexial < 3cm ou não detectável
( ) Confiabilidade na gestante para seguimento
Sobre a assistência ao parto em gestantes diabéticas, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. As gestantes com ótimo controle metabólico e sem intercorrências da gravidez podem aguardar a evolução espontânea para o parto.
II. Em gestantes diabéticas insulino-dependentes com vasculopatia o parto será realizado impreterivelmente até a 38ª semana.
III. Em gestantes com diabetes de difícil controle e/ou comprometimento fetal, recomenda-se utilizar corticoide para maturação pulmonar fetal
Sobre a profilaxia da sepse neonatal pelo estreptococo do grupo B (EGB) em gestantes em com rotura de membranas anterior à 37ª semana, com risco iminente e significativo de parto prematuro, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Quando não for possível realizar a cultura, deve-se manter o antibiótico por pelo menos 72 horas até a inibição do trabalho de parto ou até o parto.
II. Se a cultura para EGB for negativa a profilaxia não está indicada.
III. Se a gestante for alérgica à penicilina, indica-se eritromicina.
A terapia antirretroviral (TARV) deve ser administrada a todas as gestantes infectadas pelo HIV. Sobre o uso de inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos e nucleotídeos abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O uso do abacavir é contraindicado.
II. A didanosina está contraindicada na gestação, devido à ocorrência de aumento significativo de defeitos congênitos associados a esse agente.
III. A associação tenofovir/lamivudina é a preferencial nas gestantes infectadas pelo HIV.
Sobre o herpes genital, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Para o 1º episódio de herpes genital, iniciar o tratamento, o mais precocemente possível, com aciclovir tópico ou terapia sistêmica (oral) com aciclovir ou valaciclovir ou famciclovir.
II. Nas recidivas, o tratamento deve ser iniciado, de preferência, ao aparecimento dos primeiros pródromos (aumento de sensibilidade, ardor, dor, prurido) com terapia sistêmica (oral) com aciclovir ou valaciclovir ou famciclovir.
III. No caso de manifestações severas com lesões mais extensas, pensar na presença de infecção pelo HIV, quando se recomenda tratamento injetável com aciclovir, via venosa.
As doenças genéticas apresentam padrões de herança distintos, com características específicas que, geralmente, permitem identifica-los através da análise de heredogramas. Sobre o heredograma apresentado na figura 1, assinale a alternativa que contém o padrão de herança mais provável:
Abaixo estão relacionadas doenças com padrão de herança monogênica e diferentes opções de tratamento. Associe as doenças apresentadas com as estratégias de tratamento adequadas e ao final, assinale a alternativa que contém as associações corretas:
1 - Alfa-talassemia.
2 - Defeitos no ciclo da uréia.
3 - Doença de Von Gierke.
4 - Homocistinúria.
5 - Doença de Fabry.
A - Consumo periódico de carboidratos de metabolização lenta.
B - Terapia de reposição enzimática.
C - Administração de benzoato de sódio.
D - Transfusão sanguínea.
E - Suplementação de cofatores enzimáticos.
Assinale a alternativa correta.
A análise de cariótipo é a primeira ferramenta citogenética utilizada pelo médico geneticista, durante uma investigação de alterações cromossômicas. Tanto as alterações numéricas, quanto as alterações estruturais podem ser identificadas por este método, com uma alta taxa de confiabilidade. Existe uma forma correta de descrever o genoma nuclear que foi analisado, e compreender esta nomenclatura é fundamental para a identificação de uma possível alteração na análise realizada. Com base em seus conhecimentos sobre a análise de cariótipos, relacione as descrições de cariótipos com as respectivas síndromes. Ao final, assinale a alternativa que contém as associações corretas.
1 - 47, XY, +13
2 - 46, XX, del5p
3 - 47, XYY
4 - 47, XXY
5 - 45, X
A - Sínd...
A respeito dos achados ecocardiográficos da cardiomiopatia hipertrófica (CMH), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Hipertrofia septal assimétrica (relação entre a espessura do septo interventricular/parede posterior do VE ≥ 1,5).
II. Movimento sistólico anterior da valva mitral.
III. Disfunção diastólica ventricular esquerda.
IV. Em alguns pacientes pode ser observado um padrão granular nas porções hipertrofiadas do miocárdio.
Estão corretas:
Sobre os achados ecocardiográficos (bidimensional) da miocardiopatia não compactada em pacientes pediátricos, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Espessamento segmentar da parede do ventrículo esquerdo, que consiste em duas camadas: uma camada endocárdica fina compactada e uma camada epicárdica não compactada e extremante espessada com trabeculações proeminentes e recessos profundos.
II. Os seguimentos apical e mesoventricular, tanto das paredes inferior quanto lateral do VE, são os mais comumente afetados.
III. O ventrículo esquerdo é uniformemente afetado, o que resulta em disfunção sistólica e diastólica e em insuficiência cárdica.
IV. O ventrículo direito é raramente afetado.
Estão corretas:
A cardiomiopatia periparto (CMPP) é uma forma de cardiomiopatia dilatada, caracterizada e pode ocorrer no período entre o último mês da gravidez e os cinco meses pós-parto. Possui como fator de risco a multiparidade, idade materna avançada, gemelaridade, pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional e raça negra. A respeito dos achados ecocardiográficos da CMPP, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Presença de disfunção ventricular esquerda.
II. Diminuição da fração de ejeção e de encurtamento do ventrículo esquerdo.
III. Pode haver trombos intracavitários.
IV. Insuficiência das valvas atrioventriculares.
Estão corretas:
São indicações para ecocardiografia fetal em gestantes que apresentam os seguintes quadros: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Infecção por rubéola.
II. Síndrome de Sjögren.
III. Lúpus eritematoso sistêmico.
IV. Diabetes durante a gestação.
Estão corretas:
A absorção da energia de ultrassom depende das propriedades do tecido e é altamente dependente da frequência, sendo que frequências mais ______ causam ______ vibração do tecido e resultam em ______ absorção de energia de ultrassom e ______ geração de calor.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado:
O quadro clínico nesta patologia é caracterizado por hiperextensibilidade das articulações distais e predomínio proximal das retrações, cotovelo, joelho e quadril. Apresentam calcanhar saliente, hiperidrose, cifoescoliose e dismorfismo facial. Na maioria dos casos a criança não anda. Geralmente associada à deficiência total ou parcial do colágeno VI.
Essa descrição é compatível com:
Um paciente é encaminhado ao neuropediatra com queixas de mal desempenho escolar, pois apresenta comportamento hipercinético e desatento. No interrogatório sobre diversos aparelhos, a mãe relata que o paciente tem rinite, e em função disto apresenta roncos noturnos.
O Neuropediatra deveria seguir o seguinte raciocínio:
Em relação às infecções de SNC na infância, analise as frases abaixo.
Frase I:A meningite nos lactentes e a sinusite nas crianças mais velhas são os fatores mais comuns que causam infecção no espaço subdural.
Frase II: Otite média, fraturas de crânio e anemia falciforme são condições associadas à meningite meningocócica.
Frase III: A encefalopatia causada em decorrência da infecção pelo HIV ocorre por agentes oportunistas e é devido a imunodeficiência.
Em relação à frases, assinale a alternativa correta:
Existem crianças que, apesar de esforços escolares e assistência psicopedagógica, mantêm grande dificuldade na leitura e escrita, mesmo com inteligência normal. Nesses casos é necessário avaliar a possibilidade de Dislexia.
Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta:
Entre as neoplasias que afetam o SN podemos ter tumores extra-axiais. Em relação ao tema analise as frases a seguir.
Frase I:O SNC pode ser acometido pela leucemia por: infiltração leptomeníngea difusa; massas extradurais; e impactação de células na substância branca..
Frase II : O hemangiopericitoma é uma neoplasia rara, antigamente denominada meningeoma angioblástico.
Frase III: Meningeomas são os tumores de origem glial mais comuns no SNC e ocorre mais no sexo feminino.
Em relação a estas duas frases é correto afirmar que
Analise a descrição clínica abaixo:
A síndrome clássica ocorre no sexo feminino. As pacientes são normais ao nascimento até o final do primeiro ano, em geral. Ocorre desaceleração do crescimento craniano e hipotonia. Evoluem para regressão do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), com comportamento autista. Evoluem para quadro espástico. Têm um movimento nas mãos característico e crises de hiperventilação.
Com base nesta descrição a hipótese mais provável seria:
Paciente com encefalopatias progressivas levam a quadros angustiantes e os diagnósticos devem ser precisos para que se avalie a possibilidade de controle dos quadros e dê uma noção de prognóstico. Assinale a alternativa que demonstre a associação correta entre as colunas:
I. Doença da Urina com odor do xarope de Bordo
II. Doença de Hartnup
III. Deficiência da Desidrogenase do Piruvato.
IV. Moléstia de Thomson
A. Aminoacidúria envolvendo aminoácidos neutros monoaminocarboxílicos.
B. Os pacientes podem se beneficiar de dieta cetogência.
C. Deficiência da enzima desidrogenase dos cetoácidos de cadeia ramificada.
D. Deficiência de Fosfoglicomutase.
Uma das mais importantes causas de frequência em ambulatórios de neuropediatria continua sendo as epilepsias.
Em relação ao tema, assinale a alternativa incorreta:
Analise as frases abaixo.
Frase I: A síncope é a perda breve da consciência e do tônus postural em conseqüência da diminuição da perfusão cerebral. Pode ocorrer após um pródromo de sudorese, palidez, náuseas e alterações visuais, ou pode ocorrer sem nada que a preceda.
Frase II: O aumento do uso de drogas psicoativas tem gerado uma maior possibilidade de Síndrome Serotonérgica, cujo diagnóstico é laboratorial, requerendo a dosagem de serotonina.
Frase III: A causa das crises de perda de fôlego é um distúrbio na regulação autonômica central, provavelmente geneticamente determinada.
Com base nestas duas frases é correto afirmar que:
Uma família procura o neuropediatra para avaliar o filho, de 3 anos. O paciente havia sofrido um afogamento há 1 ano. Após ressuscitação e um período inconsciente, abriu os olhos, passou a respirar sem aparelhos, aceitar alimentação com deglutição normal. No entanto, está totalmente alheio ao meio ambiente e não apresenta nenhuma reação que demonstre consciência.
Este quadro é definido como:
Atualmente os diagnósticos de transtorno do déficit de atenção com e sem hiperatividade (TDAH) têm aumentado muito, bem como a polêmica sobre os fármacos utilizados. Em relação ao tema analise as frases que se seguem.
Frase I: Para que se confirme o diagnóstico a criança não deve apresentar coocorrências como Transtorno Obsessivo Compulsivo, Ansiedade, Transtornos da coordenação.
Frase II: Levantamentos populacionais sugerem que o TDAH ocorre, na maioria das culturas, em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos.
Frase III: Segundo o DSM V, quando todos os critérios foram preenchidos no passado, mas nem todos os critérios diagnósticos foram preenchidos nos últimos 6 meses e os sintomas atuais ainda resultam em prejuízo no funcionamento social ou profissional, deve...
No Brasil as infecções congênitas têm sido um sério problema de saúde pública.
Em relação ao tema é INCORRETO afirmar que:
Analise as frases abaixo em relação à Miopatia.
Frase I: A miopatia nemalínica está geralmente associada a aspectos dismorficos e envolvimento bulbar.
Frase II: Na Distrofia muscular de Emery Dreifuss Tipo II a transmissão genética é autossômica recessiva e no Tipo III é autossômica dominante.
Frase III: Nas miopatias congênitas os sintomas estão presentes desde o nascimento, com a criança se apresentando hipotônica, com pouca movimentação espontânea, fraqueza muscular e hiporreflexia.
Paciente de 75 anos, tabagista, com adenocarcinoma de 3 centímetros, em lobo médio, com aparente invasão de pleura parietal e outro nódulo no lobo inferior direito com 1 centímetro, sem linfonodos mediastinais aumentados, sem derrame pleural, sem metástases identificadas.
A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 55 anos, tabagista, com tumor de 5 centímetros, em lobo superior esquerdo, invasivo de brônquio principal esquerdo a 3 centímetros da carina principal, sem aparente invasão de estruturas adjacentes, com linfonodos maiores do que 1 centímetro em cadeia 7, sem derrame pleural, sem metástases identificadas.
A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:
Criança de 6 anos dá entrada no pronto socorro com desconforto respiratório, tosse e febre há 7 dias. Na radiografia de tórax há velamento do hemitórax esquerdo, com desvio do mediastino contralateral, rebaixamento de cúpula frênica e aumento dos espaços intercostais ipsilaterais.
A respeito da conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 48 anos chega ao pronto socorro com história de dor torácica e desconforto respiratório há 2 horas, que iniciou quando trabalhava fazendo o carregamento de um caminhão. Tinha história de tabagismo e não apresentava comorbidades. O eletrocardiograma era normal, mas a radiografia de tórax mostrava um pneumotórax de 25%.
A respeito da conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 67 anos, tabagista, sem comorbidades, com história de exposição a asbesto, chega ao pronto socorro com tosse e desconforto respiratório progressivo há 10 dias e à radiografia de tórax, derrame pleural maciço à esquerda. A tomografia computadorizada evidenciou espessamento pleural circunferencial em todo hemitórax, com intenso realce ao contraste. A toracocentese evidenciou líquido pleural hemorrágico, com predomínio de hemácias e nenhuma evidência de infecção.
A respeito da conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 68 anos, status performance de Karnofsky de 50, com derrame pleural neoplásico já diagnosticado e com recidivas frequentes, mesmo em vigência de tratamento quimioterápico. Apresenta expansão parcial após todas as toracocenteses.
A respeito da conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 55 anos, com história prévia de tratamento de tuberculose multirresistente há 2 anos, chega ao pronto socorro com quadro de tosse produtiva e dor torácica há 5 dias. Nega febre e dispneia. Ao exame físico diminuição do murmúrio em hemitórax direto e roncos difusos. À radiografia de tórax há uma radiopacidade homogênea em base de hemitórax direito, compatível com derrame pleural e radiopacidade difusa em ápice de hemitórax direito, com uma área cística, preenchida parcialmente por líquido.
A respeito do conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente com lúpus eritematoso sistêmico, inicia quadro de tosse, desconforto respiratório, diminuição do murmúrio vesicular e submacicez a percussão do hemitórax esquerdo. Não apresenta febre. O leucograma é de 10.000 leucócitos sem desvio à esquerda. Está em uso de azatioprina há 1 mês, é tabagista de 1 maço de cigarro por dia, há 40 anos.
A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 50 anos, chega ao pronto socorro com queixa de dificuldade ventilatória progressiva e ruído inspiratório. Há 3 meses foi submetido a traqueostomia por necessidade de ventilação mecânica devida à doença pulmonar obstrutiva grave descompensada.
A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:
Lactente é trazido ao Pronto Socorro com história de tosse e espasmos de laringe. O pediatra de plantão não notou alterações na laringe, mas havia sibilos difusos e diminuição do murmúrio à esquerda. Tratou inicialmente como uma síndrome infecciosa, mas não havia febre. Solicitou uma radiografia de tórax que mostrava menor radiolucência do pulmão direito com discreta elevação de cúpula ipsilateral. Pediu então a avaliação do cirurgião torácico.
A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente com antecedentes pessoais fortemente positivos para neoplasia encaminhado com tomografia de tórax com achado de nódulo subcentimétrico a 2 cm da superfície pleural. Você propõe uma videotoracoscopia para biópsia.
A respeito da conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Paciente de 80 anos, tabagista, com carcinoma espinocelular obstrutivo de lobo superior esquerdo, confirmado pela broncoscopia, não possui linfonodos maiores que 1 centímetro à tomografia de tórax, mas todos estão concentrados na janela aortopulmonar.
A respeito da conduta no caso clínico, assinale a alternativa correta:
Os retalhos faceocutâneos são classificados segundo Mathes & Nahai como:
Tipo A: Vasos cutâneos diretos.
Tipo B: Vasos Septocutâneos.
Tipo C: Vasos perfurantes musculares.
Assinale a alternativa que apresenta o retalho de tipo B.
Com relação à hepatotoxicidade da eritromicina (reação colestática idiossincrásica), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O efeito adverso mais importante associado à eritromicina, mais comum em adultos, é a rara ocorrência de reação colestática.
II. A reação começa, habitualmente, durante as primeiras 2 ou 3 semanas de terapia e consiste em náuseas, vômitos, febre, dor abdominal no quadrante superior direito, icterícia, leucocitose e níveis moderadamente elevados de aminotransferases e fosfatase alcalina.
III. O quadro clínico pode ser semelhante ao de colecistite aguda ou colangite bacteriana.
IV. A biópsia do fígado revela colestase variável.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre as hepatites medicamentosas e a hepatotoxicidade da fenitoína (reação idiossincrásica), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No fígado, a fenitoína é transformada pelo citocromo P450 em metabólitos, incluindo óxidos de areno eletrofílicos, altamente reativos.
II. A lesão hepática manifesta-se, habitualmente, no transcorrer dos dois primeiros meses após o início da terapia com fenitoína.
III. Com exceção de uma grande quantidade de eosinófilos no fígado, os quadros clínico, bioquímico e histológico são semelhantes aos da hepatite viral.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o tratamento da doença hepática tóxica e induzida por medicamentos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O tratamento consiste, essencialmente, em medidas de apoio, exceto na hepatotoxicidade do acetaminofeno.
II. Nos pacientes com hepatite fulminante por hepatotoxicidade medicamentosa, o transplante do fígado pode salvar a vida.
III. No caso das toxinas diretas, o acometimento do fígado não deve desviar a atenção do possível acometimento renal ou de outros órgãos, que também pode ameaçar a sobrevida.
IV. O acetaminofeno pode causar necrose hepática centrolobular grave quando ingerido em grandes quantidades.
Estão corretas as afirmativas:
Os tumores hepáticos podem originar-se no fígado – provenientes de hepatócitos, do epitélio do ducto biliar ou do tecido mesenquimal- ou espalhar-se para o fígado a partir de tumores primários em órgãos adjacentes ou remotos. O carcinoma hepatocelular é o tumor maligno primário do fígado mais comum. Sobre o carcinoma hepatocelular analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O carcinoma hepatocelular muitas vezes coexiste com cirrose.
II. O sintoma mais comum, e com frequência o primeiro a se manifestar, é dor no hipocôndrio direito ou no epigástrio.
III. À ausculta, embora não patognômico, um sopro arterial pode ser identificado sobre o tumor e pode ser uma pista útil ao diagnóstico de carcinoma hepatocelular.
IV. Na maioria dos pacient...
Com relação aos tumores benignos do fígado, leia atentamente as afirmativas a seguir sobre o hemangioendotelioma infantil, atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O fígado é maior que o esperado com base na gravidade da insuficiência cardíaca, e a hepatomegalia persiste depois que a insuficiência cardíaca é tratada com sucesso.
( ) O tumor quase sempre se manifesta nos primeiros 6 meses de vida, sendo tão comum em meninas quanto em meninos.
( ) O hemangioendotelioma hepático coexiste, com frequência, com hemangiomas em outros órgãos, especialmente na pele.
( ) Sua importância advém da alta incidência de insuficiência cardíaca congestiva em bebês port...
A doença de Gaucher é uma doença do armazenamento de glicolipídeos caracterizada pelo depósito de glicocerebrosídeo nas células do sistema macrófagomonocito.
Sobre as manifestações clínicas da doença de Gaucher, assinale a alternativa INCORRETA.
A Doença de Caroli é um distúrbio raro caracterizado por dilatação grosseira não obstrutiva congênita dos ductos biliares intra-hepáticos segmentares. Com relação à Doença de Caroli, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A doença foi incluída na classificação dos cistos coledocais (como tipo V) e pode ocorrer em associação com o rim esponjoso medular (em 60% a 80% dos pacientes) ou fibrose hepática congênita.
II. A doença de Caroli afeta basicamente os homens, em geral, torna-se sintomática no início da fase adulta.
III. Os pacientes apresentam, geralmente, episódios recorrentes de febre e dor abdominal causada por colangite.
IV. Cálculos biliares formam-se nos ductos ectásicos em aproximadamente 1/3 dos pacientes. O resultado des...
Os adenomas hepatocelulares (ou adenomas hepáticos) são tumores benignos do fígado, e se manifestam de inúmeras maneiras.
Sobre os adenomas hepatocelulares, assinale a alternativa incorreta.
O hemangioma cavernoso é o tumor benigno mais comum do fígado e é encontrado em até 7% das autópsias. Leia atentamente as afirmativas a seguir sobre este assunto, atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Hemangiomas cavernosos afetam pessoas de todas as idades, embora se manifestem com mais frequência na terceira, quarta e quinta décadas de vida.
( ) As mulheres são predominantemente afetadas e, com frequência, apresentam-se em idade mais jovem, com tumores maiores em comparação aos homens.
( ) Nas mulheres, os hemangiomas cavernosos podem aumentar de tamanho com a gravidez ou a administração de estrógenos e são mais comuns em multíparas do que em nulíparas....
A colangite esclerosante compreende um espectro de condições colestáticas que se caracterizam por inflamação esparsa, fibrose e destruição dos ductos biliares intra-hepáticos e extra-hepáticos. Sobre o quadro clínico da Colangite Esclerosante primária (CEP), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Pode ser bastante variado e abranger a gama que vai de elevações assintomáticas dos níveis séricos da fosfatase alcalina à cirrose descompensada.
II. Os sintomas mais comuns por ocasião das manifestações iniciais incluem: icterícia, fadiga, prurido e dores abdominais.
III. Outros sintomas associados podem incluir febre, calafrios, suores noturnos e perda de peso.
Estão corretas as afirmativas:
A esquistossomose hepatoesplênica resulta da resposta imune do hospedeiro à presença dos ovos do Schistosoma e da reação granulomatosa desencadeada pelos antígenos que eles secretam. As alterações hepáticas constituem as mais importantes manifestações da doença, sendo característico o quadro anatomopatológico da fibrose de Symmers. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A doença é essencialmente mesenquimal e não parenquimatosa.
II. A arquitetura dos lóbulos hepáticos não é alterada.
III. Não há hiperplasia nodular regenerativa.
IV. Os sinusóides hepáticos não estão colapsados.
Estão corretas as afirmativas:
Os tumores malignos primários do fígado correspondem à quinta causa de câncer e à terceira causa de morte por câncer no mundo. O carcinoma hepatocelular (CHC) corresponde de 85 a 90% das neoplasias primárias do fígado. Dentre os principais fatores de risco do carcinoma hepatocelular, estão:
I. Cirrose hepática.
II. Hepatite A.
III. Hemocromatose.
IV. Aflatoxina B1.
V. Diabete melito.
Estão corretas as afirmativas:
Quanto à síndrome hepatopulmonar (SHP), no exame anatomopatológico pode-se, também, evidenciar vasodilatações pleurais, comunicações anatômicas arteriovenosas pulmonares, bem como anastomoses venosas portopulmonares. O diâmetro normal dos capilares pulmonares é de aproximadamente __________, podendo chegar a 500 mcm nos pacientes com SHP.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Sobre as hepatites virais, leia atentamente as afirmativas atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O vírus da hepatite A (HAV) é do tipo RNA, classificado entre os picornavírus. É transmitido principalmente por via fecal-oral, sendo rara a via parenteral, dado o curto período de viremia.
( ) O vírus da hepatite B (HBV) é do tipo DNA, classificado entre os hepaDNAvírus. Pode ser transmitido por via parenteral, sexual e vertical. Atinge todas as faixas etárias, predominando entre os 20 e os 40 anos de idade, em função da transmissão via sexual.
( ) O vírus da hepatite C (HCV) é do tipo RNA, semelhante aos flavivírus e classificado atualmente como um hepacivíru...
A hepatite B é uma das doenças infecciosas mais prevalentes no mundo. Com relação à sua patogenia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As vias parenteral e sexual são altamente efetivas para a transmissão.
II. Sabe-se que o vírus é estável em superfícies inanimadas e pode persistir viável no meio ambiente por cerca de setenta dias sem perder sua infectividade.
III. O vírus da hepatite B (VHB) é passível de infecção quando localizado em soro, sêmen, secreção vaginal, exsudatos, serosas e líquor.
IV. O risco de infecção por contato com saliva, urina, fezes, lágrima, suor e bile é alto.
V. Apesar de ser detectado em leite materno, a transmissão pela amamentação não se mostra efetiva.
Estão corretas as afirmativas:
A hepatite autoimune (HAI) é uma doença hepática crônica e caracteriza-se pela presença de hipergamaglobulinemia e autoanticorpos circulantes e pela resposta ao tratamento imunossupressor. Sobre a hepatite autoimune (HAI) analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Apesar de se manifestar em qualquer idade, a incidência bimodal é observada na faixa de 5 a 25 anos e entre a 4ª e 6ª décadas de vida.
II. A HAI afeta mais homens que mulheres e ocorre em todos os grupos étnicos.
III. Ao exame físico, destoa o bom aspecto geral das pacientes adolescentes com o grau de lesão hepática.
IV. Cerca de 50% dos pacientes apresentam curso insidioso, que pode durar de semanas a meses, caracterizado por astenia, anorexia, perda ponderal e icterícia flu...
A deficiência de alfa-1-antitripsina (DAAT) é condição de herança autossômica co-dominante associada a determinadas variantes alélicas do gene Pi. Dentre as principais manifestações clínicas estão doença hepática neonatal, enfisema pulmonar e cirrose hepática de instalação precoce. As manifestações hepáticas compreendem, entre outras:
I. Hemorragia digestiva alta.
II. Hepatomegalia.
III. Prurido.
IV. Hipertensão portal.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a Doença de Wilson (DW) e seu quadro clínico, as manifestações neurológicas são de linha extrapiramidal ou cerebelar, e dentre elas estão:
I. Alteração da marcha.
II. Distonia.
III. Atetose.
IV. Hipertonia plástica.
V. Disartria.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a oncocercose, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. É transmitida pela picada dos vetores do gênero Simulium (“borrachudo”).
II. Pode atingir os olhos, provocando alterações variadas, tais como: conjuntivite, edema palpebral, escleroceratite, ceratite puntiforme, irite ou iridociclite, esclerose lenticular e coriorretinite difusa degenerativa, podendo levar à cegueira.
III. Praziquantel é a droga de primeira escolha para tratamento.
Considere os seguintes dados sorológicos:

Estes dados são compatíveis com:
Sobre a esquistossomose, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Oxamniquina é a droga de primeira escolha para tratamento.
II. Praziquantel é a droga de segunda escolha para tratamento.
III. De maneira geral, recomenda-se não adotar os medicamentos que compõem a terapêutica antiesquistossomótica durante a gestação.
JCD, 61 anos, masculino apresenta leões cutâneas em número de três típicas de hanseníase, com baciloscopia de pele positiva pela técnica de coloração de Ziehl- Neelsen.
Assinale a
A concomitância da tuberculose (TB) ativa em pessoas que vivem com HIV/Aids é o fator com maior impacto na mortalidade por Aids e por TB em países em desenvolvimento. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A técnica de PCR em tempo real permite a detecção de micobactérias no escarro com sensibilidade e especificidade semelhante à cultura, e inclui a identificação de espécie.
II. A apresentação pulmonar atípica é frequente e constitui um sinal sugestivo de imunodeficiência avançada, sendo comum a presença apenas de infiltrado em segmento (s) inferior (es) e/ou linfadenomegalias peri-hilares.
III. Para os pacientes com ausência de sinais de imunodeficiência ou LT-CD4+ > 200, deve-se iniciar terapia antirretroviral ao fin...
Sobre lesão hepática associada aos antirretrovirais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os inibidores de transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRN) são associados com toxicidade mitocondrial.
II. O atazanavir e o indinavir causam comumente hiperbilirrubinemia indireta, que não está associada com dano hepático e, normalmente, não necessita descontinuação do tratamento.
III. Os inibidores de transcriptase reversa não análogos de nucleosídeos (ITRNN) podem causar hepatotoxicidade por reação de hipersensibilidade ou por toxicidade direta dos medicamentos
Sobre as manifestações da pneumocistose, em paciente imunodeprimido pelo HIV, analise as afirmativas abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso). A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) A presença de candidíase oral favorece o diagnóstico.
( ) Dispneia progressiva aos esforços é achado sugestivo.
( ) Desidrogenase lática (DHL) sérica elevada é achado sugestivo.
( ) Radiografia de tórax normal afasta o diagnóstico.
Em um município com 43.444 habitantes, houve 85 casos de febre Chikungunya em um período de 1 ano, que resultou em sete óbitos. Sobre esses dados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A mortalidade pela febre Chikungunya foi de 1,17%
II. A letalidade pela febre Chikungunya foi de 0,023 por 1000 habitantes.
III. A incidência de febre Chikungunya foi de 1,95 casos por 1000 habitantes
Sobre o câncer colorretal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Num ensaio clínico randomizado, uma única sigmoidoscopia flexível realizada uma vez entre as idades de 55 a 64 anos reduziu a incidência e mortalidade do câncer colorretal.
II. Estudo que acompanhou pacientes após polipectomia, constatou que a incidência de câncer colorretal foi reduzida drasticamente, em comparação com três populações de referência.
III. Em pacientes com adenomas detectados e removidos por colonoscopia, o risco de morte por câncer colorretal foi de apenas 50% do que era esperado na população geral.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre a comparação entre os achados da colecistite e da cólica biliar, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Sinal de Murphy é preditivo de colecistite.
II. Visualização de cálculos e espessamento da perede da vesícula biliar é presente tanto na colecistite como na cólica biliar.
III. Leucocitose é costumeiramente ausente na cólica biliar.
Estão corretas as afirmativas:
O tratamento da paciente do caso citado deve ser iniciado com:
Quanto ao Índice de Harvey-Bradshaw (IHB), essa paciente apresenta: Sobre as estratégias para profilaxia primária de sangramento por varizes esofágicas, analise as afirmativas abaixo dê valores V (verdadeiro) ou F (falso) e a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Betabloqueadores não seletivos (BBNS) devem ser preferidos na profilaxia primária de pacientes com cirrose e varizes de médio ou grande porte sem alto risco de sangramento.
( ) BBNS não devem ser empregados para profilaxia primária em pacientes com cirrose e pequenas varizes com alto risco de sangramento.
( ) BBNS pode ser considerado para profilaxia primária em pacientes com cirrose e pequenas varizes sem alto risco de sangramento.
A sequência correta é:
Sobre o esôfago de Barret (EB), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. A imensa maioria dos pacientes com EB relatam sintomas da doença do refluxo gastresofágico (DRGE) e cerca de 2/3 dos pacientes com adenocarcinoma esofágico relatam histórico de DRGE prévia.
II. No EB, em consequência da DRGE, o epitélio escamoso que normalmente reveste o esôfago distal é substituído por um epitélio colunar metaplástico.
III. Estudos recentes mostraram que a incidência de câncer e o risco de progressão maligna entre os pacientes com EB não-displásico são consideravelmente maiores que o relatado anteriormente.
Estão corretas as afirmativas:
Várias classificações foram propostas para caracterizar a intensidade da esofagite de refluxo, sendo que a mais utilizada em nosso país é a de Los Angeles. Segundo essa classificação, a presença de uma ou mais erosões maiores do que 5 mm em sua maior extensão, não contígua entre os ápices de suas pregas esofágicas caracteriza o grau:
Assinale a alternativa correta.
Analise as leões precursoras do câncer gástrico abaixo e assinale S (sim) se a erradicação do Helicobacter pylori reduz ou regride a lesão e N (não) se a erradicação do Helicobacter pylori não regride a lesão. A seguir assinale a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
( ) Metaplasia intestinal.
( ) Gastrite crônica ativa.
( ) Gastrite atrófica do corpo.
( ) Gastrite atrófica do antro.
A sequência correta é:
Considerando o 3 º Consenso Brasileiro de Helicobacter pylori, no que diz respeito à dispepsia funcional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Erradicação do H. pylori é indicado para pacientes com dispepsia funcional.
II. Metanálise sobre de estudos controlados e randomizados sobre o papel da erradicação do H. pylori nos sintomas dispépticos, mostrou ganho terapêutico de 6% para 14%, sugerindo que a erradicação das bactérias pode ser útil em pacientes com dispepsia funcional.
III. A erradicação do H. pylori não é a primeira alternativa terapêutica na dispepsia funcional
Estão corretas as afirmativas:
Considerando o 3 º Consenso Brasileiro de Helicobacter pylori, no que diz respeito ao diagnóstico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O teste respiratório com carbono marcado é o método não invasivo de escolha para diagnóstico e controle de erradicação. Os inibidores da bomba de prótons e antagonistas do receptor H2, assim como antibióticos, podem induzir a resultados falsos negativos, e recomenda-se sua suspensão de 2 e 4 semanas, respectivamente, antes do ensaio.
II. O teste sorológico é reservado para estudos epidemiológicos e em situações especiais e deve ser sempre validado localmente.
III. O teste do antigênico fecal é técnica válida para o diagnóstico, mas não para e confirmação da erradicação da H. pylori.
Estão correta...
É de suma importância que o neurologista conheça a anatomia do SNC. Em relação ao tema, analise os itens abaixo:
I. É a continuação superior da medula espinal e situa-se logo acima da transição craniovertebral
II. Tem importantes conexões com o cerebelo, que se situa posterior a esta estrutura
III. Situa-se no limite superior da fossa posterior.
IV. É limitada superiormente pela tenda do cerebelo e inferiormente pelo forame magno.
A. Mesencéfalo.
B. Fossa posterior.
C. Ponte.
D. Medula oblonga.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre os itens:
Acidentes vasculares cerebrais implicam em que o neurologista esteja apto a entender os sintomas e sinais para o diagnóstico etiológico e topográfico. Em relação ao tema, analise as frases abaixo.
Frase I: Infartos lacunares são descritos como lesões pequenas e profundas quando vistas a neuroimagem, geralmente com 10mm de diâmetro ou menos, com densidade ou sinal consistente com infarto.
Frase II :Tromboses cerebrovasculares estão associadas a doenças vasculares como a aterosclerose, lipo-hialinose, dissecções e doença de Binswanger.
Frase III : Em lesões mais extensas do território carotídeo há redução do nível de consciência, desvio conjugado do olhar para o lado oposto à hemiplegia e respiração tipo Cheyne-Stokes.
Em relação a estas frases é correto afirma...
Inúmeras patologias neurológicas evoluem com movimentos involuntários que causam grande ansiedade e desconforto a seus portadores. Saber identificar essas manifestações e classificar as doenças de base é de suma importância para um tratamento adequado. Analise as frases seguintes sobre o tema.
Assinale a alternativa incorreta.
As doenças que geram comprometimento neuromuscular são muitas e suas etiologias são igualmente numerosas. Analise as frases seguintes sobre o tema.
Frase I: A forma adquirida de Miastenia Grave é a mais comum e resulta de auto-anticorpos que atuam contra o receptor pós-sináptico da acetilcolina.
Frase II : Miopatia pode ser causada pelo excesso de glicocorticóides, devido a comprometimento das suprarenais( SR) ou pelo uso de ACTH, na insuficiência da SR.
Frase III : O Clostridium pode ocasionar uma miosite ou necrose muscular, gerando gangrena gasosa que podem surgir pós traumas ou infecções piogências.
Em relação a estas frases é correto afirmar que :
Entre os tumores extra-axiais os meníngeos se destacam. Em relação ao tema avalie as frases a seguir.
Frase I: Os meningeomas são os tumores de origem glial mais comuns no SNC.
Frase II: São mais frequentes em homens, na proporção de 2:1.
Frase III: Comprometem pacientes adultos, com maior incidência entre 40 e 60 anos.
Em relação a estas frases é CORRETO afirmar que:
Em relação a acidentes vasculares faz-se necessário entender os sinais e sintomas para identificação do vaso comprometido e topografia correspondente.
Quando há oclusão da artéria espinhal anterior é possível encontrar os sinais e sintomas a seguir, EXCETO:
Sobre a neurocisticercose, analise as frases abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os estudos sorológicos específicos no líquido cefalorraquiano confirmam o diagnóstico da neurocisticercose.
II. Radiografia de crânio identifica apenas cisticercos calcificados.
III. Praziquantel durante 21 dias, associado à Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatória, consequente à morte dos cisticercos é tratamento recomendado.
Situações pós-traumatismo craniano levam às vezes a alteração de consciência bastante angustiantes, necessitando uma avaliação adequada para o diagnóstico. Sobre o tema analise as frases abaixo:
Frase I: Mutismo acinético é uma condição subaguda ou crônica caracterizada por aparência de alerta, com vocalização mínima, ou movimentação mínima, mesmo aos estímulos dolorosos, Pode ocorrer em lesão do cíngulo, límbica, corpo estriado, globo pálido, tálamo ou da formação reticular.
Frase II: Na Síndrome de locked-in o paciente está consciente , mas está tetraplégico e com disfunção de nervos cranianos baixos. Os movimentos oculares verticais e às vezes os horizontais estão preservados. Pode ser transitória ou fixa.
Frase III : Estado vegetativo é uma condição subaguda ou ...
Com relação ao tratamento do trauma de uretra associado à fratura peniana, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Lesões uretrais associadas à fratura peniana devem ser tratadas conservadoramente com sondagem vesical de demora por 3 dias
( ) No caso de transecção completa da uretra a anastomose término-terminal livre de tensão é o tratamento mais indicado, quando possível
( ) Na lesões uretrais parciais associadas à fratura peniana a rafia uretral é dispensável, bastando a sondagem vesical de demora
( ) Dentre as possíveis formas de abordagem cirúrgica da fratura peniana e uretral com grande hematoma associado, a realização de pequenas incisões diretamente sobre o possível foco da lesão são preferíveis, pois minimizam o ris...
Assinale V (verdadeiro) e F (falso) em relação aos efeitos da transfusão de hemocomponentes.
( ) TRALI é rara no prematuro, mas pode ocorrer, especialmente, na transfusão de plasma.
( ) A irradiação de hemáceas é usada para diminuir o risco de reações febris não hemolíticas.
( ) A lesão pulmonar por transfusão de hemocomponentes é rara no recém-nascido e é caracterizada por comprometimento intersticial e insuficiência respiratória,nas primeiras 6 horas após a transfusão.
( ) A reação enxerto hospedeiro ocorre com maior freqüência em recém-nascidos com deficiência imunológica, muito baixo peso, nos submetidos a exsanguíneo transfusão ou à transfusão intra uterina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre a antibioticoterapia empírica mais apropriada para esse caso, assinale a alternativa correta. Considere liquor normal e que a flora dessa UTI não é de germes multiresistentes.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao volume e tempo de administração do cristalóide: Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação à fototerapia para tratamento da ictericia neonatal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em relação ao comportamento de um recém-nascido a termo, saudável, no estado quieto-alerta, que está no alojamento conjunto, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas abaixo:
( ) Já faz contato visual e enxerga melhor a uma distância de 40-50cm.
( ) Com um ou dois dias de vida reconhece o cheiro da mãe.
( ) Reconhece e mostra interesse por cores primárias como: preta, vermelha e branca.
( ) Distingue tipos de sons, com preferência para sons agudos e para voz da mãe.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. São lesões características de Lúpus Eritematoso crônico:
I. Eritema malar (fascial)
II. Lúpus Eritematoso bolhoso
III. Lúpus Eritematoso discóide
IV. Lúpus Eritematoso túmido
V. Paniculite lúpica
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. São possíveis efeitos colaterais do uso de glicocorticóides:
I. Catarata subcapsular posterior
II. Necrose avascular
III. Osteoporose
IV. Psicose
V. Diabetes
São manifestações reumatológicas associadas ao Diabetes Mellitus:
I. Capsulite adesiva
II. Dedo em gatilho
III. Contratura de Dupuytren
IV. Artropatia de Charcot
V. Neuropatias periféricas
Ainda sobre Espondilite Anquilosante, são indicadores de PIOR prognóstico para a doença:
I. Artrite coxofemural
II. Dedos em salsicha
III. Resposta ruim a anti-inflamatório não hormonal
IV. VHS > 30 mm/h
V. Oligoartrite periférica
Analise os possíveis mecanismos fisiopatológicos ligados à associação entre apneia obstrutiva do sono e hipertensão arterial e marque V (verdadeiro) ou F (falso). A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) Ativação simpática.
( ) Diminuição da sensibilidade dos barorreceptores.
( ) Hiperresponsividade vascular.
( ) Alteração no metabolismo do sal e água
Sobre o tratamento da fibrose pulmonar idiopática (FPI), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Há evidências suficientes para a indicação da azatioprina ou ciclofosfamida como alternativas terapêuticas na FPI.
II. Resultados iniciais com os antifibróticos bosentana, etanercepte e imatinibe mostraram resultados promissores na FPI.
III. Revisão sistemática encontrou evidência para o uso de corticosteroides na FPI, o que levou a uma forte recomendação a favor do seu uso.
Sobre o uso de trombolíticos no trombolembolismo pulmonar (TEP), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Sangramento gastrointestinal no último mês é uma contraindicação relativa ao uso de trombolíticos no TEP.
II. Trombolíticos não estão indicados em pacientes com TEP de qualquer tamanho, quando hemodinamicamente estáveis e sem evidência de disfunção ventricular direita.
III. Uma dose de 50 mg de rtPA em bolus pode ser usada emergencialmente em pacientes com forte suspeita clínica de TEP maciça e risco de morte iminente.
Indivíduos adultos com pneumonia adquirida na comunidade (PAC) de leve a moderada gravidade podem ser efetivamente tratados com antibióticos ministrados por um período ___________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Sobre o empiema pleural tuberculoso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. É consequência da ruptura de uma cavidade tuberculosa para o espaço pleural.
II. Clinicamente, é indistinguível de um empiema pleural por bactéria comum.
III. Pode cursar com pneumotórax.
Sobre as manifestações clínicas da tuberculose miliar, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os sintomas são febre, astenia e emagrecimento, que, em associação com tosse, ocorrem em 80% dos casos.
II. O exame físico mostra esplenomegalia (35% dos casos), alterações do sistema nervoso central (10% dos casos) e alterações cutâneas do tipo eritemato-máculopápulo- vesiculosas.
III. A apresentação clínica clássica é a aguda, mais comum em crianças e em idosos.
Sobre os achados clínicos na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Cerca de um terço dos pacientes com DPOC são assintomáticos.
II. A tosse é a manifestação clínica mais frequente.
III. A suspeita da DPOC deve ser feita quando há história de exposição a fatores de risco acompanhada ou não de sintomas respiratórios.
Sobre os achados clínicos na asma, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O exame físico do asmático geralmente é inespecífico. A presença de sibilos é indicativa de obstrução ao fluxo aéreo; contudo, pode não ocorrer em todos os pacientes.
II. As manifestações que sugerem fortemente o diagnóstico de asma são a variabilidade dos sintomas, o desencadeamento de sintomas por irritantes inespecíficos ou por aeroalérgenos, a piora dos sintomas à noite e a melhora espontânea ou após o uso de medicações específicas para asma.
III. O diagnóstico clínico da asma é sugerido por um ou mais sintomas, como dispneia, tosse crônica, sibilância, opressão ou desconforto torácico.
Sobre os achados clínicos nas pneumonias adquiridas na comunidade (PAC), analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Confusão, cefaleia, sudorese, calafrios e mialgias são achados esperados.
II. A temperatura corporal em geral é maior de 37,8ºC.
III. Os achados semiológicos têm boa acurácia, permitindo de forma segura, na maior parte dos casos, confirmar ou excluir o diagnóstico de PAC.
Assinale a alternativa correta.
A abordagem às doenças cutâneas requer anamnese e exame físico detalhado. A morfologia das lesões, sua cor e distribuição permitem, na maioria dos casos, a formulação de um diagnóstico diferencial. Uma lesão descrita como sólida, elevada, com até 1cm (um centímetro) de diâmetro, com a maior parte da lesão acima da superfície epidérmica, deve ser definida como:
Assinale a alternativa correta.
A hérnia inguinal se caracteriza por tumoração inguinal ou inguinoescrotal redutível, indolor ou levemente dolorosa. A indicação de correção cirúrgica da hérnia inguinal deve ser:
Assinale a alternativa correta.
A segunda bulha (B2) é o item isolado mais importante da ausculta cardíaca em crianças com cardiopatia congênita. O desdobramento constante e fixo da segunda bulha (B2) sugere o diagnóstico de:
Assinale a alternativa correta.
A anemia pode ser definida como a redução no volume de hemácias ou na quantidade de hemoglobina sanguínea, considerando as variações de idade, gênero e altitude em relação ao nível do mar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no intervalo etário de zero a quatro anos e onze meses, são consideradas anêmicas as crianças com hemoglobina inferior a:
Assinale a alternativa correta.
O diagnóstico diferencial da criança com exantema é fundamentado, basicamente, em achados clínicos, entre eles, os dados epidemiológicos positivos para doenças exantemáticas. O exantema da Roséola Infantum (exantema súbito) é semelhante ao da rubéola, inicia-se no tronco, após o desaparecimento da febre, pode durar apenas horas e não há descamação. O agente etiológico responsável pelo exantema súbito é o:
Assinale a alternativa correta.
A Estrongiloidíase é uma helmintíase causada por Strongyloides stercoralis, parasito do intestino delgado alto, que assume grande importância em pessoas com imunodeficência. As opções de drogas antiparasitárias para o tratamento da estrongiloidíase são:
Assinale a alternativa correta.
Muitos são os exames complementares desenvolvidos para auxiliar no diagnóstico etiológico da diarreia que se prolonga. A dosagem de cloreto no suor é o teste diagnóstico de eleição na suspeita de fibrose cística. Para o diagnóstico de fibrose cística, considera-se alterado os valores de cloro no suor superiores a:
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
Para as crianças sem fatores de risco ou de baixo risco ao nascimento, o Ministério da Saúde recomenda __________ consultas de rotina no primeiro ano de vida, além de __________ consultas no segundo ano de vida e, a partir do segundo ano de vida, consultas __________.
Assinale a alternativa correta.
A velocidade de crescimento é variável segundo as etapas da vida e pode ser estimada por cálculos simples. O crescimento estatural médio no primeiro ano de vida é de:
Assinale a alternativa correta.
O objetivo primordial da utilização dos índices antropométricos e das curvas de referência é determinar se os valores encontrados significam normalidade ou não. Para a avaliação nutricional de crianças com idade igual ou superior a 10 anos e adolescentes, recomendase utilizar os seguintes índices antropométricos:
Assinale a alternativa correta.
Na reposição volêmica na cetoacidose diabética, o tipo de solução utilizado nas primeiras 24 horas depende do valor do sódio (Na+) corrigido e da glicemia. Nos casos de pacientes maiores de 10 anos de idade com desidratação de 7 a 10%, sódio menor que 150 mEq/L (miliequivalentes por litro) e glicemia maior que 250 mg/dL (miligramas por decilitro), o tipo de solução e o volume recomendado são, respectivamente:
Assinale a alternativa correta.
Na reanimação cardiopulmonar, as alterações da frequência cardíaca devem ser prontamente identificadas, pois têm relação direta com a mortalidade. Deve-se diagnosticar taquicardia do complexo largo, quando se observar duração do QRS maior que:
Assinale a alternativa correta.
No choque hipovolêmico/hemorrágico a manifestação clínica depende da quantidade de volume perdido. No choque hipovolêmico/ hemorrágico em crianças, a presença de taquicardia moderada, pulsos periféricos filiformes, pulsos centrais fracos, PAS (Pressão arterial sistólica) < 70 mmHg (milímetros de mercúrio), acidose moderada, taquipneia moderada, agitação ou letargia, extremidades frias, palidez, enchimento capilar > 2 segundos, oligúria acentuada, aumento da ureia plasmática sugere perda volêmica de:
Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. No choque cardiogênico em crianças vítimas de politraumatismo, os sinais clínicos de tamponamento cardíaco são:
( ) Abafamento de bulhas.
( ) Hipertensão.
( ) Diminuição da área cardíaca no exame radiológico de tórax.
( ) Distensão de veias do pescoço.
Assinale a alternativa correta.
O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva tem como objetivos aliviar os sintomas congestivos, melhorar o desempenho miocárdico, eliminar fatores predisponentes ou agravantes e tratar causas subjacentes. Em relação à ventilação pulmonar mecânica no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva está correto afirmar que:
Em relação ao estado de mal Epiléptico, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Mal epiléptico é definido como convulsão por mais de 30 minutos ou crises rápidas e recorrentes, sem recuperação do nível de consciência entre elas.
II. Mal epiléptico refratário é aquele que persiste por mais de 60 minutos ou que mantém atividade epiletiforme no eletroencefalograma, a despeito do tratamento convencional.
III. A fenitoína endovenosa na dose de 50 a 100 mg/ Kg (miligramas por quilograma de peso corporal) é o anticonvulsivante de escolha em pacientes com traumatismo grave.
IV. O fenobarbital na dose de 0,3 a 0,5 mg/Kg (miligrama por quilograma de peso corporal) está indicado nos recém-nascidos e na convulsão febril.
Estão corretas as...
Assinale a alternativa correta.
A ocorrência de hematúria na infância é causa frequente de consulta ao pediatra. A análise do sedimento urinário, principalmente a morfologia das hemácias, pode indicar se a origem do eritrócito é glomerular ou extraglomerular. Um dos indicativos de hematúria extraglomerular é a presença de:
Assinale a alternativa correta.
O pediatra deve integrar na consulta de Puericultura as orientações sobre comportamento seguro, da mesma forma como faz em relação à alimentação, higiene, sono e imunizações. É papel do pediatra contribuir para redução da morbimortalidade por causas externas em crianças e adolescentes. A principal causa de morte por causas externas em menores de um ano de idade é:
Assinale a alternativa correta.
A rinite alérgica é uma das doenças obstrutivas crônicas nasais mais frequentes, tanto em crianças como em adolescentes. Atualmente os corticoides tópicos nasais são a classe de medicamentos mais eficaz no controle da rinite alérgica. Um dos corticoides intranasais disponíveis para uso em crianças a partir dos dois anos de idade é:
Assinale a alternativa correta.
As vacinas contra o vírus influenza podem ser inativadas ou atenuadas. No Brasil utilizamos as vacinas inativadas, que podem ser aplicadas a partir dos:
Em relação à Artrite Idiopática Juvenil (AIJ), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Acomete crianças com idade menor ou igual a 16 anos.
II. É caracterizada pela presença de artrite persistente em uma ou mais articulações em um tempo mínimo de 4 semanas.
III. Na Artrite Idiopática Juvenil poliarticular há comprometimento de 5 ou mais articulações nos primeiros 6 meses da doença.
IV. Os exames laboratoriais podem estar normais nos pacientes com Artrite Idiopática Juvenil.
Estão corretas as afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
A doença ortopédica caracterizada pela necrose avascular da epífise da cabeça do fêmur, mais comum em meninos, que acomete crianças entre 4 a 9 anos de idade, na qual a queixa mais comum é a claudicação acompanhada de dor na região do quadril acometido é definida como:
Assinale a alternativa correta.
A queixa de dor em membros é comum na infância e na adolescência e pode estar associada a várias doenças. Algumas características da dor alertam para a possibilidade de doença orgânica. Um fator altamente sugestivo de doença orgânica é:
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, na avaliação do crescimento (peso, estatura e perímetro cefálico) de prematuros, recomenda-se o uso da idade corrigida para a prematuridade (ICP) até os:
A função das glândulas paratireoides é regular a homeostase do cálcio. Normalmente, os níveis diminuídos do cálcio livre estimulam a síntese e a secreção de hormônio paratireoidiano. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
As quatro glândulas paratireoides são compostas por 2 tipos de células: principais e oxifílicas. As lesões chamadas de __________ são quase sempre solitários e podem estar próximas a tireóide ou ectópica. Em contraste com __________ as glândulas são geralmente normais em tamanho ou contraídas devido à inibição retroativa dos níveis elevados de cálcio sérico.
As reações imunológicas danosas, chamadas de hipersensibilidade, são a base da patologia associada às doenças imunológicas. As reações de hipersensibilidade podem ser desencadeadas por antígenos ambientais exógenos (microbianos e não microbianos) ou autoantígenos endógenos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. A hipersensibilidade imediata (tipo I) a lesão é causada por linfócitos T sensibilizados (células TH1, Th17) e linfócitos T citotóxicos e outros leucócitos.
II. A hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II) os anticorpos IgG e IgM secretados causam dano celular pela promoção da sua fagocitose ou lise e dano tecidual pela indução da inflamação. ...
A pneumonia crônica, na maioria das vezes, é uma lesão localizada em pacientes imunocompetentes, com ou sem envolvimento de linfonodos regionais. Tipicamente a reação inflamatória é granulomatosa e é causada por bactérias ou fungos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
No interior de macrófagos ou de células gigantes, o __________ está presente como esférulas não germinativas de paredes espessas, muitas vezes preenchidas por pequenos endosporos. Uma reação piogênica é superposta quando as esférulas se rompem para liberar os endosporos.
O carcinoma de células renais são responsáveis pela maioria dos cânceres renais em adultos. Os tumores ocorrem mais, frequentemente, em indivíduos mais velhos e a maioria é esporádica. A classificação de carcinoma de células renais é baseada em correlação citogenética, genética e estudos histológicos. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. Os carcinomas papilares ocorrem como lesões unilaterais solitárias. Raramente apresentam áreas císticas e necrose. O tumor é composto por células cuboidais ou colunares baixas arranjadas em formações papilares. Células espumosas intersticiais são comuns nos eixos conjuntivos das papilas.
II. Os carcinomas de células claras são...
As doenças glomerulares constituem alguns dos principais problemas na nefrologia; de fato, a glomerulonefrite crônica é uma das causas mais comuns de doenças renais crônicas. Os glomérulos podem ser danificados por uma variedade de fatores e no curso de diversas doenças sistêmicas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.
A glomeruloesclerose segmentar e focal primária é resultante da __________. A manifestação clínica mais comum é de __________ . Essa lesão é caracterizada por __________.
As células respondem ao aumento da demanda e ao estímulo externo por meio da hiperplasia ou da hipertrofia. Existem vários mecanismos moleculares para a adaptação celular. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. As células que não se dividem sofrem hipertrofia. O conteúdo de DNA dos núcleos das células hipertrofiadas pode ser maior do que o das células normais.
II. O tecido remanescente cresce para compensar a perda tecidual. Por exemplo, após a nefrectomia unilateral, quando o rim remanescente sofre hiperplasia compensatória. O aumento no volume tecidual também pode ocorrer pelo desenvolvimento de novas células a partir de células-tronco.
III. A maioria das formas de hiperplasia patológica é causada pela estimulação excessiva das célulasal...
Adolescente de 16 anos, sexo masculino, com diagnóstico de abscesso peritonsílar. Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Os microorganismos anaeróbios predominantemente isolados são: Prevotella, Phorphyromas, Fusobacterium e Peptostreptococcus sp.
II. Os microorganismos aeróbios isolados mais comumente são Streptococcus pyogenes do Grupo A, Stophylococcus Aureus e Hemophylus influenzae.
III. Os anaeróbios podem ser isolados na maioria desses abscessos enquanto o estreptococo em apenas 10% dos casos.
IV. Os anaeróbios podem ser isolados em 85% dos casos e as bactérias aeróbias em 15% dos casos.
V. Os anaeróbios podem ser isolados em 15% dos casos e as bactérias aeróbias em 85 % dos casos.
Sobre mastoidite, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O Streptococcus pneumoniae é a bactéria mais comumente encontrado nos casos de mastoidite em crianças menores de 2 anos.
II. O abscesso ou mastoidite de Bezold se caracteriza pela presença de processo infeccioso exteriozando-se por fístula na cortical da ponta da mastoide e coleção purulenta para dentro do músculo esternocleidomastóideo.
III. A mastoidite jugulodigástrica de Mouret envolve coleção purulenta junto ao músculo digástrico em direção a parede lateral da faringe.
Após dois meses do quadro inicial de abscesso peritonsilar, o paciente retorna ao consultório com os mesmos sintomas e ao ser interrogado, diz que há 2 anos teve quadro semelhante (porém, mais ameno), tendo que faltar ao trabalho por um período de 5 dias. Sobre as conduta, analise as abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Tratamento com antibióticos por período mínimo de três semanas
II. Tonsilectomia “a quente”
III. Drenagem/punção da loja da tonsila e indicar a tonsilectomia após o tratamento.
Sobre o caso clínico acima, assinale a alternativa que apresenta a sua conduta imediata:
Sobre o caso clínico acima, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável:
Após 2 semanas a criança mantém a secreção sem outros sintomas. Assinale a alternativa que apresenta a conduta apropriada (além do tratamento sintomático):
Sobre o caso clínico acima, assinale a alternativa que apresenta a conduta imediata:
Sobre o caso clínico acima, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável: Durante o período de profilaxia antibiótica, a criança apresentou um novo episódio de otite média aguda, caracterizado por irritabilidade, febre, coriza amarelada e abaulamento de membrana timpânica direita. Analise as opções terapêuticas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Aumentar a dose de amoxicilina para 90 mg/kg/dia e trataria por 8 a 14 dias.
II. Trocaria por antibiótico aminoglicosídio.
III. Timpanocentese e cultura do aspirado da orelha em caso de não melhora com antibioticoterapia.
Considerando as características da otite, analise as condutas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Pesquisar um déficit imunológico, ainda que transitório de IgA.
II. Atribuir como um possível fator causal a permanência na creche e recomendaria aos pais a retirada da criança da creche.
III. Atribuiria a recorrência a erro na prescrição de antibióticos.
IV. Pesquisaria outros possíveis fatores como alergia e refluxo laringofaríngeo.
Dos tratamentos antimicrobianos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o mais adequado para ser usado na situação clínica descrita no caso acima:
Os agentes bacterianos que mais provavelmente estariam envolvidos na otite média aguda são:
Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais adequado para a situação clínica acima, com base em dados de história e exame físico do paciente: A camptodactilia é caracterizada por _______________:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
O nódulo de Notta é característico no(a):
Assinale a alternativa correta.
A deformidade de Kirner acomete ______________:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Mais de 75% de todos os cistos ósseos unicamerais ocorrem no(a):
Assinale a alternativa correta.
A síndrome de Mórquio é caracterizada por __________:
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Das mucopolissacaridoses, a que possui melhor prognóstico é a:
Assinale a alternativa correta.
Analise as sentenças abaixo sobre luxação congênita do joelho:
I. Está associado mais comumente com luxação congênita de quadril.
II. Diagnóstico diferencial: joelho antecurvato.
III. Incidência da luxação congênita do joelho é mais elevada entre os neonatos nascidos por apresentação de nádegas.
IV. O tratamento deve ser iniciado aos 18 meses de idade.
São corretas as afirmativas:
Analise as sentenças abaixo sobre pseudoartrose congênita de tíbia:
I. O envolvimento bilateral da pseudoartrose congênita de tíbia é muito raro.
II. A pseudoartrose está bem estabelecida por volta dos 18 meses de idade.
III. A neurofibromatose está sempre presente no tipo displásico.
IV. No tipo cístico ocorre uma redução significativa do diâmetro da tíbia ou fíbula.
São corretas as afirmativas:
Na maioria das fraturas da pelve no homem pode haver comprometimento da uretra. Nessas lesões, a região acometida com mais frequência é:
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
O ligamento cruzado anterior origina-se ____________.
A via de acesso para o calcâneo, segundo Benirschke e Sangeorzan localiza-se:
Assinale a alternativa correta.
Sobre os meduloblastomas, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. São tumores de crescimento rápido e, muitas vezes se disseminam ao longo das vias do líquido cefalorraquidiano, mas podem ser tratados com radioterapia e quimioterapia.
II. Ocorrem com mais frequência em crianças do que em adultos.
III. São tumores que se desenvolvem a partir das células neuroectodérmicas no cerebelo. Também podem se iniciar em outras partes do sistema nervoso central.
Sobre aspectos neurorradiológicos do acidente vascular cerebral isquêmico, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Imagens de Ressonância nuclear magnética ponderadas por difusão tem maior sensibilidade que as imagens tomográficas para identificar a região isquêmica (logo em 35 minutos de início dos sintomas), com aquisição de imagens em apenas alguns segundos
II. O doppler transcraniano é útil para o diagnóstico de oclusões de artérias principais do cérebro e pode ser usado para monitorar os efeitos da terapia trombolítica na fase aguda, além de ajudar na determinação do prognóstico.
III. Em pacientes com envolvimento da artéria cerebral média, sinais iniciais de isquemia estão presentes, à yomografia computadorizada, em aproximadamente 60%...
A melhor conduta inicial diante do quadro clínico apresentado é:
Assinale a alternativa correta quanto à pontuação na escala de coma de Glasgow do caso clinico citado: Sobre o tratamento da síndrome hepatorrenal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Pacientes tratados com vasopressina têm uma taxa de recuperação significativamente maior da síndrome hepatorrenal do tipo 1, melhoraram a sobrevivência e são mais propensos a receber um transplante de fígado.
II. Em estudos de coorte pequeno, octreotide com infusão de albumina ou midodrina sozinho não teve efeito na função renal na síndrome hepatorrenal. No entanto, os dois agentes em combinação com infusão de albumina levaram a uma melhoria significativa da função renal e sobrevida em ambos os tipos 1 e da síndrome hepatorrenal, em comparação com controles históricos.
III. Os resultados são um pouco piores em pacientes transplantados com síndrome hepatorr...
O tratamento da nefrite lúpica classe III (nefrite lúpica focal) deve ser iniciado com:
Assinale a alternativa correta.
Sobre as concentrações de cálcio (Cad) na solução de hemodiálise, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Nos pacientes com níveis séricos de paratormônio (PTH) inferiores a 150 pg/mL, a Cad deve ser preferencialmente de 2,5 mEq/l
II. Nos pacientes com níveis séricos de PTH acima de 500 pg/mL e sem hipercalcemia, a Cad deve ser preferencialmente de 3,5 mEq/l
III. A Cad de 3,5 mEq/L deve ser sempre utilizada após a paratireoidectoma até o término do período de “fome óssea”
Sobre a ingestão de sódio na doença renal crônica (DRC), analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Está indicada em todas as crianças com DRC, independentemente da doença ou estádio funcional.
II. A recomendação em adultos é ingestão diária ≤ sódio, exceto quando contraindicada.
III. Crianças com pré-hipertensão e DRC devem receber restrição de sódio.
Sobre o uso de aminoglicosídeos e prevenção da injúria renal aguda, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Em pacientes com função renal normal e estável, os aminoglicosídeos, quando necessários, devem ser administrados em dose única diária em vez de regimes de tratamento diário com doses múltiplas.
II. A utilização de aplicações tópicas ou locais de aminoglicosídeos é preferível, se possível, às aplicações sistêmicas.
III. Não há recomendação para o monitoramento dos níveis séricos de aminoglicosídeos.
Sobre o tratamento da glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP) idiopática, conforme a diretriz do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes) de 2012, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Insuficiência renal progressiva continua a ser a única indicação para o tratamento imunossupressor, mas as evidências para sua eficácia e a segurança são fraca.
II. Sugere-se que adultos ou crianças com presumida GNMP idiopática com indicação de terapia imunossupressora sejam tratados inicilamente com ciclofosfamida oral ou micofenolato mofetil mais corticosteroides em altas doses.
III. Resultados iniciais de benefício da combinação de aspirina e dipiridamol para adultos com GNMP idiopática foram mais tarde rejeitados.
De acordo com as diretrizes do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes) de 2012, o tratamento da glomeruloscerose segmentar e focal necrotizante pauci-imune deve ser iniciado com:
Assinale a alternativa correta.
Sobre os resultados encontrados no ensaio clínico randomizado EORTC 10981-22023 AMAROS, baseados no gráfico a seguir, é possível evidenciar:

A foto abaixo apresenta uma possível complicação da linfadenectomia axilar. Assinale a alternativa que apresenta essa complicação:
Analise as afirmativas sobre a definição de micrometástase de carcinoma mamário invasivo em linfonodo axilar e assinale a alternativa correta.
I. Metástase até 0,2mm.
II. Metástase maior que 0,2mm.
III. Menos de 200 células tumorais.
IV. Mais de 200 células tumorais.
V. Metástase maior que 2mm.
Paciente de 64 anos, sem história familiar de câncer de mama, sem queixas mamárias, comparece ao consultório com resultado de mamografia de rastreamento. Antecedentes: mamoplastia redutora há 20 anos. O laudo não apresenta classificação segundo BI-RADS, mas descreve nódulo oval, hiperdenso, margens microlobuladas, medindo 1,0x0,8cm em quadrante superolateral da mama esquerda. Ao exame físico: mamas médias sem alterações palpáveis. Abaixo imagem do exame. Assinale a alternativa que apresenta qual a melhor conduta para seguimento do caso.
A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC-SUS – publicada e instituída em maio/2006 tem alguns objetivos principais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
II. Contribuir ao aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
III. Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
I...
Com relação ao preparo e utilização dos medicamentos homeopáticos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Foram os discípulos de Hahnemann quem introduziram a escala decimal, que é preparada na proporção de 1:10, isto é, uma parte da substância medicinal para 9 partes de solução hidro alcoólica.
II. Os medicamentos produzidos pelo método instituído por Hahnemann são chamados de CH, porque foram diluídos através da escala centesimal (por isto C) e método hahnemanniano (H).
III. No final de sua vida, Hahnemann propôs ainda um método diferente para preparo de medicamentos homeopáticos: a cinquenta-milesimal (LM). Este método também apresenta uma nova escala ...
Os Isoterápicos, embora tenham sido criticados por Hahnemann no § 56 (nota), onde diz “nada pode resultar daí, a não ser complicação e agravamento do mal”, têm sido usados por muitos profissionais homeopatas. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Isoterápicos são medicamentos preparados somente a partir de substâncias exógenas produzidas pelo próprio paciente.
II. Autoisoterápicos são medicamentos preparados a partir de substâncias endógenas do paciente.
III. Heteroisoterápcios são medicamentos preparados a partir de substâncias exógenas.
IV. Carcinosinum, Medorrhinum e Tuberculinum são isoterápicos, mas com experimentação no homem sadio; portanto...
A poli farmácia, definida como o uso de cinco ou mais medicamentos utilizados pela biomedicina, aumentou de modo importante nos últimos anos, especialmente com o aumento da longevidade da população. A literatura médica tem evidenciado que o envelhecimento predispõe a um consumo aumentado de medicamentos prescritos por profissionais de saúde ou devido à automedicação, o que aumenta a suscetibilidade de indivíduos idosos a efeitos adversos ou terapêuticos mais intensos. A vulnerabilidade dos idosos aos problemas decorrentes do uso de medicamentos é grande, o que se deve à complexidade dos problemas clínicos, à necessidade de múltiplos agentes terapêuticos e às alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas inerentes ao envelhecimento. Deste modo, racionalizar o uso de medicamentos e evita...
É uma planta tuberosa perene, com folhas variadas e flores de cores diversas. Desde os tempos mais remotos esta planta tem ficado sob a suspeita infundada de agir violenta e incertamente. Dois fatos relacionados à sua flor: a primeira é que a flor está voltada para si mesma, como que olhando para o corpo da planta; e a segunda, é que ela é muito procurada pelos porcos, a ponto de ser chamada de “pão dos porcos” na Europa. Seus sintomas mais importantes são: pesar interno e ansiedade de consciência, como se não houvesse cumprido seu dever ou tivesse cometido um crime. A memória é algumas vezes muito obtusa e mal consegue lembrar o que aconteceu recentemente, mas algumas vezes é muito ativa: tudo em rápida alternância. A mente está em um constante estado de estupefação, todas as suas forç...
Paciente com 10 anos, consulta por ser “muito nervoso”. O pai que o acompanha refere que o garoto é muito nervoso e agressivo. É o caçula de três filhos, 8 anos mais novo que os irmãos. Na escola sofre bulling frequentemente por ter orelhas de abano: “me chamam de Dumbo”. E o que você faz? “Fico quieto, porque se brigar é pior. Tenho ódio e vontade de matar”. Segundo o pai “com os irmãos parte prá briga, bate e dá socos”. “Tenho dor de cabeça quando fico com raiva e não posso brigar”. Gosta de alimentos temperados e é calorento. Até os cinco anos teve vários episódios de amidalite purulenta, tratados sempre com antibióticos. A partir de então não teve mais crises, mas começou a ficar nervoso. Foi medicado com Nux vomica CH 200, Dose Única de dois glóbulos. Após três dias, começou a apre...
No Organon, Hahnemann discorre sobre as Agravações Homeopáticas em vários parágrafos. Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A agravação ocorre porque a moléstia medicamentosa é mais forte que a moléstia natural.
II. Nas doenças agudas, quanto maior a dose menor a agravação.
III. Sempre ocorre agravação homeopática após o medicamento adequado.
IV. A melhora acontece sem agravação com a preparação cinquenta milesimal, mas o paciente agrava ao final, próximo à cura.
V. A agravação pode ocorrer por doses repetidas sem modificação da dinamização.
Estão corretas as afirmativas:
Em sua imagem clássica vive com medo de receber uma má notícia. Sempre está pensando que pode acontecer uma desgraça em seu futuro. Não pode prestar atenção, seus olhos se fecham; é flácido, carece de força muscular, “afunda-se no leito”. Sua ação caracteriza-se pelo predomínio de um estado vagotônico com afrouxamento motor e depressão patética. Indivíduo emotivo, inclinado ao medo, à diarreia emocional, trêmulo, com medo da morte, das multidões, dos espaços amplos, de cair (feito bebês, quando carregados); é o medicamento dos tremores, da liberação dos esfíncteres, da paralisia das cordas vocais. Existe, portanto neste medicamento uma insegurança de sair do equilíbrio estático, o que o leva a ter medo durante o movimento por não poder prevê-lo. Uma de suas principais indicações clínica...
Keynotes são sintomas raros e peculiares, que aparecem apenas em alguns medicamentos, e devem ser considerados como um indicativo ou auxiliar no diagnóstico diferencial dos medicamentos, sempre considerando a Totalidade Sintomática.
I. Transtornos após cortar o cabelo.
II. Bate em si mesmo quando repreendido.
III. Falta de autocontrole.
IV. Puxa o nariz dos outros na rua.
V. Responde durante o sono como se acordado.
Considerando os Keynotes acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de acordo com a correlação entre os Keynotes e os medicamentos.
Planta venenosa da família das solanáceas que contém alcaloides como a atropina e a escopolamina. A raiz principal frequentemente se bifurca e, sendo grossa e carnuda, assemelha-se a duas coxas. Para aumentar essa semelhança, os feiticeiros a esculpiam e acrescentavam detalhes, deixando-a com o aspecto de um ser humano, como se vê em gravuras medievais que ilustram seu suposto poder afrodisíaco; em algumas regiões do Oriente Médio ainda é considerada como afrodisíaco capaz de excitar o amor e aumentar a fertilidade humana. Shakespeare fala de seus arrepiantes chiados e diz-se que é a “raiz louca” de Macbeth. Tem uma condição psicológica alternante: bom humor, generoso, abraça a todos e logo depois deprimido, triste e infeliz; a cabeça parece embotada, pouco poder de concentração. Eufori...
Uma paciente propensa a brigar, obstinada, meticulosa, maldosa e vingativa, hipersensível. Não suporta roupa apertada no corpo, especialmente no pescoço. É excêntrica, exuberante e dada a prever eventos, inclusive em sonhos. Tem preferência alimentar por massas. Às vezes tem a sensação que não está deitada na cama, o que lhe causa grande apreensão. Não consegue assistir ao jornal na TV, pois se impressiona com todas as notícias sobre acidentes ou desgraças que acontecem, e depois não consegue dormir à noite.
Escolha o medicamento mais adequado para o tratamento desta paciente e assinale a alternativa correta.
Uma paciente com 45 anos, apresentando sintomas do climatério, tais como impaciência, mau humor e irregularidades menstruais; também irritabilidade extrema com cólera fácil, e não suporta ser contrariada, nem consolada. Refere ainda cefaleia crônica, frequente, pulsátil e violenta desde os 15 anos de idade, que começou após término de um namoro. Atualmente apresenta quadro de depressão que começou há 10 anos, por desavenças no casamento de 25 anos, com necessidade de isolar-se, sem vontade de sair de casa, crises de choro por profunda tristeza e não gosta de ser consolada; sente desejo de sal e tem pouca sede.
Escolha o medicamento mais adequado para o tratamento desta paciente e assinale a alternativa correta.
Na Matéria Médica Homeopática existem certos medicamentos conhecidos como “o trio da indignação”.
Escolha a alternativa correta.
O Organon - Hahnemann - e as Lições de Filosofia Homeopática – Kent - instrumentalizam a Técnica Homeopática de consulta e conduta em cada caso clínico.
Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta.

I. Deve-se afastar as coisas que perturbam, causam e mantém a doença.
II. Para medicar o paciente, deve-se levar em conta a totalidade sintomática.
III. A cura só se realiza quando a totalidade sintomática do paciente é removida.
IV. Para Kent o medicamento indicado na infância é o mesmo indicado na fase adulta; portanto, para ele existe um único medicamento para toda a vida do paciente.
V. Em nenhum caso é permissível administrar a um paciente, mais de uma única e simples substância medicinal de uma vez.
Escolha a afirmativa correta.
Nos §§ 7 e 77 do Organon e na Lição 7 do livro Lições de Filosofia Homeopática, Hanhnemann e Kent tratam das indisposições ou doenças aparentes. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo.
I. As indisposições são doenças aparentes provocadas por causas externas (causa occasionalis).
II. As indisposições imitam os miasmas e somente ocorrerem nos indivíduos enfermos.
III. Tanto nos indivíduos sãos como nos enfermos, eliminando a causa o paciente retornará à saúde ou ao seu estado de saúde original.
IV. O médico deve distinguir as causas externas ou de origem externa (e deve removê-las), das verdadeiras causas da doença que estão no interior do homem.
...
Você é médico plantonista em um Hospital e durante um plantão é chamado por um colega que lembrou que você fez curso de Especialização em Homeopatia. Ele pede a sua opinião em relação a uma criança que foi trazida ao Pronto Atendimento por estar com sintomas de irritabilidade, febre ardente, sede intensa, face e olhos avermelhados e pele seca há dois dias. O plantonista não encontrou qualquer alteração ao exame clinico e os exames complementares solicitados se mostraram normais. A mãe, tentando ajudar, relata que a criança vem tomando um remédio homeopático indicado para um quadro agudo que ela apresentou há 1,5 meses. Naquela ocasião a criança apresentou uma infecção na garganta, foi tratada com Belladona CH30 e logo ficou bem. A mãe, por conta própria, continuou dando o medicamento di...

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Após a prescrição inicial de Sulphur, ocorreu a 7ª OPK, ou seja, uma total melhora dos sintomas físicos, sem alívio do doente.
II. Na evolução após cada medicamento prescrito ocorreu a 8ª OPK, ou seja, comprovação ou reexperimentação do medicamento prescrito em pacientes hipersensíveis.
III. Na evolução após cada medicamento prescrito ocorreu a 6ª OPK, ou seja, alívio demasiado curto dos sintomas em paciente incurável.
IV. Trata-se de um exemplo de evolução em paciente hipersensível.
Estão corretas as afirmativas:
Para Kent, em Lições de Filosofia Homeopática, o prognóstico depende das observações que o médico faz de seu paciente, após administrar-lhe um medicamento. As conclusões que deduz dessas observações é que predirão a futura sorte do paciente. As observações prognósticas que têm valor são aquelas que se faz depois da administração de um medicamento homeopático suficientemente específico e que guarda relação com o caso, capaz de produzir mudanças nos sintomas do paciente. Na 5ª Observação Prognóstica observa-se uma melhora inicial seguida de agravação dos sintomas. Esta evolução comporta algumas possibilidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O remédio era similar ou superficial, ocorrendo somente paliação ou supressão passageira dos sintomas.
...Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Idiossincrasia, no conceito hahnemanniano, é uma constituição corpórea peculiar que possui uma tendência a ser induzida a um estado de doença por determinadas coisas que parecem não produzir impressões ou alterações em muitos outros indivíduos.
II. Cada indivíduo sente diversamente os efeitos da mesma causa, portanto, o quadro clínico é próprio de cada indivíduo.
III. A idiossincrasia é algo relacionado à quantidade do medicamento homeopático empregado na experimentação e os sintomas despertados são de intensidade mais marcada no plano físico.
IV. Na patogenia realizada com substâncias em dose ponderal podemos encontrar sintomas idiossincrásicos.
Estão corretas as afirmativas:

I. A enfermidade do ser humano tem origem metafísica ou espiritual, decorrente de sua desconformidade com os desígnios do Criador.
II. O fim último do homem é aproximar-se de DEUS e a saúde é um requisito para o alcance de tal fim.
III. Não há outra causa por trás das enfermidades senão a lei divina violada, e não existe cura a não ser pela aproximação ao Criador.
IV. O homem fica doente por causas externas e não por causas internas que provém do pensamento.
Estão corretas as afirmativas:
Hahnemann em “Organon da Arte de Curar” - §15 - “O sofrimento da “Dynamis” de tipo não material (força vital), animadora de nosso corpo, afetada morbidamente no interior invisível e o conjunto dos sintomas exteriormente observáveis e por ela dispostos no organismo e representando o mal existente, constituem um todo, são uma única e mesma realidade... ambos constituem uma unidade, embora, em pensamento, nós a separemos em dois conceitos, a fim de facilitar sua compreensão”. Este parágrafo sustenta um dos princípios da Homeopatia.
Assinale a alternativa correta.
Kent (1849-1916), em Lições de Filosofia Homeopática, faz as seguintes reflexões: Lição 8 - “Vida em sua plenitude é liberdade... quando todas as suas funções são executadas de uma forma perfeita, não tendes consciência de vosso corpo, o que significa que estais em liberdade”. Lição 9 - “Se o homem se encontra na ordem mais elevada e é racional, deseja manter-se em contínua ordem, para que seus pensamentos possam continuar racionais; mas ele é colocado em tanta liberdade que pode também destruir sua racionalidade... Quando não está em liberdade, o indivíduo diz: “Eu sinto”. Esta perturbação, que provém da causa, é de um caráter invisível e se manifesta através de mudanças nas atividades do corpo, mudanças nas sensações, mudanças nas funções...”. Lição 19 - “O homem por seu mau pensament...
Analise as afirmativas abaixo, identifique o autor da frase - Hahnemann (H) ou Kent (K) - e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Nos experimentos patogenéticos, bem como nas doenças agudas epidêmicas, depreende-se o entendimento de que a mesma potência morbígena (medicamento ou patógeno natural) pode produzir diferentes sintomas em diferentes indivíduos, pelas diferenças na constituição de cada organismo.
II. As Doenças Agudas Coletivas são os chamados Miasmas Agudos ou Doenças Apsóricas, com quadro clínico bem definido, com período de evolução determinado, e que requerem um tratamento com medicamentos apsóricos, pois não dependem da Psora. Podem ser: Esporádicas - quando acometem indivíduos que possuem Suscetibilidade ou Epidêmic...
Hahnemann, no Prefácio da 4ª edição do Organon se refere às propriedades da Energia Vital (EV).
Assinale a alternativa correta.
Na leucemia mieloide aguda (LMA), o acometimento da mucosa gengival, da pele e do sistema nervoso central (SNC) está, comumente, relacionado às formas de LMA:
Analise as alternativas e assinale a alternativa correta.
A respeito da hemofilia tipo A, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A doença é de transmissão autossômica recessiva, ligada ao cromossomo X e, todos os pacientes apresentam histórico familiar.
II. Os defeitos genéticos da hemofilia A compreendem deleções, inserções e mutações no gene do fator VIII.
III. Os sangramentos, geralmente, acometem uma articulação, porém acometimento de múltiplos locais pode ocorrer.
IV. A maioria dos episódios hemorrágicos dos hemofílicos ocorrem nas articulações e nos músculos, mas podem ocorrer manifestações hemorrágicas de sangramento em tecidos moles, sangramentos associados à injeção intramuscular e cirurgia, bem como sangramento da cavidade oral por lesão de língua ou lábios.
Estão corretas:
A respeito da síndrome hipereosinofílica idiopática e suas variantes mielóide e linfóide, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A variante mieloide apresenta níveis séricos de vitamina B12 elevados, fosfatase alcalina neutrofílica elevada, anemia, trombocitopenia e esplenomegalia.
II. A variante mieloide pode apresentar sintomas como anorexia, perda de peso, fadiga, náuseas e dor abdominal.
III. As complicações cardíacas são, mais frequentes, na variante linfoide, principalmente a fibrose endomiocárdica.
IV. A forma linfoide é uma causa menos frequente de hipereosinofilia e possui um curso mais benigno do que a variante mieloide.
Estão corretas:
Nos pacientes pediátricos, as síndromes mielodisplásicas (SMD) podem ocorrer em associação com anormalidades genéticas constitucionais e síndromes de instabilidade cromossômica, como por exemplo na: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Síndrome de Down.
II. Síndrome de Klinefelter.
III. Síndrome de Turner.
IV. Anemia de Fanconi.
V. Síndrome de Li-Fraumeni.
Estão corretas:
A respeito da anemia da insuficiência renal crônica, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Na uremia severa os eritrócitos apresentam anomalias como células com espículas irregulares (acantócitos) e burr cells (equinócitos).
II. A anemia normalmente é normocítica normocrômica.
III. A causa da anemia é multifatorial, mas a causa preponderante está relacionada a diminuição da síntese de eritropoietina.
IV. É hiperproliferativa, com aumento da produção de reticulócitos.
Estão corretas:
A leucemia promielocítica aguda (LPA) está associada, na maioria dos casos, à translocação ____________ que resulta na fusão dos genes PML e RARα.
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente.
São indicações para retossigmoidoscopia flexível: Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Avaliação pré-operatória antes da cirurgia anorretal.
II. Tratamento da retite actínica.
III. Realização de procedimentos terapêuticos, como por exemplo, a colocação de stent endoluminal.
IV. A vigilância de uma lesão (tratada ou não) maligna previamente diagnosticada no reto ou cólon sigmoide.
Estão corretas:
São causas etiológicas consideradas infrequentes das ulceras pépticas: Analise as afirmativas a seguir, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Doença de Crohn.
( ) Síndrome de Zollinger-Ellison.
( ) Leiomiossarcoma.
( ) Hiperparatireoidismo.
( ) Tuberculose.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência, correta de cima para baixo:
A respeito das diferentes formas de gastrite, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. A gastrite eosinofílica caracteriza-se por infiltrado eosinofílico na parede do estômago, podendo acometer apenas a mucosa, a camada muscular, a camada serosa ou todas as camadas da parede gástrica.
II. A gastrite linfocítica, caracteriza-se pela presença de múltiplas nodulações com erosões centrais e hiperemia circunjacente.
III. Na gastrite autoimune o local mais frequentemente acometido é o antro; em suas formas mais avançadas caracteriza-se pela atrofia da mucosa gástrica.
IV. Nas formas de acometimento mucoso, da gastrite eosinofílica, o antro é mais frequentemente acometido, produzindo ulcerações, nodosidades e pregas mucosas salientes.
V. A ...
A respeito das técnicas endoscópicas no diagnóstico dos tumores esofágicos, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A cromoendoscopia com solução de Lugol é um método que pode ser útil para o diagnóstico do câncer precoce do esôfago (carcinoma epidermóide), o qual pode passar despercebido pela endoscopia convencional.
( ) No exame endoscópico com o corante azul de metileno nos adenocarcinomas, o corante ao tingir de azul seletivamente células caliciformes, indica que áreas captantes apresentam metaplasia intestinal.
( ) No estudo endoscópico convencional, observa-se que as lesões superficiais dos tipos protusa, elevada, ulcerada e mista, geralmente, tendem a invadir a submucosa do esôfago.
Assinale a alternativa que apresent...
A respeito das técnicas endoscópicas que podem ser utilizadas no diagnóstico do esôfago de Barrett (EB), analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O sistema narrow band imaging (NBI) demonstra melhor resultado em comparação a endoscopia convencional na detecção de displasia.
II. O NBI, em comparação a cromoendoscopia convencional, possibilita uma inspeção mais detalhada da mucosa e do padrão vascular.
III. A cromoscopia com corante azul de metileno, para a detecção de EB e displasia no EB, apresenta maior sensibilidade e especificidade em relação a endoscopia com biópsias seriadas.
IV. A cromoscopia com corante índigo carmin pode ser utilizada para analisar a mucosa esofágica no EB.
Estão corretas:
A respeito divertículo de Zenker, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. É formado em uma área de fragilidade conhecida como triângulo de Killian, se origina na parede anterolateral do esôfago cervical, abaixo do músculo cricofaríngeo e superior ao músculo longitudinal do esôfago.
II. Os pacientes podem apresentar disfagia, regurgitação e aspiração de alimento, halitose e eventualmente uma massa cervical palpável.
III. Dentre as complicações estão pneumonia aspirativa, bronquite e perfuração do divertículo com formação de fístula.
IV. Dentre os tratamentos endoscópicos está a miotomia com bisturi harmônico.
Estão corretas: