Paciente de 75 anos, tabagista, com adenocarcinoma de 3 c

Paciente de 75 anos, tabagista, com adenocarcinoma de 3 centímetros, em lobo médio, com aparente invasão de pleura parietal e outro nódulo no lobo inferior direito com 1 centímetro, sem linfonodos mediastinais aumentados, sem derrame pleural, sem metástases identificadas.

A respeito do caso clínico, assinale a alternativa correta:

  • A. O estadiamento clínico é IIIB (T4 N0 M0), e a conduta seguinte é a punção dos linfonodos guiada por ultrassonografia endoscópica
  • B. O estadiamento clínico é IIIA (T4 N0 M0), e a conduta seguinte é a mediastinoscopia
  • C. O estadiamento clínico é IIB (T3 N0 M0), e a conduta seguinte é a mediastinoscopia
  • D. O estadiamento clínico é IIB (T3 N0 M0), e a conduta seguinte é a punção dos linfonodos guiada por ultrassonografia endoscópica
  • E. O estadiamento clínico é IA (T1b N0 M0), e a conduta seguinte é a mediastinoscopia
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere a expressão

O operador UNION seleciona somente valores distintos como default. Para permitir valores duplicados deve-se usar

Resolva a questão aqui ›


Questão de Enfermagem

Com base nos cuidados gerais dispensados ao paciente com monitorização da Pressão Arterial Invasiva (PAI), analise as afirmativas a seguir:

I – A realização da manobra de Allen possibilita comparar a amplitude de pulso e a dominância ou oclusão das artérias radial e ulnar.

II – É necessário realizar o “teste de lavagem” sempre que for observada curva não fidedigna.

III – O esvaziamento da solução salina no interior da bolsa pressórica é importante para manter a curva normal e direcionar a terapêutica adequada.

Está correto somente o que se afirma em:

Resolva a questão aqui ›


Considere que uma paciente de 7 anos de idade, previamente hígida, foi encaminhada pelo clínico da unidade básica por estar apresentando, há mais de quatro meses, crescimento mamário e pelos pubianos terminais. Apresentava dosagem de hormônio luteinizante (LH) aumentada pós-estímulo, com hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A pubarca também poderia ser manifestação de puberdade precoce de origem periférica, embora a telarca precoce não possa.

Resolva a questão aqui ›