A análise de cariótipo é a primeira ferramenta citogen

A análise de cariótipo é a primeira ferramenta citogenética utilizada pelo médico geneticista, durante uma investigação de alterações cromossômicas. Tanto as alterações numéricas, quanto as alterações estruturais podem ser identificadas por este método, com uma alta taxa de confiabilidade. Existe uma forma correta de descrever o genoma nuclear que foi analisado, e compreender esta nomenclatura é fundamental para a identificação de uma possível alteração na análise realizada. Com base em seus conhecimentos sobre a análise de cariótipos, relacione as descrições de cariótipos com as respectivas síndromes. Ao final, assinale a alternativa que contém as associações corretas.

1 - 47, XY, +13

2 - 46, XX, del5p

3 - 47, XYY

4 - 47, XXY

5 - 45, X

A - Síndrome de Jacobs

B - Síndrome de Patau

C - Síndrome de Cri Du chat

D - Síndrome de Turner

E - Síndrome de Klinefelter

Assinale a alternativa correta.

  • A. 1B, 2A, 3D, 4E, 5C
  • B. 1B, 2E, 3A, 4C, 5D
  • C. 1A, 2D, 3C, 4E, 5B
  • D. 1E, 2A, 3C, 4B, 5D
  • E. 1B, 2C, 3A, 4E, 5D
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O parcelamento do solo é o principal instrumento de estruturação do espaço urbano, com o objetivo de criar um espaço adequado para a habitação humana. Nos projetos desses parcelamentos, são geradas células fundamentais de ocupação — os lotes —, que são articulados pelo sistema viário formando quadras, que, por sua vez, constituem os bairros.

Com base na legislação aplicável ao parcelamento do solo, julgue os próximos itens.

Caso um dado loteamento esteja localizado em áreas de interesse social, como mananciais ou patrimônio cultural, caberá à união disciplinar aprovar o respectivo projeto urbanístico.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, relativos às leis e aos fundamentos que norteiam a arquivística no Brasil.

Os arquivos privados identificados como de interesse público e social poderão ser alienados com dispersão ou transferidos para o exterior, sob prévia autorização do CONARQ.

Resolva a questão aqui ›