Sobre aspectos neurorradiológicos do acidente vascular c

Sobre aspectos neurorradiológicos do acidente vascular cerebral isquêmico, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Imagens de Ressonância nuclear magnética ponderadas por difusão tem maior sensibilidade que as imagens tomográficas para identificar a região isquêmica (logo em 35 minutos de início dos sintomas), com aquisição de imagens em apenas alguns segundos

II. O doppler transcraniano é útil para o diagnóstico de oclusões de artérias principais do cérebro e pode ser usado para monitorar os efeitos da terapia trombolítica na fase aguda, além de ajudar na determinação do prognóstico.

III. Em pacientes com envolvimento da artéria cerebral média, sinais iniciais de isquemia estão presentes, à yomografia computadorizada, em aproximadamente 60% dos casos com apenas duas horas do início dos sintomas.

  • A. Apenas I e II estão corretas
  • B. I, II e III estão corretas
  • C. Apenas II e III estão corretas
  • D. I, II e III estão corretas
  • E. Apenas I está correta
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma mulher de 41 anos de idade relata o início, há cerca de 5 meses, de quadro de tosse produtiva intensa, contínua, associada a expectoração amarelada em grande quantidade. Fez tratamento domiciliar com medicação caseira. Há cerca de 1 mês houve recrudescimento do quadro anterior associado a dor torácica intermitente, localizada em região de hemitórax direito, lateral e inferiormente, hiporexia, perda ponderal não quantificada e cefaléia ocasional. Relata, ainda, que apresenta há um mês episódios febris não aferidos, com calafrios e episódios de expectoração com hemoptóicos. Encontra-se emagrecida, hipocorada, anictérica, afebril, orientada. Mora com dois filhos, um recém-nascido e outro de 7 anos de idade, em um cômodo alugado em precárias condições de saneamento e higiene. Relata não terem sido observados sintomas semelhantes nos filhos e que o mais velho tem exame radiológico normal. Tendo em vista a suspeita de tuberculose pulmonar, foram solicitados exames bacteriológicos — baciloscopia de escarro, prova tuberculínica (PPD) e radiografia de tórax.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A criança de 7 anos de idade não deverá receber a quimioprofilaxia, tendo em vista a ausência de sinais clínicos, a idade e o fato de apresentar exame radiológico normal.

Resolva a questão aqui ›


Uma máquina térmica ideal, operando sob o ciclo de Carnot, converte uma quantidade de energia igual a 800 J em trabalho útil. A máquina trabalha com fontes térmicas a 400 K e 500 K, denominadas fonte fria e fonte quente, respectivamente. O calor rejeitado à fonte fria, é igual a:

Resolva a questão aqui ›