Para Kent, em Lições de Filosofia Homeopática, o progn

Para Kent, em Lições de Filosofia Homeopática, o prognóstico depende das observações que o médico faz de seu paciente, após administrar-lhe um medicamento. As conclusões que deduz dessas observações é que predirão a futura sorte do paciente. As observações prognósticas que têm valor são aquelas que se faz depois da administração de um medicamento homeopático suficientemente específico e que guarda relação com o caso, capaz de produzir mudanças nos sintomas do paciente. Na 5ª Observação Prognóstica observa-se uma melhora inicial seguida de agravação dos sintomas. Esta evolução comporta algumas possibilidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O remédio era similar ou superficial, ocorrendo somente paliação ou supressão passageira dos sintomas.

II. O paciente era incurável, ocorrendo somente paliação dos sintomas.

III. Efeito placebo da consulta ou do medicamento.

IV. A ocorrência de algum obstáculo à cura.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II e IV apenas
  • B. I e II apenas
  • C. II e III apenas
  • D. III e IV apenas
  • E. I, II, III e IV
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de projeto e otimização de circuitos integrados, julgue os seguintes itens.

A expressão booleana F=(x*y)+(/x*z)+(y*z), em que *, + e / são, respectivamente, as operações lógicas E, OU e NÃO (negação), é uma soma de produtos irredundante.

Resolva a questão aqui ›


Um recém-nascido apresenta dificuldade severa para respirar, que melhora quando é colocada, em posição, uma via aérea oral. A laringoscopia direta acusa apenas leve laringomalacia, que não parece obstruir a inspiração. Não há tosse nem cianose quando a criança deglute o leite materno.

Com referência ao quadro clínico acima, julgue os itens seguintes.

O quadro descrito aponta para uma fístula esofagotraqueal congênita ou uma fenda laríngea posterior.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de sessenta anos de idade, do sexo masculino, portador de transtorno bipolar do humor, está em uso de carbonato de lítio, 900 mg/dia, com boa resposta, estando assintomático no momento.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Se esse paciente passar a usar diclofenaco de sódio, esperase que os seus níveis séricos do lítio diminuam, caso mantenha a mesma dosagem de 900 mg/dia.

Resolva a questão aqui ›