As funções dos objetivos específicos do planejamento de ensino não incluem
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
Sendo o professor o responsável direto pelo processo de ensino e aprendizagem, compete a ele avaliar e opinar sobre o rendimento dos seus alunos. Ao conselho de classe cabe acatar as opiniões do professor, corroborando as decisões tomadas.
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
A avaliação escolar cumpre ao menos três funções: pedagógico-didática, de diagnóstico e de controle. Entendese por função didático-pedagógica da avaliação aquela que permite identificar os progressos e as dificuldades dos alunos e a atuação do professor, modificando o processo de ensino para mais bem cumprir os objetivos.
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
A avaliação do rendimento escolar deve ser realizada por meio de provas bimestrais, sem a preocupação com o entendimento de que as capacidades do aluno se expressam no processo da atividade em diversas situações didáticas.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Além de proporcionar experiência emocional e estética insubstituível, o convívio com a literatura, tanto ouvindo-se histórias como lendo-as, constitui um exercício privilegiado de habilidades mentais e de familiaridade com estruturas da língua escrita.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
As primeiras manifestações nacionais de uma produção voltada para o público infantil situam-se por volta de 1894, quando Alberto de Figueiredo Pimentel organizou a coleção Contos da Carochinha,Histórias da Avozinha, Contos de Fadas, Teatrinho e Meus Brinquedos, na qual o autor adaptou os contos tradicionais populares e as histórias de fadas européias.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
A formação de práticas de leitura e o desenvolvimento do gosto pela leitura independem dos procedimentos pedagógicos adotados pelo professor em sala de aula, pois a busca do prazer da leitura é um aspecto individual, que se desenvolve apenas na comunidade em que o aluno vive.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Em sua vasta produção para crianças, Monteiro Lobato mudou radicalmente o ponto de vista da narrativa brasileira do período. A criança passou ao centro da narrativa realmente como criança, passando a ser personagem principal e não apenas um futuro adulto que precisava ser moldado, educado, domesticado. A criatividade, a esperteza, a traquinagem, a fantasia e o universo lúdico infantil foram privilegiados. Há também, na literatura infantil de Monteiro Lobato, o resgate e a reelaboração dos mitos e lendas brasileiros, bem como a incorporação transformada e adaptada das narrativas tradicionais da cultura universa...
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Ao selecionar livros para leitura de crianças, o professor deve privilegiar aqueles que apresentem predomínio da intenção pedagógica, que procurem transmitir ao leitor informações convencionais ou práticas, que tenham um fim utilitário, e não apenas lúdico ou estético.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
A melhor forma de avaliar a leitura dos alunos é indicar um mesmo livro para toda a turma e, depois de um certo prazo, aplicar uma prova objetiva com questões a respeito do conteúdo do livro lido, como parte da avaliação.
Acerca da literatura infantil brasileira e da prática de ensino nessa área, julgue os itens a seguir.
Os autores contemporâneos brasileiros têm um trabalho admirável e já conquistaram muitos prêmios internacionais. Lygia Bojunga e Ana Maria Machado já ganharam o Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil do mundo.
É recomendado que o agente de segurança socioeducativo, no exercício de suas atividades em unidades de atendimento a adolescentes infratores, considere aspectos pedagógicos. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem, e o modo de avaliar está atrelado à concepção de ensino dos atores que estão envolvidos nesse processo. A partir dessa premissa, assinale a opção correta.
Assinale a opção correspondente às quatro atividades relativas ao trabalho didático com numeração escrita, segundo Cecília Parra.
Acerca da idéia de Cecília Parra sobre cálculo mental, assinale a opção correta.
Segundo Parra, a contagem tem sido objeto de revalorização, considerando seu papel nas aprendizagens numéricas, inclusive como meio de favorecimento da passagem para o cálculo. À luz dessa afirmação, assinale a opção correta.
Segundo Sírio Possenti, a escola
Segundo Libâneo, há diferentes entendimentos em relação à educação ambiental. Com base nessa afirmação, assinale a opção correta.
Conforme Délia Lerner, o desafio da leitura e da escrita na escola consiste em
Segundo Constance Kamii, os três princípios fundamentais no ensino do número são
De acordo com Emília Ferreiro, a escrita infantil evolui de forma regular, podendo sinalizar-se a distinção entre três períodos. Para a autora, nesse processo de evolução da escrita, não se inclui
A partir das discussões propostas por Emília Ferreiro sobre a escrita como sistema de representação, é correto afirmar que a escrita
Assinale a opção correta acerca do desenvolvimento da conservação de quantidade, segundo Figueiredo Lima.
Com relação ao ensino de geografia segundo Ana Maria Simões Coelho, assinale a opção correta.
Acerca da ortografia segundo Artur Gomes de Morais, assinale a opção correta.
Assinale a opção incorreta quanto aos princípios norteadores para o ensino da ortografia segundo Artur Gomes de Morais.
Com relação à resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta, segundo a concepção de Schliemann.
Com referência ao ensino inicial da leitura, assinale a opção correta conforme Isabel Solé.
Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.
Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
Hoje, mais do que no passado, os Estados Unidos da América (EUA) são bastante liberais na concessão generalizada de vistos para estrangeiros que queiram morar no país.Dois dados apontam para alta na “fuga de cérebros” do Brasil, ou seja, a emigração de brasileiros com alto nível de instrução. Entre 1996 e 2006, o número de brasileiros que receberam visto norte-americano dado somente a profissionais de alta qualificação cresceu 185%. De 1990 a 2000, quase dobrou a proporção de brasileiros com nível superior vivendo em países ricos.
Tendo em vista o texto acima e as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
Em geral, os países economicamente mais poderosos, como os EUA, investem bastante em ciência e tecnologia.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
O método de avaliação mencionado no texto, o comportamentalista, que está ainda muito presente na educação infantil, ressalta uma visão fragmentada da criança, com forte apelo à formação de hábitos e atitudes, à classificação de comportamentos e a regras disciplinadoras e moralizadoras.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Por meio de diferentes registros, a avaliação deve constituirse como um recurso que promova a reflexão crítica da experiência pedagógica vivida entre professores e alunos.
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Se faltar ao avaliador a intencionalidade pedagógica, ética e estética exigida pela avaliação, o processo avaliativo, seja por meio de registros diários, semanais ou bimestrais, ficará reduzido a espontaneísmo pedagógico e exigência burocrática improdutiva em relação ao projeto políticopedagógico, do qual a escolha da avaliação deve ser a expressão.Considere a seguinte situação hipotética.
Depois de assistir à apresentação de um grupo de dança folclórica da comunidade, o professor de educação física sugeriu à turma que o planejamento fosse modificado de forma a substituirem-se esportes previstos para o bimestre subseqüente pelo tema do folclore.
Nessa situação, segundo as diretrizes da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), o professor agiu corretamente, já que, dessa forma, estimulou a inserção sociocultural da...
Um professor de educação física, no início das aulas, sentou-se junto com os alunos das suas turmas para conversar sobre o conteúdo a ser trabalhado ao longo do ano, buscando ouvir suas expectativas e interesses. As crianças, tendo conversado antes com seus pais, trouxeram, entre outras, as seguintes sugestões:
I um grupo de meninas queria aulas de dança voltadas para o treino de coreografias que seriam apresentadas, nos dias de festa, pelas melhores dançarinas;
II os meninos queriam aprender a jogar futebol, porém muitos afirmaram que não queriam participar de campeonatos. Cada um dos itens a seguir contém uma ação do professor de educação física referido na situação hipotética acima, posterior à mencionada conversa com os alunos.
Julgue-os conforme su...
Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.
Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm
As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:
Assinale a opção correta acerca da metodologia interdisciplinar.
Muitos autores alertam para as conseqüências de ações educativas que geram imobilidade dentro das escolas. Por isso, na Educação Infantil, é importante a presença de atividades que contemplem o movimento, entre as quais a dança.
A educadora de Educação Infantil que cria espaços e estratégias que facilitam a aprendizagem da arte do movimento através da dança possibilita à criança:
Rotina dos maternais numa instituição de educação infantil:
7h às 8h – Entrada dos funcionários e das crianças. Crianças vão sendo encaminhadas para o refeitório.
8h às 8h30 – Café para todos.
8h30 às 9h – Funcionários arrumam sacolas, roupas, colchões; crianças circulam freneticamente.
9h às 10h30 – Salas. Atividade dirigida, controle de esfíncteres para algumas crianças.
10h30 às 11h30 – Almoço para todos.
11h30 às 13h30 – Sono para todas as crianças.
13h30 às 14h – Arrumação do lanche.
14h às 14h30 – Lanche para todos.
...
Pode-se afirmar que uma avaliação educacional foi adequada, se as estratégias adotadas referiam-se, sempre,
A avaliação, entendida como um processo, tem por objetivo melhorar a ação educativa e não, apenas, medir resultados (...) Ninguém melhor do que os próprios envolvidos para dizer o que precisa ser mudado e como isto pode ser feito. Ou seja, os procedimentos utilizados em uma avaliação devem ser próprios à proposta educativa, considerando, portanto suas especificidades.
Uma proposta de auto-avaliação, num projeto educativo, tem como pressuposto
Paralelamente às comunidades de aprendizagem profissional, um outro modelo de organização vem buscando políticas que produzam resultados para a melhoria do ensino em grande escala. Trata-se do modelo denominado por Hargreaves (2004) como "seitas de treinamento para o desempenho". Assinale a opção que contém uma crítica específica a este modelo.
Observe os procedimentos abaixo.
I - Avaliações da aprendizagem ao longo do processo, conduzindo a uma avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem do aluno, de modo a permitir a apreciação de seu desempenho em todo o ciclo.
II - Atividades de reforço e de recuperação ao final de ciclo ou nível e, se necessário, ao longo do processo.
III - Controle de freqüência dos alunos.
IV - Avaliação institucional externa, e não interna, para garantir a rigorosidade necessária à implementação dos procedimentos do processo educativo.
Fazem parte do projeto de implantação da progressão continuada no Estado de São Paulo, apenas, os procedimentos:
"Com essa leitura, a formação básica a ser buscada no Ensino Médio realizar-se-á mais pela constituição de competências, habilidades e disposições de condutas do que pela quantidade de informação. Aprender a aprender e a pensar, a relacionar o conhecimento com dados da experiência cotidiana, a dar significado ao aprendido e a captar o significado do mundo, a fazer a ponte entre teoria e prática, a fundamentar a crítica, a argumentar com base em fatos, a lidar com o sentimento que a aprendizagem desperta."
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. p. 74.
Para atender a esses princípios colocados pelos PCN ...
Partindo da "perspectiva de uma evolução das práticas no sentido de uma avaliação formativa, de uma avaliação que ajude o aluno a aprender e o professor a ensinar" (Perrenoud, 1999. p. 145), são necessárias mudanças nas práticas avaliativas. Uma dessas mudanças é a:
A avaliação, quando faz parte do processo ação-reflexão-ação da proposta pedagógica, traz a decisão de novas ações a partir da reflexão sobre a ação realizada. Tal avaliação corresponde a um(a):
Nenhum debate sobre currículo pode-se descuidar do fato de que aquilo que se desenvolve nas salas de aula dará origem a um processo de avaliação. A avaliação é parte integrante do currículo, na medida em que a ele se incorpora como uma das etapas do processo pedagógico. Partindo dessa relação, a avaliação formativa e a avaliação por competência são dois processos importantes incorporados à prática pelos PCN, e têm a seguinte característica:
Considere os quadrinhos a seguir para responder à questão de número 35.

Conforme o artigo 58 do ECA, no processo educacional respeitar- se-ão os valores culturais próprios do contexto social de cada criança, garantindo-se a estas a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. Ainda neste artigo, é assegurado o direito de respeito aos valores
A monitora Claudia observou que, em sua turma, algumas meninas não brincam com as outras e até mesmo se evitam. Empenhada para que as crianças tenham uma convivência harmoniosa, realiza diariamente dinâmicas e brincadeiras que trabalham o contato físico. As meninas, porém, mesmo no decorrer dessas atividades, não aceitam ser tocadas ou dar as mãos para outras. Nessa situação, a monitora deve
Beto, 3 anos, é uma criança bastante inquieta: não aceita ordens e não respeita regras. Costuma, com freqüência, agredir fisicamente seus coleguinhas. Não se incomoda mais em ficar pensando no que fez de errado, no canto do castigo. A mãe revelou não saber mais o que fazer com o filho, pois ele também não a obedece. A monitora Iracema, ao assumir essa turma e conhecendo o histórico da criança, resolveu mudar a forma de punição ao menino: aboliu o canto do castigo. Agora, quando Beto apronta além dos limites, a monitora chama crianças de outras turmas, bem como outras monitoras, para contar o que o Beto fez. A atitude da monitora, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, está
João chega atrasado à creche todos os dias. Com isso, além de atrapalhar a turma, também se atrapalha, pois acaba não conseguindo se integrar nas atividades que já começaram a ser desenvolvidas. A monitora Iracema informou a Direção da instituição sobre esse problema e solicitou providências a fim de evitar maiores prejuízos ao andamento da rotina. A Direção da creche, nesse caso, deve
Júlia faz um desenho em uma folha e mostra à monitora Iracema. Ela coloca o desenho de lado, pega outra folha e mostra a Júlia como e o que deve desenhar. Júlia continua desenhando do seu jeito. Iracema tira a folha de Júlia e pede que vá brincar com outra coisa. A monitora
A monitora Iracema convocou os pais para uma reunião que trataria sobre o comportamento da sua turma. A mãe de Paula não compareceu. A monitora, então, relatou sobre a rotina do grupo, explicando minuciosamente para os pais o estágio de desenvolvimento de cada criança e suas particularidades, demonstrando conhecer profundamente sua turma. Os pais, após essa exposição, questionaram o motivo pelo qual as crianças freqüentemente voltavam para casa com hematomas, mordidas e escoriações. A monitora, então, explicou que Paula agredia com freqüência seus coleguinhas, e que ultimamente estava mais agressiva, pois seus pais estavam em processo de separação. A monitora, então, explicou aos pais os problemas da família e os reflexos, dessas questões na vida de Paula. Alg...
"Nossa vida depende sempre de avaliações. Cada vez que temos de decidir, precisamos avaliar qual dos caminhos será melhor para o que pretendemos. A fim de minorar a subjetividade destas avaliações, recomenda-se baseá-las em medidas. .... Medida e avaliação estão presentes em todo o processo educacional, seja ele encarado de perto, na sala de aula, seja ele visto pelos responsáveis pelo sistema inteiro de educação." (Bauzer,1979)
Considerada, assim, a avaliação, que é um processo contínuo e racional, tem as seguintes etapas:
I- diagnóstico da situação
II- apreciação do plano preparado para influir na situação encontrada
III- acompanhamento da execução do projeto
IV-...
Segundo Verba e Isambert, in Bondioli e Mantovani (1998), a corrente interacionista e as pesquisas relativas às trocas feitas pelas crianças na creche mostram que as interações entre elas traduzem informações diversas e constituem experiências novas. Nesse sentido, organizar as crianças de forma a misturar faixas etárias diferentes, especialmente com relação às de 1 a 3 anos (ou mais), pode ser considerada como:
Analisando a proposta de rotina orientadora acima para um grupo de berçário e maternal, pode-se afirmar que a concepção de infância que ela expressa leva a uma conduta que:
O Brasil é mundialmente conhecido pela sua extensão de terra e por ser dividido em regiões que apresentam diferenças muito grandes entre si. Por este motivo, as brincadeiras e os jogos infantis também são diferentes de uma região para outra. Sabendo que as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pode-se afirmar que, em comparação às crianças de áreas urbanas, as crianças de áreas rurais:
Leia o texto a seguir.
Lendo com atenção o relato dessa experiência do cotidiano, pode-se afirmar, corretamente, que a discussão das crianças sobre a nomenclatura "creche" e "escolinha", decorre do(a):
Dentre as atividades possíveis para uma turma de crianças de 2 anos, a educadora sugeriu uma visita ao MAM para verem a exposição de obras de Portinari. Essa atitude demonstra a(o):
Lúcia e Renata estão planejando criar uma creche. Já têm a casa, é só adaptar. Na hora de separar as salas por faixa etária, destinaram a menor sala para os bebês recém-saídos do berçário. A idéia é colocar os menores nos espaços mais reduzidos, pois fica mais fácil controlá-los. Como Lúcia e Renata, muitos gestores de creche tomam essa iniciativa que:
Considerando a criança um agente ativo de seu processo de desenvolvimento, o educador infantil faz a mediação entre ela e seu meio, utilizando os diversos recursos básicos disponíveis.
Oliveira, 2002.
Nessa mediação, os recursos básicos utilizados pelo educador são o espaço:
A instituição de educação infantil exerce, também, uma função educativa junto aos pais, discutindo, informando, encaminhando os mais diversos assuntos, para que família e instituição, em colaboração mútua, possam promover uma educação integral da criança.
Patrícia Corsino
Para Bondioli e Mantovani (1998), a família deve ser considerada pela creche como:
De acordo com a Teoria de Henry Wallon, os estados afetivos no bebê são, invariavelmente, vividos como sensações corporais, e expressos sob a forma de emoções. Atento às necessidades expressas pela criança, principalmente pelo choro, o educador de creche deve:
I - cuidar e educar seguindo princípios de promoção da saúde;
II - respeitar as singularidades do bebê;
III - estabelecer um vínculo emocional com a criança;
IV - tratar bebês de mesma idade da mesma forma.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(s):
Valéria quer matricular na creche seu bebê de 5 meses e está com muitas dúvidas a esse respeito, pois, efetivamente, poderia deixá-lo mais um tempo em casa com a sua mãe. Se você fosse conversar com ela sobre esse assunto, qual informação seria a correta?
Muitas teorias e experiências têm contribuído para se pensar acerca do atendimento e do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos. Um deles diz respeito à autonomia. Em relação às atividades com bebês, é possível afirmar que estes precisam de:
Num debate sobra a homossexualidade, dois alunos não conseguiram ficar nos argumentos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais e insinuaram com ironia que havia um gay na classe. Diante da situação que postura a professora NÃO deve adotar:
De acordo com os novos paradigmas da avaliação, que tipo de atividade não coaduna com essa nova perspectiva:
Assinale a opção que apresenta uma forma adequada à realidade brasileira para se minimizarem os efeitos das dificuldades geradas pelos alunos descoordenados e desinteressados nas aulas de educação física.
De acordo com os princípios que regem o processo de avaliação educacional aplicados à educação física escolar, assinale a opção correta.
Em uma sala de crianças entre 4 e 5 anos, cada uma tem uma ficha com seu próprio nome escrito e, diariamente, a professora propõe alguma brincadeira com os nomes das crianças, tendo em vista o reconhecimento dos mesmos. Além disso, as letras de canções conhecidas, poemas e histórias estão afixados nos murais. Ao ler histórias para os alunos, a professora mostra a capa do livro que será lido. Assinale a opção que apresenta uma forma correta de proceder para estimular a reflexão das crianças acerca da leitura.
Após um passeio ao Zoológico a professora propôs um problema para sua turma de crianças de 4 anos: "Em nosso passeio vimos dois macacos, três leões, uma girafa e dois elefantes. Quantos animais vimos ao todo?" Levando em conta a proposta de Smole, Diniz e Cândido (2000), para resolução de problemas na Educação Infantil, a professora, para facilitar o aprendizado, pode:
No âmbito da Saúde na Educação, existe uma área muito pouco explorada pelos profissionais da educação: a sexualidade infantil. Por inúmeros motivos, em especial pelo desconhecimento do assunto, tal temática tem-se revelado um dos maiores obstáculos ao trabalho do educador no espaço das instituições de Educação Infantil. No que diz respeito ao trabalho realizado sobre essa temática, é correto afirmar que o educador deve:
A hora da roda é um momento muito importante no cotidiano da Educação Infantil. Normalmente acontece antes de serem iniciadas as atividades do dia. Nessa hora, os componentes do grupo falam, dão suas opiniões, discordam ou concordam sobre vários assuntos. Nesse momento, o papel da educadora é:
O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.
Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.
A partir do estudo do livro "O Homem que Amava Caixas", alunos de 4 a 5 anos de uma escola construíram um projeto de trabalho que culminou com um grande encontro com pais e convidados que trouxeram caixas de diversos formatos e ta...
O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.
Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.
Na história, o pai utilizou a arte para se expressar. Existem muitas formas de se expressar através das artes, e o desenho é uma delas. Na Educação Infantil, a criança cria e recria formas, por meio do desenho, integrando percepção, imaginação, re...
O texto à seguir é referência para responder às questões de nos 17, 18 e 19.
Em "O Homem que Amava Caixas", Stephen Michael King explora a complexidade das emoções envolvidas quando se ama alguém, e mostra que, às vezes, o amor pode ser demonstrado através de atos e não de palavras". Para isso, narra a história de um pai e um filho que encontraram uma forma de demonstrar o amor entre eles, tendo como elo a utilização de caixas de papelão.
Existem diferentes formas de expressão de afetos, sentimentos, idéias. A arte e o brincar abrem canais para que possamos dispor de muitas linguagens para nos expressar. Nessa história, percebe-se a presença da imaginação do pa...
Na Educação Infantil, a criança realiza aprendizagens fundamentais sobre a escrita. Nesse segmento, o foco principal é:
As ações das crianças diante dos brinquedos dependem dos significados atribuídos por elas aos objetos e aos personagens durante a brincadeira. Dessa forma, a criança experimenta vários papéis e atitudes através do que é conhecido como jogo de:
As crianças, desde que nascem, podem participar de inúmeras práticas sociais em seu cotidiano. É dessa maneira que constroem conhecimento sobre a vida social. A proposta educacional da Educação Infantil deve
Curto, Morillo e Teixidó (2000) enfatizam a leitura na escola como atividade de interpretação e compreensão de textos. Os autores afirmam que, para que isso seja possível, existem pressupostos necessários para a leitura, tais como o conhecimento
A educação compensatória, baseada na teoria da privação cultural, teve grande influência na educação infantil e, ainda hoje, deixa suas marcas na educação pública, quando esta apresenta um(a):
Uma das importantes contribuições das pesquisas de Ferreiro e Teberoski, in Curto, Morillo e Teixidó (2000), foi afirmar que a construção da escrita acompanha o desenvolvimento do pensamento-lógico matemático. Assim, é preciso compreender a produção da escrita desde a sua gênese. Uma conseqüência da contribuição dessas autoras para a prática da Educação Infantil foi orientá-la no sentido de
A supervisora da Escola "Sou esperto" levou para a professora da turma de crianças de 4 a 5 anos um minhocário, para que ela trabalhasse o assunto "Animais" com as crianças. Com base nas orientações do RCN, qual deve ser o procedimento da professora nessa situação?
Na instituição de Educação Infantil, a intervenção do professor é necessária para que as crianças possam ampliar suas capacidades de apropriação de conceitos, das diferentes linguagens e dos códigos sociais. Nesse contexto, cabe ao educador, predominantemente, um papel de:
Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:
No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:
— Oba! Oba!
— Viva ! Viva !
— Será que é mesmo ovo de borboleta?
— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!
— É... e está morta.
— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......
— Vamos contar quantos tem?
— 230 ovos!.....
— Até cansei de contar....
— E o que será que vai sair daí?
— Borboleta, ora!
— Já direto?
...Janaína acabou de lançar para a sua turma a noção de animais mamíferos. Apresentou alguns cartazes e passou aos exercícios do livro de Ciências. Precisou fazer tudo bem rápido porque a orientação é dar mais importância aos conteúdos relativos à preparação para a alfabetização. Sobre essa prática, bastante comum em nossas escolas de Educação Infantil, é correto afirmar que:
A partir do momento em que a criança descobre que nossa forma de escrever não é regida por princípios ideográficos é levada a inventar a escrita silábica. Tal escrita consiste em: letra
Sob essa perspectiva, faz parte desse tipo de avaliação:
O estudo da Matemática, de acordo com os PCN's do Ensino Fundamental, a matemática deve ser vista como:
Sobre os conhecimentos cientifico e cotidiano no ensino das ciências, a postura da escola dever seguir orientações, EXCETUANDO:
No ensino da Geografia, que atividade atende as novas perspectivas dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
Dentre as abordagens da aprendizagem que podem constituir na didática em sala de aula, qual delas considera que ensinar consiste num arranjo e planejamento de condições externas. As condutas esperadas dos alunos são instaladas e mantidas por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, etc.
possibilidade de uma nova organização do trabalho pedagógico, que permite uma nova apreensão dos saberes, não mais marcado pela absoluta compartimentalização estanques das disciplinas, mas permitindo uma comunicação entre os compartimentos disciplinares, denomina-se de:
Um passeio pelo bairro onde está situada a instituição de educação infantil pode fornecer elementos referentes à análise de paisagens, à identificação de características de diferentes grupos sociais, à presença de animais, fenômenos da natureza, ao contato com a escrita e os números presentes nas casas, placas, etc, contextualizando cada elemento na complexidade do meio. O mesmo passeio envolve, também, aprendizagens relativas à socialização, mobiliza sentimentos e emoções, constituindo-se em uma atividade que pode contribuir para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, o planejamento do professor deve prever que
Uma professora planejou ensinar os números a um grupo de crianças com cerca de 4 anos de idade, pois percebeu que elas não contavam usando a seqüência correta dos números. Para favorecer esse aprendizado, começou a ensinar as menores quantidades. Estipulou que a cada dia da semana focalizaria um número (de 1 a 10). Assim, no dia do 2, por exemplo, ela proporia que as crianças contassem a quantidade em diversas atividades diferentes. Posteriormente, ela apresentaria ao grupo um cartaz com o número 2 escrito.
Analisando esse planejamento, é correto definir que a atividade:
Em um dia chuvoso, Luisa e Milena, depois de olharem um bom tempo pela janela da sala, começam a conversar:
- O sol está escondido atrás da nuvem, diz Luisa.
- Não! Hoje o sol não veio, só a chuva! responde Milena.
Em uma turminha de crianças de 3 a 4 anos de idade, essa é uma situação bem comum. A observação dos fenômenos da natureza é um foco de interesse nessa faixa etária.
Observando tal situação, seria interessante o(a) educador(a):Num contexto histórico caracterizado pelo processo de globalização social, cultural e econômica, é fundamental que a educação escolar esteja conectada com a contemporaneidade, não para apoiar as suas incoerências, mas para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios complexos. Para desenvolver esta tarefa, faz-se necessário adotar uma prática pedagógica transdisciplinar, o que diz respeito à(ao):
A professora Laura organiza sua ação didática por meio de projetos de trabalho que, de acordo com a concepção de Hernández (1998), são caracterizados como um(a):
Ao analisar as causas do fracasso escolar, Perrenoud (2001) identifica o currículo como um mecanismo que fabrica o insucesso quando o(a):
Dentre as descrições abaixo, assinale aquela que corresponde a uma transposição didática que leve a aprendizagens efetivas e ao desenvolvimento de competências de alto nível.
Analise as afirmações abaixo.
I – Diferenciar é organizar as interações e as atividades, de modo a que cada aluno seja confrontado constantemente com as situações didáticas mais fecundas para ele.
II – A pedagogia diferenciada que proporciona os melhores resultados é a divisão em grupos de níveis ou cursos, cada um deles dotado de um currículo específico.
III – A diferenciação do ensino rompe com a indiferença às diferenças e neutraliza os mecanismos de fabricação do sucesso escolar.
IV – A diferenciação restrita visa a que todos atinjam o mesmo nível de domínio, através da adoção de caminhos que conduzam às mesmas competências.
No que ...
A professora Renata busca, através de práticas de avaliação, um processo formativo. Uma avaliação nesta perspectiva oferece ao professor:
Uma professora escreveu no alto de uma ficha: "Verificação bimestral". Uma colega da mesma escola, ao ver a ficha, perguntou se não seria melhor se registrasse "Avaliação da aprendizagem".
Na contraposição entre verificação e avaliação, há na segunda concepção a busca por uma construção efetiva da aprendizagem porque a avaliação:
Um aluno expressou um conceito errado em uma redação. Ao constatar o erro, seu professor, por aderir a uma concepção mediadora de avaliação, considerou que essa redação e as tarefas de aprendizagem, em geral, devem ser compreendidas como um(a):
Após a proposição de uma atividade, um aluno perguntou ao professor: "Vai ser para nota?". Diante da negativa do professor, o aluno comentou: "Ah, então eu não vou fazer..." Falas como a desse aluno revelam uma concepção de avaliação com a qual os discentes se habituaram. Trata-se da "Pedagogia do exame" (Luckesi, 1995), que tem como conseqüências:
Quem passa pela porta da sala de aula da professora Lívia e observa a classe acha que a indisciplina reina no lugar. Alguns alunos, de pé, circulam entre os grupos, dando palpites no trabalho alheio. Muitos falam ao mesmo tempo, parecendo negociar pontos de vista. Outros prendem papéis nos murais, enquanto poucos escrevem numa tabela. A professora percorre a sala, buscando a interação com os alunos.
Esta narrativa está fundamentada numa concepção de disciplina, segundo Aquino (1996), em que prevalece o olhar baseado numa perspectiva:
Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.
Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.
Durante a pesquisa, os alunos tomaram contato com os Índices de Massa Corporal (IMC) das modelos da indústria da moda nas últimas décadas. Calcularam o IMC das modelos e seus próprios índices, elaboraram gráficos e tabelas, estudaram as diferentes décadas trabalhando o tempo histórico, redigiram textos sobre o assunto e publicaram um ...
Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:
Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?
Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:
Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.
Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.
O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.
Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.
Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.
As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:
Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:
I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;
II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;
III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.
É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Ao ingressar pela primeira vez na escola, Ana estava ávida por aprender a escrever. Ao final do primeiro dia de aula, pegou uma folha em branco e registrou:
EOA
OO
PARIO
A professora se posicionou ao seu lado e pediu que lesse o que escreveu. A menina disse: "escola – sol – parquinho", referindo-se às novidades de seu dia.
Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):
Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.
I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.
II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.
III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.
...A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:
Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE
Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.
I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."
II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."
III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescri...
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:
A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.
I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.
II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.
III – O professor realiza um...
A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.
Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes.
Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.
Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.
I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.
II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.
III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.
IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.
A quantidade de itens certos é igual a
O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado
Acerca da segmentação em textos escritos, durante o processo de aquisição da escrita, assinale a opção correta.
No que se refere à função educativa da avaliação na prática escolar, assinale a opção correta.
É característica da avaliação
I controlar a disciplina dos alunos.
II possibilitar a revisão do plano de ensino.
III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.
IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.
Estão certos apenas os itens
Hoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de
A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.
A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a
O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:
Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:
A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.
( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.
( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.
( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.
( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.
( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.
Assinale ...
A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...
Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão
Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.
Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque
As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto se refere ao conceito de:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.
1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.
2- Trazer para uma visita aos alunos, um Téc...
NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.
Sobre a relação entre motivação e aprendizagem:
( ) Não há aprendizagem sem motivação, seja esta consciente ou inconsciente, intrínseca ou extrínseca.
( ) Motivação e incentivação são importantes em todas as fases de aprendizagem.
( ) O insucesso inicial numa tarefa pode desestimular todo aluno para novas aprendizagens.
( ) A motivação pode diminuir, na medida em que o aluno sabe o porque de estar realizando uma tarefa e a ela at...
NAS QUESTÕES 24 E 25 ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO, CONFORME SEJAM VERDADEIRAS OU FALSAS AS AFIRMATIVAS. EM SEGUIDA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM A SEQÜÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.
São principais funções dos recursos didáticos ou meios auxiliares de ensino:
( ) Facilitar a percepção e a compreensão de fatos, conceitos e princípios em estudo.
( ) Tornar abstrato o que é exposto verbalmente.
( ) Tornar o ensino mais ativo e concreto, aproximar o aluno da realidade.
( ) Promover a fixação e a integração da aprendizagem.
A seqüência correta é:
Leia o texto: "A avaliação é um termo geral que diz respeito a um conjunto de ações voltadas para o estudo sistemático de um fenômeno, uma situação, um processo, um evento, uma pessoa, visando emitir um juízo valorativo" (LIBÂNEO, 2001). Com base nesse conceito, pode-se afirmar:
I. Os processos de avaliação supõem uma coleta de dados e informações, através de diferentes instrumentos de verificação, para saber se os objetivos previstos foram atingidos.
II. Coleta de dados, juízos de valor e quantificação são componentes irrelevantes para a definição de avaliação.
III. A quantificação, no processo avaliativo, refere-se à utilização de algum tipo de medida, a partir de critérios explicitados previamente.
IV. Os juízos de valores, no processo avaliativo, não ...
A prática da avaliação em nossas escolas tem sido alvo de muitas críticas por parte dos educadores. Pode-se afirmar que essas críticas incidem sobre a prática de avaliação em virtude de(a):
I. Redução da avaliação a sua função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos relativa às notas que obtiveram nas provas.
II. Ênfase dada às aprendizagens orientadas por objetivos plurianuais e à individualização dos percursos de formação.
III. Fixação de critérios de desempenho unilaterais independentemente das condições do ensino, dos alunos e dos fatores externos e internos que interferem no rendimento escolar.
IV. Importância dada à negociação de sentidos no processo ensino-aprendizagem e na avaliação.
V. Utilização da a...
Assinale a opção correta acerca da relação entre o cotidiano escolar e a violência.

Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.
A finalidade da avaliação diagnóstica é levantarem-se dados de cada aluno para se conhecer o que cada um já sabe.

Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.
Por meio da avaliação formativa, os professores têm a oportunidade de acompanhar cada aluno e ajudá-lo a progredir na construção de conhecimento.

Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.
A avaliação classificatória, por se basear em dados quantitativos obtidos por meio de instrumentos avaliativos padronizados, é a única forma de o professor saber o que os alunos conhecem sobre um assunto.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Ao ingressar para a escola, o aluno deve ser considerado como uma tábula rasa, que necessita receber conhecimento.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Na sala de aula, devem ser utilizadas, como estratégia de aprendizagem, atividades em grupo que possibilitem a discussão e o diálogo.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Cada disciplina escolar deve ser única e isolada para melhor compreensão do conteúdo pelos alunos.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
A pedagogia de projeto deve ser promovida como metodologia que faz convergirem, de forma integrada, os processos de ensinar e aprender as diversas disciplinas escolares.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Na escola, é preciso que haja parceria entre os professores das diversas áreas de ensino.

Considerando que a alfabetização é a técnica da escrita, julgue os itens que se seguem quanto ao letramento.
Letramento é o ensino do traçado das letras.

Considerando que a alfabetização é a técnica da escrita, julgue os itens que se seguem quanto ao letramento.
O termo letramento foi criado para definir os semianalfabetos, que só sabem copiar o próprio nome.
Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.
Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.
...Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.
O planejamento da construção dos canteiros é um assunto adequado ao ensino da geometria.
Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.
A escolha das hortaliças a serem plantadas é um assunto adequado para integrar a aprendizagem de conceitos de segurança alimentar.
Considerando que a direção de uma escola que atende da préescola à 9.ª série do ensino fundamental pretenda implantar uma horta nessa instituição de ensino, julgue os itens a seguir.
Pedagogicamente, é desejável que cada canteiro seja cuidado por turmas distintas de séries diferentes, para que os alunos das diversas turmas possam ser incentivados, pela competição, a cuidar melhor da horta.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
O respeito mútuo, a solidariedade, o diálogo e a justiça são os valores que devem ser explorados em sala de aula para que se alcance uma educação ética.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
Para se alcançar a justiça, é preciso superar o conceito de igualdade e aplicar o conceito de eqüidade.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
Na busca de uma educação ética, o professor deve impor seus valores morais como corretos, fazendo que seus alunos os sigam
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
A solidariedade está vinculada a ações religiosas que não devem ser trabalhadas no ambiente escolar.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o tema transversal ética deve ser abordado em todas as disciplinas, contribuindo, assim, para a formação plena do cidadão. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes
Quando se proíbem os alunos de discutir as diferenças individuais, está-se contribuindo para o respeito mútuo.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O respeito ao meio ambiente deve ser incentivado por meio de situações concretas que desafiem os alunos a pensarem sobre sua vida e sobre seu papel social em relação à preservação do meio ambiente.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Os projetos de educação ambiental devem ser desenvolvidos exclusivamente nas disciplinas da área de ciências, para que possam apresentar resultados imediatos.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Como os problemas ambientais restringem-se à proteção a vida, devem ser trabalhados em uma perspectiva de formação da cidadania.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O objetivo da educação ambiental é a tomada de consciência do meio ambiente e dos problemas diretamente relacionados a ele.
De acordo com os PCN, o trabalho de educação ambiental na escola contribui para a formação de cidadãos plenos, capazes de decidir e atuar na sociedade de modo ético e comprometido com a vida e com a sociedade, tanto em nível local quanto global. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Para se alcançar o ideal de sociedade sustentável, é necessária uma educação ambiental que se realize por meio de políticas públicas. Nesse sentido, a preparação de professores deve ser considerada prioritária.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
A interaprendizagem é uma das características fundamentais do professor que trabalha como mediador pedagógico de um processo de EAD.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
No processo de EAD, o conceito de aprender deve ser priorizado, ao contrário do que ocorre em outros processos educativos, que priorizam o conceito de ensinar.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
As aulas presenciais são consideradas inadequadas para
programas de EAD, pois interferem indevidamente nas
características próprias dessa estratégia pedagógica.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
Geralmente, o computador é o instrumento utilizado para mediar a relação professor/aluno, que deve ser pautada em bases técnicas e mais gerais, pois, nesse tipo de processo, as individualidades não colaboram com a aprendizagem.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
A leitura hipertextual é uma estratégia importante para o processo de EAD, proporcionando uma construção da aprendizagem coerente, e não necessariamente por meio de um único caminho.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
Improvisação e adequação às circunstâncias não são consideradas princípios metodológicos norteadores do processo de EAD, pois processos mediados pela tecnologia são padronizados e todas as suas etapas são rigorosamente planejadas.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
O processo de EAD é indicado exclusivamente a jovens e adultos que possuam computadores em suas residências, pois, sem esse instrumento, é impossível acompanhar cursos não-presenciais.
Acerca do processo ensino-aprendizagem a distância (EAD), julgue os próximos itens.
A transposição de modelos metodológicos do ensino presencial para a educação virtual é garantia de qualidade para cursos na modalidade EAD.
Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.
Em uma metodologia de projetos, o sucesso individual é desconsiderado, pois o que importa é a evolução de todo o grupo.
Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.
Em uma metodologia de projetos, a aprendizagem deve ser algo ativo e significativo, por isso é necessário o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar, desde a concepção até a avaliação.
Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.
Em uma metodologia de projetos, o planejamento de ensino é focado na interdisciplinaridade, devido à integração das diferentes áreas de conhecimento, por meio da coordenação de conexões necessárias.
Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.
A divisão do saber em compartimentos é um facilitador na implementação de uma metodologia de projetos, pois possibilita a realização de projetos diversificados e originais.
Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.
As etapas de um projeto não podem ser estanques, por isso o planejamento deve ser flexível, permitindo adequações necessárias em todos os momentos de realização das atividades previstas.
A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:
Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:
Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:
Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:
O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:
– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.
Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza
Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar
Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que
No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar
Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser
Considere as características abaixo.
I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.
Aplicam-se ao construtivismo educacional as características
O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:
Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.
I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.
É correto o que se afirma APENAS em

Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?
A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática
Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora
O modelo interacional de leitura centra-se

Essa definição de leitura põe ênfase
Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.
Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]
A instrução do professor é
Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes
Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é

A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como

O tipo de exercício descrito na citação acima
No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é
Considere a entrevista abaixo.
Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.
Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque
Segundo as concepções atuais de leitura, os textos
No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto
No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve
Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento
Considere o trecho abaixo de uma aula de leitura de 8ª série.
Professora: Now, let's read a text. It's about global warming. Global warming? Do you know what it is? It's aquecimento global. Já ouviram falar, não é? Como no filme 'Era do Gelo 2'. Did you see it? Yes? Ok, let's read.
Observa-se que a professora conduz sua aula utilizandose tanto da língua inglesa, quanto da língua portuguesa. Segundo as teorias recentes sobre ensino de língua inglesa, esse procedimento é considerado
A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?
A resposta correta da pergunta acima é:
O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes
No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas
Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:
Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno
A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?
Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?
A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:
A aplicação de novas tecnologias na área educacional tem gerado mudanças significativas. Embora não esteja presente ainda no cotidiano educacional de muitas escolas, seu impacto maior refere-se a:
A educação "on line" é a educação a distância. Ela é geralmente destinada a adultos e os adultos a utilizam num sistema de comunicação mediada por computador, através de uma plataforma informática como entorno, através da qual professores e alunos se comunicam.
Assinale a opção que não caracteriza uma plataforma informática:
O princípio que auxilia no enfoque de aprendizagem do indivíduo adulto, na educação continuada, é

Considerando esse fragmento de atividade realizada em uma sala de aula de 2.ª série, julgue os próximos itens.
Depreende-se do texto que a professora fez essa atividade impulsivamente, sem planejamento.
Considerando esse fragmento de atividade realizada em uma sala de aula de 2.ª série, julgue os próximos itens.
Depreende-se da atividade relatada que o trabalho em grupo exige sempre a imposição de disciplina na sala de aula.
O texto acima contextualiza a época quinhentista da educação brasileira. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
No período tratado no texto, catequizavam-se os filhos pensando-se na conversão dos pais indígenas.
A partir do tema do texto acima, julgue os itens a seguir.
A autora critica as suas crianças por serem da periferia.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
A avaliação diagnóstica, que deve ser realizada ao final do processo educacional, tem o objetivo de identificar os problemas, os desafios, as potencialidades e as possíveis soluções de uma situação.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
Uma avaliação interna pode ser contínua e pontual, mas uma avaliação externa será, necessariamente, pontual.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
Avaliações normativas e criteriais são comparativas, e, portanto, muito aplicadas ao desporto.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
A avaliação criterial compara o desempenho do educando com o rendimento dos outros participantes do processo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
A avaliação normativa situa o educando em relação a um objetivo prefixado a ser alcançado.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
A avaliação diagnóstica busca observar comportamentos globais, socialmente significativos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
A avaliação somativa busca conhecer as aptidões, os interesses, as capacidades e as competências dos educandos.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
A avaliação formativa busca informações sobre estratégias de solução dos problemas.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
Os critérios empregados em uma avaliação devem traduzir a natureza da educação institucionalizada.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
As avaliações podem ser implícitas ou explícitas.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
Avaliações implícitas ocorrem sem o conhecimento do educando.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens abaixo, considerando os diversos paradigmas existentes sobre avaliação educacional.
Avaliações implícitas ocorrem quando o educador não se dá conta de que está avaliando o educando segundo critérios subjetivos.
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, acerca dos materiais utilizados em sala de aula.
De acordo com o texto, o livro didático pode ser o único material a ser usado em sala de aula.
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, acerca dos materiais utilizados em sala de aula.
Os critérios de escolha dos materiais didáticos devem levar em consideração o tipo de atividade a ser desenvolvida.
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, acerca dos materiais utilizados em sala de aula.
Materiais como papel, vídeo, informática, áudio podem ser usados, desde que se leve em consideração os objetivos previstos para a atividade.
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, acerca dos materiais utilizados em sala de aula.
Os materiais devem ser sempre iguais; a diversidade pode atrapalhar o andamento da atividade.
Considerando o texto acima, julgue os próximos itens, acerca dos materiais utilizados em sala de aula.
A escolha dos materiais deve ficar a critério dos pais dos alunos.
Considerando as atividades pertinentes à proposta de currículo mencionada no texto, julgue os itens seguintes.
As atividades devem ser desafiadoras, propiciar descobertas e cooperação entre as crianças.
Diante da construção de currículo, relatada no texto de Madalena Freire, julgue os itens seguintes, acerca da relação professoraluno.
A postura do professor deve ser firme e segura, além de estabelecer uma relação afetiva positiva para com seus alunos.
No referente aos atos de leitura, julgue os itens que se seguem.
A professora deve estar atenta à evolução das leituras reproduzidas pelas crianças.
No referente aos atos de leitura, julgue os itens que se seguem.
O registro das leituras em gravador é indispensável e obrigatório. Ele permitirá que os alunos, depois de ouvida a gravação e as críticas do professor e dos colegas, leiam melhor.
No referente aos atos de leitura, julgue os itens que se seguem.
A professora, ao se comportar como espectadora da leitura do aluno, está incentivando-o a ler.
No referente aos atos de leitura, julgue os itens que se seguem.
A professora que lê para os alunos prejudica o aprendizado da leitura.
Julgue os itens subseqüentes considerando as idéias do texto.
O respeito pela linguagem do outro impede o professor de ensinar a norma culta da língua portuguesa para os alunos.
Considerando o texto e a maneira adequada de o professor trabalhar os conteúdos, julgue os itens subseqüentes.
É imprescindível a participação ativa das crianças nas atividades.
Considerando o texto e a maneira adequada de o professor trabalhar os conteúdos, julgue os itens subseqüentes.
É desejável propiciar situações contextualizadas e significativas às crianças.
Considerando o texto e a maneira adequada de o professor trabalhar os conteúdos, julgue os itens subseqüentes.
O educador deve possibilitar à criança a oportunidade de produzir questões e formular respostas a elas.
Considerando o texto e a maneira adequada de o professor trabalhar os conteúdos, julgue os itens subseqüentes.
Ao ministrar atividades, o professor deve restringir-se àquelas prescritas nos livros didáticos.
Levando em consideração a perspectiva da psicogênese da língua escrita descrita por Ferreiro, segundo a qual a criança passa por fases para entender a escrita e se utiliza de sua própria lógica para escrever as palavras, julgue os itens que se seguem.
A fase silábica é marcada pela indiferenciação entre desenho e escritos.
Levando em consideração a perspectiva da psicogênese da língua escrita descrita por Ferreiro, segundo a qual a criança passa por fases para entender a escrita e se utiliza de sua própria lógica para escrever as palavras, julgue os itens que se seguem.
A criança, para ser capaz de criar hipóteses de escrita, precisa copiar o que o professor lhe indica.
Levando em consideração a perspectiva da psicogênese da língua escrita descrita por Ferreiro, segundo a qual a criança passa por fases para entender a escrita e se utiliza de sua própria lógica para escrever as palavras, julgue os itens que se seguem.
A última fase da escrita, fase alfabética, ocorre quando a criança percebe a relação grafema/fonema. A partir disso ela terá de resolver as dificuldades ortográficas da língua.
Levando em consideração a perspectiva da psicogênese da língua escrita descrita por Ferreiro, segundo a qual a criança passa por fases para entender a escrita e se utiliza de sua própria lógica para escrever as palavras, julgue os itens que se seguem.
A descoberta da relação entre fala e escrita acontece na fase pré-silábica.A professora Lara inicia todos os encontros com as crianças contando histórias, a chamada - leitura compartilhada - que faz parte do acolhimento. Lê para as crianças procurando desenvolver a emoção, a sensibilidade, a imaginação e a fantasia. A profª. desenvolve atividades com as crianças antes, durante e depois da leitura, a saber:
I - Mostra o livro, conta a história do autor, onde vivia, como escreve; leva até transparências do desenho que acompanha a história pedindo que as crianças imaginem um conto;
II - Lê a história, narrando-a;
III- Por último, pede para as crianças recontarem a história e pergunta: -" há possibilidades de haver um outro final para a história?"
Assinale a alter...
A professora Lara desenvolveu a seguinte atividade com crianças de cinco anos de idade: colocou-as em roda para cantar a ciranda "Caranguejo peixe é". Fez cartazes com figuras: palmas, palmas, palmas; pé, pé, pé; roda, roda, roda; caranguejo; peixe. Mudava o cartaz ao ritmo da música e dos movimentos das crianças. Depois de certo tempo, substituía os cartazes das figuras por cartazes com a escrita. O objetivo da intervenção didática desta atividade é trabalhar com as crianças:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O adulto e a criança estão distantes não apenas pela idade e tamanho, mas pela maneira de ver a realidade e viver a vida. Um ponto marcante desta afirmativa é o Brinquedo, tanto o cantado como os jogos. Para cada faixa etária, a criança aprende a lidar de forma diferente com os brinquedos e jogos, mas para que eles alcancem seus objetivos é importante que:
Na organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar, sugere-se que o processo pedagógico tenha como base
O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.
A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.
I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.
II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.
III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.
IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades...
Interdisciplinaridade é corretamente definida como
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
Tanto o método científico quanto o método pedagógico utilizam-se de processos como análise, síntese, dedução e indução.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
As técnicas de texto livre são empregadas em metodologias dedutivas.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
Os métodos não-diretivos de ensino requerem técnicas sistematizadas.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
As origens dos métodos contemporâneos de ensino fundamentados em abordagem sensualista e racionalista remontam ao método cartesiano.
No referente a métodos e técnicas de ensino, julgue os itens a seguir.
Os métodos de ensino apresentam uma plasticidade maior que os métodos científicos.
A liderança racional-legal calca-se na impessoalidade das normas racionais e escritas.
A liderança carismática, quando se rotiniza, pode transformar-se em tradicional ou em racional-legal.
A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
As provas objetivas devem ser constituídas de amostras representativas de todos os aspectos do universo de conhecimentos desenvolvidos em sala de aula.
A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Um método de avaliação é definido em quatro fases: determinação das habilidades a serem avaliadas, estabelecimento do padrão, seleção dos instrumentos e aferição dos resultados da avaliação.
A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Os vários níveis de rendimentos relacionados com o alcance dos objetivos expressos devem ser dimensionados na primeira fase da avaliação.
A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A aferição dos resultados em um processo de avaliação de ensino ou de aprendizagem cabe exclusivamente ao professor.
A respeito de avaliação de ensino e avaliação de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
A avaliação, para ser objetiva e adquirir credibilidade, deve limitar-se à mensuração quantitativa dos conteúdos desenvolvidos.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
Existem quatro processos para a formação de grupos: o natural, o artificial, o induzido e o científico.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
A sociometria deve ser feita antes da escolha e aplicação das técnicas de grupo.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
Brainstorming é a técnica grupal de debate livre adequada ao desenvolvimento de um tema.
A respeito dos processos de integração grupal no ensino, julgue os próximos itens.
As atividades de integração grupal propiciam o desenvolvimento da flexibilidade, da liderança, da capacidade argumentativa e da habilidade de realização de sínteses.
As regras de convivência elaboradas nas escolas, muitas vezes, refletem autoritarismo quando definem deveres e obrigações apenas para os alunos. Exemplo disto são os cartazes com as "combinações da turma", onde basicamente encontramos listado somente aquilo que os alunos NÃO podem fazer.
Neste procedimento está subjacente, fundamentalmente, a
As teorias sobre avaliação as dividem em duas: a diagnóstica e a classificatória. A primeira considera a avaliação como uma ferramenta que permite ao professor e ao aluno detectarem os pontos mais fracos do processo ensinoaprendizagem, viabilizando indicações para o prosseguimento do trabalho.
A segunda, tem por objetivo
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos principais distúrbios de posição é o que se refere aos desvios de coluna. Para evitar estes desvios, é imprescindível estimular a criança a:
I - manter sempre a postura ereta quando for escovar os dentes.
II - sentar-se recostado a 90° na carteira.
III - aproximar bem a cabeça do caderno quando for escrever.
IV - não permanecer longo tempo sentada.
O correto está em:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os exercícios físicos para crianças contribuem:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O adulto e a criança estão distantes não apenas pela idade e tamanho, mas pela maneira de ver a realidade e viver a vida. Um ponto marcante desta afirmativa é o Brinquedo, tanto o cantado como os jogos. Para cada faixa etária, a criança aprende a lidar de forma diferente com os brinquedos e jogos, mas para que eles alcancem seus objetivos é importante que:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
São características desejáveis que devem estar presentes em provas objetivas:
1- o enunciado deve conter dados meramente ilustrativos de modo a contextualizar a questão, com situações-problema do cotidiano.
2- o enunciado deve conter todas as informações técnicas necessárias à resolução da questão e a questão deve avaliar conteúdo relevante.
3- as alternativas devem ser coerentes, ter homogeneidade em termos de tamanho e os distratores devem ser plausíveis e bem construídos.
4- as alternativas corretas devem provocar controvérsias ...
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Falar dos conteúdos não se resume ao que ensinar; supõe também, situarmo-nos numa plataforma decisional, que, tal, como sucedia com os objetivos, está condicionada por uma série de questões prévias relativas ao que a escola é e para quê, que peso deve ter cada disciplina, com que atitude nos devemos acercar dos conhecimentos, se disciplinas singulares ou interdisciplinaridade (ZABALZA, Miguel. Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola. Lisboa, Ana, 1992). A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
1- os conteúdos são os saberes, os conhecimentos so...
Uma das competências atuais exigidas do professor é a de que ele saiba administrar a heterogeneidade dos alunos. A esse respeito, os educadores estão minimamente de acordo sobre o ponto seguinte:
Um conceito que tem sido bastante discutido pelos educadores é aquele de "transposição didática" (Chevallard). Este conceito se refere:
Já há alguns anos, a noção de avaliação começou a se transformar, tomando um sentido bem diferente do modelo anterior. Essa transformação se deu, sobretudo:
Observe as indagações que foram relacionadas por um pedagogo em uma discussão com seus professores sobre o tema AVALIAÇÃO: Que condições reprovariam um aluno? O que utilizar para a avaliação: notas ou conceitos? Como elaborar instrumentos precisos para avaliar nossos alunos? Um parecer descritivo sobre meus alunos substituiria uma prova? O que deve ser preponderante: resultados do bimestre ou da recuperação? Estas preocupações retratam a visão de avaliação como um instrumento principal de
Aos candidatos aprovados no concurso para o cargo de Pedagogo, será aplicado um questionário, com o objetivo de conhecer suas expectativas, as estratégias de trabalho que gostariam de conhecer melhor e suas necessidades. A aplicação deste instrumento está relacionada à modalidade de avaliação
Das alternativas abaixo, assinale a alternativa correta de acordo com Telma Weisz:
I- Para aprender, a criança passa por um processo que não tem a lógica do conhecimento final, como é visto pelos adultos.
II- Aprender a aprender é algo possível apenas para quem ainda não aprendeu nada.
Para Telma Weisz:
A formação continuada não tem como princípio:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O projeto é uma forma de trabalho, em equipe, que favorece a articulação entre os diferentes conteúdos da área de Ciências Naturais. É desenhado como uma seqüência de etapas, compartilhadas com os estudantes e seus representantes, que conduzem ao produto desejado. Essas etapas são:
I- Definição do tema.
II- Escolha do problema principal a ser investigado.
III- Estabelecimento do conjunto de conteúdos.
IV- Estabelecimento das intenções educativas.
V- Realização de exercícios finais e auto-avaliação dos estudant...
Em seu livro, Pedagogia da autonomia, Freire aborda os saberes necessários à prática educativa. Analise as afirmativas a seguir.
I. Para Paulo Freire, a consciência de que somos seres inacabados é o que coloca homens e mulheres como sujeitos históricos que buscam e necessitam da educação para intervir na sociedade.
II. A curiosidade ao mesmo tempo em que é conhecimento, é também elemento fundamental no processo de produção do conhecimento, seja esta empírica ou epistemológica.
III. Freire faz referência à questão da Reforma Agrária, destacando que esta é uma invenção de falsos brasileiros interessados em se apropriarem das terras alheias.
Assinale a alternativa correta.
Em seu livro, Avaliação Mediadora, Jussara Hoffman (2001) aborda a questão da subjetividade no processo de construção do conhecimento e na prática da avaliação. Com base na visão da autora, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando as questões sugerem uma resposta pessoal do aluno, opiniões, considerações, dissertações sobre determinado assunto, o professor terá de interpretar (subjetivamente) a resposta para considerá-la certa ou errada... a subjetividade é inerente, também, à interpretação da questão pelo aluno.
II. Na prática da Avaliação Mediadora, as tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino puderam estabelecer o diálogo com os educandos, n...
Na visão de Jussara Hoffman sobre a avaliação mediadora, indique a alternativa correta.
Dentre as afirmativas abaixo que tratam de questões relativas à aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Um professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo:
1. Definir os objetivos de forma mais específica.
2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens.
3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas.
4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliaç...
A aula expositiva dialogada é ainda hoje muito utilizada pelos professores. ZÓBOLI (2004) nos apresenta alguns procedimentos que devemos considerar. Analise as afirmativas abaixo indicando (V) Verdadeiras e (F) Falsas
( ) Estabelecer claramente seus objetivos.
( ) Procurar manter os alunos numa atitude de reflexão.
( ) Explorar as vivências dos alunos para enriquecer a exposição.
( ) Utilizar uma linguagem, compatível com sua formação, afinal os alunos precisam aprender a falar
( ) Deve ser usada na educação infantil de modo prioritário.
Assinale a seqüência correta:
As alternativas abaixo apresentam considerações sobre a Avaliação Escolar no Processo de Construção do Conhecimento. Assinale a que está incorreta
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
As medidas de adaptações curriculares devem considerar alguns aspectos. Quanto a esses aspectos, analise os itens abaixo:
I- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno, sem levar em consideração sua competência acadêmica.
II- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas para integrar o acervo documental do aluno.
No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O conhecimento histórico, como área científica, tem influenciado o ensino, afetando os conteúdos e os métodos tradicionais de aprendizagem. Contudo, não têm sido essas transformações as únicas a afetarem o ensino de História. As escolhas do que e como ensinar são provenientes de uma série de fatores e não exclusivamente das mudanças historiográficas. Assim, o que ensinar e como ensinar estão relacionados:
Em seu livro, Jussara Hoffman (2003) destaca aspectos importantes que caracterizam a prática da avaliação na escola. No que se refere à concepção de avaliação mediadora defendida pela autora, analise as afirmativas abaixo.
I. Consiste em corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas corretas e incorretas, visando tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino.
II. A ação avaliativa está presente justamente entre uma tarefa do aluno e a tarefa posterior. Consiste na ação educativa decorrente da análise dos seus entendimentos, de modo a favorecer a essa criança o alcance de um saber competente, a aproximação com a verdade científica. ...
Em determinado plano de curso, um professor propôs os seguintes objetivos para uma unidade específica: o aluno deveria explicar e demonstrar o significado das Leis I, II e III de Jones, bem como resolver problemas que exigiam a aplicação dessas três leis. Com relação à utilização desses objetivos no planejamento educacional, assinale a opção incorreta.
Com relação a avaliação escolar, assinale a opção correta.
Analise o contexto a seguir: uma professora de língua inglesa costuma utilizar um tablado para escrever no quadro, enquanto os alunos, dispostos em filas (um atrás do outro), copiam do quadro as informações colocadas pela professora. Considerando a prática dessa professora, é correto afirmar que
1. a abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto da aula.
2. o professor privilegia a abordagem comunicativa.
3. esse ambiente de aula não favorece tarefas comunicativas.
4. o contexto está compatível com os mais recentes paradigmas de ensino de línguas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Analise este outro contexto: o professor de língua inglesa trabalha com o grande grupo, organizando os alunos em um único círculo, de forma que todos possam interagir entre si bem como com o próprio professor, com o intuito de trabalhar informações genéricas. Para tarefas mais específicas, o professor organiza seus alunos em pares, definindo metas de aprendizagem a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar que
1. a forma como o professor organiza as cadeiras na sala de aula não favorece a comunicação entre os alunos.
2. é incompatível com o que preconiza a abordagem comunicativa.
3. é irrelevante para a comunicação entre os alunos.
4. o professor dev...
Segundo Almeida Filho, as principais características teóricas de avaliações comunicativas poderiam ser colocadas nos seguintes termos:
1. Os instrumentos de avaliação devem ser capazes de produzir ação comunicativa concreta. ("o que o aprendiz já pode fazer?").
2. O contexto lingüístico e situacional para o desempenho dos alunos deve ser comunicativamente autêntico ou verossímil ("com que fim ou devido a que necessidade comunicativa a linguagem será criada?").
3. Enquanto amostras de desempenho, as tarefas e recortes comunicativos devem permitir, pelo menos, alguma imprevisibilidade no insumo (na produção) em tempo real. 4. A avaliação será mais qualitativa do que numérica (quantitativa).
...Analise o contexto a seguir: um professor de língua inglesa de uma determinada escola organiza seus alunos para trabalhos em pares, traçando tarefas e metas a serem atingidas. Considerando a prática desse professor, é correto afirmar.
1. O professor está inserido em um modelo tradicional de ensino de línguas.
2. Trabalhar em pares não é compatível com o ensino de línguas.
3. Esse modelo não favorece tarefas comunicativas.
4. O professor deve conhecer as orientações da abordagem comunicativa.
5. A abordagem tradicional de ensino não está presente no contexto analisado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando, ainda, a situação colocada na questão 49 acima
1. Os alunos estão sendo considerados "tabulas-rasas".
2. As tarefas realizadas em pares dificultam a aprendizagem do aluno.
3. Traçar metas não ajuda a atingir objetivos.
4. As tarefas realizadas em pares podem favorecer atividades comunicativas.
5. Esse modelo é insignificante para a aprendizagem.
Está correta apenas a afirmativa
Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14
Se os professores querem desenvolver uma prática pedagógica que estimule, de forma adequada, a curiosidade e a investigação, qual procedimento didático deve ser inicialmente adotado?
Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14
Depois de concluído o estudo do tema selecionado, os professores avaliaram que a aprendizagem foi realizada com sucesso, além de ter havido interesse e participação entusiasmada dos seus alunos, entre outras razões, pelo fato de que esteve presente na situação descrita, o aspecto:
Considere o texto abaixo para responder às questões 12 a 14
Para que o ensino seja bem sucedido, os professores precisam considerar alguns pontos fundamentais. Quais dos itens abaixo são corretos?
I- Toda atividade da criança deve ser sempre elogiada.
II- Elogios e recompensas devem ser específicos para cada aluno.
III- A crítica é o melhor motivador para a aprendizagem.
IV- Acertos devem ser sempre elogiados.
...Um modelo de currículo segue uma orientação a partir de quatro (4) elementos básicos: Objetivos, Conteúdos, Experiências de Aprendizagem e Avaliação. Considerando a integração desses elementos, qual das afirmações a seguir corresponde ao Modelo Técnico-Linear?
Para a maioria dos jovens e adultos que iniciam sua escolarização, a principal motivação é, certamente, aprender a ler e escrever. Entretanto, muitos jovens e adultos que já viveram essa experiência referem-se a outras conquistas a ela relacionadas, igualmente importantes: ganhar autoconfiança, entender melhor as coisas, falar sem constrangimento e conhecer gente nova. Para que isto aconteça, é correto afirmar que:
I- o professor-alfabetizador deve trabalhar o processo de aprendizagem da leitura e escrita a partir de unidades significativas, para o aluno ter mais oportunidades de realizar outras aprendizagens.
..."A Profª Marilda não tem muita intimidade com a literatura. Assim, encontra dificuldades para utilizar como recurso pedagógico os diferentes suportes de escrita. Ela trabalha com uma turma de Ensino Fundamental que está em fase inicial de aquisição do processo da língua escrita. A sua Coordenadora Pedagógica está um tanto quanto preocupada pois tem percebido que os alunos não estão avançando como esperado. Ela tem chegado a conclusão de que a Profª Marilda, sem perceber, pode estar constituindo uma barreira para que os alunos aprendam a ter o prazer da leitura, a curiosidade pela literatura e o gosto pelo aprendizado através dos text...
O trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental deve ser concebido como uma linguagem que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem, no âmbito prático e reflexivo, se dá por meio da articulação dos seguintes aspectos:
"A Avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades, e reorientar o trabalho para as correções necessárias. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos."
Libâneo,1994. A partir do texto e de seus conhecimentos sobre o assunto, o processo avaliativo deve ...
Analise as afirmativas a seguir referentes à avaliação formativa.
1) A avaliação formativa objetiva informar o docente e o aprendiz sobre os progressos obtidos e a localização de equívocos no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de sua correção.
2) A avaliação formativa visa, sobretudo, de forma sintética, a atribuição de uma nota ao aprendiz, levando à aprovação ou reprovação.
3) Sendo classificatória, a avaliação formativa é uma operação de síntese, sua conclusão deverá ser sempre bimestral ou semestral.
Está (ão) correta (as):
Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva
A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a
Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador
Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.
I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.
II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos. ...
De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:
( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.
( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.
( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.
( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor
A seqüência corr...
Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:
Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.
( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos
( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.
( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico
( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam prepara...
O alimento serve para nutrir o corpo, mas também a imaginação, o relacionamento. "Comer e evacuar, tomar e dar, receber e doar, ser enchido e esvaziado, ou seja, nutrir e limpar: a maior parte do relacionamento com a criança pequena passa através desses gestos, aparentemente inócuos e naturais, como a nutrição e a evacuação" (Bondioli, Anna e Mantovani, Susanna. Manual de Educação Infantil – de 0 a 3 anos). Assinale a alternativa que registra uma rotina da creche, envolvendo a dimensão do "cuidar e educar"- dimensões indissociáveis – na hora do almoço.
Uma das metas da Educação Infantil é criar um ambiente propício para o desenvolvimento de uma criança ativa, exploratória, criativa, interessada em aprender. Um lugar feito para criar seres humanos deve ser belo e alegre, merecendo os maiores cuidados. Para atingir esta meta, que expressa uma concepção de desenvolvimento, a organização do espaço aparece como um elemento relevante na constituição de momentos de educação e cuidados, portanto, o espaço interno deve ser
Na educação infantil, pode-se afirmar que o brinquedo
A educação infantil, nas unidades educacionais, visa promover o desenvolvimento global da criança, o que inclui apoiar o desenvolvimento de sua criatividade e a construção de novas aprendizagens. Um instrumento privilegiado para o desenvolvimento da criança é a brincadeira. O brincar
A professora Lara escreveu vários cartazes com seguinte parlenda: "Hoje é sábado/ Pé de quiabo Amanhã é domingo/ Pé de cachimbo/ O cachimbo de ouro/ Bate no touro/ O touro é valente/ Chifra gente/ A gente é fraco/ Cai no buraco/ O buraco fundo/ Acabou-se o mundo." Lia para as criança que iam transformando-os em textos de memória A professora tinha como objetivo ensinar:
A professora Lara entregou um caderno para cada criança e solicitou que cada uma criasse uma capa fazendo desenhos, podendo usar lápis de cor, recortes, cola e letras. Depois das capas prontas, organizou uma roda de conversa, com o tema "quem sou eu?" e cada criança explicava o desenho aos colegas. Essa atividade visa
Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.
Interdisciplinaridade é corretamente definida como
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.
Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados...
“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”
Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.
A recomendação “Respeitar para ser respeitado” pressupõe o respeito como forma unilateral e como atitude semelhante à de obediência aos pais.Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.
Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.
Para alguns estudiosos, a realização de provas mensais ou bimestrais é uma forma de avaliação. No entanto, existem outros tipos que, conjugados aos testes e às provas, podem...A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A avaliação investigativa...A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A avaliação diagnóstica re...A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A avaliação realizada foi ...A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A avaliação diagnóstica é ...A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Conforme demonstram as que...O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o "Comunidade Presente" . Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidos em um ambiente escolar no qual se sintam
71 "O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural no Brasil traz a discussão a respeito da confluência de heranças que se preservaram, vencendo políticas explícitas de homogeneização cultural." Ao fazermos dialogar o Texto VII com esta afirmação, podemos considerar a congada como
Muitas vezes, o sujeito não tem interesse por determinado objeto de conhecimento porque não teve oportunidade de tomar contato mais significativo com o mesmo.
Em função disso, o professor não pode supor que o aluno já traga a necessidade de conhecer este ou aquele conteúdo do programa. O professor deve
Nós, professores, sabemos que os alunos não sabem, mas não sabemos o que eles não sabem e muito menos porque eles não sabem! Paciência!
Essa afirmação, identifica que muitas vezes o professor avalia seus alunos, atribui conceitos ou notas, de acordo com seus acertos e erros, mas
Meu aluno trouxe o resultado de uma sentença matemática errada e eu o questionei a respeito. Ele mesmo assim, afirmou que a resposta era aquela, explicando como chegou a ela e afirmando que o seu jeito de fazer estava certo. Não tive outro jeito, senão pedir que virasse a folha do caderno e copiasse a forma correta que estava escrita na lousa.
Numa concepção crítica de educação, a matéria-prima do trabalho do professor é o conhecimento; não é conseguir que o aluno repita ou memorize o que o professor fez, mas
O resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas utilizadas em uma escola pública de Ensino Fundamental, apresentou dados positivos em termos de interesse e entusiasmo pela aprendizagem, por parte das crianças. Elas respondiam prontamente às perguntas das professoras, ofereciam-se para realizar as atividades do quadro, realizavam todas as tarefas propostas e participavam ativamente das atividades propostas.
O fato das crianças demonstrarem gosto pelas aulas e valorizarem as experiências vivenciadas nessa escola apontam para a necessidade de se pensar várias maneiras de
As práticas escolares envolvem relações de dominação, mas ao mesmo tempo são marcadas por conflitos, tensões e tentativas de resistência.
A relação professor-aluno pode ser estabelecida em termos de troca e respeito mútuo, onde as competências e os limites de cada um são respeitados e usados
A disciplina na sala de aula é resultado de compromissos firmados pelo grupo.
Cabe ao professor
O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo.
O planejamento participativo revela a importância da organização coletiva e sua possibilidade de
Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade ou uma forma de ser ou de atuar que se acrescente à de ensinar. Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca, a pesquisa.
Nesse sentido, é preciso que, em sua formação permanente, o professor
O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre
O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre
Os projetos de trabalho, na concepção de Hernández, são uma proposta curricular, cujos conteúdos são tratados de forma integrada e não linear. Hernández fala: "A introdução dos Projetos de Trabalho foi planejada como uma forma de vincular a teoria com a prática e de alcançar um sentido de globalização, de introduzir uma nova maneira de fazer do professor e de gerar uma série de mudanças na organização dos conhecimentos escolares." A partir da concepção acima acerca do trabalho com projetos, assinale a alternativa que não é adequada a essa proposta.
É senso comum na sociedade entender-se que o papel social da educação escolar é formar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos, membros solidários e democráticos. No entanto, sabemos que, para essa formação se dar, necessitamos não só ensinar os conteúdos essenciais, como também precisamos de uma prática pedagógica que faça com que os alunos vivenciem experiências na escola que os levem a construir as competências necessárias a essa postura mais solidária e crítica. Assinale a alternativa que melhor exemplifica meios de ensino coerentes com a prática pedagógica descrita acima.

Na figura acima, a professora corrige a prova de seus alunos assinalando as respostas baseadas em acertos e erros. Para os acertos, ela marca um C de certo; para os erros, ela assinala um X de errado. A situação descrita e o desenho acima trazem a idéia de uma avaliação baseada em uma perspectiva:
Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de
O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio
O protagonismo juvenil encontra na escola um espaço para iniciação na vida pública. Uma das formas de exercício deste protagonismo são as assembléias de classe, que se configuram, segundo Sayão e Aquino (2004), como
A organização do trabalho escolar em ciclos está associada à progressão continuada e ao questionamento à cultura da repetência. O propósito de impulsionar os processos de mudança e de reorganização do ensino em ciclos considera os processos de avaliação capazes de
Considere o texto abaixo para responder
às questões 22 e 23.
A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo
conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento
dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo
e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre
o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os
levassem também. A partir desse material, realizou debates,
estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.
Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação
entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma
...Considere o texto abaixo para responder
às questões 22 e 23.
A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmo
conteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento
dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo
e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre
o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os
levassem também. A partir desse material, realizou debates,
estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.
Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperação
entre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo uma
...


A partir de discussão, tendo por base o Texto I, uma professora solicitou que os alunos escrevessem os nomes das frutas. Duas ...
O Texto III encaminha um trabalho de produção escrita. As orientações dadas pelo professor permitiram que os alunos se apropriassem da
Com base no Texto IV, uma professora de 3ª série do Ensino Fundamental propôs um trabalho de análise lingüística. Um dos fatos destacados foi a discussão sobre o uso da palavra tecida (3ª estrofe, 3o verso), que está
No Texto IV, para completar as lacunas dos nomes próprios dos "meninos poetas", o leitor trabalha com a

Em roda de leitura, atividade realizada semanalmente em uma turma da 4ª série do Ensino Fundamental, o professor, ao apresentar o Texto V, objetivou trabalhar com gênero textual. Após discussão, os alunos concluíram que o texto era uma resenha por se tratar de

De acordo com Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), para que as crianças compreendam nosso sistema de numeração, o trabalho didático pressupõe
Quanto ao tratamento da informação, o Texto I é exemplo de
No Texto I, os números racionais são usados para representar quantidades relacionadas a
Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas calorias há em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesma turma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram os seguintes registros numéricos:
I - 40 x 5 + 4 x 5
II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4
III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44
IV - 44 x 5
Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam
que os registros
Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes de
uma atividade de escrita do número 3526 sob a forma de
ditado, apareceram estes:
31000500206 - 300050026 - 35206
Tais escritos resultam de
Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,
uma professora de 1a série propôs a construção
de uma "trilha dos alienígenas", em grupos de cinco crianças.
Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puseram
a jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem
nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas
são atividades significativas porque aproximam as crianças
da aprendizagem de:
I - operações;
II - números;
III - formas e espaço;
IV - unidades de tempo.
Estão corretos os elementos:
Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a
Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a história da cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a
De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo da Geografia é a leitura da paisagem local dos arredores da casa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registro dessas leituras através do desenho evidencia as primeiras noções de
O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de uma turma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refere aos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos. Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:
caipira / "Trem das Onze" – moderno / "Sampa"
Com estes destaques, os alunos devem concluir que
O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dos mais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturais da população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essa questão para discussão com seus alunos, está objetivando
Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ª
série do Ensino Fundamental de uma das unidades escolares
de Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII como
disparador para discussão sobre o movimento de resistência
cultural dos negros africanos que foram trazidos para o
Brasil. Durante a discussão, uma aluna declarou "já conhecer
a congada porque seu avô participava dela há muito tempo".
A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seu
avô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,
os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre
esse auto popular brasil...
O "Atlas dos Municípios da Mata Atlântica", editado em 2002
pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,
em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,
é o município que detém a maior área de mata original.
(www.sosmataatlantica.org.br).
Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamental
promoveu uma discussão com os alunos, a partir do
estudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobre
Ilhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíram
que a relação afetiva e singular que a popu...
O Texto V foi escolhido por um professor para dar início ao Projeto Didático "Transfusão de sangue e de cultura" que abordará a formação da identidade paulista. Os alunos, ao pesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando e aprofundando os conhecimentos sobre
Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a
Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações, os desafios para experimentar ampliam-se quando
Uma das atividades do projeto "Comer para viver", desenvolvido
na 1a série, consistia em anotar o cardápio das famílias
dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou
que sua família costumava comer algas marinhas em
grande quantidade. "Mas por que comer algas do mar?" - foi
a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram
que as algas do mar são importantes porque concentram
uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos
desenvolvidos na situação descrita foram:
I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudo
do crescimento e desenvolvimen...

No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de
Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias, ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal a uma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para o debate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para a sala de aula algumas informações que inter-relacionam saúde pessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção
A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turma que fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos e das comidas brasileiras, identificando, assim, as marcas deixadas pelos diferentes povos formadores da nossa cultura na culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostar que a culinária brasileira também pode se caracterizar como
Uma professora de uma turma da 1ª série do Ensino Fundamental, ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil, está transversalizando os conteúdos, principalmente, com
A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios, dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, os mecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanos escravizados e seus descendentes e as formas criativas de sobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombos está buscando narrar a História
Segundo os PCN, "um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos". O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no Ensino Fundamental possibilita que os alunos percebam
Sabe-se que política não se confunde com ética, mas esta
não pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leis
que regem o país devem estar pautadas na justeza ética e
na dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito do
pleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalhar
com a turma a(o):
I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;
II – direito ao respeito unilateral;
III – direito a uma vida digna;
IV – direito a oportunidades para realizar projetos;
V – zelo pelos valores individualizados.
Estão corretos os itens:
Em relação ao tratamento do Tema Transversal "Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis", a terceira ação do Programa Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque
José, professor do Ensino Médio acompanhou sua turma numa visita à Câmara Municipal para algumas entrevistas com os vereadores. Essa atividade pedagógica estimula o protagonismo juvenil porque
Observe atentamente a foto abaixo.
Imaginemos uma situação de ensino de História em uma turma de 4ª série.
A professora utiliza a foto acima para disparar uma discussão com os alunos em sala.
A partir da situação descrita, podemos concluir que a professora trabalha com uma perspectiva de currículo:
Um professor planejou com seus alunos uma visita a uma fábrica de sapatos. Os alunos percorreram todas as dependências, observaram os operários trabalhando, entrevistaram pessoas, fizeram anotações. Assinale a etapa do trabalho desenvolvido em sala de aula, após a visita feita, em que está implícito o conceito de divisão social do trabalho.
Os alunos organizam uma linha de tempo com os acontecimentos mais significativos da história do município.
Essa atividade – confecção e exploração da linha de tempo – permite ao professor trabalhar com seus alunos a noção de tempo:
Leia o fragmento do poema "Pássaro Vermelho", de Milton Nascimento e Fernando Brandt:

É correto afirmar que o poema apresentado pode servir para o professor discutir com seus alunos, principalmente:
Assinale a alternativa que apresenta a atividade mais adequada para o professor trabalhar com seus alunos a relação forma de organização do espaço geográfico e dificuldades ou facilidades para a população em suas atividades cotidianas.
Uma adolescente com 16 anos de idade sai pouco de seu bairro, onde freqüenta um salão de baile, um lugar “respeitado”, e vai a pizzarias. Fora isso, vai aos shoppings. Atualmente, ela cursa a 5.ª série do ensino fundamental e já foi reprovada três vezes, pois não alcança média suficiente em matemática. “O professor dá tanta coisa que não entendo, o ano vai passano, quando vejo não deu. Mais uma reprovação. Acho que não dou prá matemática”, diz ela.
Diante da situação acima relatada, julgue os itens que se seguem.
A maioria dos alunos das classes desfavorecidas do país reage como a adolescente em questão. Faz pouco esforço para adquirir o conhecimento prestigiado socialmente, ou seja, parece acomodada. Não consegue associar que a aqu...Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Em uma escola que trabalha com a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi organizada uma classe para atender adolescentes, jovens e adultos na faixa etária entre 15 e 30 anos em fase de alfabetização. Alguns desses alunos já estão integrados ao mercado de trabalho, principalmente o de natureza informal, e outros estão desempregados, especialmente os mais novos. Todos tiveram uma passagem pela escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever. Neste ano, retomaram seus estudos com vontade de recuperar o que não foi aprendido. Em uma das aulas, o professor distribuiu um texto para a turma fazer uma leitura silenciosa individualmente. Ao perceber que uma das alunas, que está desempregada, não estava lendo o texto proposto, o professor então disse: “Você, fulana,...
Os educadores de uma entidade que trabalha com adolescentes com privação de liberdade, em uma reunião, discutiram a prática pedagógica desenvolvida nessa instituição. O professor de matemática começou a discussão, dizendo que não via crescimento dos alunos, uma vez que eles aparentavam uma certa apatia. O professor afirmou que “na hora da explicação, os alunos não fazem perguntas relacionadas ao conteúdo. Não lêem os comandos dos exercícios e fazem tudo errado, e, quando peço para refazê-los, dizem que não vão fazer e fica por isso mesmo. Dou as aulas, exponho todo o assunto no quadro de giz. Depois, distribuo uma lista de exercício para fixar a matéria. A maioria não faz a atividade, alegando que não entendeu a explicação”.
A professora de português teve a mesma visã...
Planejo a avaliação depois. Geralmente as atividades que constam da avaliação são quase idênticas às que são trabalhadas durante as aulas. A coordenadora me dá os modelos de provas. Dou uma olhada no conteúdo. Caso tenha alguma coisa que ainda não dei, vou trabalhando e reforçando até o dia da avaliação e dou um questionário parecido com o que será cobrado na prova.
Diante da situação hipotética acima, que apresenta o depoimento de um professor, julgue os itens seguintes.
Na situação relatada, a avaliação utilizada baseia-se no processo desenvolvido em sala de aula.Planejo a avaliação depois. Geralmente as atividades que constam da avaliação são quase idênticas às que são trabalhadas durante as aulas. A coordenadora me dá os modelos de provas. Dou uma olhada no conteúdo. Caso tenha alguma coisa que ainda não dei, vou trabalhando e reforçando até o dia da avaliação e dou um questionário parecido com o que será cobrado na prova.
Diante da situação hipotética acima, que apresenta o depoimento de um professor, julgue os itens seguintes.
O conteúdo da avaliação é o eixo norteador da ação do professor. O que será avaliado constitui objetivos a serem alcançados no processo de ensino-aprendizagem.Planejo a avaliação depois. Geralmente as atividades que constam da avaliação são quase idênticas às que são trabalhadas durante as aulas. A coordenadora me dá os modelos de provas. Dou uma olhada no conteúdo. Caso tenha alguma coisa que ainda não dei, vou trabalhando e reforçando até o dia da avaliação e dou um questionário parecido com o que será cobrado na prova.
Diante da situação hipotética acima, que apresenta o depoimento de um professor, julgue os itens seguintes.
Na situação descrita, o aluno estuda para a avaliação, e o professor também ensina para a avaliação.Planejo a avaliação depois. Geralmente as atividades que constam da avaliação são quase idênticas às que são trabalhadas durante as aulas. A coordenadora me dá os modelos de provas. Dou uma olhada no conteúdo. Caso tenha alguma coisa que ainda não dei, vou trabalhando e reforçando até o dia da avaliação e dou um questionário parecido com o que será cobrado na prova.
Diante da situação hipotética acima, que apresenta o depoimento de um professor, julgue os itens seguintes.
A avaliação deve ser planejada de acordo com o ritmo de aprendizagem dos alunos. A prática pedagógica e a avaliação são atividades distintas. Portanto, o planejamento dessas atividades deve ser construído em momentos separados.Olha o caderno dele [mostrando para a classe] está um lixo. Muito bem...você é o palhaço da turma, beltrano? Sente-se em seu lugar como um rapazinho, né!
Diante da situação hipotética acima descrita, envolvendo um professor em uma turma de 4.ª série do ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.
O professor utilizou a avaliação para controlar o comportamento do aluno por meio de comentários depreciativos sobre o cuidado que este tem com o seu material escolar.Olha o caderno dele [mostrando para a classe] está um lixo. Muito bem...você é o palhaço da turma, beltrano? Sente-se em seu lugar como um rapazinho, né!
Diante da situação hipotética acima descrita, envolvendo um professor em uma turma de 4.ª série do ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.
O comentário do professor sobre a organização do caderno do aluno é um procedimento avaliativo, pois a avaliação do aluno deve ir além do processo formal.Olha o caderno dele [mostrando para a classe] está um lixo. Muito bem...você é o palhaço da turma, beltrano? Sente-se em seu lugar como um rapazinho, né!
Diante da situação hipotética acima descrita, envolvendo um professor em uma turma de 4.ª série do ensino fundamental, julgue os itens que se seguem.
Na situação considerada, o comentário do professor avaliou mais a pessoa do aluno do que aprendizagem da prática escolar e caracterizou um procedimento típico de avaliação formal.Quando a gente dá a prova no final do bimestre, já sabe quem vai tirar nota boa e quem não vai. Prova é uma satisfação para os pais. A prova serve apenas para preencher o diário. No dia da prova, a agente já sabe a menção de cada um.
Com respeito à afirmação acima, hipoteticamente feita por um professor, julgue os itens a seguir.
A avaliação intuitiva assume a função de confirmar a avaliação formal do professor.Quando a gente dá a prova no final do bimestre, já sabe quem vai tirar nota boa e quem não vai. Prova é uma satisfação para os pais. A prova serve apenas para preencher o diário. No dia da prova, a agente já sabe a menção de cada um.
Com respeito à afirmação acima, hipoteticamente feita por um professor, julgue os itens a seguir.
A prova, nessa situação, possibilita ao professor a uma análise do rendimento dos alunos quanto a competências, habilidades, atitudes e valores.Quando a gente dá a prova no final do bimestre, já sabe quem vai tirar nota boa e quem não vai. Prova é uma satisfação para os pais. A prova serve apenas para preencher o diário. No dia da prova, a agente já sabe a menção de cada um.
Com respeito à afirmação acima, hipoteticamente feita por um professor, julgue os itens a seguir.
O professor em questão demonstra ser conhecedor da importância da avaliação no processo de ensinoaprendizagem.Quando a gente dá a prova no final do bimestre, já sabe quem vai tirar nota boa e quem não vai. Prova é uma satisfação para os pais. A prova serve apenas para preencher o diário. No dia da prova, a agente já sabe a menção de cada um.
Com respeito à afirmação acima, hipoteticamente feita por um professor, julgue os itens a seguir.
O professor em questão sabe “quem vai tirar nota boa ou não” porque conhece seus alunos. Para isso, muito provavelmente, ele, desde o início do ano letivo, vem utilizando a avaliação investigativa com seus alunos.A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.
Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.
Ambientes de aprendizagem interativa buscam promover a colaboração entre estudantes, professores, cientistas e educadores, funcionando, entre outras coisas, como fontes de informação, como fer...A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.
Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.
A prática da EaD tem sido concretamente uma prática educativa, ou seja, de interação pedagógica, cujos objetivos, conteúdos e resultados se identificam com aqueles que constituem, nos diversos te...A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.
Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.
A maioria dos municípios brasileiros não proporciona acesso à educação superior. Nesse sentido, a EaD surge como alternativa para preencher essa lacuna.A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.
Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.
A educação a distância (ou virtual) caracteriza-se por ser um método de ensino e aprendizado desprovido de momentos presenciais.A conjuntura econômica, política e tecnológica favoreceu a implementação da educação a distância (EaD), que passou a ocupar posição instrumental estratégica para satisfazer amplas e diversificadas necessidades de qualificação das pessoas adultas, para a contenção de gastos nas áreas de serviços educacionais e, no âmbito ideológico, para traduzir a crença de que o conhecimento está disponível a quem quiser.
Considerando o assunto abordado nesse texto, julgue os próximos itens, relativos à educação a distância (EaD) e às tecnologias da educação.
O uso de tecnologias é imprescindível para proporcionar aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos.“O uso da internet gera uma comunidade na esfera virtual que veicula ideologias e cosmovisões particulares. Na procura de convivência nessa esfera, começaram a vigorar atitudes e manifestações culturais singulares. (...) Existe uma ética para disciplinar o comportamento e o fluxo das informações na internet, baseada nos valores dos cidadãos da Rede. (...) Ensina, entre outras coisas, como se comportar em grupos de discussão e a maneira mais adequada de escrever mensagens.” (Margarita Gomez)
Às orientações no uso de recursos para uma melhor comunicação e entendimento no espaço digital, é dado o nome de:
Sobre um exemplo de processo de orientação profissional realizado em uma jovem de 21 anos, que relatou estar muito indecisa sobre qual profissão seguir, foi organizado um processo de orientação em nove encontros. O relato a seguir apresenta um trecho do quarto encontro.

Com base no relato, é verificado que no planejamento da sessão o tema da orientação foi:
Sobre os instrumentos de avaliação psicológica mais direcionados ao uso em Orientação Profissional e de carreira, segundo Pasian, Melo-Silva e Okino, são relacionados os itens abaixo.
I QUATI (Questionário de Avaliação Tipológica).
II PMK (Psicodiagnóstico Miocinético).
III HumanGuide.
IV EMEP (Escala de Maturidade para a Escolha Profissional).
Dos itens acima, estão corretos:
Lúcia Moysés afirma que: “Percebe-se, sem grande esforço, que falta clareza nas representações que os professores têm de muitos aspectos básicos da Educação. Normalmente, ignoram quais são as concepções teóricas que subjazem ao seu trabalho. Assim, misturando concepções, orientando-se ora pelos livros didáticos e ‘guias do professor’, ora pelo seu bom senso, eles o vão realizando. Faltam-lhes, sobretudo, coerência. Além dos problemas relativos à formação dos professores ou à pouca autonomia que eles têm, há ainda muitos outros que a esses vêm se somar, comprometendo a qualidade do ensino.”
Dentre os problemas já citados, pode(m)-se acrescentar:
A avaliação escolar tradicional ajuda a formar um autoconceito negativo (incapaz, problemático, ignorante, etc.) em milhões de crianças, jovens e adultos. O problema central é o seu uso como instrumento de discriminação e seleção social, na medida em que assume, no âmbito da escola, a tarefa de separar os ‘aptos’ dos ‘inaptos’, os ‘capazes’ dos ‘incapazes’.
É fundamental o entendimento de que o compromisso do professor com a aprendizagem de todos os alunos e a consequente avaliação fazem parte do mesmo processo pedagógico. Qualquer proposta de mudança da realidade avaliativa, passa pela mudança da prática pedagógica.
Portanto, num processo de ensino progressista, a concepção de avaliação deve ser:
Analisando o processo de modernização do Espaço brasileiro iniciado com Juscelino Kubitschek e intensificado nos governos militares, é correto afirmar que:
“Você já reparou que os humanos são todos muito parecidos entre si quando comparamos com outras espécies de mamíferos? A nossa espécie apresenta características únicas particulares a ela. Essas são compartilhadas por todos os humanos, mas não o são com as outras espécies de seres vivos. Assim, essas são chamadas características humanas exclusivas ou diagnósticas” (http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/material-aluno/modulo-02/Ciencias_Natureza_Nova_Eja_Aluno_Mod02_Vol01.pdf).
O estudo da biodiversidade e a compreensão da importância da diferença para a evolução nas aulas de Ciências, bem como a percepção que, apesar das diferenças, somos todos humanos, é fundamental no combate aos casos de bullying e de discriminações. Assim, a escola, para atingir esse objetivo, deve:
Durante uma atividade prática para responder à pergunta “De que se alimentam as plantas?”, o professor propôs um experimento em que a turma, dividida em grupos, acompanhou o desenvolvimento de plantas da mesma espécie, durante uma semana. Cada grupo recebeu quatro mudas a, b, c e d. As mudas b e d foram colocadas dentro de sacos plásticos transparentes, amarrados após a retirada do excesso de ar; as plantas a e b permaneceram em ambiente iluminado, enquanto c e d ficaram no escuro.

Em seguida, explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, o professor pediu que eles explicassem o objetivo das condições variáveis (saco plástico, total escuridão), qual o resultado esper...
Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção:
Pode ser inferido, com base nessa conversa, que
Veja a carta que Antônio, de 5 anos de idade, escreveu para sua mãe e que a professora elogiou muito.

A escrita produzida por Antônio revela a concepção de que escrever é
Em relação à estrutura de participação (padrão dominante das atuações) proposta por Colomina, Onrubia e Rochera nos segmentos de interatividade, estruturas de participação e mensagens de uma sequência didática:
I O professor explica a informação nova no quadro-negro / Os alunos seguem a explicação e tomam nota.
II Os alunos fazem individualmente exercícios do livro-texto selecionados pelo professor / O professor passeia pela sala e oferece ajuda espontaneamente ou a pedido dos alunos.
III O professor designa um aluno para ir ao quadro-negro / O aluno vai e escreve a resposta do exercício / O professor avalia a resposta do aluno / Os outros alunos acompanham e copiam a resposta correta.
IV O professor faz perguntas a alunos individuais ou ao ...
O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.
Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:
Leia e reflita sobre o texto a seguir.
Avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).
Com base no texto, podemos dizer que a prática de avaliação da aprendizagem
I. possibilita diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem.
II. propicia, independente dos instrumentos que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem alcançada pelos seus alunos.
III. conduz a tomada de decisões dos caminhos necessários para a retomada das aprendizagens em curso.
IV. implica estar disponível para acolher os educandos no estad...
Sobre a atuação dos professores reflexivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Compreende que sua ação pedagógica é uma prática intencionada que combine experiência e reflexão.
( ) Na ação em sala de aula, compreende o constante movimento da realidade.
( ) Reconhece que a prática é um processo interligado de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas de busca de atividades para a solução de problemas e de tomada de decisões.
( ) Entende que a reflexão na ação e sobre, ela se constitui um momento de autocrítica, permitindo ao professor desfazer, refazer e ampliar sua possibilidade de realização, desenvolvida no movimento dialético da ação pedagógica.
Marque a opçã...
É importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou, ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno. No entanto, para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial. Sem a intencionalidade pedagógica do professor, corre-se o risco de se utilizar o jogo sem explorar seus aspectos educativos, perdendo grande parte de sua potencialidade. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos
I. uma disputa semelhante aos jogos eletrônicos, eficaz no desenvolvimento do raciocínio.
II. classificar os...
Por letramento digital compreende-se a capacidade que tem o indivíduo de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática ou sala de vídeo. São habilidades desenvolvidas no letramento digital.
I. Comunicação eficiente, segurança digital, colaboração.
II. Marcadores Sociais, Blogs, Vídeos Conferencias.
III. Wikis, comunidades online, microblogging.
IV. Compreensão e inserção cultural e digital, criatividade, curadoria.
V. Habilidades funcionais, raciocínio crítico e avaliação.
...Analise a charge a seguir.

Ela apresenta o(a)(as)
Leia com atenção a proposição e assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) par as FALSAS.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Como modalidade da Educação Básica, a Educação Especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar o(a)
I. dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensino e aprendizagem.
III. desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o cumprimento...
Imagine que uma criança do 2º Ano do Ensino Fundamental gosta muito de sua professora, ela a considera linda, paciente, carinhosa e tranquila.
Em um dia, porém, ela se espanta: a professora tão calma e paciente fica extremamente irritada com um colega de sala que derrama o suco na carteira. Essa irritação é uma nova informação para a sua concepção a respeito da professora.
Como será que ela irá assimilar este comportamento tão diferente dos demais que ela vinha emitindo? Ela