Durante uma atividade prática para responder à pergunta “...

Durante uma atividade prática para responder à pergunta “De que se alimentam as plantas?”, o professor propôs um experimento em que a turma, dividida em grupos, acompanhou o desenvolvimento de plantas da mesma espécie, durante uma semana. Cada grupo recebeu quatro mudas a, b, c e d. As mudas b e d foram colocadas dentro de sacos plásticos transparentes, amarrados após a retirada do excesso de ar; as plantas a e b permaneceram em ambiente iluminado, enquanto c e d ficaram no escuro.

Em seguida, explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, o professor pediu que eles explicassem o objetivo das condições variáveis (saco plástico, total escuridão), qual o resultado esperado em cada caso e por quê. Após o prazo, os alunos registraram os resultados: descreveram a aparência das plantas, mediram suas alturas e elaboraram um gráfico. Os resultados obtidos foram comparados com aqueles previstos e os estudantes foram incentivados a buscar as informações teóricas necessárias para explicá-los na biblioteca e na sala de informática. Acerca da atividade descrita, são feitas as seguintes afirmativas:

I Permite desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo, capacitando o indivíduo a agir cooperativamente para a construção do conhecimento.

II É um experimento demonstrativo, onde o aluno observa o fenômeno para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

III Amplia a concepção dos alunos a respeito da fotossíntese, pois “fazer” Ciência é garantia de construção de conhecimento.

IV Baseia-se na problematização do estudo da fotossíntese e permite o desenvolvimento de diferentes ações cognitivas, como interpretação de gráficos e elaboração de hipóteses.

Das afirmativas, estão corretas apenas:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis