Questões sobre Planejamento de Ensino

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. Considerando as três modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A avaliação formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.

( ) A avaliação diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.

( ) A Avaliação formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.

( ) A avaliação diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.

( ) A avaliação somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento do aluno, reorientando a aprendizagem.

A sequência correta, de cima para baixo é:

  • A. V, F, V, V, F.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. F, F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

Os métodos de ensino partem de um saber fundado na experiência dos estudantes e o trabalho docente relaciona a prática vivida pelos estudantes com os conteúdos escolares.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando-se as ideias do texto precedente como referência inicial, é correto afirmar que uma ação afirmativa deve ser vista como

  • A. injusta, por beneficiar alguns em detrimento de outros.
  • B. uma política social para redução das desigualdades.
  • C. uma ação pública restrita às políticas governamentais.
  • D. afirmação da desigualdade, do preconceito e do racismo.
  • E. uma ação paternalista, que cria dependência.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem, julgue os próximos itens. A concepção formativa da avaliação considera os erros e acertos do aluno como ponto de partida para uma investigação docente, que orienta a ação pedagógica.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A partir da tirinha acima, julgue os itens subsequentes, considerando a intencionalidade da prática pedagógica e suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula.

O ensino das ciências da natureza nos anos iniciais tem como objetivo o desenvolvimento da cidadania, por meio da utilização dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. No intuito de democratizar a educação, as metodologias adotadas devem ser pautadas pelo tecnicismo e pela pedagogia liberal.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O professor, no processo de produção de textos escritos, deve basear a sua prática didático-pedagógica na expectativa de que o aluno:
  • A. “saiba utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua comunidade na produção de textos”.
  • B. “considere possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais”.
  • C. “utilize com propriedade e desenvoltura os padrões da escrita em função das exigências do gênero e das condições de produção”.
  • D. “planeje a fala pública usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos”.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com referência aos temas transversais, eles “abrem a possibilidade de um trabalho integrado de várias áreas”, oferecendo bastantes possibilidades de uso efetivo das linguagens oral e escrita. Que situação de uso da língua portuguesa NÃO deve enquadrar-se nessas possibilidades?
  • A. O uso da língua portuguesa com o valor instrumental de ler, produzir, corrigir e revisar textos.
  • B. A convivência com outras posições ideológicas, permitindo o exercício democrático.
  • C. A possibilidade de expressão autêntica acerca de questões efetivas.
  • D. A diversidade das opiniões e as formas de enunciá-las.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS tem por função disponibilizar as representações que permitam ao cidadão agir, tomar decisão e compreender o que está em jogo no discurso dos especialistas.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação às estratégias e práticas no ensino de física, julgue os itens a seguir. A relativamente recente preocupação com as diferentes formas de aprender está ensejando uma diversidade de métodos de ensinar, relacionada à diversidade de recursos didáticos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: