3181
Q104824
3182
Q104823
A alternativa que descreve a sintaxe correta ao descrever um objeto em um diagrama de sequências UML 2.0 é:
3183
Q104822
O Processo Unificado Rational (RUP) define quatro fases distintas no desenvolvimento de software. A fase de construção, onde funcionalidades são desenvolvidas, integradas no produto e testadas, termina com um artefato também conhecido como beta release. A alternativa que representa o marco da fase de construção é:
3184
Q104821
Scrum e Kanban são metodologias de gerenciamento de projetos de software populares entre praticantes do desenvolvimento ágil. Um aspecto de divergência entre as duas metodologias é:
3185
Q104819
O Manifesto Ágil lista valores seguidos por desenvolvedores com a finalidade de melhorar a maneira pela qual o software é desenvolvido. A alternativa que se encontra no manifesto é:
3186
Q104818
3187
Q104816
Considere a tabela de um banco de dados relacional R( A, B, C, D ) onde os atributos A e B, separadamente, são identificadores. Nesse caso, o processo de normalização da tabela R requer que, entre outras, seja preservada a dependência funcional:
3188
Q104814
No âmbito do projeto de bancos de dados, os Axiomas de Armstrong têm um importante papel porque permitem a derivação de dependências funcionais. Uma derivação que NÃO é válida é:
3189
Q104812
3190
Q104810
João implementou um banco de dados no MS SQL Server que possui uma tabela contendo textos de sentenças judiciais, que são atualizadas esporadicamente, e disponibilizou um aplicativo que permite consultas nessa base de dados. Alguns de seus clientes, entretanto, precisam efetuar consultas onde é preciso localizar registros que possuem duas ou mais palavras próximas umas da outras, como por exemplo, “menor de idade”. Para que as consultas produzidas pelo aplicativo possam resolver esse tipo de requisição com tempos de resposta aceitáveis, a solução adequada para João seria a utilização de: