A Análise por Pontos de Função (APF) dimensiona o softwa...

A Análise por Pontos de Função (APF) dimensiona o software considerando a perspectiva do usuário e quantificando a funcionalidade que ele proporciona ao seu usuário final. Para o usuário, uma aplicação é um conjunto de funções ou atividades do negócio que o beneficiam na realização de suas tarefas. Segundo a Análise por Pontos de Função (APF) essas funções são divididas em 5 grupos. Com relação a essa divisão é correto afirmar que no grupo arquivo lógico interno estão as funções que representam

  • a.

    as atividades que, através de uma requisição de dados (entrada), gera uma aquisição e exibição imediata de dados (saída).

  • b.

    as atividades da aplicação (processos) que têm como resultado a extração de dados da aplicação.

  • c.

    as necessidades de grupos de dados logicamente relacionados, utilizados pela aplicação, mas que sofrem manutenção a partir de outra aplicação.

  • d.

    os requerimentos de armazenamento de grupos de dados logicamente relacionados, cuja manutenção é efetuada pela própria aplicação.

  • e.

    as atividades vindas diretamente do usuário, por meio de um processo lógico único, com o objetivo de inserir, modificar ou remover dados dos arquivos lógicos internos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes, acerca do processo administrativo, da prescrição, da decadência e do regime jurídico do servidor público.

A lei que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal assegura ao administrado a possibilidade de fazer-se assistido por advogado.

Resolva a questão aqui ›


Considerando-se o desenvolvimento textual, afirma-se corretamente que

Resolva a questão aqui ›


Um pesquisador, vinculado a uma instituição hospitalar universitária, após ter obtido resultados favoráveis de um estudo clínico em animais relativo aos efeitos de um novo medicamento e ter seguido os protocolos do desenho metodológico de natureza científica e dos princípios éticos que regulamentam a pesquisa em animais, decidiu fazer um ensaio clínico para avaliar o regime de quimioterapia desse medicamento em pacientes com câncer. Ele elegeu como sujeitos da pesquisa pacientes aos quais prestava atendimento médico nesse hospital universitário e que tinham, por seu baixo poder aquisitivo, dificuldade de acesso a serviços de saúde. O pesquisador selecionou, entre esses sujeitos, pacientes para caso-controle e comunicou ao grupo, com o conhecimento da equipe de saúde local, a introdução desse medicamento no regime terapêutico.

Considerando a situação e as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes, que versam acerca dos princípios éticos e dos atos regulatórios envolvidos na realização de pesquisas em seres humanos.

Como o protocolo recebeu aprovação do comitê de ética em pesquisa em animais e os resultados foram favoráveis, o pesquisador, por integrar instituição universitária que se encontra autorizada a realizar estudos envolvendo liberação de novas drogas, poderá prescindir, para a avaliação desse novo medicamento em seres humanos, de nova aprovação do protocolo pelo comitê de ética em pesquisa.

Resolva a questão aqui ›