A tabela que contém os campos abaixo está na terceira forma normal.


Considerando a figura apresentada, que ilustra um modelo entidade-relacionamento, julgue os itens a seguir.
No modelo apresentado há um relacionamento do tipo ternário, pois estão envolvidos três objetos do mundo real: PARTICIPANTE, INSCRIÇÃO e ENEM.
Considerando a figura apresentada, que ilustra um modelo entidade-relacionamento, julgue os itens a seguir.
De acordo com o modelo apresentado, um PARTICIPANTE pode inscrever-se em mais de um ENEM.
Considerando a figura apresentada, que ilustra um modelo entidade-relacionamento, julgue os itens a seguir.
O atributo Data está representado corretamente nesse modelo, que habilita o uso de atributo em relacionamentos.
Considerando a figura apresentada, que ilustra um modelo entidade-relacionamento, julgue os itens a seguir.
A fim de adicionar, ao modelo, informações do ENEM, para, posteriormente, armazenar dados referentes às provas, a tarefa mais indicada é criar, para cada prova, um atributo simples na entidade ENEM.Em uma manipulação de dados SQL, é possível usar as cláusulas HAVING e WHERE na mesma consulta, conforme o exemplo a seguir.

A tecnologia Flashback do banco de dados Oracle 11g é uma solução de recuperação de dados que permite reverter os erros humanos desfazendo de forma seletiva e eficiente os efeitos de um erro. A consulta a seguir permite que o administrador saiba com precisão quando e como os dados foram alterados.
SELECT * FROM emp VERSIONS BETWEEN TIMESTAMP hora1 AND hora2 WHERE…
O trecho de código wsdl a seguir não apresenta características de uma operação SOAP de request response.

O trecho de código Java a seguir apresenta características do uso de reflexão.

A tecnologia de máquinas virtuais, que tem mais de 40 anos, permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o seu próprio sistema operacional. A grande vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não faz com que as outras falhem automaticamente.
Tendo como referência as informações apresentadas e considerando os conceitos de virtualização, julgue os itens seguintes.
Um sistema operacional hóspede do qual instruções sensíveis tenham sido intencionalmente removidas é considerado paravirtualizado.A tecnologia de máquinas virtuais, que tem mais de 40 anos, permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o seu próprio sistema operacional. A grande vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não faz com que as outras falhem automaticamente.
Tendo como referência as informações apresentadas e considerando os conceitos de virtualização, julgue os itens seguintes.
Com a tecnologia de máquinas virtuais, o hipervisor do tipo 1 é o único software que funciona no modo núcleo.A tecnologia de máquinas virtuais, que tem mais de 40 anos, permite que um único computador hospede múltiplas máquinas virtuais, cada uma com o seu próprio sistema operacional. A grande vantagem dessa abordagem é que a falha em uma das máquinas virtuais não faz com que as outras falhem automaticamente.
Tendo como referência as informações apresentadas e considerando os conceitos de virtualização, julgue os itens seguintes.
Nas CPUs com VT (virtualization technology), quando o sistema operacional hóspede executa uma instrução sensível, tem-se uma interrupção para o núcleo. O hipervisor pode inspecionar a instrução para verificar se ela originou-se do sistema operacional hóspede na máquina virtual ou de um programa de usuário no mesmo...
Considerando o modelo hipotético apresentado nessa figura, julgue os itens a seguir.
Caso o computador servidor do MEC se comunique com outros servidores para atender a uma solicitação específica, o modelo cliente-servidor não poderá ser considerado como um recurso centralizado para a rede inteira. Além disso, esse modelo não permite que a base de dados seja utilizada para eliminar dados redundantes.
Considerando o modelo hipotético apresentado nessa figura, julgue os itens a seguir.
No modelo apresentado, o servidor local da escola pode ser considerado cliente dos serviços oferecidos pelos equipamentos do MEC.
Considerando o modelo hipotético apresentado nessa figura, julgue os itens a seguir.
O cliente escola deve ter conhecimento de como os serviços são processados, apesar de eles serem encapsulados no servidor.
Considerando o modelo hipotético apresentado nessa figura, julgue os itens a seguir.
No modelo hipotético apresentado, o servidor do MEC é uma entidade passiva, ao passo que a estação cliente é uma entidade ativa.
Considerando o modelo hipotético apresentado nessa figura, julgue os itens a seguir.
Caso o servidor do MEC front end execute as consultas no sistema gerenciador de banco de dados (DBMS) e retorne os resultados ao cliente, haverá divisão do processamento entre dois sistemas, o que torna complexa a programação para os analistas.
Considerando o modelo hipotético apresentado nessa figura, julgue os itens a seguir.
A aplicação utilizada pela estação aluno para acessar, por meio da internet, dados do servidor do MEC, costuma usar uma arquitetura em duas camadas: um navegador cliente e em um servidor de banco de dados relacional.
Considerando o modelo apresentado nessa figura, julgue os itens subsecutivos, acerca de modelagem de dados.
Mesmo que ao modelo apresentado seja incluída uma tabela de categorias de produtos, relacionada diretamente à tabela de produtos, ele não poderá ser considerado um modelo snow flake.
Considerando o modelo apresentado nessa figura, julgue os itens subsecutivos, acerca de modelagem de dados.
O modelo apresentado é do tipo estrela e nele todas as dimensões relacionam-se diretamente com a tabela fato. Suas principais características são a redução do número de joins, a baixa manutenção e a repetição de informações nas tabelas de dimensão.
Considerando a linguagem de definição de dados, a qual define a tabela pais apresentada, bem como os dados inseridos na sequência, julgue os itens a seguir.
Para inserir, no Oracle, um atributo denominado pa_tamanho de valor numérico de capacidade de 7 valores inteiros de 2 dígitos, deve-se utilizar o comando a seguir.
alter table pais add column pa_tamanho float(7,2)

Considerando a linguagem de definição de dados, a qual define a tabela pais apresentada, bem como os dados inseridos na sequência, julgue os itens a seguir.
Ao executar o comando de consulta a seguir, o resultado obtido será India.
select pa_nome from pais where pa_codigo = (select max(pa_codigo) from pais)
O comando a seguir criará uma sequência que será reiniciada assim que seu valor chegar a 100.
create sequence max_value 100 roundrobin min 1 max 100;
Situação hipotética: Considere que a seguinte expressão SQL seja executada em um ambiente POSTGRES.

Considere que, no projeto físico de um banco de dados de fornecedores, o seguinte esquema tenha sido criado:

Considerando a tabela aluno (id, curso, disciplina, notafinal, sexo) de um banco de dados relacional, o comando SQL que permite obter o nome da disciplina e a média das notas finais por disciplina apenas para os alunos do sexo igual a 'F' e para as disciplinas com média abaixo de 5 é o apresentado a seguir.
SELECT disciplina, AVG(notafinal) FROM aluno WHERE sexo='F' GROUP BY disciplina HAVING AVG(notafinal)<5
A operação relacional PRODUTO CARTESIANO (ou PRODUTO CRUZADO), representa uma operação binária de conjunto nas relações nas quais ela é aplicada e é usada para combinar as tuplas de duas relações de forma combinatória. Corresponde à formação de uma lista de tabelas na cláusula FROM, como exemplificado a seguir.
SELECT aluno.matricula, nota.valor FROM aluno, nota
Considere que uma tabela denominada PESSOA contenha informações do cpf, do nome e do sexo de uma pessoa. Considere, ainda, que essa tabela tenha sido criada e alimentada em um SGBD relacional e que os valores do campo sexo de todos os registros da tabela são 0M0 ou 0F0. Nessa situação, quando são executados os comandos SQL formados fidedignamente a partir da interpretação das representações no formato de álgebra relacional presentes nos itens (i), (ii) e (iii) listados a seguir, esses comandos serão executados corretamente em SGBDs relacionais e seus resultados serão conjuntos de tuplas idênticas no número de linhas, de colunas, e de to...
Os smartphones se tornaram para muitas pessoas a principal forma de acesso à Internet, principalmente para se checar e-mails e redes sociais, ver mapas de localização, procurar notícias e músicas. Pela primeira vez, o tempo diário gasto em dispositivos móveis ultrapassou o consumo de TV no Brasil e nos Estados Unidos da América. Entretanto, para que esse acesso seja eficiente e produtivo, é fundamental que normas e procedimentos sejam seguidos para publicação de conteúdos mobile, e que seus pontos fortes e suas limitações sejam compreendidos, pois a utilização de tecnologias que se encaixam nessas condições é fundamental para o sucesso do conteúdo.
A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
O usuário da Web deve conseguir acessar...Os smartphones se tornaram para muitas pessoas a principal forma de acesso à Internet, principalmente para se checar e-mails e redes sociais, ver mapas de localização, procurar notícias e músicas. Pela primeira vez, o tempo diário gasto em dispositivos móveis ultrapassou o consumo de TV no Brasil e nos Estados Unidos da América. Entretanto, para que esse acesso seja eficiente e produtivo, é fundamental que normas e procedimentos sejam seguidos para publicação de conteúdos mobile, e que seus pontos fortes e suas limitações sejam compreendidos, pois a utilização de tecnologias que se encaixam nessas condições é fundamental para o sucesso do conteúdo.
A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Os dispositivos móveis operam em um con...O diagrama a seguir representa corretamente as etapas envolvidas entre a concepção e o produto final de um conteúdo audiovisual.

A figura a seguir representa um modelo de formulário eletrônico.

As fases da prototipação, com a indicação do início e fim de todo processo, estão corretamente representadas na figura seguinte.

O seguinte trecho de código HTML está em desacordo com as recomendações do eMAG.

World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. É dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, já que, de outro modo, poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas. Acessibilidade é um conceito de inclusão que afeta diretamente o desenvolvimento de sistemas e aplicativos de navegação digital, incluindo o design visual e interativo.
Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos, relacionados à acessibilidade na Internet.
Para facilitar a navegação em páginas textuais da Internet acessíveis a cegos ou pessoas com deficiências visuais, deve-se organizar hierarquicamente a ...World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. É dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, já que, de outro modo, poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas. Acessibilidade é um conceito de inclusão que afeta diretamente o desenvolvimento de sistemas e aplicativos de navegação digital, incluindo o design visual e interativo.
Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos, relacionados à acessibilidade na Internet.
As relações de cores entre os elementos gráficos nas telas de computadores e nos dispositivos são importantes para as questões de acessibilidade.World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. É dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, já que, de outro modo, poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas. Acessibilidade é um conceito de inclusão que afeta diretamente o desenvolvimento de sistemas e aplicativos de navegação digital, incluindo o design visual e interativo.
Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos, relacionados à acessibilidade na Internet.
O formato gráfico recomendado pelo W3C para imagens rasterizadas (pixel) é o JPG.World Wide Web Consortium (W3C) é a principal organização de padronização da World Wide Web. É dever de todo desenvolvedor Web respeitar e seguir os padrões de acessibilidade do W3C, já que, de outro modo, poderá impor barreiras tecnológicas a diversas pessoas, desestimulando e até mesmo impedindo o acesso a suas páginas. Acessibilidade é um conceito de inclusão que afeta diretamente o desenvolvimento de sistemas e aplicativos de navegação digital, incluindo o design visual e interativo.
Considerando essas informações, julgue os itens subsecutivos, relacionados à acessibilidade na Internet.
JavaScript é uma linguagem de programação interpretada que opera com os elementos de sintaxe de programação estruturada da linguagem C.Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
A impressão por quadricromia é prepara...Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
JPG é o mais confiável formato de conf...Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
Caso o modelo de cor de um arquivo grá...Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
Se os ângulos de inclinação das retícu...Na década de 60 do século passado, ao definir o mundo como aldeia global a partir do impacto da televisão na sociedade contemporânea, Marshall McLuhan anunciava o fim da era de Gutenberg, ou seja, o fim dos impressos. Com o advento da informática e da computação gráfica na virada do século, estão cada vez mais evidentes os efeitos das tecnologias eletrônica e digital na mídia impressa, como, por exemplo, a redução e o desaparecimento de jornais. Apesar disso, as artes gráficas e a comunicação impressa ocupam nichos especiais na comunicação e na informação modernas, com a incorporação das novas tecnologias de impressão, papel e outros suportes.
Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.
Quando se elabora o design gráfico de ...O uso dos computadores alterou radicalmente os processos de criação e elaboração de imagens a partir dos anos 90 do século passado. Antes, o designer gráfico trabalhava com tinta, papel, pincéis, filme fotográfico, régua, esquadro e prancheta. O computador pessoal reuniu digitalmente todo esse material, transformando o artista-criador também em arte-finalista e, de certa forma, em uma espécie de técnico de informática. Fotos, ilustrações e texto passaram a ter um modo diferenciado de tratamento. O computador proporcionou também acesso direto ao design audiovisual e à animação.
A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
No que se refere à redução do tamanho digital de imagens, com uma gama variada de cores, a exemplo de fotografia...O uso dos computadores alterou radicalmente os processos de criação e elaboração de imagens a partir dos anos 90 do século passado. Antes, o designer gráfico trabalhava com tinta, papel, pincéis, filme fotográfico, régua, esquadro e prancheta. O computador pessoal reuniu digitalmente todo esse material, transformando o artista-criador também em arte-finalista e, de certa forma, em uma espécie de técnico de informática. Fotos, ilustrações e texto passaram a ter um modo diferenciado de tratamento. O computador proporcionou também acesso direto ao design audiovisual e à animação.
A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
O formato GIF é considerado mais adequado para imagens digitais de cor chapada como, por exemplo, textos-imagem.O uso dos computadores alterou radicalmente os processos de criação e elaboração de imagens a partir dos anos 90 do século passado. Antes, o designer gráfico trabalhava com tinta, papel, pincéis, filme fotográfico, régua, esquadro e prancheta. O computador pessoal reuniu digitalmente todo esse material, transformando o artista-criador também em arte-finalista e, de certa forma, em uma espécie de técnico de informática. Fotos, ilustrações e texto passaram a ter um modo diferenciado de tratamento. O computador proporcionou também acesso direto ao design audiovisual e à animação.
A partir dessas informações, julgue os próximos itens.
GIF animado é um arquivo GIF que inclui múltiplas imagens, ou quadros, que são apresentados sequencialmente quan...
Considerando a figura apresentada, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao programa Flash.
No Stage, o conteúdo da camada 2 sofre alterações ao longo dos quadros de 1 a 16, ao passo que o conteúdo da camada 1 não apresenta alterações.
Considerando a figura apresentada, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao programa Flash.
Na figura apresentada, o elemento objeto_01, constante da camada 3, é visível no Stage.
Considerando a figura apresentada, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao programa Flash.
Na camada 4 da referida figura, é apresentado um comando que altera a animação apenas quando esta atinge o quadro-chave 16.
Considerando a figura apresentada, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao programa Flash.
No Flash, para se remover um quadro-chave (keyframe) da timeline, é suficiente selecioná-lo e pressionar a tecla

Considerando a figura apresentada, julgue os itens subsecutivos no que se refere ao programa Flash.
A duração da animação até o quadro 12 foi igual a 0,5 segundo.
De acordo com o trecho de código apresentado, julgue os itens subsequentes.
O trecho de código $email = $_REQUEST['email']; indica que a variável $email recebe como parâmetro o email do administrador do portal prova.com.
De acordo com o trecho de código apresentado, julgue os itens subsequentes.
O código apresentado é um exemplo de formulário para enviar email em PHP e está sintaticamente correto.
De acordo com o trecho de código apresentado, julgue os itens subsequentes.
O código mail($admin_email, "$subject", $comment, "From:" . $email); usa a função mail definida no PHP e recebe como parâmetros os dados que formam o mail a ser enviado.
Com base no trecho de código apresentado, julgue os próximos itens.
O trecho de código está incorreto sintaticamente porque a tag XMLNS já se encontra em desuso desde a versão 1 do HTML.
Com base no trecho de código apresentado, julgue os próximos itens.
O código apresentado ilustra um exemplo de redirecionamento considerando refresh e tempo de 0 segundo.
O trecho de código apresentado faz parte de um arquivo completo em HTML e PHP. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
O trecho do código session_start(); conforme sua posição no código dado, está no local errado segundo o que preconiza o uso de sessão em PHP.
O trecho de código apresentado faz parte de um arquivo completo em HTML e PHP. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.
O trecho de código apresentado parte do pressuposto que os parâmetros de username e password foram recebidos neste código, oriundos de outro formulário.

Considerando o trecho de código apresentado e os formulários web, julgue os itens a seguir.
O método POST, especificado no código, indica que será utilizada uma caixa postal no endereço f1.cgi no site www.prova.com.
Considerando o trecho de código apresentado e os formulários web, julgue os itens a seguir.
O trecho de código está correto sintaticamente e apresenta um formulário com três opções ao usuário.
está sintaticamente correto no padrão XHTML 5. 
Considerando o trecho de código apresentado, julgue os próximos itens.
O código estabelece um padrão de formatação de imagem em cinco níveis que pode ser aplicado com CSS (cascading style sheets).
Considerando o trecho de código apresentado, julgue os próximos itens.
O trecho de código
determina que o nome do menu de imagem é nav e que seu tipo é id. 
Com base na imagem da classe Java apresentada, julgue os itens seguintes.
O tipo int é um tipo primitivo Java.
Com base na imagem da classe Java apresentada, julgue os itens seguintes.
A classe não compilará, pois houve erro durante a conversão dos tipos de dados na linha 7.
Com base na imagem da classe Java apresentada, julgue os itens seguintes.
A classe não irá compilar, por causa do operador "+=", utilizado na linha 8.
Com base na imagem da classe Java apresentada, julgue os itens seguintes.
A classe irá executar e será impresso no console de saída o valor 20.
Com base na imagem da classe Java apresentada, julgue os itens seguintes.
A classe irá compilar, mas não executará, porque apresentará erro em tempo de execução.
Considerando os dados apresentados nas tabelas, julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos e comandos SQL.
Quando aplicadas na coluna VALOR_CD da tabela CD, as funções AVG e STDDEV retornam a média aritmética e o desvio-padrão dos preços dos CDs, respectivamente.
Considerando os dados apresentados nas tabelas, julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos e comandos SQL.
O comando a seguir apresentará como resultado uma tabela com 3 linhas.


Considerando os dados apresentados nas tabelas, julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos e comandos SQL.
Assumindo que cada cantor vendeu apenas uma unidade de cada CD de sua autoria, o comando a seguir apresentará o ganho total de cada um deles.


Considerando os dados apresentados nas tabelas, julgue os itens subsequentes, a respeito de conceitos e comandos SQL.
Considere o comando abaixo.


Com base no comando SQL apresentado, julgue os itens subsequentes.
A cláusula NULL na coluna CPF indica que o conteúdo dessa coluna pode ser zero, já que ela é do tipo DECIMAL (11,0).
Com base no comando SQL apresentado, julgue os itens subsequentes.
A tabela TABELA_NACIONALIDADE deve ter uma coluna de nome DESCRICAO_NACIONALIDADE para obter o texto equivalente a cada código.
Com base no comando SQL apresentado, julgue os itens subsequentes.

Com base no comando SQL apresentado, julgue os itens subsequentes.
Mais de uma PESSOA pode ter o mesmo NOME e a mesma NACIONALIDADE.
Com base no comando SQL apresentado, julgue os itens subsequentes.
A tabela criada terá quatro colunas.Para inserir uma nova coluna em uma tabela já existente, a DDL utiliza o comando ALTER, como no exemplo a seguir.
ALTER TABLE CLIENTE ADD NOME CHAR(50) UNIQUE
Considerando que o algoritmo seguinte possui um arranjo A que armazena n > 3 elementos, é correto afirmar que a saída (s) será a soma dos elementos das células ímpares de A.

Dado o vetor[] com n > 3 elementos numéricos e inteiros, o algoritmo apresentado por seleção resultará no mesmo vetor com os elementos ordenados na ordem decrescente.

O algoritmo apresentado a seguir, desenvolvido na linguagem Java, retornará true se não houver elementos comuns entre os arranjos a, b e c, ou seja, se os três conjuntos forem disjuntos.

Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que for...
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que for...
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que for...
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que for...
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que for...
Considere que, em um documento de requisitos, foram elencadas as seguintes necessidades a serem supridas por meio de padrões de projeto:
I implementar um padrão de criação que possibilite a separação entre a construção de um objeto complexo e sua representação de modo que esse processo de construção possa criar diferentes representações;
II implementar um padrão que evite vínculo permanente entre uma abstração e sua implementação;
III implementar um padrão que, sem violar o encapsulamento e a captura, externalize o estado interno de um objeto e permita que posteriormente ele seja restaurado a esse estado;
IV implementar um padrão que permita a variação do algoritmo independentemente dos clientes que o utilizam;
V implementar um padrão que for...
Na figura seguinte, o diagrama de classe indica que ISensor é interface fornecida da classe TheftAlarm, ou seja, ISensor é um serviço implementado e que suporta as características e restrições da classe.

O diagrama de sequência a seguir indica que o fragmento combinado par representa a execução paralela dos comportamentos nele inseridos.

A figura seguinte mostra a relação entre dois estados de ação na UML. Nesse caso, a correta interpretação é que, após e toda vez que a ação protected node for executada, o nó handlerbody node também será executado.

No diagrama de atividades, a figura a seguir indica uma ação de evento de tempo e, por considerar o tempo necessário ao disparo do evento, pode ser comparada a uma trigger.

Considere as seguintes configurações de servidores de banco de dados (SBD):
I O controle de concorrência do servidor X foi configurado para o tipo bloqueio de modo múltiplo.
II Especificamente na tabela T do servidor X, foram criados, em dois campos distintos, dois índices (IdxA e IdxB) contendo apenas um campo para cada um: o primeiro, IdxA, do tipo primário, e o segundo, IdxB, do tipo secundário, em um campo não chave.
III Dois servidores foram configurados para trabalhar de forma distribuída do tipo SBDF (sistemas de banco de dados federado), com intuito primordial de garantir mais disponibilidade, no caso de falha de um dos servidores.
IV O servidor Z foi configurado com um sistema do tipo orientado a objeto.
Com base nessas configurações...
Considere as seguintes configurações de servidores de banco de dados (SBD):
I O controle de concorrência do servidor X foi configurado para o tipo bloqueio de modo múltiplo.
II Especificamente na tabela T do servidor X, foram criados, em dois campos distintos, dois índices (IdxA e IdxB) contendo apenas um campo para cada um: o primeiro, IdxA, do tipo primário, e o segundo, IdxB, do tipo secundário, em um campo não chave.
III Dois servidores foram configurados para trabalhar de forma distribuída do tipo SBDF (sistemas de banco de dados federado), com intuito primordial de garantir mais disponibilidade, no caso de falha de um dos servidores.
IV O servidor Z foi configurado com um sistema do tipo orientado a objeto.
Com base nessas configurações...
Considere as seguintes configurações de servidores de banco de dados (SBD):
I O controle de concorrência do servidor X foi configurado para o tipo bloqueio de modo múltiplo.
II Especificamente na tabela T do servidor X, foram criados, em dois campos distintos, dois índices (IdxA e IdxB) contendo apenas um campo para cada um: o primeiro, IdxA, do tipo primário, e o segundo, IdxB, do tipo secundário, em um campo não chave.
III Dois servidores foram configurados para trabalhar de forma distribuída do tipo SBDF (sistemas de banco de dados federado), com intuito primordial de garantir mais disponibilidade, no caso de falha de um dos servidores.
IV O servidor Z foi configurado com um sistema do tipo orientado a objeto.
Com base nessas configurações...
Considere as seguintes configurações de servidores de banco de dados (SBD):
I O controle de concorrência do servidor X foi configurado para o tipo bloqueio de modo múltiplo.
II Especificamente na tabela T do servidor X, foram criados, em dois campos distintos, dois índices (IdxA e IdxB) contendo apenas um campo para cada um: o primeiro, IdxA, do tipo primário, e o segundo, IdxB, do tipo secundário, em um campo não chave.
III Dois servidores foram configurados para trabalhar de forma distribuída do tipo SBDF (sistemas de banco de dados federado), com intuito primordial de garantir mais disponibilidade, no caso de falha de um dos servidores.
IV O servidor Z foi configurado com um sistema do tipo orientado a objeto.
Com base nessas configurações...
Considere as seguintes informações referentes à configuração de servidores JBoss AS 7 (JBoss Application Server 7):
I Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum. Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina.
II Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client.
III Em um servidor C, foi instalada uma única inst...
Considere as seguintes informações referentes à configuração de servidores JBoss AS 7 (JBoss Application Server 7):
I Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum. Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina.
II Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client.
III Em um servidor C, foi instalada uma única inst...
Considere as seguintes informações referentes à configuração de servidores JBoss AS 7 (JBoss Application Server 7):
I Há dois modos de se iniciar e configurar o JBoss AS 7: domain ou server group; e standalone. O primeiro modo provê alta disponibilidade e permite tanto a utilização do JBoss como controlador de domínio quanto a ocorrência de mais de uma instância em um mesmo ponto de controle, compartilhando políticas de gerenciamento em comum. Ao contrário do modo domain, o segundo modo possibilita apenas uma instância do JBoss AS 7 em cada máquina.
II Dois servidores JBoss AS 7 foram instalados em máquinas físicas distintas, utilizando, consequentemente, JVM também distintas, em modo remote standalone client.
III Em um servidor C, foi instalada uma única inst...
A partir da interpretação do trecho JSF (JavaServer Faces), versão 2, no código a seguir, verifica-se que uma providência válida é configurar o managed-bean clientePage no arquivo faces-config.xml.
A adoção de Padrões de Projetos está entre as melhores práticas de desenvolvimento de sistemas. O seguinte código Java Script implementa qual tipo de Padrão de Projeto?

Qual a interpretação para o seguinte comando da linguagem SQL?

Analise a seguinte função e indique qual o seu problema:

Assim como as procedures, com PL/SQL é possível criar functions. Qual das alternativas abaixo está ERRADA em relação ao comando baixo?

Com PL/SQL é possível trabalhar com procedures para reaproveitar código. Uma procedure pode aceitar argumentos e ser chamada por um programa, uma sessão SQL ou uma trigger. Desta forma, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao código abaixo.

As tabelas podem ser particionadas para melhorar o desempenho do banco de dados e muitos SGBDs têm suporte ao comando PARTITION. Responda qual a alternativa INCORRETA em relação ao comando abaixo?

Constraints são restrições aplicadas as colunas para controlar as inserções de dados na tabela do banco de dados. Veja o código SQL abaixo e responda a alternativa CORRETA.

Qual o resultado obtido com o comando SQL abaixo?

Qual o resultado obtido com o comando SQL abaixo?

Qual a interpretação para o que faz o seguinte código CSS (Cascading Style Sheets) ?

Qual a interpretação para o que faz o seguinte código HTML?

O resultado final do algoritmo em português estruturado apresentado abaixo é 13524.

A virtualização é a tecnologia central de um datacenter e, basicamente, a virtualização transforma servidores físicos em servidores virtuais. Para usuários domésticos, essa tecnologia pode ser utilizada para testar softwares e, assim, observar possíveis mudanças que determinadas instalações podem provocar. Já nas indústrias, há uma grande vantagem, uma vez que os computadores estão com mais recursos e, dessa forma, é possível virtualizar vários servidores em uma mesma máquina. A virtualização pode ser classificada em três tipos na arquitetura x86. Levando‐se em conta as classificações a seguir, relacione adequadamente as colunas.

A sequência está correta em
O LVM (Logical Volume Manager) pode ser utilizado em servidores Linux, pois oferece uma capacidade de ajustes dinâmicos dos seus volumes, como também flexibilidade e eficiência para lidar com as constantes evoluções nas necessidades de armazenamento. Com a utilização do LVM, pode‐se adicionar partições de discos físicos ao conjunto de espaço, que são chamados grupos de volume. Acerca do LVM, analise as afirmativas.
I. Volumes lógicos são usados de cima para baixo, mas são criados de baixo para cima.
II. Os comandos para trabalhar com cada componente LVM começam com as letras pv, vg e lv.
III. O LVM não suporta recursos avançados, como espelhamento e clusters.
IV. Se ficar sem espaço em um volume lógico, pode‐se adicionar espaço a ele, mas ...
Assim como nos diversos programas de várias aplicações, os atalhos também são importantes em se tratando de Sistema Operacional. No Windows 7 da Microsoft, vários atalhos podem ser utilizados, agilizando, dessa forma, a utilização do sistema e, muitas vezes, mudando configurações, ganhando, assim, tempo. As teclas de função têm papéis de grande utilidade na aplicação do sistema e, combinadas com outras teclas, aumentam o leque de opções para utilização. Complete os parênteses a seguir com as respectivas teclas de função (F1 a F12).
( ) Exibe a lista da barra de endereços no Windows Explorer.
( ) Ativa a barra de menu no programa ativo.
( ) Renomeia o item selecionado.
( ) Circula entre os elementos da tela dentro da janela ou na área de trabalho.
...A transmissão multimídia pela internet atingiu um nível muito alto e é necessário que as conexões apresentem qualidade. Uma área das redes de computadores, a QoS (Quality of Service — Qualidade de Serviço), se preocupa com tal procedimento. Acerca das áreas de estudo de QoS, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em
Muitas organizações possuem computadores centralizados, os chamados mainframes, e dispositivos de armazenamento, como rolos de fitas, storage etc., em seus data centers. Com a crescente evolução e, de certa forma, facilidade em armazenamento, possibilitaram que departamentos e/ou empresas tivessem seus próprios servidores e, assim, armazenassem as informações desejadas. Em implementações iniciais de sistemas abertos, o armazenamento, geralmente, era interno no servidor. De maneira a superar essas e outras dificuldades encontradas, a tecnologia de armazenamento evoluiu de armazenamento interno, não inteligente, para armazenamento em rede e, dessa forma, inteligente. Sobre os destaques na evolução desta tecnologia, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. RAID (Redundant A...
Segundo o PMBOK 4ª edição, o gerente de projeto é responsável por planejar, implementar e completar o projeto. Sobre as habilidades necessárias em um gerente de projetos, relacione adequadamente as colunas.

A sequência está correta em
ITIL® é a sigla para Information Technology Infrastructure Library, que significa biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, desenvolvida pelo CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency – agência central de computação e telecomunicações), no final dos anos 80, a partir de uma encomenda do governo britânico que não estava satisfeito com o nível da qualidade dos serviços de TI. É um agrupamento das melhores práticas utilizadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia de informação de alta qualidade. A versão atual, a V3, é mais focada em serviços, reduzida a cinco livros. Sabe‐se que a V2 possuía sete livros.
Os meios para entregar resultados que os clientes desejam, a propriedade de custos e riscos e o valor para o cliente se referem a
O COBIT 5 estabelece que as organizações têm muitas partes interessadas e “criar valor” pode significar coisas diferentes e, por vezes, conflitantes para cada uma delas. Governança está relacionada com negociar e decidir entre os interesses de valor das diferentes partes interessadas. Por consequência, o sistema de governança deve considerar todas as partes interessadas ao tomar decisões sobre a avaliação. Com respeito ao enunciado acima, considere a seguinte figura do COBIT 5:

Na figura acima, I, II e III representam o que o COBIT 5 estabelece com respeito à criação de valor para as partes interessadas. Trata-se de
Considere o Modelo Nacional de Interoperabilidade − MNI do Poder Judiciário e do Ministério Público. De acordo com o estabelecido nesse modelo:

As lacunas correspondem, correta e respectivamente, ao que consta em:
A segregação de funções é um método para redução do risco de mau uso acidental ou deliberado dos sistemas. Convém que a separação da administração ou execução de certas funções ou áreas de responsabilidade seja considerada, a fim de reduzir oportunidades para modificação não autorizada ou mau uso das informações ou dos serviços.
Desta forma, recomenda-se que:
I. O início de um evento seja separado de sua autorização.
II. Sejam segregadas atividades que requeiram cumplicidade para a concretização de uma fraude como, por exemplo, a emissão de um pedido de compra e a confirmação do recebimento da compra.
III. Na possibilidade de ocorrência de conluios, sejam planejados controles de tal modo que somente uma pessoa esteja envolvida, diminuindo dessa forma ...
Considere a Resolução no 102, de 23 de Setembro de 2013 do CNMP e as seguintes situações referentes a um processo de contratação de soluções de TI:
I. No contrato ficou estabelecido que a execução da fase de Planejamento da Contratação seria desnecessária porque o tipo de contratação seria feito por inexigibilidade de licitação.
II. O contrato vedou o reembolso de despesas de transporte e hospedagem à contratada.
III. O contrato estabeleceu como obrigatória somente a fase de Planejamento da Execução porque, tratando-se de fornecedor exclusivo, foram dispensadas as fases de Seleção do Fornecedor e de Gerenciamento do Contrato.
IV. Foi vedada, no edital, a publicação da remuneração dos funcionários da contratada.
Está correto o que se afirma AP...
O Diagrama de Atividade da UML 2 é utilizado para modelar atividades, que podem ser um método ou um algoritmo, ou mesmo um processo de negócio. Sobre este diagrama, considere:
I. As partições de atividade permitem representar o fluxo de um processo que passa por diversos setores ou departamentos de uma empresa, ou mesmo um processo que é manipulado por diversos atores.
II. Um nó de bifurcação/união é um nó de controle que pode tanto dividir um fluxo em dois ou mais fluxos concorrentes (quando é chamado de nó de bifurcação), como mesclar dois ou mais fluxos concorrentes em um único fluxo de controle (quando é chamado de nó de união).
III. Um pino (ou alfinete) é um tipo de nó de objeto que representa uma entrada para uma ação ou uma saída de uma ação. São obrig...
Em uma aplicação web que utiliza Struts 2, um arquivo JSP possui o seguinte trecho de código:

Para que as tags presentes neste arquivo possam ser reconhecidas e utilizadas, no topo (início) deste arquivo, antes da abertura da tag html, deve ser utilizada a instrução
Em um site desenvolvido com HTML5 existe um arquivo chamado teste.appcache, com a lista de arquivos que serão armazenados em cache para navegação off-line. O conteúdo deste arquivo é mostrado abaixo.

Para especificar o caminho deste arquivo em uma página HTML e consequentemente ativar o cache, deve ser utilizada a instrução
Uma página web, quando interpretada em um navegador com suporte adequado à linguagem SVG, gerou a seguinte imagem:

Para gerar a imagem apresentada, entre as tags e deve existir a instrução
Considere os fragmentos de programas Phyton a seguir:

É correto afirmar que
Considere a tabela funcionario a seguir, cuja chave primária é FuncCPF, em um banco de dados relacional.

Está correto o que se afirma APENAS em
Considere a sintaxe de instrução Oracle a seguir:

Sobre esta sintaxe, é correto afirmar que
Considere a instrução Oracle PL/SQL a seguir.

Considere a existência das tabelas departamento e empregado, relacionadas de forma que cada departamento possa ter um ou muitos empregados ligados a ele. Na tabela departamento existem os campos depnro (chave primária) e depnome e na tabela empregado existem os campos empnro (chave primária), empnome, cargo, sal e depnro (chave estrangeira). Considere que em ambas as tabelas existem registros cadastrados relacionando adequadamente departamentos a empregados.
A instrução acima
No Oracle um trigger é um bloco PL/SQL armazenado no banco de dados e acionado (executado) em resposta a um evento especificado. Nesse contexto, observe o trigger a seguir:

Ao se executar a instrução UPDATE empregados SET salario = 5500 WHERE sobrenome='Souza'; é correto afirmar que
A computação em nuvem distribui os recursos na forma de serviços. Esses serviços, por sua vez, podem ser disponibilizados em qualquer uma das camadas que suportam a arquitetura para desenvolvimento em nuvem. Considere a figura abaixo:

Preenchem as lacunas I, II e III, correta e respectivamente,
Considere que a equipe de Analistas de Desenvolvimento de Sistemas do CNMP está projetando a arquitetura para o Data Warehouse (DW) da instituição, conforme mostra a figura abaixo:

É correto afirmar que esta arquitetura
Uma das recomendações do Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG versão 3.1) é “fornecer âncoras para ir direto a um bloco de conteúdo”. Para isso, apresenta a tabela abaixo, na qual são listados os mecanismos em CSS para ocultar elementos e seus efeitos na acessibilidade.

Completam corretamente as lacunas da tabela:
As tarefas de Engenharia de Requisitos ajudam a levar a um entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, quais são as necessidades do cliente e como os usuários finais irão interagir com o software. Existem sete etapas na Engenharia de Requisitos que executam funções distintas e, embora possam interagir entre si, sugerem uma ordem sequencial, qual seja:

As lacunas de I a V correspondem, correta e respectivamente, a:
Um Analista de Desenvolvimento de Sistemas do CNMP deve indicar o padrão de projeto mais adequado para ser aplicado na seguinte situação:
Uma aplicação que existe simultaneamente em um dispositivo móvel e no ambiente corporativo, necessita de um processo de sincronização entre as informações processadas no dispositivo móvel e na base corporativa. Ambas as aplicações devem se comunicar com um objeto que deve ser único para processar este sincronismo, a fim de evitar a possibilidade de criar dados na base.
O padrão de projeto corretamente indicado pelo Analista deve ser
A figura abaixo apresenta os grupos de processos de gerenciamento de projetos e como eles interagem entre si, com base no PMBoK 4a edição.

Os grupos de processos numerados de I a III correspondem, correta e respectivamente, a:
Considere que o Conselho Nacional do Ministério Público − CNMP está propondo uma mudança de processos tradicionais de desenvolvimento de sistemas para uma nova abordagem, conforme indica a figura abaixo.

Um Analista de Desenvolvimento de Sistemas do CNMP, observando a figura, afirma corretamente que a nova abordagem corresponde ao
Considere as características das normas e modelos de qualidade de software:
I. Suporta dois caminhos de melhoria usando níveis: um caminho permite que as organizações melhorem processos de forma incremental envolvendo uma ou mais áreas de processos selecionadas e o outro caminho permite que as organizações melhorem um conjunto de processos relacionados ao endereçarem sucessivamente conjuntos de áreas de processo.
II. Estabelece uma arquitetura comum para o ciclo de vida de processos de software. Contém processos, atividades e tarefas a serem aplicadas durante o fornecimento, aquisição, desenvolvimento, operação, manutenção e descarte de produtos de software, bem como partes de software de um sistema. Também se aplica à aquisição de sistemas, produtos de software e serv...
Pretende-se projetar uma rede de comunicação de dados baseada em fibras ópticas, e se dispõe de dois tipos de fibras: as monomodo e as multimodo. Estabeleceram-se os seguintes requisitos para o projeto:
1. Escolher a fibra que apresente a maior facilidade para a realização de emendas e colocação de conectores.
2. Escolher a fibra que apresente menor custo individual e dos outros materiais complementares, como conectores e componentes exigidos na aplicação.
Sobre a escolha de qual tipo de fibra utilizar, é correto afirmar que
Um programa elaborado na linguagem HTML apresenta a seguinte linha:

Sobre essa linha, é correto afirmar que ela
O CNMP adquiriu um computador cuja Unidade Central de Processamento (UCP) possui como principais características:
I. múltiplos modos de endereçamento;
II. poucos registradores, que são especializados;
III. tamanho e tempo de execução das instruções dependentes do modo de endereçamento utilizado.
Com base apenas nessas características, é correto afirmar que essa UCP pode ser classificada como
A Resolução Conjunta CNJ/CNMP no 3 de 2013, em seu Capítulo I, estabelece:

Preenche, correta e respectivamente, as lacunas:
Dentre os principais objetivos do PDTI − Plano Diretor de Tecnologia da Informação do CNMP estão:
I. Demonstrar o papel chave que a TI tem a desempenhar para o sucesso da instituição, por meio dos serviços prestados para o governo federal.
II. Estabelecer parâmetros que viabilizem as decisões relativas à gestão de serviços e recursos de TI da organização em alinhamento com as diretrizes do CNMP.
III. Dar visibilidade para a organização da lógica de atuação da área de TI e do seu valor agregado para a organização.
IV. Apontar as ações de Auditoria de TI para enfrentar os principais desafios da organização.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere as seguintes definições estabelecidas no COBIT 5:
I. Garantia de que as necessidades, condições e opções das Partes Interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados, definindo a direção através de priorizações e tomadas de decisão, e monitorando o desempenho e a conformidade com a direção e os objetivos estabelecidos.
II. Responsável pelo planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades em consonância com a direção definida pelo órgão de governança a fim de atingir os objetivos corporativos.
III. Recursos organizacionais da governança, tais como modelos, princípios, processos e práticas, por meio dos quais a ação é orientada e os objetivos podem ser alcançados. Também incluem os re...
O COBIT 5 baseia-se em cinco princípios básicos para governança e gestão de TI da organização, que são:
1o Princípio: Atender às Necessidades das Partes Interessadas
2o Princípio: Cobrir a Organização de Ponta a Ponta
3o Princípio: ......
4o Princípio: ......
5o Princípio: Distinguir a Governança da Gestão
Preenche, correta e respectivamente, as lacunas referentes aos 3o e 4o Princípios:
Considere a seguinte tabela de Níveis de log do OpenLDAP:

Para guardar informações relacionadas ao gerenciamento da conexão, processamento do filtro de pesquisa e estatísticas para conexão, operações e resultados, deve-se configurar o nível de log
O arquivo de configuração do serviço de diretório da suíte OpenLDAP é o ...... . Esse arquivo possui vários parâmetros que configuram desde a execução do serviço até o backend de banco de dados que será utilizado, assim como os índices que devem ser gerados para agilizar as buscas e também a senha de administração para acessar o diretório.
Preenche, correta e respectivamente, a lacuna:
O comando ps do Linux permite parâmetros (ou opções) para mostrar:
I. os processos criados por você e de outros usuários do sistema.
II. o nome de usuário que iniciou o processo e hora em que o processo foi iniciado.
III. as variáveis de ambiente no momento da inicialização do processo.
IV. a árvore de execução de comandos (comandos que são chamados por outros comandos).
Para realizar o que descrevem os itens I, II, III e IV são utilizados, correta e respectivamente, os parâmetros
Considere a JCL do Sistema Operacional zOS que possui um layout específico para sua programação e que deve ser respeitado durante toda a sua codificação.
Nesse layout as colunas de 03 a 09 devem conter
A tag definida a seguir é obrigatória na especificação de uma página que utilize HTML5.

Considere uma página HTML cujo código seja o apresentado a seguir.

Ao se executar o código Java apresentado a seguir, o resultado obtido será 13.

Considere duas tabelas criadas com as expressões seguintes.

Na instalação padrão do servidor HTTP Apache, a porta padrão de funcionamento é 8084 conforme a seguinte especificação:

O valor da variável e no fim da execução do seguinte algoritmo será 143.

Com o aumento da demanda por enlaces de alta velocidade com acesso à Internet, surgiram algumas propostas de MAN com tecnologia de LAN. Dessa forma, é possível encontrar enlaces de 1Gbps a 10Gbps em backbones de fibra ótica dentro das regiões metropolitanas brasileiras. Qual das tecnologias abaixo é usada para tal fim, eliminando o Modem da figura acima?
Em uma arquitetura TCP/IP, o gerenciamento de rede pode ser realizado usando protocolos tal como o SNMP, o qual é suportado em equipamentos como Router, Switch, entre outros. A estrutura básica para funcionamento desse protocolo, consiste de:
Uma rede local conectada à Internet, por meio de uma operadora de telecomunicação, pode trocar informações com outra rede local em que esteja conectada a outra operadora concorrente. Como isso é possível acontecer, uma vez que são duas subredes distintas, tanto em termos administrativos, quanto técnico?
Qual daqueles equipamentos não faz parte de um cenário de interligação de redes locais por meio de Gigabit Ethernet com VLAN em cima de fibra ótica sem multiplexação?
Para diminuir os valores dos enlaces cobrados pelas operadoras de telecomunicação, algumas tecnologias têm surgido no mercado como alternativa ao modelo tradicional dos links dedicados ponto a ponto. Caso aquela rede local seja interligada a Internet por uma dessas tecnologias por meio da operadora, tal como a MPLS, qual daqueles equipamentos deve suportála?
Normalmente, o Access Point (AP) é um equipamento que suporta ao menos duas tecnologias de rede, uma para atender a rede cabeada e outra para a rede sem fio (Wireless). Qual alternativa contém dois padrões destas tecnologias suportado por um AP? Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
Em uma universidade que oferece serviços em múltiplos campi, foi realizado o levantamento ou inventário das topologias, quantidades e qualidades dos ativos de rede e ativos de computadores. As diversas atualizações de ativos dessa rede têm ocorrido de forma gradual e planejada, ao longo de vários anos. Nos campi, existem prédios nos quais pessoas estudam e(ou) trabalham; um deles tem dezenas de prédios e milhares de salas, espalhados por centenas de hectares de área, ao passo que, em outros, existe apenas um prédio com algumas salas. Os prédios da universidade são em sua maioria verticalizados, com três ou mais pavimentos. A maior parte do cabeamento encontra-se estruturada, em conformidade com a norma NBR 14565. No total, mais de 100.000 pessoas circulam pelas dependências em todos os ...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...
O tratamento de vários aspectos em um ambiente de trabalho de tecnologia de informação e comunicação pode ser segmentado em três equipes distintas, conforme descrito a seguir.
* Equipe de infraestrutura, que atua no levantamento de necessidades de computação e de comunicação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de componentes de hardware, redes de computadores, gerenciadores de bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de aplicações, que atua no levantamento de necessidades de informação de clientes e usuários, visando o desenvolvimento e manutenção de aplicações, software aplicativo, bancos de dados, interfaces com usuário, arquiteturas e códigos.
* Equipe de operações, que gerencia roti...

A figura acima apresenta um modelo conceitual de ambiente de aplicação computacional que adota arquitetura cliente-servidor multicamadas, contendo clientes magros (Thin Client), servidores de aplicação (Application Server) e servidor de bancos de dados (Database Server). A plataforma de clientes e servidores pode ser Windows e(ou) Linux, e os servidores de bancos de dados são SGBDs relacionais.
A partir das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens a seguir.
O modelo sugere que o servidor de aplicação 1 (Application Server 1) hospeda um serviço http, e que o mesmo recebe respostas http (http respons...
A figura acima apresenta um modelo conceitual de ambiente de aplicação computacional que adota arquitetura cliente-servidor multicamadas, contendo clientes magros (Thin Client), servidores de aplicação (Application Server) e servidor de bancos de dados (Database Server). A plataforma de clientes e servidores pode ser Windows e(ou) Linux, e os servidores de bancos de dados são SGBDs relacionais.
A partir das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens a seguir.
Considerando as necessidades de implementar uma arquitetura de redes de computadores com três sub-redes, para apoiar o funcionamento de aplicaç...
A figura acima apresenta um modelo conceitual de ambiente de aplicação computacional que adota arquitetura cliente-servidor multicamadas, contendo clientes magros (Thin Client), servidores de aplicação (Application Server) e servidor de bancos de dados (Database Server). A plataforma de clientes e servidores pode ser Windows e(ou) Linux, e os servidores de bancos de dados são SGBDs relacionais.
A partir das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens a seguir.
Em um sistema com típica arquitetura cliente-servidor multicamadas, cada servidor de aplicação deve estabelecer conexões e comunicações com doi...
A figura acima apresenta um modelo conceitual de ambiente de aplicação computacional que adota arquitetura cliente-servidor multicamadas, contendo clientes magros (Thin Client), servidores de aplicação (Application Server) e servidor de bancos de dados (Database Server). A plataforma de clientes e servidores pode ser Windows e(ou) Linux, e os servidores de bancos de dados são SGBDs relacionais.
A partir das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens a seguir.
As comunicações estabelecidas entre os servidores de aplicação e os servidores de bancos de dados envolvem o envio de comandos SQL e o recebime...
A figura acima apresenta um modelo conceitual de ambiente de aplicação computacional que adota arquitetura cliente-servidor multicamadas, contendo clientes magros (Thin Client), servidores de aplicação (Application Server) e servidor de bancos de dados (Database Server). A plataforma de clientes e servidores pode ser Windows e(ou) Linux, e os servidores de bancos de dados são SGBDs relacionais.
A partir das informações apresentadas e dos conceitos de arquitetura cliente-servidor multicamadas, julgue os itens a seguir.
No modelo apresentado, uma vez que o acesso dos clientes magros (Thin Client) ocorre apenas pelo servidor de aplicação 1, é dispensável o uso d...
A figura acima apresenta um esquema conceitual de gerenciamento de memória em um computador com sistema operacional Linux. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os itens seguintes, acerca de sistemas operacionais.
Durante a execução de um processo computacional na plataforma Linux ou Windows, é possível identificar a presença de várias áreas de memória distintas, entre elas: área de pilha (Stack), área de alocação dinâmica de memória (Heap), área de dados estáticos (Data) e área de código (Code).
A figura acima apresenta um esquema conceitual de gerenciamento de memória em um computador com sistema operacional Linux. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os itens seguintes, acerca de sistemas operacionais.
Funções de tratamento de memória, como mmap(), read() e malloc(), acessam de forma direta ou indireta as tabelas de paginação da memória virtual em sistemas Linux e são tipicamente codificadas ou programadas pelos próprios programadores de processos de usuário para esses sistemas Linux.
A figura acima apresenta um esquema conceitual de gerenciamento de memória em um computador com sistema operacional Linux. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os itens seguintes, acerca de sistemas operacionais.
Embora não seja acessível diretamente ao usuário, a área de swap de um sistema Linux utiliza os mesmos tipos de sistema de arquivos de uso pelos usuários, como o ext3, para que haja suporte à característica de journaling.
A figura acima apresenta um esquema conceitual de gerenciamento de memória em um computador com sistema operacional Linux. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os itens seguintes, acerca de sistemas operacionais.
A quantidade de memória virtual ocupada pelos processos de usuário e do núcleo do sistema operacional (Kernel) é sempre maior que a memória física disponível, devido à presença da memória virtual (Swap).
A figura acima apresenta um esquema conceitual de gerenciamento de memória em um computador com sistema operacional Linux. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os itens seguintes, acerca de sistemas operacionais.
Em um sistema de arquivos do Linux, a manipulação de arquivos (por exemplo, com funções de criação, remoção, leitura e gravação) efetuada por um processo de usuário (um aplicativo em execução, por exemplo) desenvolvido na plataforma Linux é intermediada com o uso da área de armazenamento de memória virtual do sistema (Swap).
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
Considerando-se que, em uma unidade de processamento de dados, existam registradores, unidade aritmética e lógica, unidade de controle e barramento interno, é correto afirmar que os computadores com a arquitetura apresentada contêm apenas uma unidade de processamento de dados, composta por um ou mais cores (núcleos).
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
Na figura, observa-se que existem pelo menos duas vias independentes de comunicação entre o processador central e a memória.
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
Vários barramentos de comunicação estão presentes em computadores que adotam a arquitetura mostrada na figura.
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
A conexão de dispositivos de E/S de dados com alta latência (por exemplo, um disco rígido) a esse computador seria mais adequadamente realizada por uma porta SATA ou eSATA que por um barramento PCI Express 3.0.
A figura acima apresenta um diagrama da arquitetura de uma placa mãe de computadores que usam o chipset Z77 e o barramento Ivy Bridge, da Intel. Considerando as informações apresentadas na figura, julgue os próximos itens, a respeito de noções de arquitetura de computadores.
Para que dados vindos da rede de computadores Ethernet Gigabit sejam processados por um aplicativo em execução em um computador que adota a arquitetura representada na figura, é obrigatório o trânsito desses dados pelo componente Intel Z77 Express Chipset.A associação de dados (data association) mostrada na figura a seguir por meio das linhas pontilhadas é um artefato utilizado na BPMN 2.0 para descrever a troca de dados sem transformação ou simplesmente um fluxo de dados, ao passo que a associação simples entre as atividades, apresentada por meio da linha cheia, descreve a troca de dados entre objetos de dados com e sem transformação.

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável pelo gerenciamento de projetos devem I apresentar um documento formal que autorize uma fase do projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos, elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados ou adquiridos prod...
O resultado da execução do script Bash mostrado a seguir é representado por Valor final é 6.

são utilizadas em arquivos htaccess para permitir que usuários controlem o acesso a seus arquivos. Analistas de TI do STJ desenvolveram um sistema para comunicação por meio de trocas de mensagens entre os funcionários do tribunal. A fim de garantir segurança nas comunicações, cada servidor do órgão configurou o sistema com um par de chaves digitais — uma pública e uma privada — e com um certificado digital. Assim, a comunicação segura funciona da seguinte forma: a mensagem do emissor é cifrada com a chave pública do receptor e enviada a um servidor; posteriormente, o receptor busca essa mensagem e a decifra utilizando sua chave privada. Após os servidores do STJ terem recebido instruções referentes à utilização desse sistema, André enviou mensagens para Maria; no entanto, Pedro teve acesso e revelou as mensagens destinadas à Maria antes que ela tivesse buscado as mensagens no servido...
Analistas de TI do STJ desenvolveram um sistema para comunicação por meio de trocas de mensagens entre os funcionários do tribunal. A fim de garantir segurança nas comunicações, cada servidor do órgão configurou o sistema com um par de chaves digitais — uma pública e uma privada — e com um certificado digital. Assim, a comunicação segura funciona da seguinte forma: a mensagem do emissor é cifrada com a chave pública do receptor e enviada a um servidor; posteriormente, o receptor busca essa mensagem e a decifra utilizando sua chave privada. Após os servidores do STJ terem recebido instruções referentes à utilização desse sistema, André enviou mensagens para Maria; no entanto, Pedro teve acesso e revelou as mensagens destinadas à Maria antes que ela tivesse buscado as mensagens no servido...
Analistas de TI do STJ desenvolveram um sistema para comunicação por meio de trocas de mensagens entre os funcionários do tribunal. A fim de garantir segurança nas comunicações, cada servidor do órgão configurou o sistema com um par de chaves digitais — uma pública e uma privada — e com um certificado digital. Assim, a comunicação segura funciona da seguinte forma: a mensagem do emissor é cifrada com a chave pública do receptor e enviada a um servidor; posteriormente, o receptor busca essa mensagem e a decifra utilizando sua chave privada. Após os servidores do STJ terem recebido instruções referentes à utilização desse sistema, André enviou mensagens para Maria; no entanto, Pedro teve acesso e revelou as mensagens destinadas à Maria antes que ela tivesse buscado as mensagens no servido...
Analistas de TI do STJ desenvolveram um sistema para comunicação por meio de trocas de mensagens entre os funcionários do tribunal. A fim de garantir segurança nas comunicações, cada servidor do órgão configurou o sistema com um par de chaves digitais — uma pública e uma privada — e com um certificado digital. Assim, a comunicação segura funciona da seguinte forma: a mensagem do emissor é cifrada com a chave pública do receptor e enviada a um servidor; posteriormente, o receptor busca essa mensagem e a decifra utilizando sua chave privada. Após os servidores do STJ terem recebido instruções referentes à utilização desse sistema, André enviou mensagens para Maria; no entanto, Pedro teve acesso e revelou as mensagens destinadas à Maria antes que ela tivesse buscado as mensagens no servido...
da mensagem SOAP de retorno. Esse código indica que: São considerados processos ágeis os processos de desenvolvimento de software que compartilham um conjunto comum de princípios, conforme definido pelo Manifesto Ágil. Analise as afirmativas a seguir acerca de alguns desses processos ágeis:
I. Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.
II. FDD (Feature Driven Development) pressupõe a entrega de pequenas versões funcionais, isto é, blocos bem pequenos de funcionalidade valorizada pelo cliente, a cada duas semanas ou menos.
III. Extreme Programming (XP) enfatiza práticas de trabalho energizado, em que a equipe trabalha em ritmo acelerado para assegurar a liberação de versões funcionais dentro do quadro de tempo estabelecido.
Está correto ...
De acordo com o Guia PMBOK®, 5a edição, o escopo de um projeto é definido como o trabalho que deve ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. Com relação ao gerenciamento do escopo de um projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. A linha de base do escopo para o projeto é a versão aprovada da especificação do escopo do projeto, da estrutura analítica do projeto (EAP), e o respectivo dicionário da EAP.
II. Uma linha de base só pode ser alterada através de procedimentos formais de controle de mudança.
III. O plano de gerenciamento dos requisitos é um componente do plano de gerenciamento do projeto que descreve como os requisitos serão analisados, documentados e gerenciados.
Está correto...
O processo de validação de requisitos é uma etapa muito importante para a elaboração de um documento de especificação funcional consistente, pois ajuda a confirmar que os requisitos identificados, analisados e documentados correspondem, de fato, ao sistema que o cliente pretende. Analise as práticas listadas a seguir:
I. prototipação e geração de casos de teste;
II. revisão sistemática com apoio de checklists;
III. atribuição de uma identificação unívoca ao requisito;
IV. gerenciamento e rastreamento de requisitos.
São consideradas práticas eficazes para validação de requisitos aquelas indicadas somente em:
Com relação às regras de sintaxe da mensagem SOAP, analise as afirmativas a seguir:
I. A mensagem SOAP é um documento XML que contém, necessariamente, os elementos Envelope, Header, Body e Fault.
II. O atributo encodingStyle é utilizado para definir os tipos de dados utilizados na mensagem SOAP. Esse atributo pode aparecer em qualquer elemento da mensagem SOAP, e aplica-se ao conteúdo do elemento e a todos os elementos filho.
III. A mensagem SOAP deve conter uma referência DTD (Document Type Definition) com as regras que definem quais elementos e atributos desses elementos podem ser utilizados na mensagem.
Está correto o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo em relação aos padrões de projetos de software:
I. Builder: atribui responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. Fornece uma alternativa flexível à utilização de subclasses para a extensão de funcionalidades.
II. Decorator: compõe objetos em estrutura de árvore para representar hierarquias do tipo partes-todo. Permite que os clientes da estrutura tratem objetos individuais e composições de objetos de maneira uniforme.
III. Memento: sem violar o encapsulamento, captura e externaliza um estado interno de um objeto, de modo que o mesmo possa posteriormente ser restaurado para esse estado.
Está correto o que se afirma em:
Analise as afirmativas abaixo em relação à prevenção de incidentes:
I. Emails lidos no formato HTML diminuem a incidência de phishing.
II. Programas obtidos de fontes confiáveis podem apresentar vulnerabilidade de buffer overflow.
III. Classificação da informação evita o sucesso de ataques de negação de serviço.
Está correto somente o que se afirma em:
Observe o seguinte trecho de código Java:

O código, quando executado, irá imprimir:
Considere a expressão booleana
not (A and B) and (not C or not D)
Para quaisquer valores lógicos de A, B, C e D, o resultado da expressão acima é o mesmo de:
Considere que as instâncias das tabelas T1, T2 e T3 têm, respectivamente, 1.000, 10.000 e 100.000 registros. O comando SQL

produz um resultado com:
À luz das diretrizes da W3Schools.com, analise o trecho HTML no contexto de CSS Box Model. 
Está correto concluir que a largura (width) total do elemento definido é de:
Na linguagem Visual Basic .NET, a construção

pode ser aplicada para manipular propriedades apenas para:
Analise o trecho de programa Python, na versão 2.7, apresentado a seguir.

Ao ser executado, o resultado exibido é:
Analise os comandos SQL a seguir, que produzem os resultados R1, R2 e R3, respectivamente.

Sabendo-se que nenhuma das instâncias das tabelas “x” e “y” é vazia, é correto concluir que:
Considere as dependências funcionais apresentadas a seguir.

Sabendo-se que todos os atributos são atômicos, o esquema relacional que satisfaz as formas normais 1ª, 2ª, 3ª e Boyce-Codd é:
Analise o diagrama a seguir.

O script SQL para criação de tabelas que apresenta uma interpretação correta da semântica do diagrama é:
O Balanced Scorecard utiliza o mapa estratégico, que evidencia os desafios que a organização deve suplantar para concretizar a visão de futuro e cumprir sua missão, sendo um importante instrumento de alinhamento, gestão e comunicação da estratégia. Entretanto, algumas especificidades precisam ser observadas no delineamento da estratégia de uma organização pública em relação à privada. Ao se implantar o BSC no Tribunal Regional do Trabalho da 9a Região, as correlações entre o setor público e o privado devem ser estabelecidas, como indica a tabela a seguir:

Um Analista da área de TI indicou, corretamente, as correlações
Seguindo as boas práticas preconizadas pelo COBIT 5, um Analista da área de TI elencou as seguintes perguntas:
− Como posso saber se as operações de um parceiro comercial são seguras e confiáveis?
− Como posso saber se a organização cumpre as regras e regulamentos aplicáveis?
− Como posso saber se a organização mantém um sistema eficiente de controle interno?
− Os parceiros comerciais têm a cadeia de informações entre eles sob controle?
De acordo com o COBIT 5, estas perguntas
Considere o programa PL/SQL para o Oracle 11g:

O programa acima
Um Analista da área de TI trabalha em uma organização que possui aplicações que utilizam os SGBDs Oracle 11g e SQL Server. Ele identificou que o comando SQL que está correto e pode ser aplicado em ambas as plataformas é A figura abaixo apresenta o enquadramento do padrão Ethernet na camada de enlace de dados do modelo OSI.

A subcamada da camada de Enlace de dados representada pelo número 1 é denominado
Um usuário do sistema operacional Linux executou o seguinte comando no prompt de um terminal shell.
$ ls >> list
O resultado da execução desse comando é a
Considere a classe Java a seguir:

Ao compilar e executar esta classe
de uma página construída com JSF e também definir um nome de classe de CSS para a tag. O Analista deverá utilizar, para isso, as propriedades Considere o fragmento de código a seguir, em uma aplicação web que utiliza AJAX.

A variável x precisa ser um objeto da classe
Em uma servlet de uma aplicação web construída com Java EE, os dados de um objeto do tipo ArrayList chamado listaFun, contendo um conjunto de objetos de uma classe bean chamada Funcionario, foram incluídos em um atributo de requisição chamado funcionarios, enviado para um arquivo chamado exibefun.jsp. Estas operações foram realizadas pelo fragmento de código a seguir: 
No arquivo exibefun.jsp, para receber o atributo de requisição funcionarios, no interior de uma tag de scriptlet pode-se utilizar a instrução
Usa-se um framework de testes iniciais automatizados para escrever os testes para uma nova funcionalidade antes que ela seja implementada, pois acredita-se que escrever o teste de unidade antes do código, que é escrito em pares, ajuda a escrever códigos com maior qualidade.
Esta é uma regra de codificação recomendada pelo método
Um Analista da área de TI construiu a classe Vectors e a classe de teste VectorsTest utilizando o JUnit.

Ao executar a classe VectorsTest, o teste será reprovado se a lacuna I estiver preenchida com a instrução
A pesquisa de dados envolve a determinação da chave pesquisada estar ou não entre os dados pesquisados e, caso esteja, que seja encontrada sua localização. Em computação, a pesquisa tem um papel importante, pois de posse do campo chave a ser pesquisado fica mais fácil encontrar determinado arquivo, ou mesmo qualquer item que se queira buscar. Já a classificação envolve a organização dos dados em uma determinada ordem, por exemplo: crescente, decrescente, ordem alfabética, numérica, entre outros. Acerca dos algoritmos de pesquisa e classificação, analise as afirmativas a seguir.
I. Diz‐se que o algoritmo 0(log n) tem um tempo de execução linear.
II. A pesquisa binária executa em 0(log n) vezes, pois cada passo remove metade dos elementos restantes.
III. O...
Java Server Pages (JSP) é um tipo de tecnologia Java para desenvolvimento web e uma extensão de servlet. Normalmente é comum fazer uso das duas tecnologias nos mesmos aplicativos web. Em uma página JSP, pode‐se dizer, formalmente, que há elementos e gabarito de dados. Os elementos, também chamados de tags JSP, formam a semântica e a sintaxe de JSP, enquanto que os gabaritos de dados formam todo o resto. Sabendo que há três tipos de elementos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

A sequência está correta em
Em SQL (Structured Query Language), as funções de agregação são muito úteis para obtenção de informação resumida sobre um resultado de um comando SELECT e também no tratamento de informações de forma agrupada (geralmente em grupos menores). No agrupamento de informações, resultados de consultas SQL, algumas cláusulas devem ser utilizadas quando se pretende restringir o conjunto de registros a ser utilizado. Nesse sentido, analise a afirmativa a seguir.
“Utiliza‐se a cláusula ________________ sempre que se pretende restringir os registros a serem considerados na seleção. A cláusula ________________ serve para restringir os grupos que foram formados depois de aplicada a restrição da cláusula ________________.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequ...
Comumente usados em fluxogramas representativos de sistemas, os símbolos abaixo correspondem, respectivamente, a dados armazenados, processo, documento e entrada manual.

O pseudocódigo a seguir lê um número não negativo e mostra na tela o seu fatorial.

Considere a situação a seguir.
Um programa tem de correlacionar os nomes Ana, Maria e Simone aos sobrenomes Costa, Oliveira e Santos, não necessariamente nessa ordem. A mulher de sobrenome Costa, que não é Ana, tem mais idade do que Simone, e a mulher de sobrenome Santos tem o dobro da idade das outras duas.Nessa situação, se uma lógica de programação for executada de forma adequada, os sobrenomes corretos de Ana, Maria e Simone serão, respectivamente, Oliveira, Costa e Santos.
Considere a seguinte situação hipotética.
Em um banco de dados referente a um curso, um aluno pode estar em mais de um curso ao mesmo tempo. Além disso, na tabela de cursos realizados por aluno, estão presentes as chaves estrangeiras aluno e curso.
Nessa situação, tanto o código do curso como o código do aluno são chaves primárias nas tabelas curso e aluno, respectivamente.
Recentemente foi divulgada uma falha de segurança no shell bash, que ficou conhecida como shellshock. A esse respeito, considere o trecho a seguir.
env x='() { :;}; echo vulneravel' bash -c "ping 8.8.8.8"
Considerando que o trecho acima seja executado em uma estação vulnerável, julgue os itens que se seguem.
O trecho de código emitirá uma mensagem no shell vulnerável e executará o comando ping para o endereço 8.8.8.8.Recentemente foi divulgada uma falha de segurança no shell bash, que ficou conhecida como shellshock. A esse respeito, considere o trecho a seguir.
env x='() { :;}; echo vulneravel' bash -c "ping 8.8.8.8"
Considerando que o trecho acima seja executado em uma estação vulnerável, julgue os itens que se seguem.
A falha do shellshock consiste basicamente na criação e na manipulação de uma variável com parâmetros que não são interpretados corretamente pelo shell bash nas versões vulneráveis.Durante um teste de varredura de rede para auditoria de segurança, constatou-se o uso de serviço LDAP com autenticação simples. O servidor LDAP em uso era o OpenLDAP na versão 2.4.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Para a configuração de autenticação do OpenLDAP, é recomendável o uso do SASL (simple authentication and security layer) com Kerberos V, já que qualquer aplicação de rede que usa LDAP suporta o protocolo Kerberos para autenticação.Durante um teste de varredura de rede para auditoria de segurança, constatou-se o uso de serviço LDAP com autenticação simples. O servidor LDAP em uso era o OpenLDAP na versão 2.4.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Na situação em apreço, a técnica de autenticação com DIGEST-MD5 pode ser utilizada, já que o CRAM-MD5 está depreciado em versões 2.4 do OpenLDAP.Na rede de comunicação de determinado órgão do governo, ocorreu um problema relacionado ao uso e à instalação de servidores Windows 2012 R2. A auditoria constatou a utilização de serviços DNS e DHCP.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que a sigla IPAM refere-se a IP address management.
O Windows 2012 R2 possui uma regra para descobrimento e gerenciamento de endereços IP conhecida por IPAMNa rede de comunicação de determinado órgão do governo, ocorreu um problema relacionado ao uso e à instalação de servidores Windows 2012 R2. A auditoria constatou a utilização de serviços DNS e DHCP.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes. Nesse sentido, considere que a sigla IPAM refere-se a IP address management.
O IPAM funciona tanto com DNS quanto com DHCP, no entanto é restrito a endereçamento IPv6.Após uma auditoria de segurança na rede de comunicação de determinado órgão do governo, constatou-se que a parte de navegação na Internet desse órgão não possuía nenhum tipo de filtro de pacotes. Por isso, o auditor solicitou a instalação de um firewall Linux IPTABLES e um proxy SQUID entre as estações da rede e a Internet.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a firewall e proxy.
O firewall IPTABLES permite o uso de filtro de pacotes, de forma a controlar o fluxo de dados entre a rede local e a Internet, interferindo em situações normais até a camada de transporte do modelo TCP/IP.Após uma auditoria de segurança na rede de comunicação de determinado órgão do governo, constatou-se que a parte de navegação na Internet desse órgão não possuía nenhum tipo de filtro de pacotes. Por isso, o auditor solicitou a instalação de um firewall Linux IPTABLES e um proxy SQUID entre as estações da rede e a Internet.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a firewall e proxy.
O proxy SQUID permite a filtragem de URLs que façam uso do protocolo HTTP e também permite a criação de listas de acesso conforme a necessidade de filtragem.O edital de contratação de enlace de dados para determinado órgão, lançado em 2014, previa que o enlace atendesse a especificações técnicas relacionadas à comutação por circuitos, pacotes e células e que apresentasse possibilidade de uso de circuitos virtuais. Outros pontos previstos no edital incluíam o fornecimento mínimo de um endereço IPv4 fixo ou variável por acesso e vedavam a utilização de rádios nas faixas de frequência de 2,4 GHz e 5,8 GHz devido à poluição do espectro de frequência e interferência.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
A faixa de frequência vedada no edital está relacionada ao uso de enlaces utilizados pelas redes celulares GSM e CDMA.No Linux, o arquivo pg_hba.conf permite configurar as permissões e formas de acesso a um cluster PostgreSQL 9.3, estando ou não este em uma arquitetura distribuída. O comando a seguir permite que qualquer usuário, por meio da senha padrão postgres, acesse o cluster.
# TYPE DATABASE USER ADDRESS METHOD host all all 127.0.0.1/32 trust
Considere a seguinte situação hipotética.
Um administrador Linux, acessando o ambiente com root, está testando uma nova instalação do SGBD MySQL 5.7. Na máquina em uso, existe somente uma instância do MySQL configurada para a porta padrão (default). O administrador verificou, por meio do comando ps -ef | grep mysql, que o processo está ativo e, ao digitar o comando telnet nomedoservidor 3306, recebeu a mensagem Unable to connect to remote host: Connection refused. Nesse caso, como o serviço do MySQL está ativo, porém inacessível, uma das causas possíveis do erro é a falta dos seguintes dados no arquivo /etc/hosts: 127.0.0.1 localhost
O software Asterisk é considerado sinônimo de Telefonia IP baseada em Software Livre, devido a sua grande flexibilidade e facilidade de interoperar telefonia convencional com sistemas de Voz sobre IP. Todo o encaminhamento das chamadas é definido em um dialplan, normalmente configurado no arquivo /etc/asterisk/extensions.conf.
Considere a seguinte linha no arquivo extensions.conf
exten => _NXX,1,Playback(bomdia) Conforme a sintaxe definida no Asterisk, a expressão regular
"_NXX" representa neste contexto:
O administrador de uma empresa criou localmente certificados digitais para seus serviços de rede, de forma a aumentar a segurança da informação. Porém, seus funcionários estão recebendo mensagens que os certificados emitidos não são válidos, quando os certificados são acessados através de qualquer navegador.
A ação que permite que o problema seja contornado é:
De acordo com a norma ISO 27005:2013, analise as afirmativas a seguir:
I. A identificação de ativos deve ser realizada durante a fase de análise de riscos.
II. Para realizar o tratamento de um dado risco, a norma especifica quatro ações possíveis e mutuamente exclusivas entre si.
III. Na etapa de comunicação de riscos, os controles não utilizados para mitigar um dado risco devem ser listados e justificados em uma declaração de aplicabilidade.
As afirmativas corretas são somente:
Um aplicativo Java está programado em dois arquivos, assim especificados:

Após a análise dessas afirmativas, pode-se concluir que:
No pequeno programa Java a seguir, considere que o método estático parseInt da classe Integer converte, quando possível, a representação decimal de um inteiro armazenada em uma cadeia de caracteres (string) para a representação binária interna deste inteiro. Quando a conversão não é possível, a exceção NumberFormatException é lançada.

Após a compilação e execução deste pequeno programa, os valores de a e b escritos na saída padrão serão, respectivamente:
Considere as seguintes declarações, em um aplicativo Java:

pode-se afirmar que:
Crisóstomo, um programador Java, deseja converter um número inteiro para uma cadeia de caracteres contendo a representação decimal deste número. Pesquisando na internet, Crisóstomo depara-se com três sugestões: 
Tendo em mente o critério de minimizar o número de objetos criados em tempo de execução, Crisóstomo escolherá:
Considere as duas declarações de interfaces na linguagem Java:

Nessas condições, é correto afirmar que:
João escreveu os dois comandos SQL abaixo.

Quando executados, os comandos III e IV, necessariamente, produziram resultados r1 e r2, tal que:
Considerando duas tabelas relacionais R e S, tal que haja uma chave primária definida para cada uma delas e que a instância de R contenha um número maior de registros que a instância de S, analise os comandos SQL a seguir.

Sabendo-se que as instâncias de R e S não são vazias, é correto concluir que:
João está preparando uma palestra sobre diagramas de classe da UML, e criou um slide com a figura:

O título correto para esse slide deve ser “Relacionamento de”:
O Service Knowledge Management System − SKMS ou Sistema de Gerenciamento do Conhecimento em Serviços − SGCS é um importante instrumento para gerenciar e melhorar continuamente a prestação de serviços pela área de TI. Considere:
I. Um sistema para gerenciamento da configuração dos ativos de serviços chamado Configuration Management System − CMS ou Sistema de Gerenciamento de Configuração − SGC.
II. Um sistema de monitoração da infraestrutura de TI configurado para gerar alertas sobre eventos e executar ações de recuperação de falhas e desastres de forma automática.
III. Ferramentas que permitam acesso às informações sobre padrões dos processos de serviços e níveis de serviços acordados e realizados.
IV. Quatro camadas de implem...
Um software de gerenciamento de infraestrutura enviou uma mensagem ao administrador de redes de computadores, indicando indisponibilidade de um dos roteadores da rede. Por coincidência ou não, a central de suporte de TI para os usuários passou a receber uma série de reclamações sobre lentidão nos sistemas de informação, logo após o envio da mensagem. Como a rede é contingenciada, as comunicações em rede não foram interrompidas, apesar da indisponibilidade do roteador; porém, não havia sido possível identificar até o momento se o roteador que assumiu as operações do equipamento falho estava com algum problema de desempenho. Foi então realizada uma investigação mais detalhada das causas da lentidão nos sistemas, para que fosse possível definir uma solução de contingenciamento ou recuperaç...
Um projeto de um novo sistema de informação para uma instituição está sofrendo consecutivos atrasos. A equipe responsável pelo projeto aponta que os motivos dos atrasos são dois:
− O descumprimento de compromissos de trabalho por parte da equipe, em função das pessoas de influência e gestores da companhia estarem preterindo o foco de esforços no projeto, preferindo incentivar as pessoas a focarem suas atividades na sustentação de rotinas operacionais diárias.
− A ausência de pessoas em função de afastamentos por acidentes, os quais são recorrentes, no ambiente de trabalho.
Estão ocorrendo falhas no cumprimento de processos das seguintes áreas de conhecimento definidas no PMBoK v5:
Tratando-se de ambientes Windows Server e Linux, considere as afirmativas:
I. Quando uma conta de domínio está configurada para um servidor em um domínio, o computador cliente pode autenticar e conectar a esse serviço. Em computadores que executam o sistema operacional ......, uma conta de serviços gerenciados de grupo pode ser criada e gerenciada através do Gerenciador de Controle de Serviço, de forma que várias instâncias do serviço possam ser gerenciadas a partir de um único servidor. Administradores de domínio podem delegar o gerenciamento de serviços a administradores de serviço, que por sua vez podem gerenciar todo o ciclo de vida de uma Conta de Serviços Gerenciados ou da Conta de Serviços Gerenciados de grupo. Os computadores cliente existentes poderão autenticar em...
Ana, que administra a rede de computadores do Tribunal Regional Federal da 1a Região, precisa resolver os seguintes problemas:
I. Um servidor deve ser capaz de distribuir automaticamente endereços IP diferentes a todos os computadores do Tribunal à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs deve ser feita em um intervalo prédefinido configurado no servidor. E sempre que uma das máquinas for desconectada o IP deve ficar livre para o uso em outra.
II. Um servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação. Também é necessário um c...
O ...... recebe os pedidos HTTP na porta configurada e processa todos os pedidos da web que chegam, podendo distribuí-los. Os pedidos de objetos que podem ser armazenados no cache (informações estáticas que não mudam com frequência como páginas em HTML e imagens GIF) são processados pelo proxy. Os pedidos de objetos que não podem ser armazenados no cache (informações dinâmicas que mudam com frequência) são processados pelo servidor web de origem na porta configurada. Essa configuração pode ser feita para proteger um servidor intranet da Internet e reduzir a carga nos servidores web públicos mantidos na intranet, por exemplo, criando um front end para um servidor web.
A lacuna é corretamente preenchida por
Em uma estrutura de memória hierárquica, monoprocessada, os mesmos dados podem aparecer em diferentes níveis do sistema de armazenamento. Suponha que um valor inteiro x, que tivesse que ser incrementado de 1, estivesse localizado no arquivo A, armazenado em um disco magnético. A operação de incremento, com um único processo sendo executado por vez, é efetuada em etapas. Inicia-se com a emissão de uma operação de I/O.
1. Neste momento, o mesmo valor de x aparece no disco magnético, na memória principal, no cache e em um registrador interno.
2. O valor de x é copiado no cache.
3. O bloco de disco em que o valor x está armazenado é copiado na memória principal.
4. Neste momento, o valor de x fica diferente nos sistemas de armazenamento.
5. O valor de...
Considere os seguintes sistemas de arquivos
I. NTFS
II. EXT2, EXT3
III. FAT12, FAT16, FAT32
É correto afirmar que o(s) sistema(s) de arquivos listado(s) em
Falhas de energia são preocupantes, pois ocorrem com mais frequência do que desastres naturais. Considere:
I. Mesmo com o espelhamento de discos, se estiverem ocorrendo gravações no mesmo bloco nos 2 discos e faltar energia antes que os 2 blocos estejam completamente gravados, ambos podem ficar em estado inconsistente.
II. A única solução é adicionar um cache de NVRAM (RAM não volátil) ao array RAID. Esse cache de reserva de gravações deve estar protegido contra perda de dados durante falhas de energia e ter um mecanismo de correção de erros.
É correto dizer que a afirmativa I
A figura abaixo mostra um esquema que inclui 2 zonas que criam uma camada virtual entre o SO (Sistema Operacional) e as aplicações. Somente o kernel é instalado e o hardware não é virtualizado. Ao invés disso, o SO e seus dispositivos são virtualizados, fornecendo processos dentro de uma zona, dando a impressão de que eles são os únicos processos do sistema.

A capacidade do kernel do SO hóspede comunicar-se com hypervisor resulta em melhor desempenho. Trata-se de um esquema de

As lacunas I, II e III são, correta e respectivamente, preenchidas por
Considere o seguinte cenário hipotético: Renata, que é analista do Tribunal, está liderando um projeto e chamou Ana, Carlos e Pedro para auxiliá-la. O texto principal do projeto é mantido em um arquivo denominado Mainfile, criado por Renata. A proteção associada ao arquivo Mainfile é:
I. Renata pode invocar todas as operações sobre o arquivo.
II. Ana, Carlos e Pedro podem apenas ler e gravar; eles não estão autorizados a apagar o arquivo.
III. Todos os outros usuários do Tribunal podem apenas ler o arquivo.
De acordo com o cenário exposto, para alcançar tal proteção, uma ação correta é:
Um firewall de filtragem de pacotes examina cada datagrama determinando se ele deve passar ou ficar baseado nas regras específicas do administrador que configura o firewall com base na política da organização. Paula, administradora de redes do Tribunal Regional Federal da 1a Região − TRF1 observou os itens da política de segurança e fez as seguintes configurações no firewall de filtragem de pacotes:
I. Item da política: O TRF1 não quer nenhuma conexão TCP de entrada, exceto aquelas para o servidor web público. Configuração do firewall: bloquear todos os segmentos TCP SYN com exceção daqueles com porta de destino 80 e endereço IP destinatário correspondente ao servidor web.
II. Item da política: O TRF1 não quer que sua rede seja usada por um ataque DoS smurf. Config...
O SNMPv2 é usado para transportar informações da MIB entre entidades gerenciadoras e agentes, executando em nome das entidades gerenciadoras. Define sete tipos de mensagens conhecidas genericamente como Protocol Data Units − PDUs. Algumas destas PDUs são enviadas de uma entidade gerenciadora a um agente para requisitar o valor de um ou mais objetos MIB no dispositivo gerenciado do agente. Dentre elas estão GetRequest, que pode requisitar um conjunto arbitrário de valores MIB; múltiplas GetNextRequest, que podem ser usadas para percorrer a sequência de uma lista ou tabela de objetos MIB; e I, que permite que um grande bloco de dados seja devolvido, evitando sobrecarga quando tiverem de ser enviadas múltiplas mensagens GetRequest ou GetNextRequest. Em todos os três casos, o agente r...
Alice está trabalhando em seu computador no Tribunal e deseja chamar Roberto, que também está trabalhando em seu computador em outro Tribunal. Ambos os computadores estão equipados com software baseado em SIP para fazer e receber chamadas telefônicas. A sessão SIP começa quando Alice envia a Roberto uma mensagem ....... A mensagem enviada por Alice inclui um identificador para Roberto, uma indicação do endereço IP corrente de Alice, uma indicação de que Alice deseja receber áudio, o qual deve ser codificado em um formato específico e encapsulado em RTP e uma indicação de que ela quer receber os pacotes RTP na porta 38060. Após receber a mensagem de Alice, Roberto envia uma mensagem de resposta SIP à porta SIP. A resposta de Roberto inclui um 200 Ok, bem como uma identificação de seu end...
O Rapid Spanning Tree Protocol − RSTP é definido no padrão IEEE 802.1w para melhora no tempo de convergência do Spanning Tree (IEEE 802.1d).
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir:
No sistema do protocolo RSTP, pacotes de controle denominados Bridge Protocol Data Unit − BPDU são trocados entre as bridges para transmitir informações referentes ao estado de topologia do protocolo, contendo dados sobre as portas da bridge, endereços, prioridades e custo do enlace. Estes pacotes exercem função fundamental para a convergência,
PORQUE
É pela comparação entre os diferentes BPDUs enviados por todas as bridges na rede, que se elege a raiz da árvore da topologia, a root bridge (bridge portadora das melhores configurações). A root bridge é a ...
No PostgreSQL, para exibir os registros cujos valores contidos no campo No_Regiao estejam entre 1 e 3, excluindo-se da exibição aqueles cujo conteúdo do campo ID_Tribunal contenha os valores TRF2 ou TRF3, utiliza-se a instrução:
Após executar uma instrução SQL na tabela apresentada, foi obtido o seguinte resultado:

A instrução digitada foi
Paulo foi solicitado a realizar um backup físico em uma base de dados Oracle em modo ARCHIVELOG, com a base aberta e gerando transações. Este tipo de backup é conhecido como I. Utilizou para isso um cliente de banco de dados Oracle que executa tarefas de backup e recuperação e automatiza a administração de estratégias de backup, conhecido pela sigla II .
As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, por
Considere o modelo a seguir:

É correto afirmar que
Após diversas invasões ao servidor Linux de uma empresa, uma diretiva de segurança exigiu que os serviços web e de ftp fossem colocados em uma “jaula”, para que utilizem seu próprio path independentemente da raiz do sistema. Portanto, caso haja uma invasão, o invasor ficará preso ao caminho virtual e será impossibilitado de acessar os arquivos e dados do sistema comprometido. Foi pedido também que seja instalado um módulo de segurança no kernel do Linux que permite controle de usuários e processos com base em diversos recursos, como endereços MAC, e que permitam a execução dos daemons com o mínimo de privilégio possível.
Quais são os recursos que devem ser implementados para atender o que foi pedido pela empresa, RESPECTIVAMENTE?
A função de ativação, representada por φ(v), define a saída de um neurônio em termos do campo local induzido v.
São tipos básicos de funções de ativação, EXCETO:
Sejam duas funções f(n) e g(n) que mapeiam números inteiros positivos em números reais positivos.
Analise as afirmativas relativas às notações assintóticas de complexidade, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Um programa CGI feito em PHP pode ser ativado por meio da URL
http://prova.xx/programa.php?op=1&tx=novo
Qual linha de código PHP deve ser usada para recuperar o parâmetro op e armazená-lo na variável $myop?
Os itens a seguir referem-se aos equipamentos de conexão à rede:
I. A diferença entre Switches e Roteadores é a capacidade que os roteadores possuem de implementar QoS e os Switches não possuem esta capacidade.
II. Switches gerenciáveis fazem conexões entre nós da LAN e não com a WAN, enquanto os roteadores fazem conexão entre nós da LAN e da WAN. Porém, ambos são capazes de implementar recursos como redes Virtuais(VLAN).
III.Uma rede virtual privada(VPN) somente é possível de ser implementada através de um roteador.
Analise os itens acima e marque a alternativa CORRETA:

As funções de Mestre de Operações em uma floresta do Active Directory (FSMO - Flexible Single Master Operator) podem ser hospedadas apenas por controladores de domínio, sendo divididas em dois grupos (Floresta e Domínio). As FSMO existentes em um ambiente de Active Directory são:
I. Domain Naming Master (Mestre de Nomeação de Domínio);
II. Infrastructure Master (Mestre de Infraestrutura);
III. PDC Emulator (Mestre de Emulador de Controlador de Domínio Primário);
IV. RID Master (Mestre de Identificador Relativo);
V. Schema Master (Mestre de Esquema).
Quais FSMO devem ser exclusivas (possuir apenas um) em toda a floresta?
Um administrador realizou as seguintes configurações de DNS (Domain Name System) no arquivo de zona do domínio "exemplo.com":

Após realizar as configurações, o servidor de e-mail não está recebendo nenhuma conexão SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e, consequentemente, os usuários não recebem e-mails.
Qual o problema de configuração que está inviabilizando o recebimento de e-mails?
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é um guia contendo um conjunto de práticas para a gestão de projetos, que apresenta cinco grupos de processos e nove áreas de conhecimento. Dentre as áreas de conhecimento, destacar-se:
I. Aquisições
II. Escopo
III. Integração
IV. Planejamento
V. Stakeholders
Quais alternativas fazem parte das nove áreas de conhecimento, conforme o PMBOK?

A figura ilustra um cenário tradicional para arranjo logico de um perímetro com DMZ (Zona Desmilitarizada). Baseando-se no conceito de perímetro de segurança logico, DMZ e das funcionalidades dos mecanismos de segurança exigidos e disponíveis, assinale a assertiva verdadeira:
No contexto de Orientação a Objetos, analise as afirmativas seguintes:
I. Dá-se o nome de “polimorfismo” à habilidade de diferentes instâncias, de classes diferentes, responderem à mesma mensagem de maneira diferente.
II. O objetivo da criação de uma classe concreta é encapsular outra classe com comportamento comum.
III. Os métodos de instância podem ser acessados pela classe ou pela instância, e os métodos de classe podem ser acessados somente pela instância.
É CORRETO apenas o que se afirma em

O gráfico estatístico da CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) aponta uma queda no número de incidentes reportado em 2013 se comparado a 2012, mesmo com o crescimento de usuários e acesso a sites e serviços. Grande parte dessa queda atribui-se à qualidade do serviço, que estão apresentando menor número de vulnerabilidade e ao crescente treinamento dos usuários de internet. Entretanto, a segurança de perímetro ainda continua a ser um dos itens mais delicados na análise de um ambiente computacional corporativo.
Baseando-se no conceito de perímetro de segurança lógico e das funcionalidades dos mecanismos de segurança exigidos e disponíveis, assinale ...
Em relação ao tema virtualização, analise as seguintes afirmativas:
I. A virtualização total utiliza conversão binária para executar as instruções privilegiadas no Hardware (chamadas do sistema operacional convidado) e execução direta no Hardware para executar as instruções não privilegiadas (requisições das aplicações no nível de usuário).
II. A paravirtualização pode oferecer maior desempenho que a virtualização total, modificando o kernel do sistema operacional convidado para executar as instruções privilegiadas através do VMM (Virtual Machine Monitor - também conhecido como Hypervisor), diminuindo a sobrecarga causada pela conversão binária.
Quais afirmativas estão corretas?

Uma multinacional possui quatro unidades interligadas com sua matriz central. As rotas são recebidas de forma não-sumarizada pelos protocolos de roteamento. Entretanto, foi pedido a você que utilizasse também uma rota sumarizada de super-rede para representar as quatro-subredes na tabela de roteamento utilizando uma única entrada estática.
Com base no cenário, marque a alternativa que mostra CORRETAMENTE o endereço de rede e a máscara de sub-rede para a rota sumarizada que se deseja.
Ao configurar o roteador de uma empresa, foi pedido à equipe de TI que o redirecionamento de portas fosse corretamente implementado para liberar o acesso de fora para dentro aos serviços RDP (Remote Desktop) e ao servidor HTTP/HTTPS. Todos esses serviços estarão acessíveis em uma mesma máquina da rede interna, no caso o servidor SRV01 que possui o endereço IP 192.168.33.1.
Foi requisitado explicitamente que não se utilizasse do recurso de zona desmilitarizada do roteador e sim apenas do port forwarding.
Sabendo das necessidades da empresa ,assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o que deverá ser feito no roteador.
Através do Wireshark, você capturou uma parte do tráfego da rede para análise. Ao verificar o cabeçalho de uma transação DHCP, você obteve os seguintes dados:

De acordo com os campos informados acima, marque a opção CORRETA sobre a operação do DHCP:
Uma nova estrutura de rede será implementada com o objetivo de interconectar três localidades, conforme imagem a seguir:
Utilizando o recurso VLSM com o objetivo de otimizar a distribuição de endereços IP, um administrador definiu 4 possibilidades para atender a quantidade de 60 hosts da rede local do Roteador "BH". Qual das alternativas de endereçamento a seguir atende a necessidade da respectiva localidade, com o menor desperdício de endereços possível?

Uma empresa possui uma sede e cinco filiais, conforme figura, que se interligam com a matriz através de um link dedicado WAN. Está sendo implantada uma estratégia de gerenciamento de atualizações usando o serviço WSUS do Windows Server. Foi requisitado que todas as filiais recebessem corretamente os patchs de atualização, entretanto, com o mínimo possível de uso do link de Internet.Este link de acesso à Internet está apenas na matriz, e é usado por todas as filiais para acesso à WEB. Já existe atualmente um servidor WSUS, mas apenas matriz.
Dadas as necessidades da empresa, qual é a melhor solução para cumprir os requisitos necessários?
Uma empresa possui atualmente, em sua rede interna, um endereço de rede de Classe C, com a máscara CIDR de /24. Tem portanto uma única rede: 192.168.0.0/24. Devido ao grande aumento no número de departamentos, e muitos destes possuindo poucos computadores, decidiram segmentar a rede em várias sub-redes (VLANs). Considerando-se o recurso de subnet zero, deseja-se dividir inicialmente a rede original em sub-redes de 64 endereços IP. Logo após essa divisão, precisa-se dividir mais duas sub-redes resultantes: uma em VLSMs de 32 endereços IP e outra em VLSMs de 16 endereços IP.
Quantas sub-redes haverá no total após todas as divisões em VLSMs?
O sistema operacional utilizado no servidor de arquivos de uma ONG é o Windows Server. Foi pedido que as permissões NTFS fossem configuradas corretamente para que os usuários pudessem ter acesso. Existem dois grupos: “colaboradores internos” e “colaboradores externos”.
O grupo colaboradores internos possui acesso de leitura, gravação e modificação dos arquivos, e isto foi definido nas permissões NTFS. Todos os usuários utilizam essas exatas permissões.
Já o grupo colaboradores externos somente deve possuir opção de leitura, com exceção de uma das diretoras da ONG, que deve ter permissão total e pertence a este grupo.
Ao se configurar as permissões NTFS do grupo colaboradores externos, utilizou-se a coluna “negar” para a opção Modificar. Entretanto, a cont...
Você recebeu um chamado técnico de que um dos computadores desktop da empresa não está mais ligando. Ao verificar, vê-se que o micro não dá mais nenhum sinal de vida: não acende nenhuma luz, não faz nenhum barulho na inicialização e nada aparece no monitor. Você verificou as conexões de energia e elas estão todas ligadas corretamente, com a voltagem adequada. Ao questionar o funcionário, ele reporta que estava sentindo um cheiro de queimado antes do computador parar de funcionar de vez.
Com base nos dados recolhidos, qual é o provável problema do computador?
Uma rede neural pode ser representada por um grafo direcionado chamado de sinal-fluxo (signal-flow).
O fluxo de sinais no grafo é definido pelas seguintes regras básicas, EXCETO:
O componente central de um agente baseado em conhecimento é sua base de conhecimento (knowledge base).
Em relação à base de conhecimento é CORRETO afirmar que
É CORRETO afirmar que a negação da afirmação

é
Analise as seguintes formas de argumento e assinale com V as válidas e com I as inválidas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
É CORRETO afirmar que a expressão lógica

é equivalente logicamente à seguinte expressão:
Seja o seguinte trecho de um programa em Prolog

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas referentes à classe de problemas computacionais.
I. Uma linguagem L pertence à classe NP.
II. Uma linguagem L pertence à classe P. III. Toda linguagem L’ pertence à classe NP, L’ é redutível em tempo polinomial a uma linguagem L.
IV. L’ pertence à classe NP. L é redutível em tempo polinomial a uma linguagem L’.
Após sua análise, considerando que uma linguagem L é NP – completa, estão CORRETAS:
Analise as afirmativas concernentes à análise assintótica de funções, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Dadas duas funções f1 e f2. Se f1 < f2 então f2 ≠ O (f1).
( ) 32n = O(3n).
A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Considere dois algoritmos A1 e A2, cujas funções de custo são, respectivamente, T1(n) = n2 − n + 1 e T2(n) = 7n log2 n + 10n. Para simplificar a análise, admita que n > 0 e é sempre uma potência de 2.
A partir dessa premissa, assinale a alternativa CORRETA.

Considerando essa premissa, é CORRETO afirmar que
O algoritmo de Floyd-Warshall resolve o problema de calcular o caminho mais curto entre todos os pares de vértices em um grafo orientado (com direção) e valorado (com peso).
Sobre o algoritmo e dado que V é o número de vértices e E o número de arestas do grafo, podemos afirmar que:
Analise as afirmativas referentes ao algoritmo de Dijkstra, e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O algoritmo de Dijkstra é ótimo para a situação do problema do caminho mínimo.
( ) O algoritmo de Dijkstra consegue encontrar o menor caminho em um grafo com pesos negativos.
A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas referentes à classe de problemas computacionais e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sejam A, B dois problemas tais que A ϵ NP - Completo e B ϵ P. Então, B é polinomialmente transformável em A, somente se P = NP.
( ) Todo problema P não pertence à classe de problemas NP.
A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Numere as estruturas de dados da COLUNA II com os algoritmos apresentados na COLUNA I.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O formato de uma moldura de página da arquitetura (fictícia) k86 reserva os bits 0 a 23 para o endereço da moldura de página na memória física, usados para indexar a tabela de páginas.
Admitindo um sistema de memória virtual paginada com tamanho de página de 2K bytes, assinale a alternativa que apresenta qual a quantidade máxima CORRETA de memória que um processo pode usar.
Analise as afirmativas que tratam dos algoritmos de processamento de caracteres, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O algoritmo Knuth–Morris–Pratt (KMP) é mais eficiente quando maior for o tamanho do padrão de busca.
( ) O algoritmo de busca em autômatos não tem necessidade de retroceder para reler a entrada do texto.
A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Analise as afirmativas concernentes aos algoritmos de processamento de caracteres, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O algoritmo Boyer-Moore é mais eficiente quanto maior for o tamanho do padrão de busca.
( ) Os algoritmos Shift-And e Knuth–Morris–Pratt (KMP) não tem necessidade de retroceder para reler a entrada do texto.
A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Resolva a relação de recorrência a seguir:
T(n) = 2T(n/2) + n2
O resultado será:
Resolva a seguinte relação de recorrência:
T(n) = 9T(n/3) + n2
O resultado será:
Resolva a relação de recorrência a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
T(n) = 8T(n/2) + n
Sejam duas funções f(n) e g(n) que mapeiam números inteiros positivos em números reais positivos.

A partir dessa análise, assinale a sequência CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta qual diagrama UML está representado na figura abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de restrição que está sendo definido no diagrama abaixo o qual apresenta uma especialização envolvendo as entidades funcionário, engenheiro e secretária.

Para a modelagem conceitual apresentada abaixo, podemos dizer que Skill

Na administração de banco de dados, a álgebra relacional é utilizada para a elaboração, a partir das relações do modelo lógico, das correspondentes possibilidades de implementação de tabelas e soluções para o modelo físico. A esse respeito e considerando as relações em um modelo lógico de banco de dados apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.

Na administração de banco de dados, a álgebra relacional é utilizada para a elaboração, a partir das relações do modelo lógico, das correspondentes possibilidades de implementação de tabelas e soluções para o modelo físico. A esse respeito e considerando as relações em um modelo lógico de banco de dados apresentadas acima, julgue os itens que se seguem.
inclui várias funções que realizam testes úteis e manipulações de dados de caractere. Cada função recebe um caractere - representado como um int - ou um EOF como argumento. Analise a descrição de uma determinada função: - retorna um valor verdadeiro se c for uma letra minúscula e 0, caso contrário.- Trata-se de Considere a árvore B a seguir, com as respectivas chaves presentes em cada nó. 
Sabe-se que o número máximo de chaves em cada nó é 4.
Seja a função recursiva f definida como

onde x MOD y é o resto da divisão de x por y. O valor de f (30, 21)é
O gerente de um projeto realizou uma reunião com patrocinadores para identificar e analisar, entre os ativos de processos organizacionais, as lições aprendidas.
Diante das lições aprendidas em um projeto, obrigatoriamente, o gerente de projeto deve
Verifique o trecho de código PHP abaixo disposto e assinale a alternativa que corresponde ao resultado de sua execução:

Considere a seguinte situação hipotética.
A figura abaixo ilustra, em determinado instante de tempo, a posição dos quatro ponteiros de um medidor de energia elétrica de uma residência com constante de medição igual a 1 e que indica a energia em WCh. A partir desse instante, são ligadas na residência, durante 10 min, 5 lâmpadas incandescentes que totalizam 300 W e um chuveiro de 2.200 W. Nessa situação hipotética, após o período de 10 min, a posição do ponteiro do relógio II deverá estar entre os números 8 e 9.

No circuito mostrado acima, um galvanômetro está ligado em série a um resistor Rs variável para que a tensão U seja medida. Considerando que o galvanômetro possua resistência interna de 5 Ω e que a corrente de fundo de escala seja igual a 10 mA, julgue o item abaixo.
O valor de Rs que corresponde a uma tensão de fundo de escala igual a 10 V é inferior a 1 kΩ.Considerando que o circuito elétrico mostrado abaixo possua um amperímetro e um voltímetro ideais, que a medição do instrumento Y indique 2 unidades de sua respectiva grandeza medida e que, similarmente, Z indique 10 unidades de medida, então é correto afirmar que Y é um amperímetro e Z é um voltímetro.


O circuito acima, conhecido como ponte de Wheatstone, é utilizado para medir a resistência de prova Rx. Considerando que, nesse circuito, a chave K seja fechada, que a fonte de tensão E e o galvanômetro funcionem adequadamente para operações envolvendo a ponte, que o resistor Rc seja variável e que os resistores Ra e Rb tenham valores fixos apropriados, julgue os próximos itens.
O balanceamento da ponte depende do valor da tensão da fonte.
O circuito acima, conhecido como ponte de Wheatstone, é utilizado para medir a resistência de prova Rx. Considerando que, nesse circuito, a chave K seja fechada, que a fonte de tensão E e o galvanômetro funcionem adequadamente para operações envolvendo a ponte, que o resistor Rc seja variável e que os resistores Ra e Rb tenham valores fixos apropriados, julgue os próximos itens.
Caso a resistência do resistor Ra seja a metade da resistência de Rb e o balanceamento da ponte ocorra quando Rc = 10 Ω, então a resistência de prova terá valor igual a 20 Ω.A figura abaixo apresenta um código de linha denominado fase-dividida, também conhecido como Manchester.

O circuito ilustrado na figura a seguir

pode ser simplificado para o seguinte circuito.

Considerando que, os circuitos apresentados nas figuras acima, os amplificadores operacionais sejam ideais, alimentados por fontes simétricas de ±12 V e nunca operem em saturação, julgue os itens subsequentes, relativos a esses circuitos e às características dos amplificadores operacionais.
A tensão na entrada inversora do amplificador operacional usado no circuito B é nula.
Considerando que, os circuitos apresentados nas figuras acima, os amplificadores operacionais sejam ideais, alimentados por fontes simétricas de ±12 V e nunca operem em saturação, julgue os itens subsequentes, relativos a esses circuitos e às características dos amplificadores operacionais.
No circuito B, a tensão de saída é dada por vo = -4vi.
Considerando que, os circuitos apresentados nas figuras acima, os amplificadores operacionais sejam ideais, alimentados por fontes simétricas de ±12 V e nunca operem em saturação, julgue os itens subsequentes, relativos a esses circuitos e às características dos amplificadores operacionais.
No circuito A, a tensão de saída é dada por vo = 5vi.
Considerando que, os circuitos apresentados nas figuras acima, os amplificadores operacionais sejam ideais, alimentados por fontes simétricas de ±12 V e nunca operem em saturação, julgue os itens subsequentes, relativos a esses circuitos e às características dos amplificadores operacionais.
As correntes de polarização de entrada de amplificadores operacionais com entrada implementada com FET são muito maiores que as de amplificadores operacionais com entrada implementada com transistores bipolares.
Considerando que, os circuitos apresentados nas figuras acima, os amplificadores operacionais sejam ideais, alimentados por fontes simétricas de ±12 V e nunca operem em saturação, julgue os itens subsequentes, relativos a esses circuitos e às características dos amplificadores operacionais.
No circuito C, a tensão v1 é uma onda quadrada com amplitude igual a 12 V.
A figura acima ilustra um circuito de fonte de alimentação em que a tensão no secundário do transformador é de 220 V rms; a relação de espiras entre o primário e o secundário é de 10 para 1; e o diodo Zener é de 13 V. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
A tensão de saída vs é maior que 10 V.
A figura acima ilustra um circuito de fonte de alimentação em que a tensão no secundário do transformador é de 220 V rms; a relação de espiras entre o primário e o secundário é de 10 para 1; e o diodo Zener é de 13 V. Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.
A tensão máxima no capacitor é superior a 20 V.
Considerando o circuito apresentado na figura acima, julgue os itens seguintes.
O circuito equivalente de Thévenin da parte do circuito à esquerda dos pontos A e B é formado por uma fonte de tensão de 15 V em série com uma resistência de 10

Considerando o circuito apresentado na figura acima, julgue os itens seguintes.
A tensão vo igual a 5 V.
Considerando o circuito apresentado na figura acima, julgue os itens seguintes.
O circuito equivalente de Norton da parte do circuito à esquerda dos pontos A e B é composto por uma fonte de corrente de 15 A em série com uma resistência de 10
. 
Tendo como referência as tabelas apresentadas acima, julgue o próximo item, acerca da implementação de SGBDs relacionais.
A tabela resultado é obtida após a execução do comando SQL abaixo.
SELECT * FROM tabela1 WHERE b > ANY
(SELECT z FROM tabela2 WHERE w > 30)
De acordo com o guia PMBoK 4a edição, a estrutura genérica do ciclo de vida de projeto apresenta algumas características, dentre as quais estão as apresentadas no gráfico abaixo.

Considerando o ciclo de vida do projeto e as informações do gráfico, é INCORRETO afirmar: