A avaliação de maturidade na governança de TI permite

A avaliação de maturidade na governança de TI permite investigar e desenvolver planos de melhoria para as chamadas dimensões do processo de maturidade. Estas dimensões permitem confirmar se as atividades desenvolvidas pela TI atendem de uma forma consistente às expectativas de acionistas e controladores do negócio, e a necessidade de reporte público de informações. O total das dimensões da maturidade, segundo o Cobit 4.1, é composto
  • A. pela capacidade da TI cumprir sua missão e objetivos de forma alinhada com o negócio; pelo controle sobre riscos e conformidade das suas entregas com as expectativas e necessidades de negócio; pela cobertura financeira que determina eficiência em custos e a capacidade de gerar retorno sobre investimentos.
  • B. pela condição de TI inovar e prover estratégias para o negócio; pelo acompanhamento de TI sobre as ações adotadas nas áreas de tecnologia da informação de instituições concorrentes ou de operações semelhantes às da instituição para a qual trabalha.
  • C. pela disciplina em realizar estudos de referência para confirmar se a TI está adotando as melhores práticas e tecnologias para o negócio; pela capacidade e maturidade para fornecer seus serviços com excelência superior à de empresas que possam fornecer os mesmos serviços de forma terceirizada.
  • D. pelas técnicas aplicadas por TI para levantar requisitos, desenvolver, testar e entregar sistemas de informação para as diversas áreas de negócio da instituição; pelos artefatos de documentação que são produzidos ao longo do ciclo de vida dos projetos.
  • E. pelos níveis de documentação sobre testes de qualidade em produtos de software antes da liberação dos mesmos para uso na instituição; pelo porte dos fornecedores de serviços, sistemas e equipamentos, os quais se relacionam e proveem itens para a instituição.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A sensação de insegurança exige a adoção de medidas por parte do Policiamento Ostensivo Geral (POG), que o objetiva satisfazer às necessidades basilares de segurança pública da comunidade. A eficácia operacional depende da análise de fatores determinantes, componentes e condicionantes e da escolha das variáveis.

Julgue os itens seguintes, acerca de conceitos relativos ao POG.

Ponto-base é o espaço físico limitado que exige a presença real, contínua ou temporária, por ser local de risco.

Resolva a questão aqui ›


A Lei nº 8.112/90 prevê que o servidor público que reincide em faltas punidas com advertência está sujeito à penalidade administrativa disciplinar de:

Resolva a questão aqui ›