2641 Q124677
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

Considerando-se a modelagem de sistemas usando UML, é incorreto afirmar que um Caso de Uso tem como objetivo:

2642 Q124674
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

O início para toda a atividade de desenvolvimento de software é o levantamento de requisitos, sendo esta atividade repetida em todas as demais etapas da engenharia de requisitos. Avalie as seguintes afirmativas, as quais apresentam atividades de desenvolvimento de software.

I. Classificação: agrupamento de requisitos em "módulos" para facilitar a visão global do funcionamento pretendido para o sistema.

II. Resolução de conflitos: dada a multiplicidade e diversidade de papéis das partes interessadas envolvidas na captura e análise de requisitos, é inevitável a existência de conflitos nos requisitos identificados; é importante resolver estes conflitos o mais breve possível.

III. Prioritização: consiste na a...

2643 Q124672
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

As fases do processo unificado de desenvolvimento de sistemas têm como características:

I. A fase de concepção incorpora o estudo de viabilidade e uma parte da análise de requisitos.

II. A fase de elaboração incorpora a maior parte da análise de requisitos, a análise de domínio e o projeto.

III. A fase de construção corresponde à programação e testes.

IV. A fase de transição consiste na instalação e manutenção do sistema.

Avalie as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.

2644 Q124669
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

Para ajudar na avaliação da qualidade de processos e produtos, o Rational Unified Process (RUP) incluiu páginas, como:

I. Atividade: modelos ou protótipos do artefato que informam sobre a estrutura e o conteúdo.

II. Orientações de Trabalho: dicas técnicas e práticas úteis à realização da atividade.

III. Artefato, Diretrizes e Pontos de Verificação: informações sobre como desenvolver, avaliar e usar o artefato.

IV. Templates: uma descrição da atividade a ser realizada e os passos necessários para a realização da atividade.

São corretas APENAS as afirmativas:

2645 Q124666
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

No RUP, que fase tem como indicação ênfase na implantação?

2646 Q124664
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

O RUP abreviação de Rational Unified Process (ou Processo Unificado da Rational) é um processo iterativo de desenvolvimento de software, baseado no Processo Unificado. Fornece técnicas a serem seguidas pelos membros da equipe de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar a sua produtividade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. Na fase de Construção ocorre a entrega ("deployment") do software, é realizado o plano de implantação e entrega, acompanhamento e qualidade do software. Produtos (releases, versões) devem ser entregues e ocorrer a satisfação do cliente.

II. São exemplos de fases do RUP: Concepção, Elaboração e Construção.

III. A disciplina de Requisitos explica como leva...

2647 Q124661
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: MAKIYAMA

O paradigma do ciclo de vida clássico da Engenharia de Software é composto de seis atividades. A ordem correta, da seqüência dessas atividades está representada em qual alternativa?

2648 Q124620
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE)

Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processo de desenvolvimento de software:

I. O modelo conhecido como cascata especifica que a definição do comportamento externo do sistema deve preceder o projeto de sua arquitetura;

II. O modelo conhecido como incremental é particularmente útil, quando há mão-de-obra disponível para implementação completa, dentro do prazo comercial de entrega estabelecido para o projeto;

III. Na situação em que o desenvolvedor está inseguro da eficiência de um algoritmo, da aplicabilidade de um sistema operacional, o modelo conhecido como prototipagem pode oferecer uma melhor abordagem.

Estão CORRETAS

2649 Q124616
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE)

Analise as seguintes afirmativas sobre Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) nivelados:

I. O nível mais alto deve possuir somente um processo;

II. Os fluxos de dados que entram e saem de um processo devem corresponder aos fluxos de dados que entram e saem do diagrama que representa a explosão do processo;

III. Todo processo de um DFD deve ser explodido em outro DFD ou ser descrito numa miniespecificação, mas não ambos.

Está (ão) CORRETA (S)

2650 Q124583
Ciência da Computação
Ano: 2011
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Sobre o diagrama de classes na notação UML, analise as proposições a seguir.

1) Uma classe representa um conjunto de objetos cuja cardinalidade é sempre maior do que um.

2) O polimorfismo das operações é uma consequência da relação de herança entre classes.

3) Se um objeto A está associado a um objeto B, e B está associado a mais de um objeto C, então, obrigatoriamente, um objeto C estará associado a mais de um objeto.

Está(ão) correta(s), apenas: