2291
Q510610
2292
Q510608
2293
Q510606
2294
Q510604
Um dos objetivos da sísmica de reflexão no contexto da exploração de hidrocarbonetos é o de determinar um modelo de impedâncias acústicas a partir dos traços sísmicos observados. Considere as etapas apresentadas a seguir. I - Remoção de ruídos e determinação da wavelet. II - Obtenção da refletividade por deconvolução e conversão tempo-profundidade. III - Cálculo da porosidade e do volume do reservatório. IV - Determinação da wavelet, cálculo de densidades e de velocidades. Para cada traço sísmico, as etapas envolvidas no procedimento descrito são
2295
Q510602
Ponto Médio Comum é uma das técnicas de aquisição mais utilizadas em sísmica de reflexão. Esta técnica permite I - mapear as interfaces em subsuperfície, sem que haja a necessidade de efetuar correções estáticas e dinâmicas aos dados. II - amostrar várias vezes o mesmo ponto de reflexão, visando ao aumento da razão sinal/ruído após o empilhamento dos dados. III - obter um sismograma que realce as reflexões múltiplas, facilitando a interpretação geológica. IV - obter diretamente traços sísmicos de zero-offset que correspondam a reflexões com ângulo de incidência igual a zero. Está(ão) correta(s) APENAS as afirmação(ões)
2296
Q510600
Variações na diversidade de organismos que habitam a zona fótica podem dar indicações da oscilação do nível do mar. Considerando que, quando o mar está em posição relativa mais alta, essa zona fótica torna-se deficitária em nutrientes, conclui-se que em um mesmo contexto ambiental
2297
Q510598
Datações precisas bem como determinações paleoambientais têm sido realizadas com base em foraminíferos e são muito úteis no reconhecimento das rochas geradoras e armazenadoras de petróleo. Qual, dentre as características abaixo, NÃO pertence a esses microfósseis?
2298
Q510596
2299
Q510594
Palinomorfos incluem pólens, esporos, acritarcas, quitinozoários, tasmanitídeos e dinoflagelados. Ao caracterizar esses microfósseis, é INCORRETO afirmar que
2300
Q510592
Em ambientes aquáticos, os micro-organismos podem ser planctônicos ou bentônicos, de acordo com seu hábito. Qual(is), dentre as características abaixo, NÃO é(são) característica(s) dos organismos planctônicos?