As rochas ornamentais, com demanda crescente no setor de...

#Questão 510156 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2002, DPF, Policial Federal / Perito

As rochas ornamentais, com demanda crescente no setor de construção civil, podem apresentar deterioração de proporções variadas após o uso. Nesse contexto, a caracterização petrográfica, mineralógica e química de minerais e rochas industriais constitui etapa fundamental para a utilização adequada desses bens minerais e o estudo de suas patologias. Os dados abaixo foram extraídos de estudos de rochas utilizadas no setor de rochas ornamentais.

• biotita granito com intenso microfraturamento e expressiva transformação dos feldspatos e biotita para sericita e minerais do grupo da illita, com menores quantidades de esmectitas e vermiculita, apresentando cavidades superficiais resultantes do desprendimento de minerais;

 • calcita mármore contendo 10% de pirita subédrica, com 0,1 mm e limonitização incipiente, disseminada na rocha;

• nefelina sienito equigranular, de granulação média, homogêneo, não-deformado, não-fraturado, inalterado; • quartzito puro, branco, médio, bem selecionado, maciço.

A partir dessas informações, julgue os itens abaixo.

A presença de FeS2 alterado no calcita mármore, tornando a rocha desaconselhável para a utilização como rocha ornamental, pode ser identificada por microscopia de luz refletida.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis