Rift basins, ou bacias rifte, são desenvolvidas nas depre...

#Questão 509812 - Geologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2007, Petrobras, Técnico de Exploração de Petróleo

Rift basins, ou bacias rifte, são desenvolvidas nas depressões produzidas por um rift valley, ou vale rifte, definido como um vale alongado e estreito formado pelo afundamento de grandes blocos crustais, entre duas falhas ou zonas de falhas normais, com direção aproximadamente paralela.

Bacias da margem continental, ou de margem passiva, são as bacias sedimentares que se formaram pela quebra do vale rifte e a conseqüente expansão do assoalho oceânico, o que implica a separação definitiva entre as placas continentais envolvidas.

As bacias intracratônicas, mais propriamente chamadas de bacias intracontinentais, são resultantes de uma depressão estrutural em forma de bacia dentro de um continente constituído de crátons e faixas móveis (faixas de dobramento).

 Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue os itens seguintes.

Os turbiditos, ou seja, os depósitos sedimentares formados pela ação de correntes de turbidez que fluem das áreas mais próximas do continente para além do talude continental, são constituídos predominantemente por rochas carbonáticas e vulcânicas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis