2911 Q124644
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

No modelo de desenvolvimento em espiral, cada loop da espiral representa uma fase do processo de software. A importante distinção entre este modelo e os demais é a consideração em todos os ciclos da análise de

2912 Q124641
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

O paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software abrange 6 atividades. Na atividade de _____________ são traduzidas as exigências de uma representação do software que podem ser avaliadas quanto à qualidade antes que se inicie a codificação. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da sentença anterior.

2913 Q124638
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Considerando os modelos de desenvolvimento de software, assinale a alternativa correta.

2914 Q124635
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Em relação à análise e projetos orientados ao objeto, podemos estruturar um projeto considerando várias dimensões que envolvem várias fases. No caso da dimensão tempo, as fases poderiam ser: iniciação, elaboração, construção e transição. Considerando a dimensão componente, temos a realização de atividades ao longo das fases do processo de desenvolvimento, tais como: análise de requisitos, análise, projeto, implementação e teste. Assinale a alternativa que não indica diagrama relacionado à Análise de Requisitos.

2915 Q124632
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

O modelo conceitual da linguagem é composto de 3 elementos principais: os blocos de básicos da UML, as regras que determinam como os blocos se relacionam e alguns mecanismos comuns. Os blocos são classificados em 3 tipos: itens, relacionamentos e diagramas. Por sua vez, estes itens são classificados em outros 4 tipos: estruturais, comportamentais, de agrupamentos e anotacionais, de acordo com suas funções.Assinale a alternativa onde aparecem apenas itens estruturais básicos e comportamentais.

2916 Q124629
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Um diagrama é uma apresentação gráfica de um conjunto de elementos, geralmente representada como um gráfico conectado de vértices (itens) e arcos (relacionamentos). Na notação da UML existem diversos tipos de diagramas. Com base nas funções de cada diagrama, julgue os itens a seguir.

I - O diagrama de classes é um diagrama estrutural que mostra um conjunto de classes, interfaces, colaborações e seus relacionamentos.

II - O diagrama de casos de uso é um diagrama comportamental que mostra um conjunto de casos de uso, atores e seus relacionamentos

III - O diagrama de colaboração é um diagrama comportamental que mostra o conjunto de componentes e seus relacionamentos

IV - O diagrama de ...

2917 Q124625
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem para visualizar, especificar, construir e documentar os artefatos de um sistema complexo de software. Por se tratar de uma linguagem, ela possui uma sintaxe e uma semântica bem definida. Considerando os conceitos relacionados a esta linguagem, assinale a alternativa incorreta.

2918 Q124041
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Na modelagem de dados, os atributos e os valores expressam respectivamente as propriedades de

2919 Q124037
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Considerando os conceitos relacionados ao Modelo Entidade Relacionamento (MER), julgue as afirmativas a seguir.

I - Uma entidade é algo do mundo real que possui uma existência independente.

II - Atributos são as propriedades particulares que descrevem as entidades.

III - Os atributos podem ser simples, compostos, monovalorados, multivalorados, derivados e chave.

IV - A descrição do tipo de entidade é chamada esquema do tipo de entidade e especifica uma estrutura comum compartilhada por todas as entidades individuais.

A quantidade de itens certos é igual a

2920 Q96940
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)
Apesar de ser considerada por muitos desenvolvedores como uma atividade desagradável, a prática de testes contribui de forma decisiva para a qualidade de um sistema. Se for feita de forma correta e eficaz, ela permite maximizar a satisfação do usuário e minimizar os problemas de funcionamento do sistema. Qual das seguintes explicações representa um conceito correto sobre os testes de software?