Uma organização deve determinar os limites e a aplicabilidade do sistema de Gestão da Qualidade para estabelecer o seu escopo. Ao determinar esse escopo, a organização deve considerar:
I. As questões externas e internas.
II. Os requisitos das partes interessadas pertinentes.
III. Os produtos e serviços da organização.
Estão corretas as considerações:
Sobre as ferramentas e técnicas para o controle e melhoria da qualidade, considere as afirmativas a seguir.
I. O uso de ferramentas de qualidade promove o aumento da produtividade e progressão de custos.
II. Assertividade dos processos comunicacionais, com consequente contrariedade dos colaboradores, é frequente em empresas que optam pelo uso das ferramentas de gestão pela qualidade.
III. A maximização da competitividade, tanto no mercado nacional quanto no internacional, é oportunizada com o controle e a melhoria da qualidade.
IV. A gestão pela qualidade proporciona maior satisfação dos clientes externos, ao mesmo tempo que promove uma melhoria da imagem e desempenho organizacional. Conforme utilizado em organizações de todo o mundo, o Sistema de Gestã...
A filosofia 5S é pautada na educação de práticas diárias simples, capazes de promover o crescimento contínuo dos indivíduos, por meio do aperfeiçoamento constante da rotina de trabalho diário e, consequentemente, estabelecimento de melhoria na qualidade de vida no trabalho.
São sensos elencados dentro da filosofia do 5S, EXCETO:

Quanto aos objetivos das auditorias da Qualidade, é falso afirmar:
Com relação às ferramentas estatísticas da qualidade, analise as afirmativas a seguir.
I. A utilização do Diagrama de Dispersão permite visualizar o tipo de relação existente entre três ou mais variáveis.
II. Uma Folha de Verificação bem elaborada é o ponto de partida para a transformação de opiniões em dados e fatos.
III. Diagramas de Causa-Efeito conseguem descrever os efeitos indesejados nos processos e identificar as soluções.
Está correto o que se afirma em
Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a vários instrumentos da qualidade e seus objetivos.
I. Diagrama espinha-de-peixe.
II. Análise de estratificação.
III. Gráfico de controle.
a. Representar graficamente as mudanças sofridas no tempo por um determinado processo.
b. Enquadrar um problema ou um fenômeno de maneira mais analítica.
c. Constatar um efeito e buscar suas causas.
A correlação correta dos dois agrupamentos é:
De acordo com as abordagens mais atuais, o objetivo principal de uma empresa é a satisfação das necessidades das pessoas: consumidores (através da qualidade), empregados (através do crescimento do ser humano), acionistas (através da produtividade/ lucratividade), e comunidade (através da contribuição social). Este objetivo pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (Total Quality Control − TQC), que compreende, entre outros, os seguintes tópicos:
I. Controle de resultados: uma empresa não pode ser controlada por processos, mas apenas em função do resultado final, quando é possível se tomar ações corretivas.
II. Controle da dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.
III. Controle...
Sobre a era da qualidade na Administração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nas eras da inspeção e do controle estatístico, a ênfase estava na qualidade do produto e do serviço.
( ) Atualmente a qualidade se institui como um sistema que abrange todos os aspectos de operação da empresa.
( ) Na era do controle estatístico, fazia-se o controle dos materiais da empresa, porém os fornecedores não eram controlados.
( ) A inspeção ou auditoria serve para decidir se um fornecedor tem ou não condições de continuar como tal e também de escolher novos fornecedores.
Assinale a sequência correta.

“A Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM) foi uma prática de gestão bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. Os conceitos dessa prática, desenvolvidos inicialmente por autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 1950 e 1960, encontraram no Japão o ambiente perfeito para o seu desenvolvimento durante os anos que se seguiram. No início da década de 1980, o mundo voltava sua atenção para o elevado grau de competitividade alcançado pelas principais indústrias japonesas, cujos produtos chegavam com excelente qualidade e preços relativamente baixos nos principais mercados consumidores do mundo ocidental, passando a constituir uma ameaça ...
Tendo em vista os princípios da qualidade total, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

Preencha corretamente os parênteses:
Para __________________ Qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Conforme ________________ a qualidade está associada a dois princípios básicos, ou seja, de conformidade aos requisitos e o zero defeitos. ________ por sua vez, adota dois significados para a Qualidade: “características do produto que vão ao encontro das necessidades dos clientes” e, a “ausência de falhas”.
Preencha corretamente as lacunas:
Julgue os itens subsequentes, a respeito da gestão pública e de assuntos correlatos a esse tema.
Atualmente, qualidade é requisito essencial para a sobrevivência das organizações em mercados competitivos, ou seja, tornou-se lugar comum e, justamente por isso, perdeu seu viés estratégico na administração das organizações.
Julgue os itens a seguir, acerca de noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Se a variável X seguir uma distribuição normal com média m e desvio padrão amostral s, então Y = (X – m)/s apresentará média nula e variância unitária, a mediana e a moda de Y serão iguais a zero, o coeficiente de assimetria será nulo, e a curtose de Y será a mesma da variável X.
Julgue os itens a seguir, acerca de noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos.
Uma avaliação da normalidade de um conjunto de dados amostrais pode ser realizada com base no gráfico de probabilidade normal (normal probability plot) ou Q-Q plot. Em caso de normalidade, o Q-Q plot exibirá uma curva em forma de S, conforme ilustrado na figura abaixo.

Considerando que, há muito tempo, a qualidade deixou de ser requisito de formação para vantagem competitiva e tornou-se requisito essencial de sobrevivência no mercado, julgue os itens seguintes.
O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) é a ferramenta que fundamenta o conceito de aprendizado utilizado no modelo de excelência da gestão.
No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes.
A trilogia da qualidade proposta por Joseph M. Juran pode ser aplicada a qualquer tipo de produto ou serviço e está assentada em três processos básicos: planejamento, controle da qualidade e aperfeiçoamento.
No que diz respeito à gestão da qualidade e ao modelo da fundação nacional da qualidade, julgue os itens seguintes.
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) não é prescritivo em relação a ferramentas, estrutura ou forma de gerir o negócio. Os fundamentos desse modelo podem ser expressos em características tangíveis, mensuráveis quantitativa ou qualitativamente, por meio de ações gerenciais propostas na forma de questões e de solicitações de resultados.
Com relação à gestão da qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um de seus princípios.
Com referência a sistema de gestão de qualidade, assinale a alternativa que não apresenta um benefício.
A gestão pela qualidade evoluiu ao longo do tempo, tendo iniciado com o modelo de inspeção, evoluído para o controle estatístico, depois para os sistemas de garantia da qualidade até chegar ao modelo da gestão por qualidade total. Cada um desses modelos de gestão tem como objetivo:
Acerca do sistema de gestão da qualidade (SGQ), assinale a alternativa correta.
Uma empresa que utiliza a metodologia da Manutenção Produtiva Total (TPM) apresenta os seguintes índices em seu principal equipamento:
• Disponibilidade = 87%; • Desempenho operacional = 50%; • Qualidade do produto = 98%. O índice de Eficiência Global do EquipamentoDentre as técnicas utilizadas na Gestão pela Qualidade Total, assinale aquela que propõe a comparação do desempenho (quantitativo ou qualitativo) com as melhores práticas do mercado.
Qual é o principal benefício esperado da implantação de um sistema de garantia da qualidade em uma empresa?
Um dos princípios da Gestão pela Qualidade Total recomenda que as decisões, em todos os níveis de uma organização, devam ser tomadas com base em fatos e dados concretos. Isso implica
Dentre as metodologias utilizadas na gestão da qualidade, existe uma cuja filosofia é voltada para mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação, limpeza e autodisciplina. Essa metodologia é a(o)
A maneira mais eficaz de garantir a qualidade do produto é
Segundo considerações mais recentes, dentro do conceito de qualidade de classe mundial, um produto manufaturado está em conformidade com as especificações de projeto quando
O Controle Estatístico de Processo é uma das sete ferramentas básicas de garantia de qualidade e
O conceito de qualidade é amplo. No contexto dos institutos nacionais de metrologia, tais como o INMETRO, qualidade compreende o grau de atendimento (ou conformidade) de um produto,
No que tange a qualidade e custo para garanti-la, assinale a alternativa correta.
São muito difundidas as dimensões da qualidade, segundo definidas por David A. Garvin. São exemplos de dimensões da qualidade:
A característica da era do controle estatístico da qualidade é indicada pela (pelos)
No que se refere à gestão da qualidade e a modelos de excelência gerencial, julgue os itens a seguir. Para tanto, considere que a sigla PDCA, sempre que mencionada, significa plan, do, check, act.
O método de gestão da qualidade proposto por Deming caracteriza-se pela ênfase na administração por objetivos, promovida por meio de slogans que fomentam o zero-defeito e de quotas numéricas para o incremento de produtividade.
A estatística é importante para a gestão da qualidade, além de ser elemento imprescindível para o controle e a melhoria de processos. Considerando determinada sequência de resultados, a grandeza estatística utilizada para designar os dados que mais se repetem é
O Modelo de Excelência da Gestão (MEG), proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, considera, com base em oito critérios, a instituição como um sistema orgânico e adaptável ao ambiente em que se insere. Fazem parte desses critérios
É característica da era do controle estatístico, na história da qualidade, a
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
A gestão da qualidade iniciou-se na década de 80 do século passado, advinda do controle estatístico da qualidade dos produtos, sendo, portanto, sinônimo de uniformidade.
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
A Nova Gestão Pública é um modelo formulado com base nas teorias do agente principal e da gestão da qualidade total.
Com relação à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes.
William Deming, um dos principais teóricos da gestão da qualidade, formulou o conceito de corrente de clientes, segundo o qual cada estágio do processo é cliente do estágio anterior e, por sua vez, torna-se fornecedor do estágio seguinte.
Em relação à gestão de processos, julgue os próximos itens.
A organização que busca a certificação ISO 9000:2000 evita adotar visão departamentalizada de gestão.
Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.
De acordo com os pressupostos de Deming, as organizações não devem fixar metas quantitativas a serem atingidas, para obter a melhoria da qualidade.Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.
De acordo com o modelo da Fundação Nacional da Qualidade, as organizações devem realizar autoavaliação periódica, com o objetivo de melhorar as práticas de gestão e subsidiar a elaboração do relatório de gestão.
Julgue os itens seguintes, relativos à gestão da qualidade e ao modelo de excelência gerencial.
A gestão da qualidade, segundo os pressupostos de Juran, deve ser uma prática arraigada aos valores inerentes à organização, prescindindo de planejamento e controle prévios.
A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
Os padrões internacionais de qualidade têm mostrado preferência por sistemas integrados de controle financeiro em vez da gestão de processos organizacionais.
A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
A gestão da qualidade procura infundir qualidade em todos os processos organizacionais, integrando, desse modo, o trabalho em equipe, com vistas à geração de resultados, como a melhoria contínua desses processos e a satisfação do cliente.
A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o modelo do GESPUBLICA, os indicadores de desempenho organizacional constituem as principais técnicas de acompanhamento e monitoramento da qualidade.
A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
A aplicação do sistema de valor econômico adicionado mede o desempenho em termos de lucros depois de impostos, menos o custo do capital investido em ativos tangíveis.
A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
Altos níveis de qualidade e custos em baixos níveis são o objetivo principal dos círculos de qualidade.
A respeito de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
Altas expectativas de gerentes e diretores comumente contribuem para o fracasso de programas de qualidade nas organizações.
Pode-se apontar como características do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, implantado na Administração Pública Federal em 1991,
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Na Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), os examinadores, ao receber relatórios de gestão de uma organização, realizam consultoria, prescrevendo modos de gestão de processos à organização.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
O modelo do GESPUBLICA foi criado para avaliar as organizações públicas e privadas no que tange ao atendimento dos pressupostos de qualidade preconizados pelo governo federal relativos ao atendimento ao consumidor brasileiro.
Acerca de gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens que se seguem.
Considere que um administrador pretenda analisar a existência de correlação entre o número de reclamações dos alunos contra os professores e a quantidade de faltas dos professores. Nessa situação, uma das ferramentas de qualidade que o administrador poderá empregar é o diagrama de dispersão.
Considerando que, há muito tempo, a qualidade deixou de ser requisito de formação para vantagem competitiva e tornou-se requisito essencial de sobrevivência no mercado, julgue os itens seguintes.
O modelo de excelência da gestão possui uma visão sistêmica com base em uma abordagem cíclica e tem como foco os resultados da organização.
Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A moderna concepção de qualidade responsabiliza o departamento de qualidade como a unidade central para definir políticas e assegurar os padrões de aceitabilidade dos produtos.
Segundo Maximiano, no início do século XX, quando a produção em massa passou a ser comum, o termo qualidade significava ausência de variação. No entanto, o conceito de qualidade mudou ao longo do século passado: teóricos desenvolveram trabalhos que apresentam novas perspectivas, e hoje, mais do que nunca, a qualidade tornou-se essencial para a sobrevivência no mercado. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O programa de excelência da gestão, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, constitui-se de cinco etapas: planejamento, sensibilização, capacitação, diagnóstico e autoavaliação, e, por fim, adota um plano de melhoria e capacitação para a organização.
Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de processos.
A estatística aplicada ao controle da qualidade e à melhoria de processos teve seu auge na década de 70 do século passado, em função da produção bélica no mundo.