No segmento destacado, o verbo haver é um exemplo de emprego de verbo impessoal: “Muitas pessoas se perguntam por que há tão poucas mulheres ocupando cargos nos espaços de poder em geral. ” (2º§). Dentre as alternativas a seguir, identifique a frase em que o mesmo NÃO acontece:
2561
Q701849
No segmento destacado, o verbo haver é um exemplo de emprego de verbo impessoal: “Muitas pessoas se perguntam por que há tão poucas mulheres ocupando cargos nos espaços de poder em geral. ” (2º§). Dentre as alternativas a seguir, identifique a frase em que o mesmo NÃO acontece:
2562
Q701848
Acerca da estrutura e características linguísticas que compõem o texto, assinale a alternativa correta:
2563
Q701847
A apresentação de fatos relevantes acerca da atualidade ocorre de modo que marcas explícitas de um posicionamento subjetivo sejam atenuadas; há, porém, um exemplo de rompimento com a total imparcialidade no segmento destacado em:
2564
Q701846
– O segmento separado pelos travessões em: “Os organizadores do evento da extrema-direita em Boston disseram que o encontro deste sábado não é solidário com os supremacistas brancos, mas a polícia instalou novas câmeras de vigilância na região e colocou restrições ao evento — como a proibição de mochilas, varas e outras armas em potencial — na esperança de evitar a violência. ” (7º§) indica
2565
Q701800
O trecho da coluna semanal de Contardo Calligaris reproduzido a seguir é referência para a próxima questão.

Ao afirmar que a conduta descrita no texto é tanto de grupos fascistas quanto comunistas, o autor
2566
Q701799
A apresentação de entrevista a seguir é referência para a próxima questão.

A apresentação de um entrevistado, pelo suporte de publicação, objetivos e público leitor, obedece a algumas características de elaboração textual, identificadas corretamente na alternativa:
2567
Q701769
Assinale a afirmação INCORRETA no que se refere à coesão textual.
2568
Q701768
Em relação às idéias depreendidas a partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta.
2569
Q701767
No texto CB3A1AAA, o emprego do termo “fantasma” (l.6) sugere que o leitor é
2570
Q701766
Considerando que, de acordo com seu autor, o texto CB3A1AAA é um fragmento de um livro de ensaios, assinale a opção que corresponde à seção do livro da qual faz parte o referido fragmento.