A. O obj...

Quanto ao Simbolismo, assinale a alternativa correta.
  • A. O objetivo declarado dos poetas desse movimento literário era um só: desenvolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos sentimentalistas românticos que comprometiam a qualidade artística dos poemas. Na base desse projeto estava a crença de que a função essencial da arte era produzir o belo. O lema adotado – a arte pela arte – traduz essa crença.
  • B. A preocupação dos artistas desse período não é mais a análise da sociedade. O principal interesse é a sondagem do “eu”, a decifração dos caminhos que a intuição e a sensibilidade podem descortinar. A busca é do elemento místico, não-consciente, espiritual, imaterial.
  • C. O desejo de dar um caráter científico à obra literária define as condições de produção dos textos dessa estética. Os escritores acompanham com interesse as discussões feitas no campo da biologia e da medicina, acreditando na possibilidade de tornar esse conhecimento como base para a criação de seus romances.
  • D. Essa estética substitui a exaltação da nobreza pela valorização do indivíduo e de seu caráter. Em lugar de louvar a beleza clássica, que exige uma natureza e um físico perfeito, o artista desse período literário elogia o esforço individual, a sinceridade, o trabalho. Pouco a pouco, os valores burgueses vão sendo apresentados como modelos de comportamento social nas obras de arte que começam a ser produzidas.
  • E. O modelo de vida ideal adotado pelos autores do período envolve a representação idealizada da Natureza como um espaço acolhedor, primaveril, alegre. Os poemas apresentam cenários em que a vida rural é sinônimo de tranquilidade e harmonia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com o intuito de melhorar as propriedades dos aços carbono, nos aços-liga são adicionados elementos de acordo com a característica que se quer alterar. Desse modo, relacione os elementos químicos às características modificadas por eles em um aço-liga.

1. Níquel

2. Cromo

3. Manganês

( ) Forma carbonetos, aumentando o crescimento dos grãos e a resistência à corrosão e oxidação.

( ) Refina o grão, diminui a velocidade de transformação do aço aumentando a resistência à tração e a ductilidade.

( ) Estabiliza os carbonetos, ajudando a criar uma microestrutura dura por meio de têmpera. Diminui a velocidade de resfriamento, aumentando a resistência mecânica e a temperabilidade do aço.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsequentes, relativos ao direito civil brasileiro.

Considere que o seguinte acordo foi firmado: João doará um automóvel a Pedro, se este atravessar a nado, em um único dia, o rio Amazonas. Nessa situação, o negócio jurídico subordinado à ocorrência da condição é válido, se aceito pelas partes envolvidas.

Resolva a questão aqui ›


José, funcionário público, no dia 10.10.2008, apropriou‐se de dinheiro recebido de terceiro por erro, no exercício do cargo. Tendo em vista que contava com 19 anos completos, foi instaurado inquérito policial para apurar a ocorrência da infração. A investigação foi recebida pelo membro do Ministério Público em 11.10.2012, onde ficou constatado que há indícios de autoria e materialidade na prática do crime de peculato mediante erro de outrem, que tem prevista a pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Com relação à situação acima, é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›