Sobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afir...

Sobre a construção do texto de Umberto Eco, leia as afirmativas.

I. A coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas e se manifesta na organização sequencial do texto.

II. A coesão textual é sintática e gramatical, mas também semântica, pois, os mecanismos coesivos se baseiam na relação entre os elementos do texto.

III. A coesão do texto possibilita a manutenção temática e os encadeamentos realizados.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A hidrologia é a ciência natural que trata dos fenômenos relativos à água em todos os seus estados, sua ocorrência e sua distribuição na superfície terrestre, na atmosfera e no solo, bem como da relação entre esses fenômenos e a vida humana. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes. As convecções térmicas são aquelas induzidas quando massas aéreas são forçadas a passar sobre barreiras de montanhas.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 42 anos de idade, hipertensa desde os 18 anos de idade, em controle irregular, é encaminhada para a clínica médica pela cirurgia com dor abdominal irradiando para dorso. Há suspeita de pancreatite, descartada por exames e tomografia de abdome, mas chama a atenção um ritmo de filtração glomerular < 15 mL/min/1,73 m2 (VR > 90 mL/min/1,73 m2).

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A paciente está em estágio 3 da função renal, ou seja, função renal terminal, dialítica.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, a respeito do texto acima.

Por introduzir um sentido explicativo, o sinal de dois pontos após “atemorizante” (l.7) pode ser substituído pela conjunção por que, sem que seja prejudicada a correção do texto.

Resolva a questão aqui ›