Os editoriais mostram diversos modelos; nesse caso do edi...

Os editoriais mostram diversos modelos; nesse caso do editorial de O Globo (texto 1), o editorialista adota uma atitude:
  • A. autoritária, supondo que os leitores aceitem passivamente o que tem a dizer;
  • B. distanciada dos fatos, evitando emitir juízos de valor sobre o fato comentado;
  • C. corporativa, mostrando claramente que se trata de uma opinião ideológica do jornal;
  • D. interpretativa, fornecendo ao leitor informações necessárias ao entendimento do tema focalizado;
  • E. didática, explicativa de várias faces da questão, com indicações do caminho correto.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação aos direitos e garantias individuais e coletivas, julgue os itens a seguir. O mandado de segurança está vocacionado para fins cíveis, não constituindo instrumento idôneo para o processo penal, que dispõe do habeas corpus para sanar eventuais ilegalidades.

Resolva a questão aqui ›


Dentre as funções de natureza clínica de um(a) auxiliar destacam-se o preparo de bandejas, a organização das bancadas de atendimento com o material ser utilizado no procedimento e a instrumentação do cirurgião-dentista durante a intervenção. Para isso é necessário o conhecimento da nomenclatura de todos os instrumentos utilizados nas práticas odontológicas. Assim sendo, pode-se dizer que o instrumento ilustrado na figura abaixo corresponde a um(a):

Resolva a questão aqui ›


Sobre a tutela coletiva do direito à cidade, do direito à moradia e do meio ambiente, considere:

I. O Estatuto da Cidade (Lei no 10.257/2001) prevê que as cidades incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos têm que, obrigatoriamente, elaborar Plano Diretor, independentemente do número de habitantes.

II. Por se tratar de política urbanística essencial à exata ordenação das cidades, os Municípios não poderão dispensar as exigências relativas ao percentual e às dimensões de áreas destinadas ao uso público ou ao tamanho dos lotes regularizados, assim como a outros parâmetros urbanísticos e edilícios, ainda que se trate de regularização fundiária de núcleos urbanos informais.

III. O princípio do poluidor pagador internaliza o custo social provocado pelas externalidades da atividade econômica em decorrência de seu processo produtivo.

IV. O consumidor de produtos e de serviços não faz parte do sistema de logística reversa de resíduos sólidos, cuja responsabilidade recai sobre o fornecedor.

V. É possível regularização fundiária de interesse social dos núcleos urbanos informais inseridos em área urbana de ocupação consolidada existentes, total ou parcialmente, em áreas de preservação permanente. Todavia, para tanto, é preciso aprovação de projeto no qual se elabore estudos técnicos que justifiquem as melhorias ambientais em relação à situação anterior, inclusive por meio de compensações ambientais, quando for o caso.

Está correto o que se afirma APENAS em

Resolva a questão aqui ›