Questões sobre Gestão da Qualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão da Qualidade

Considerando que o PDCA (Plan-Do-Check-Act) é um método interativo de gestão utilizado para o controle e a melhoria contínua de processos e produtos, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Localizada no noroeste de Minas Gerais, a Região do Cerrado Mineiro é uma indicação geográfica que abrange 55 municípios e conta com a participação direta de mais de 4.500 produtores.
Pensando em novas possibilidades de mercado, em 2010 foi desenvolvido um projeto de branding que contou com o apoio de uma equipe estratégica e do time de liderança da Federação dos cafeicultores do Cerrado.
Em 2011, foi apresentada a mudança na estratégia que trouxe o conceito “Café de atitude”. Com o apoio do SEBRAE-MG, a idealização teve como objetivo despertar no produtor o sentimento de valorização, reconhecimento pelo trabalho e o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
Marcos Geraldo, gerente regional do SEBRAE do Noroeste e Alto Paranaíba desde 2015, comentou de que forma o Cerrado Mineiro enxergou a necessidade de um novo posicionamento de marca ao longo dos anos: ‘O posicionamento da marca foi se adaptando conforme as demandas e o posicionamento do mercado, fazendo com que a região mostrasse versatilidade e capacidade de atendimento, incluindo mercados exigentes, com qualidade e quantidade, trazendo um respeito muito grande aos compradores pela garantia da entrega da constância e da entrega dos produtos com alto valor agregado’.  
Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/ouro-do-cerrado/ouro-do-cerrado/noticia/2022/11/24/a-regiao-do-cerrado-mineiro-traz-um-novo-posicionamento-de-marca.ghtml. Acesso em: 23 jan. 2023.

O posicionamento da marca é fator fundamental no seu processo de gestão estratégica.
I – Para estabelecer o posicionamento da marca, a empresa deve analisar os concorrentes, bem como os clientes atuais e potenciais. Além disso, é preciso identificar estratégias, objetivos, pontos fortes e fracos da concorrência, estabelecendo pontos de paridade e pontos de diferença.
II – Pontos de paridade são associações exclusivas a uma marca, que são fortemente mantidas e avaliadas de maneira favorável pelos consumidores. Na reportagem, é possível observar tais pontos no café da Região do Cerrado Mineiro.
III – De acordo com o branding emocional, um posicionamento de marca deve levar em consideração tanto os componentes racionais como emocionais. Com isso, é possível criar uma conexão com os clientes, diferenciando a marca dos concorrentes.
Estão CORRETAS as afirmativas

A respeito da gestão estratégica da qualidade, existem instrumentos teórico-práticos que auxiliam a gestão, inclusive no gerenciamento das tarefas diárias, em nível operacional. Portanto, assinale a alternativa que indica um instrumento que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a qualidade total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. 

Trata-se de um programa de análise e de melhoria, utilizado para executar e implantar um novo processo ou de um projeto na empresa, ou mesmo para avaliar a eficiência de um processo que já existe.
A definição acima diz respeito ao conceito de:

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os princípios da escola da qualidade com os integrantes.
(1) Schewhart
(2) Feigenbaum
(3) Deming
(4) Juran
(5) Ishikawa
( ) A qualidade total abrange os estágios do ciclo industrial, controle total da qualidade.
( ) Gerenciamento estratégico da qualidade, trilogia da qualidade (planejamento, controle, aprimoramento da qualidade).
( ) Predominância do cliente, importância da mentalidade preventiva, envolvimento da alta administração.
( ) Qualidade total, círculos da qualidade, diagrama da espinha de peixe.
( ) Invenção das cartas de controle, aplicação da estatística no controle da qualidade, técnicas de amostragem, Ciclo PDCA.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis