A Internet está caminhando para ser audiovisual, para transmissão em tempo real de som e imagem (tecnologias streaming, que permitem ver o professor em uma tela, acompanhar o resumo do que fala e fazer perguntas ou comentários). Cada vez será mais fácil fazer integrações mais profundas entre TV e WEB (a parte da Internet que nos permite navegar, fazer pesquisas...). Enquanto assiste a determinado programa, o telespectador começa a poder acessar simultaneamente às informações que achar interessantes sobre o programa, acessando o site da programadora na Internet ou outros bancos de dados. (José Manuel Moran. As possibilidades educacionais que se abrem são fantásticas).
Segundo Chiavenato, o treinamento relaciona-se com a mudança com abrangência micro e individual. Treinamento é Educação institucionalizada. É aplicado de maneira sistemática e organizada e é pelo qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. São técnicas de treinamento:
Em geral, os professores consideram a avaliação como um procedimento usado apenas para cumprir uma exigência da escola. A concepção mais adequada sobre avaliação é:
Luckesi (1994) afirma que a avaliação escolar cumpre três funções. Associe corretamente cada função (coluna 1) à sua característica (coluna 2). Marque a sequência correta.
1 – Pedagógico-didática;
2 – Diagnóstico;
3 – Controle.
( ) Identifica processos e dificuldades dos alunos.
( ) Verifica sistemática e continuamente o que ocorre no processo de aprendizagem do aluno.
( ) Fornece ao professor dados sobre a conclusão de seu trabalho.
( ) Possibilita o aprimoramento do trabalho do professor.
Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:
1. avaliação emancipatória
2. avaliação dialógica
3. avaliação classificatória
4. avaliação mediadora
5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.
( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida – no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: “As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas.” Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:
A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico. Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a alternativa INCORRETA:
Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:
“Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:
Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:
A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:
Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:
“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “
Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:
“A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano”. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:
A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:
Banca:
Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)
Sobre alguns significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e, em seguida, assinale a opção correta.
I A tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.
II A tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.
III Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenv...
Banca:
Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), coordenou, no ano de 2010 e 2011, a revisão dos instrumentos de avaliação utilizados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituindo o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância, em dezembro de 2011.
Julgue V ou F para as afirmativas apresentadas em relação a alguns de seus indicadores e, em seguida, assinale a opção que apresenta a opção correta.
( ) O indicador Atividades de Tutoria, contempla a avaliação de tutoria obrigatória para cursos a distância e presenciais que ofertam até 20% da carga horária total do curso na modalid...
A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”. O que conclui Luckesi com essa afirmativa?
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
Que tipo de planejamento apresenta a seguinte definição: “é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo, geralmente durante o ano ou semestre letivo”?
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:
Assinale a alternativa que corresponde à técnica mais apropriada para o professor apresentar um assunto de modo sistemático, quando os alunos possuem poucas possibilidades de ter contato direto com os fatos ou acontecimentos deste assunto.
Analise as afirmativas sobre aula virtual, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A aula virtual, por ser divulgada através de computadores conectados à internet, isola as pessoas no seu espaço.
( ) Por se realizar em ambientes virtuais de aprendizagem, não existe a possibilidade de adotar métodos tradicionais numa aula virtual.
( ) A grande quantidade de conteúdos e materiais que a aula virtual disponibiliza é suficiente para garantir a aprendizagem do aluno.
Para planejar uma aula, o professor deverá organizar, numa sequência, os elementos estruturantes da mesma. Assinale a alternativa que evidencia este encadeamento.
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.
Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...
É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que
A organização do currículo por projetos é uma das propostas para o desenvolvimento integral de homens e mulheres numa realidade plural, portanto, na sua realização deve-se considerar a elaboração de projetos
A Educação a Distância só se realiza quando um processo de utilização garante uma verdadeira comunicação bilateral nitidamente educativa. Uma proposta de ensino/educação a distância necessariamente ultrapassa o simples colocar materiais instrucionais à disposição do aluno distante.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
O Plano Nacional de Educação, de 2001, documento no qual se estabelecem diretrizes para o desenvolvimento do sistema educacional consoantes com o desenvolvimento econômico, social, político e cultural do país, constitui exemplo de planejamento educacional e base do planejamento de ensino.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
Ao elaborar seu planejamento de ensino, o professor deve estar atento à definição dos conteúdos a serem ministrados, que devem ser estabelecidos de acordo com os objetivos propostos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
Uma vez observadas pelo professor as normas de avaliação da escola e as do sistema de ensino no desenvolvimento da avaliação educacional, é desnecessário adequar a avaliação aos objetivos, conteúdos e procedimentos de ensino.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, relativos aos elementos constitutivos do planejamento de ensino e à avaliação educacional.
A avaliação, cujos resultados fornecem ao professor dados sobre o progresso dos alunos e sobre as dificuldades a serem superadas, é essencial ao avanço do processo educativo, podendo ser denominada, em razão de tal função, feedback.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que diz respeito à relação professor-aluno e à aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Currículos elaborados com base no princípio de que a função da educação é a formação do homem devem contemplar a aprendizagem de conteúdos importantes para assegurar a inserção do educando no mercado de trabalho.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do planejamento educacional e dos objetivos educacionais, julgue os itens subsequentes.
Os instrumentos de avaliação a serem utilizados bem como os critérios com base nos quais os alunos serão avaliados devem ser apresentados previamente a eles.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino elaborado para uma turma de alunos é influenciado pelas diferenças individuais, em virtude dos estilos e estratégias de aprendizagem de cada aluno.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
A competência profissional do professor pode ser identificada por meio das atividades de ensino adotadas, que devem ser alinhadas aos objetivos educacionais, aos conteúdos das matérias e às características dos alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
As características próprias das atividades de ensino envolvem os seguintes processos psicológicos da aprendizagem: problematização, fixação, transferência e generalização.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se seguem.
O tempo e o encadeamento das etapas do processo de ensino são aspectos relevantes para o planejamento da aprendizagem, pois contribuem, no que se refere à sequência de ensino e duração das atividades, para a organização dos processos cognitivos inerentes ao ato de aprender.
A linguagem escrita é um objeto complexo e dinâmico da aprendizagem, que envolve a apropriação/reconstrução de vários aspectos: funcionais, textuais, gráficos e aqueles relativos ao sistema alfabético de representação. Toda ação pedagógica do educador se cumpre, na medida em que, EXCETO:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
O objetivo do modelo das ciências da religião é a educação do cidadão.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
O risco do modelo teológico é o de uma catequese disfarçada.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
A cosmovisão do modelo catequético é unirreligiosa.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação ao histórico dos modelos adotados na oferta do ensino religioso nas escolas de educação básica no Brasil, estudiosos do assunto distinguem três tipos: o catequético, o teológico e o das ciências da religião. Para caracterizar, distintivamente, os três modelos, esses estudiosos mostram comparativamente os atributos de cada modelo, utilizando-se de uma tabela de oito itens: cosmovisão, contexto político, fonte, método, afinidade, objetivo, responsabilidade e riscos.
A partir das informações do texto acima, julgue os próximos itens, acerca de ensino religioso e teologia.
O contexto político do modelo teológico é a sociedade secularizada.
Madalena acaba de assumir a direção de uma escola de ensino fundamental no interior de São Paulo. Ao iniciar suas atividades, percebe que a escola ainda não tem uma proposta pedagógica estruturada de acordo com a política educacional do Estado. Para auxiliar sua equipe na adequação da proposta pedagógica da escola, além de considerar dados relativos ao perfil sociocultural e econômico dos alunos, Madalena deverá utilizar, principalmente,
A aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana baseia-se em uma política de
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.
De acordo com as teorias críticas da educação, o professor deve utilizar apenas um método ou uma técnica para que sua sala de aula não se transforme em um laboratório de ensino que realiza experiências didáticas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.
No período disponibilizado para a elaboração do planejamento, o professor deve antever que métodos e técnicas ele poderá desenvolver com seus alunos em sala de aula para o alcance do objetivo de promover a aprendizagem. Nesse sentido, é desaconselhável que essa ação seja revista juntamente com os alunos no decorrer das aulas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Tendo em vista que o planejamento de ensino tem características que lhe são próprias porque lida com os sujeitos em processo de formação humana, e que, por isso, planejar requer uma atitude científica do fazer didático-pedagógico, julgue os itens subsecutivos, concernentes ao planejamento de ensino.
Com o avanço das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), os recursos na área do ensino tornaram-se valiosos, principalmente do ponto de vista do trabalho do professor e do aluno. Por isso, ao planejar as aulas, o professor deverá contar com a utilização das TIC, independentemente do contexto escolar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.
De acordo com os teóricos adeptos da metodologia de projetos no processo de ensino-aprendizagem, os projetos de trabalho devem ter o enfoque integrador da construção de conhecimento que transgrida o formato da educação tradicional de transmissão de saberes compartimentados. Para eles, o projeto não é uma metodologia, mas uma forma de refletir sobre a escola e sua função.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.
A metodologia de projetos desconsidera as situações conflitantes que estejam intrigando os estudantes, por entender que esses temas não constroem os saberes que devem ser explorados pela escola; além disso, ela não envolve no projeto várias áreas de conhecimento presentes tanto na escola quanto fora dela.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia de projetos, há uma supervalorização dos processos cognitivos em detrimento dos demais e uma dissociação entre os processos de pensar e de atuar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.
A metodologia de projetos pressupõe o trabalho com currículo integrado, permitindo a abordagem de conteúdos que são objetos de atenção em várias áreas de conhecimento, levando o aluno a pensar interdisciplinarmente, criando novos hábitos intelectuais.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o assunto abordado no texto acima e a metodologia de projetos, julgue os itens subsequentes.
Na metodologia de projetos, a organização do trabalho escolar sugere o reconhecimento da flexibilização organizativa, não mais linear e por disciplinas, mas em espiral, devido à possibilidade de esta promover as inter-relações entre as diferentes fontes e os desafios impostos pelo cotidiano.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.
O conceito de aula expositiva abrange a exposição, pelos alunos, de trabalhos realizados sob a orientação do professor, cuja atuação, no momento da apresentação, deve-se restringir à observação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.
O método de ensino por projetos consiste na proposição de atividade que se processa a partir de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.
Denomina-se brainstorming a apresentação livre de ideias ou de alternativas de solução para determinado problema, mediante a incitação da imaginação criadora e o afastamento de possíveis restrições ao pensamento.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias de ensino.
Entende-se por métodos individualizados de ensino os desenvolvidos com base no atendimento às particularidades de cada aluno, por meio da adequação do conteúdo ao seu nível de maturidade, à sua capacidade intelectual e ao seu ritmo de aprendizagem.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.
A produção textual de alunos de anos iniciais do ensino fundamental exclui a escrita de textos provisórios, em razão de essa produção ser realizada por um escritor iniciante, que não apresenta habilidades de revisão de sua própria produção textual.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à alfabetização e ao letramento, julgue os itens a seguir.
De acordo com as teorias acerca de alfabetização e letramento, são distintas a aprendizagem do sistema de escrita — entendida como alfabetização — e as práticas efetivas de leitura e escrita — entendidas como letramento.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.
A prática da leitura é necessária, entre outras razões, por propiciar a produção oral, escrita e outros tipos de linguagem.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.
A prática de leitura deve ser realizada mediante a utilização de textos que apresentem conteúdo específico, estejam redigidos de acordo com a norma padrão de língua e sejam didáticos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca das práticas da língua portuguesa, como a leitura, produção e escrita do texto, a análise linguística e a sistematização do código, julgue os itens seguintes.
Em virtude de as atividades de produção de textos terem o objetivo de tornar o aluno apto a construir textos coesos e coerentes, é dispensável, na realização dessas atividades, considerar as características específicas do gênero textual que está sendo trabalhado.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.
Ao avaliar um aluno em processo de alfabetização, o professor deve enfatizar os erros de maneira quantitativa, garantindo, assim, um processo avaliativo mediador.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que concerne à intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento, julgue os itens subsequentes.
Processo avaliativo que se fundamenta na mediação não deve utilizar-se de um planejamento inflexível, visto que este impede o desenvolvimento e a construção de conhecimentos pelos alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação às diversas formas de avaliação de desempenho em ambientes de trabalho, julgue os itens seguintes.
Escalas gráficas de avaliação de desempenho facilitam a comparação das notas ou conceitos recebidos pelo indivíduo em diferentes quesitos de avaliação.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Em relação aos planos anuais de ensino para todas as dis...
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Na Proposta Pedagógica da escola, no Regimento e no plan...
Durante os encontros de planejamento do ano letivo em uma escola, discutiu-se sobre a necessidade de prever estratégias de ensino que possibilitem estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios do aluno. Para tanto, é preciso
I. determinar que interesses, motivações, comportamento, habilidades etc. devem constituir o ponto de partida.
II. esclarecer ao aluno que o sucesso da aprendizagem implica dedicação e esforço e que, nem sempre, as atividades que realiza satisfaz a alguma necessidade.
III. gerar um ambiente em que seja possível que os alunos se abram, façam perguntas e comentem o processo que seguem, por meio de situações de diálogo e participação.
Na HTPC, uma professora perguntou o que é avaliação externa. A coordenadora pedagógica respondeu que essa avaliação busca subsidiar a tomada de decisão no âmbito dos sistemas de ensino, ao fornecer informações sobre
Um aluno do oitavo ano comenta com a coordenadora pedagógica que está gostando muito das aulas da professora Sonia e acrescenta: − Às vezes a gente faz grupos, porque uns têm dificuldade e uns têm facilidade. Ela coloca dois que têm facilidade e dois que têm dificuldade juntos. Por exemplo, eu explico para um aluno que tem mais dificuldade e, outro, que tem mais facilidade que eu, explica pra mim. É uma coisa de um ajudar o outro. Essa dinâmica possibilita
Ah! Bons tempos aqueles em que a gente podia reter os alunos de uma série para a outra − falou um professor na reunião de HTPC. A coordenadora pedagógica que acompanhava a reunião percebeu que alguns docentes concordaram com a fala do professor e ficou preocupada. Resolveu que seria necessário aproveitar esse espaço para discutir com o corpo docente que o regime de progressão continuada exige um novo tratamento para o processo de avaliação na escola, transformando-o em
Um professor, que desconsidera o conhecimento prévio do estudante e se orienta pelo ensino centrado no conhecimento científico historicamente acumulado, tem por objetivo
Duas professoras de Ciências de uma mesma escola têm concepções bem distintas sobre o processo de ensino-aprendizagem. A primeira planeja uma aula na qual metade do tempo é empregada para o debate dos conhecimentos prévios dos alunos, enquanto a segunda vai diretamente ao livro, pedindo que eles leiam o texto e em seguida respondam a um questionário. A principal diferença entre a primeira e a segunda professora é que a primeira considera que
Em uma aula do 4º ano, após discutir a importância da reciclagem para o meio ambiente, a professora solicitou que os alunos trouxessem as embalagens utilizadas em casa nos últimos 5 dias (latas de leite e de molhos, caixas de sapatos, de creme dental, entre outras). Com isso, além de explorar os aspectos citados, ela também pode
Durante a aula foi apresentada a receita de um bolo:
BOLO DE CENOURA
1 xícara de óleo
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
4 cenouras médias descascadas e fatiadas
Modo de fazer:
Bata o açúcar, os ovos e o óleo no liquidificador. Numa vasilha, despeje a mistura e acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó. Coloque a massa numa assadeira untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido por 45 minutos. A receita rende 20 porções.
Para uma sala de 30 alunos, a professora propôs as seguint...
O professor de Educação Física mede a altura (em metros) e verifica o peso (em quilogramas) de todos os alunos no início do ano. Os dados de todos os alunos são anotados numa tabela e projetados na sala de aula. Pergunta-se:
− Quem é o aluno mais alto da turma? E o mais baixo?
− Quem possui o maior peso? E o menor?
Ao responder a essas questões, os alunos cumpriram o objetivo de
A professora trouxe um mapa dos arredores da escola. Após o estudo detalhado do mapa e de todas as possibilidades, pediu que os alunos indicassem o melhor caminho para irem da escola ao museu de ciências.
A indicação foi feita da melhor maneira possível. A expectativa de aprendizagem é:
Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que um estudo sobre o processo de desmatamento da Mata Atlântica, em sala de aula, permite trabalhar com os alunos
Imagens e textos sobre quilombos e quilombolas como os apresentados podem servir como ponto de partida para o professor desenvolver com seus alunos a habilidade de
A utilização de livros e artigos de divulgação científica é uma estratégia eficaz para apresentar aos alunos do ciclo I do Ensino Fundamental temas e assuntos relacionados às ciências da natureza. Ao utilizar esses textos o professor deve:
Um professor, ao buscar um texto de divulgação científica para ser trabalhado no Ensino Fundamental I, deve ter em mente quais são os objetivos que deseja que os alunos atinjam. Nesse contexto, um texto de divulgação científica sobre o corpo humano deveria conter
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Como eu posso ajudar um aluno com deficiência visual a aprender e permanecer na escola aprendendo?
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Uma professora que trabalha com alunos de 09 a 14 anos, com deficiência mental, optou, em Língua Portuguesa, por trabalhar com a criação e ...
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Ensinar crianças com deficiências físicas/neuromotoras, de um modo geral, não requer revisões drásticas de currículo. Em sala de aula, para...
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Uma adaptação curricular significativa, no campo da avaliação escolar de alunos com necessidades especiais, é eliminar os critérios gerais ...
Atenção: Considere a situação abaixo para responder às questões de números 21 a 35.
Em uma Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo/HTPC, os professores discutiam que o direito de toda criança à educação implica uma série de desafios para os sistemas escolares e suas escolas. Uma professora recém-formada, que pela primeira vez estava atuando em sala de aula, pediu às colegas mais experientes que esclarecessem alguns aspectos que para ela não eram claros. Disse que iria colocar uma série de questões e que ficaria grata se pudesse contar com a resposta das colegas.
Adaptações curriculares são essenciais para que se possa atender bem, na escola, aos alunos com necessidades especiais. Na sala de aula, el...
A avaliação formativa propõe-se a levantar informações úteis para a regulação do processo ensino/aprendizagem (Hadji, 2001, p 19). Nesse sentido, a avaliação formativa deve ser realizada no
A forma de avaliação educacional que busca compreender os avanços e as dificuldades ao longo de um processo de aprendizagem considera o aprendiz como alguém
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
A educação não é preparação para a vida futura, mas deve representar a vida cotidiana. Esta afirmativa de J. Dewey inspira a metodologia por projetos, pois:
1. Promove uma educação sintonizada com as grandes transformações no mundo da produção e no mercado de trabalho.
2. Gera situações de aprendizagem reais e diversificadas, possibilitando aos educandos opinar, decidir e debater as temáticas em estudo.
3. Contribui para autonomia e o compromisso social dos alunos, formando-os como sujeitos políticos coletivos.
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Diz Jussara Luch ”que uma escola que pretenda o desenvolvimento e a formação do sujeito, atenta a esses pressupostos, vê-se constantemente na busca da superação da coisificação da avaliação historicamente implantada na nossa educação”. Para a autora, torna-se necessário:
1. Reforçar a prática da atribuição de notas ou médias, em períodos estanques e pré-determinados, classificando e selecionando os alunos, como estratégia de afirmação de uma perspectiva emancipatória de avaliar.
2. Colocar em prática o caráter ético da avaliação, não a restringido ao ato de dar notas, fazer médias, reprovar ou aprovar os alunos.
3. Avaliar, numa nova ética, que se dá de forma participativa, no sentido da construção, da co...
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Quanto às principais características das novas tecnologias da informação e da comunicação presentes na elaboração de materiais didáticos e projetos fundamentados na abordagem construtivista, a alternativa incorreta é
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Seja qual for a área de ensino, um Livro Didático não pode desconhecer as conquistas propiciadas pelas teorias da aprendizagem, especialmente a partir das grandes sínteses produzidas na década de 1980. Para que a seleção do Livro Didático seja compatível com as novas concepções de ensino e aprendizagem é preciso:
1. Identificar se a seleção de conteúdos se acha compatível com os interesses, necessidades e realidade dos alunos e com a proposta pedagógica da escola.
2. Admitir que a seqüência com que são apresentados os conteúdos não necessariamente obedeça à progressão do processo de aprendizagem do aluno, devendo prevalecer o grau de motivação que possa gerar no mesmo.
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
Especialistas no estudo do Livro Didático, a exemplo de Gérard e Roegiers, pedagogos belgas, lembram que um Livro Didático, seja qual for sua área específica, deve preencher várias funções simultâneas, tanto do ponto de vista do aluno quanto do professor. No que diz respeito ao aluno, um bom Livro Didático deve desempenhar, entre outras, as seguintes funções:
1. Transmissão de conhecimentos, a mais direta e conhecida das funções de um Livro Didático, sem dúvida essencial, mas muitas vezes valorizada em excesso, em detrimento de outras, fundamentais para o desenvolvimento intelectual do aprendiz.
2. Desenvolvimento de capacidades e competências, função essencial para a formação de cidadãos críticos e para o desenvolvimento progre...
A investigação, o conhecimento do nível de compreensão dos alunos em relação a um determinado conteúdo e o acompanhamento das hipóteses que o aluno tem em relação a um conceito como uma etapa da construção do conhecimento são algumas das características da avaliação qualitativa. Nesse sentido, pode-se acrescentar, ainda, que uma prática de avaliação mediadora com função diagnóstica pressupõe, também
Banca:
Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)
A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:
1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.
2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.
3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.
A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao)
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.
Na elaboração de questões de múltipla escolha, deve-se evitar a indução do aluno ao erro por meio de controvérsias ou peguinhas; deve-se, também, evitar não favorecer o acerto por exclusão.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.
As questões discursivas geralmente apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso. Nesse tipo de questão, o estudante deve responder com originalidade e organizar suas ideias de acordo com os padrões estabelecidos no comando.
Banca:
Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)
Maria Teresa Esteban, com muita propriedade, escreve que a avaliação de qualquer ação humana não se limita a fazer distinção entre saber e não saber. Ela investe na busca do ainda não saber, pois trabalha com a ampliação do conhecimento como um movimento permanente. Nesta perspectiva sempre há o conhecido e o ainda não conhecido, estimulando a reflexão sobre os diversos caminhos possíveis para que haja aprendizagem. Essas ideias referem-se, mais propriamente, à avaliação como;
Banca:
Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)
Em suas reflexões sobre o processo educativo, Maria Teresa Esteban ressalta que toda avaliação da aprendizagem dos indivíduos, deve acima de tudo, estar voltada para a apropriação de conhecimentos, como um meio de:
Banca:
Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)
Um pedagogo está desenvolvendo um projeto de conscientização educativa sobre o trânsito, com crianças de uma escola, utilizando músicas e histórias infantis como meio de motivá-las a participar das atividades propostas. Ao longo do processo, ele realiza atividades mais práticas para perceber se cada criança internalizou os conhecimentos, visando à finalidade do projeto. Observa atentamente cada uma delas e quando alguém ainda não aprendeu cria novas atividades sobre o mesmo conteúdo a fim de oportunizar o aprendizado. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pelo pedagogo é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
Para Vasconcellos (2003), a preocupação fundamental no que diz respeito aos instrumentos de avaliação, buscando superar a ênfase seletiva, é referente à
Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno, buscando encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber, significa desenvolver uma ação avaliativa
Segundo Hoffmann (2001), existem quatro dimensões que envolvem o processo avaliativo. A primeira dimensão se refere ao contexto sociocultural do aluno, a segunda aos saberes significativos e a terceira às questões epistemológicas do aprender. A quarta dimensão diz respeito
A avaliação somativa procura identificar em que grau os objetivos propostos foram alcançados. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o momento do processo de ensino e aprendizagem em que ela deve ser realizada.
Alguns teóricos da educação afirmam que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo, gestão da conduta e gestão de consenso. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Pesquisadores têm mostrado a importância de ajudar os alunos no que diz respeito a um comportamento positivo. Durante o planejamento da gestão da sala de aula, os professores devem considerar o uso de um estilo assertivo de comunicação e de comportamento. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Escolas de qualidade são definidas pela eficácia dos professores e pela realização dos alunos, com o auxílio do desenvolvimento de fortes habilidades em relacionamento interpessoal. Assim, o relacionamento entre professor e aluno é essencial para garantir um ambiente positivo na escola/sala de aula. Assinale a alternativa correta acerca desse assunto.
“A expressão corporal encontra-se implícita em toda ação desenvolvida por nosso corpo.Sendo um meio de comunicação com o exterior e com a gente mesmo, deve-se aprender a linguagem corporal, que é a base da........................................”
(ZABALA, A. – COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA, Ed. Artmed, 2ª. Ed., Porto Alegre, 199, pág. 129)
“Os conteúdos procedimentais na área de _____________ , além de favorecerem processos de crescimento pessoal, objetivam dotar os alunos de habilidade que os ajudarão a ser práticos e competentes para interpretar e agir sobre aspectos ______________ do ambiente, conseguindo que os conhecimentos informais de cada criança se traduzam em ações funcionais e organizadas.”
(ZABALA, A. org.– COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS EM AULA,Ed. Artmed,2ª. Ed.,Porto Alegre, 199, pág. 165). 10 PROFESSOR I
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
“Entre os resultados mais surpreendentes que obtivemos (através de diferentes situações experimentais) se situam aqueles que demonstram que as crianças elaboram_____________________, que não podem ser atribuídas à influência do meio ambiente.”
(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 45)
Assinale a alternativa que contém a frase que completa corretamente a lacuna acima:
“Estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita na criança começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isto. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim.”
(FERREIRO, E. – REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, 24ª. Ed., 2009, Ed. Cortez, S.Paulo, pág. 64)
Pelo exposto acima no texto, Ferreiro afirma ser possível a criança:
Para Délia Lerner, o desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam “ decifrar “ o sistema de escrita. É formar leitores que saberão escolher o material escrito adequado para buscar a solução de problemas que devem enfrentar e não alunos capazes apenas de oralizar um texto selecionado por outro. É:
I- formar seres humanos críticos;
II- capazes de ler entrelinhas;
III- de assumir uma posição própria.
(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real, o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 27)
“Na escola a leitura é antes de mais nada um objeto de ensino. Para que também se transforme num objeto de aprendizagem, é necessário que tenha................”
(LERNER, D. – LER E ESCREVER NA ESCOLA: o real,o possível e o necessário, Artmed, s/e, 2002 Porto Alegre, pág. 79)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
“A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações.
Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades.
Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................”
(LERNER, D. – A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações) Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:
A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres ...
As propostas curriculares para a área de Ciências da Natureza inseridas na Reforma Educacional, decreto 1006, de 14 de junho de 1991, pelo qual são estabelecidos os ensinamentos mínimos correspondentes à Educação Primária, não ficam alheias. No Ensino Fundamental, fazem parte do conhecimento do Meio, no qual tem como defesa o objetivo básico:
Os diversos tipos de problemas escolares relativos às Ciências da Natureza exigem dos alunos conhecimentos e habilidades diversas, cuja aquisição apresenta, em muitos casos, dificuldades de aprendizagem, além de outras dificuldades mais específicas. Um dos aspectos que mais condicionam o planejamento e a utilização didática dos problemas na aula de ciências é:
Organizar atividades de ensino e aprendizagem que permitam o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte por meio de elaborações práticas e teóricas nas dimensões artísticas e estéticas é uma das etapas do planejamento de aulas de Arte. Esta etapa é:
“... No _______________________ não se ensina, nem se aprende. Vive-se, exerce-se. A responsabilidade individual é a marca do _________, mas essa responsabilidade está imbuída do envolvimento – envolvimento esse que diz respeito ao ______________ em si, às pessoas e as instituições a ele pertencente. O _________________________ surge às vezes de um (aquele que já possuía em si a atitude) e se contamina para os outros e para o grupo. Num __________________________ , comumente, encontramo- nos com múltiplas barrreiras: de ordem material,pessoal,institucional e gnoseológica. Entretanto,tais barreiras poderão ser transpostas pelo desejo de criar, de inovar, de ir além.”
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, ...
“A apreensão da atitude interdisciplinar garante , para aqueles que a praticam, um grau elevado de ________________________. Isso decorre devido ao exercício de uma certa PROFESSOR III - GEOGRAFIA 11 forma de encarar e pensar os acontecimentos. Aprende-se com a interdisciplinaridade que um fato ou solução nunca é isolado, mas sim consequência da relação entre muitos outros.”
(Fazenda, I org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 57)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:
“Descobrir-se ......................................... é uma experiência gratificante. Acredito que essa descoberta começa justamente quando você se interessa pela palavra ___________. Palavra difícil de ser dita, por sua extensão. Complexa na cabeça de muita gente, comprometedora, utópica para muitos e instigadora para alguns.”
(Fazenda, I. org PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA ESCOLA,10ª. Ed, Cortez, 2005 S.Paulo, pág. 35)
Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima.
Em 1980, o National Council of Teachers of Mathematics — NCTM —, dos Estados Unidos, apresentou recomendações para o ensino de Matemática no documento “Agenda para Ação”. Nele destacava-se __________________ como foco do ensino da Matemática nos anos 80. Também a compreensão da relevância de aspectos sociais, antropológicos, lingüísticos, na aprendizagem da Matemática, imprimiu novos rumos às discussões curriculares.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima:
“Considera-se a Matemática como uma área do conhecimento pronta, acabada, perfeita, pertencente apenas ao mundo das idéias e cuja estrutura de sistematização serve de modelo para outras ciências. A consequência dessa visão em sala de aula é a imposição autoritária do conhecimento matemático por um professor que, supõe-se, domina e transmite a um aluno passivo, que deve moldar à autoridade da ‘perfeição científica’.”
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991, S.Paulo, pág.15)
A autora considera para que a aprendizagem da Matemática aconteça,é necessário que o professor:
I- tenha um conhecimento amplo e estrutural dos conteúdos que deverão ensinar a seus alunos;
II- realize atividades com material didático e aprenda a elaborá-lo com matéria prima simples e acessível no seu ambiente social;
III -Entre em contato com as Teorias que estão sendo elaboradas sobre aprendizagem de Matemática; IV- Reflita sobre princípios metodológicos que norteiam a sua prática pedagógica.
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 21)
A autora destaca a importância do aprendizado das transformações multiplicativas no desenvolvimento do pensamento proporcional e na capacidade de trabalhos com medidas, sobretudo as de áreas e de volume, justificariam por si só o desempenho do professor em aprofundar o estudo da Matemática referente ao assunto. A esse fato deve-se acrescentar o desenvolvimento do pensamento combinatório, ainda no âmbito da Psicologia. Uma abordagem bem feita do princípio multiplicativo oferecerá condições favoráveis para que o aluno da 5ª. a 8ª. série aprenda...
(CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 52)
A fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54)
As atividades de Geometria devem ter caráter___________ , favorecendo, assim, a aproximação ou reaproximação ao estudo da Matemática de algum aluno que, por acaso, tenha se afastado dele por uma situação escolar anterior. (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 72)
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 62 a 66, relativos à didática.
A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem, bem como as implicações das fases de desenvolvimento dos alunos conforme a idade e os mecanismos psicológicos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos educacionais devem ser formulados com base em pelo menos três referências: a legislação educacional, os conteúdos básicos das ciências e as expectativas de formação cultural.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os recursos didáticos devem compatibilizar os conteúdos com o preparo do professor e o desenvolvimento dos alunos, a fim de se garantir uma assimilação sólida e duradoura do conhecimento.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A utilização de recursos didáticos visa despertar o interesse dos alunos e provocar discussões e debates, desencadeando perguntas e gerando novas ideias.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Constitui indicador de adequada utilização dos recursos didáticos o fato de os conteúdos do livro didático serem todos trabalhados dentro do prazo estabelecido no cronograma escolar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na citação acima, Comenio se referia aos recursos e técnicas que deveriam ser adotadas pelo professor. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Dada a política de educação para todos, diretriz educacional do Estado brasileiro, os conteúdos de ensino devem ser rigorosamente seguidos, sem adaptações, em todas as escolas públicas brasileiras.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Paula, pedagoga há quinze anos, defende a ideia de que o currículo de um curso deve representar o patrimônio social e cultural do homem, formado pelos conhecimentos científicos e tecnológicos. Paula, ao elaborar o currículo desse curso, procura conciliar todos esses elementos. Nessas condições, o currículo deve ser trabalhado de forma interdisciplinar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em cada um dos itens subsecutivos, é apresentada uma situação hipotética acerca de planejamento curricular, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma equipe multidisciplinar docente propôs um planejamento curricular com base em ideias filosóficas, sociológicas, psicológicas, axiológicas e nas teorias do ensino para a fundamentação do currículo. As bases legais que orientam o sistema educacional do país não foram levadas em consideração. Nessa situação, as bases legais não foram enfatizadas porque não são necessárias para a formulação de um currículo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação à caracterização das metodologias de ensino, julgue os itens que se seguem.
Entende-se por autogestão a metodologia que propõe liberdade para que os estudantes aprendam os conteúdos a partir de interesses individuais ou coletivos; essa metodologia tem na pedagogia crítico-social dos conteúdos a sua principal manifestação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
Em uma avaliação mediadora, é função do professor interpretar o resultado das provas e, com base nessa interpretação, estabelecer estratégias pedagógicas que intervenham de forma positiva no processo de aprendizagem de seus alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
A concepção transformadora de avaliação, que se caracteriza pela progressividade e terminalidade, privilegia o processo, os conteúdos e a abrangência do processo educativo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
De acordo com a concepção cognitivista, a avaliação é realizada com o intuito de verificar a apreensão exata do conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo o aluno avaliado pela quantidade de informações que consegue reproduzir por meio de instrumentos como provas ou exames.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
O comportamentalismo é identificado na avaliação quando o professor constata que o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos após a conclusão de uma etapa de estudos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.
Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.
Apesar de permitir a avaliação da habilidade de estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos e, ainda, de analisar informações, fatos ou fenômenos, a questão discursiva não possibilita a formulação de conclusões.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.
Os distratores, considerados independentes do problema formulado no enunciado, devem ter conteúdo lógico, de modo a evitar que os alunos que não sabem o conteúdo avaliado na questão ou aqueles que tentam adivinhar a resposta acertem os itens por sorte ou chute.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.
A construção do enunciado não deve permitir a antecipação da natureza das opções, pois a compreensão do objetivo da questão deve ocorrer apenas após a leitura de todas as opções.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Na educação corporativa a distância, a seleção de determinada tecnologia deve levar em conta, especialmente, sua adequação ao perfil dos empregados, às condições tecnológicas da empresa e ao projeto educacional.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
O uso de ferramentas tecnológicas interativas garante por si só o compartilhamento e a construção do sentimento de pertencimento entre os envolvidos em um processo de formação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
A utilização de tecnologias em processos de formação e o debate a esse respeito se desvinculam da discussão sobre o papel do professor e sua mediação pedagógica no processo de aprendizagem.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
A aprendizagem online por meio de comunidades virtuais de aprendizagem com o apoio dos recursos da Internet favorece a adoção de práticas inovadoras de educação nas corporações.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Ensinar com mídias será uma inovação se, simultaneamente, forem mudados os paradigmas convencionais de ensino, que mantêm o afastamento entre professores e estudantes.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando-se que a competição e a cooperação, apesar de serem conceitos contrastantes, podem atuar conjuntamente nas aulas de educação física, desde que estejam voltadas a um mesmo propósito, é correto afirmar que o envolvimento dos alunos em situações de competição e de cooperação
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando-se que a cultura corporal é o resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que precisam passar constantemente por revisões, reflexões e críticas para serem transmitidos aos alunos, é correto afirmar que a cultura corporal desenvolvida nas escolas consiste
Acredita-se que a expressão currículo oculto tenha sido utilizada pela primeira vez por Philip Jackson, em 1968, em um livro intitulado Life in classrooms. Vários teóricos brasileiros, nos últimos tempos, discutem esse conceito e sua relação com a educação escolar. A esse respeito, é correto afirmar que
Quando a avaliação é, para o aluno, um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de sua tarefa de aprender e, para a escola, é uma possibilidade de definição de prioridades, ela é concebida como
Com relação aos métodos de estudo, as técnicas de memorização são as mais utilizadas, pois a compreensão depende não tanto de técnicas, mas de ginástica mental realizada pelos seus praticantes. Assinale a alternativa incorreta acerca desse método.
Banca:
Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação ao conceito de avaliação da aprendizagem.
( ) Uma das principais funções da avaliação é a diagnóstica, que permite detectar necessidades e interesses dos estudantes.
( ) Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.
( ) A avaliação requer preparo técnico e grande capacidade de observação, bem como compromisso ético com os estudantes.
( ) A avaliação deve ser realizada prioritariamente para estabelecer rankings e motivar o desempenho dos estudantes visando qualificá-los.
Banca:
Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.
ZABALA (1998, p. 209) assim se expressa: “Pudemos constatar que as provas escritas, como instrumentos de conhecimento, são extremamente limitadas, embora sejam adequadas quando se quer conhecer um caráter basicamente cognitivo e se tem suficientes habilidades para sabê-lo expressar por escrito: conteúdos factuais conceituais, conteúdos procedimentais de papel e lápis, algumas estratégias cognitivas, argumentações de valores e opiniões sobre normas de comportamento. Quanto ao resto dos conteúdos, e também ao que acabamos de mencionar, a observação sistemática é o melhor instrumento, quando não único, para a aquisição de conhecimento da aprendizagem dos alunos”.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Os PCN instituíram os projetos como a melhor metodologia para trabalhar os temas transversais dos currículos de ensino fundamental e de ensino médio. A respeito da metodologia de projetos, assinale a opção incorreta.
Banca:
SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável
Segundo HOFFMANN (1995), os termos TESTE e MEDIDA são definidos de forma vaga e as respostas não revelam consenso entre os professores. Assinale a alternativa que não se equivoca por conta de imprecisões das terminologias: MEDIDA, CONCEITO, TESTE, AVALIAÇÃO:
Banca:
SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável
"A construção do ressignificado da avaliação pressupõe dos educadores um enfoque crítico da educação e do seu papel social." (HOFFMANN, op cit, p. 113). Assinale a alternativa incorreta:
Banca:
SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável
Sobre a construção da Língua Escrita, FERREIRO (2001), esclarece que: "Do ponto de vista construtivo, a escrita infantil segue uma linha de evolução surpreendentemente regular." Deste modo, assinale a alternativa falsa:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação externa deve ter prevalência sobre as estratégias internas de autoavaliação, visto o seu caráter de neutralidade em relação aos conflitos do cotidiano institucional.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
A avaliação escolar diagnóstica visa avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem e é realizada durante todo o decorrer do período letivo para orientar o professor.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o paradigma emancipatório da avaliação, julgue os próximos itens.
Na construção de currículos de qualidade para toda a população, os resultados da avaliação devem ser analisados como indicadores para análise do papel e da função desempenhados pelas instâncias governamentais.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subsequentes, relativos aos paradigmas da educação.
O paradigma da comunicação, caracterizado pelo diálogo, pelo consenso e pelo enfoque intersubjetivo, concebe a educação como um processo interativo em que o conhecimento é resultante das relações entre pessoas, objetos e instrumentos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em relação a objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item que se segue.
Os objetivos de ensino devem ser elaborados em função das habilidades cognitivas a serem desenvolvidas pelos alunos e devem expressar exclusivamente os conteúdos que devem ser ministrados para que os alunos aprendam o necessário para sua inserção na sociedade.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Quanto ao planejamento de ensino em seus elementos constitutivos, quais sejam, objetivos e conteúdos de ensino, métodos e técnicas e avaliação educacional, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Avaliar é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Julgue os itens seguintes, acerca da avaliação.
Por avaliação institucional entende-se o processo de verificação das condições de ensino oferecidas pelo estabelecimento de ensino no qual estão envolvidos todos os atores, atitude que permite a tomada de novas decisões.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A avaliação deve ser compreendida apenas como a mensuração e classificação na verificação do rendimento escolar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
O objetivo da avaliação escolar é o de diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
Entre os instrumentos de verificação de aprendizagem, o único válido do ponto de vista da aferição do rendimento escolar são as provas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Temos visto várias reportagens sobre avaliação educacional nos últimos meses. Algumas relacionam o nível da educação brasileira com o de outros países e nos colocam em uma escala muito aquém daquela que seria a ideal. Outras promovem a classificação, nos vários níveis de escolarização, entre as melhores e as piores escolas no país. Isso nos remete a questionar sobre as diferentes formas e objetivos da avaliação educacional. A respeito desse tema, julgue os itens subseqüentes.
As notas e conceitos atribuídos nas avaliações têm caráter objetivo por revelarem a verdadeira capacidade de aprendizagem dos alunos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica refere-se, por um lado, ao tipo de educação destinada aos que irão aprender a produzir a tecnologia e, de outro, à educação dirigida àqueles que vão lidar com a realidade de uma sociedade tecnologizada.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
Tanto os instrumentos quanto o conhecimento tecnológico são neutros, sendo, portanto, também neutra a ação daqueles que os utilizam.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A tecnologia não é uma mercadoria que se compra ou vende. Ela é um saber que se adquire pela educação teórica e prática e, principalmente, pela pesquisa tecnológica. Daí o relevante papel assumido pela educação tecnológica na atualidade. Acerca da educação tecnológica, julgue os itens que se seguem.
A educação tecnológica deve prescindir da ética pelo fato de direcionar-se exclusivamente à produção de bens e conhecimentos úteis à humanidade.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
As condições objetivas de trabalho e o aluno real não podem interferir no processo de planejamento, pois essa interferência pode prejudicar a qualidade dos resultados.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos.
O planejamento de ensino visa, essencialmente, à tomada de decisão em relação a situações de ensino e aprendizagem. Por isso, não é necessário determinar diferenças conceituais entre planos, projetos e programas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas são ações que garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O respeito às especificidades das diferentes áreas dos saberes e a superação dos problemas advindos da compartimentalização do conhecimento são fatores relevantes em uma metodologia de projetos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando a concepção de metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.
A concepção dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem seus fundamentos na perspectiva interdisciplinar, inclusive o trabalho com os temas transversais.
A professora usava diferentes recursos em suas aulas, aplicava exercícios e observava os alunos mais interessados. Por isso, rapidamente, ultrapassou os conteúdos estabelecidos no programa. Ao avaliar a turma no final do bimestre constatou, com surpresa, que os resultados eram insatisfatórios.
Para contornar essa dificuldade a professora deve adotar o seguinte procedimento:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Os currículos escolares são elaborados com o objetivo de possibilitar a aquisição de conhecimentos por parte do alunado. Nesse sentido, a estruturação dos currículos intenta atender ao paradigma científico. Análises curriculares demonstram suposições básicas embutidas na construção dos currículos tradicionais. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Os conteúdos das ciências exatas e naturais são organizados, nos currículos tradicionais, de forma a configurar o conhecimento das leis empiricamente testáveis.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
No planejamento curricular, cada disciplina deve-se alicerçar em uma filosofia específica, visto que não há possibilidade de compatibilidade filosófica entre as grandes áreas do conhecimento, subdividas em exatas e humanas.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
Quaisquer tipos e modalidades de planejamento apresentam algumas funções: esboçar uma situação futura a partir de uma realidade; prever o que se deseja realizar; estabelecer os resultantes que se almeja alcançar e integrar cada uma das fases entre si.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer disciplina que intente contemplar a finalidade, os objetivos e a avaliação propostos demanda, necessariamente, aulas teór...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Qualquer planejamento que pretenda afunilar objetivos amplos em comportamentos previamente definidos é um risco que pode levar o e...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Dos três níveis de competência que são teoricamente reservados ao educador — planejamento, execução e avaliação —, ape...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
Os métodos e técnicas empregados para realizar a finalidade e os objetivos propostos no modelo hipotético devem garantir a rotina ...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O sistema de ensino de determinado estado federado brasileiro estabeleceu em seu planejamento educacional: finalidade: desenvolver-se em uma sociedade em constante processo de mudança;
objetivo (grande): proteger o meio ambiente;
objetivo (médio): conhecer os principais agentes de poluição ambiental;
objetivo (pequeno): recolher na natureza cinco provas concretas de poluição. avaliação: constatar mudanças comportamentais nos alunos em relação à preservação ambiental.
Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens seguintes.
As avaliações parciais desenvolvidas durante o processo ensino-aprendizagem devem estar vinculadas somente aos objetivos específic...
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Considerando o planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
Ao se realizar um planejamento de ensino, deve-se sempre considerar o projeto político-pedagógico da instituição para não perder de vista os seus objetivos.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O sistema alfabético da escrita é o único material de que o alfabetizador precisa. É suficiente mostrar aos alunos que há famílias de palavras e como as palavras são formadas por letras.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
A alfabetização ocorre nas séries iniciais do ensino fundamental, mais especificamente nos 3 primeiros anos, no ensino de 9 anos. Nos ciclos seguintes, o aluno deve ser considerado alfabetizado, e o ensino deve preocupar-se apenas com outros componentes curriculares.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito da organização do tempo e do espaço na educação infantil na escola organizada por ciclos, julgue os itens que se seguem.
Na escola organizada por ciclos, o sistema de avaliação tem a função de medir os conhecimentos do aluno entre as séries: se não for aprovado, ele repete a série.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Hoje, o novo cidadão precisa de um conjunto de competências e habilidades essenciais que lhe possibilite compreender e participar de um mundo em constante evolução. Com a experiência que têm, os alunos da EJA estão adiante das crianças e já dominam essas competências. Para eles, a escola deve empenhar-se no objetivo principal de transmitir conhecimentos sobre a atualidade.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Por suas características específicas, a clientela da EJA demanda maior atenção do que a que freqüenta normalmente a escola, para realizar com igual desenvoltura as atividades. Essa atenção se realiza por meio de propostas contextualizadas e relacionadas à sua realidade.
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Imagine que você foi convidado a participar do Conselho de Classe de uma escola de ensino fundamental para emitir um parecer sobre um texto elaborado espontaneamente por uma criança da primeira série, visto que a professora da criança não sabe como agir. Eis o texto produzido pela criança:
Era uma vez umpionho queroia ocabelo daí um emninopinehnto dapasou um ummenino lipo enei pionho aí pasou um emnino piohento daí omenino pegoupionho da amunhér pegoupionho de todomundosaiogritãdo todomundo pegou pionho di até sofinho pegou begoupionho.
Em seu parecer, você deve sugerir à professora que faça o seguinte:
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
É muito familiar a imagem de estudantes e professores de diferentes níveis de ensino no interior de museus, percorrendo suas alas e coleções. Embora atrativo, esse tipo de atividade ainda provoca a indagação sobre o que, de fato, nela se aprende. Podemos afirmar que essas visitas
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Afirma Luiz Percival Brito: "Se quiser deixar um vestibulando de cabelo em pé, fale com ele sobre o exame de redação. Se quiser atiçar os ânimos de um severo professor de gramática, pergunte sobre a qualidade das redações escolares. Se quiser provocar um lingüista, diga-lhe que 'o estudante não sabe mais escrever'." De fato, não se pode negar a importância do desenvolvimento de habilidades de escrita no domínio escolar. Sobre o assunto, é correto afirmar que
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Numa visão crítica e emancipatória do esporte infantil, além da superação da submissão e da aceitação incondicional e inquestionável das regras, deve-se considerar que o
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da arte defendem uma concepção de arte que integra diferentes produções. Suas propostas buscam resgatar
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Portuguesa, uma importante estratégia para a prática de leitura na escola e a formação de leitores competentes é a
Banca:
Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
A matemática deve ser construída pelo aluno no seu dia-a-dia, evitando-se, assim, que a curiosidade e o interesse que caracterizam a relação inicial da criança com o conhecimento lógicomatemático, demonstrados antes de seu ingresso na escola, desapareçam nos primeiro anos de escolarização, transformando-se, na maioria das vezes, em aversão à matemática. Nessa perspectiva, a escola pode não apenas ajudar as crianças a organizar melhor as suas informações e estratégias, mas também proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos com base no seguinte princípio:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos da educação básica, expressos pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientam as escolas brasileiras dos sistemas de ensino na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas. De acordo com as DCN, são áreas do conhecimento para o ensino fundamental
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na observância da interdisciplinaridade, as DCNEM propõem que as escolas devem considerar que
I a interdisciplinaridade, nas suas mais variadas formas, deve partir do princípio de que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos.
II a característica do ensino escolar amplia significativamente a responsabilidade da escola para a constituição de identidades que integram conhecimentos, competências e valores que permitam o exercício pleno da cidadania e a inserção flexível no mundo do trabalho.
III as áreas de conhecimento carregam sempre um grau de arbitrariedade, não esgotando, isoladamente, a realidade dos fatos e, assim, no seu conjunto, levando a uma visão global confusa ...
As línguas de sinais são basicamente produzidas pelas mãos. Entretanto, os movimentos do corpo e da face também desempenham funções importantes. Os principais parâmetros fonológicos das Libras são:
I. A língua de sinais seria uma mistura de pantomima e gesticulação capaz de expressar conceitos abstratos.
II. Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.
III. A língua de sinais seria um sistema de comunicação superficial, com conteúdo restrito, sendo estética, expressiva e lingüisticamente inferior ao sistema de comunicação oral.
IV. As línguas de sinais derivariam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes.
V. Os filhos de pais surdos são intérpretes de língua de sinais.
Podem ser considerados mitos sobre a língua de sinais, EXCETO a(s) afirmativa(s):
As revoluções industriais cultivaram uma moral que removeu do trabalho a criação e a beleza. Para reverter esta situação, a estética da sensibilidade realiza um esforço nos espaços educativos de, EXCETO:
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
O objetivo da avaliação é o auto-conhecimento e a tomada de decisão para a continuidade do ensino e da aprendizagem.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A descrição é a fonte de dados da realidade, e não a prescrição.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A classificação e a mensuração são estratégias básicas da avaliação.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A partir de uma concepção de avaliação como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem e de sua perspectiva progressista ou emancipadora, julgue os itens a seguir.
A dimensão qualitativa deve ser considerada para buscar a essência e a totalidade do processo educativo.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Uma brincadeira, considerada comportamento que não se origina de nenhuma obrigação, senão do que é livremente consentido, busca somente o prazer que a atividade proporciona. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Durante muito tempo, a brincadeira foi considerada futilidade, cuja única finalidade seria a distração, o recreio, concepção que se associava à de criança. Foi preciso que houvesse uma mudança profunda no conceito de criança para que se pudesse associar uma visão positiva às atividades espontâneas. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
As diversas imagens que a televisão transmite fornecem às crianças conteúdo para suas brincadeiras, nas quais as crianças atuam como personagens das situações apresentadas na televisão. A esse respeito, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Muito freqüentemente os professores ensinam as crianças a contar, ler e escrever numerais, por acreditarem que, assim, estão ensinando conceitos numéricos. A esse respeito, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No início da alfabetização, as crianças percebem que a escrita é um sistema de representação gráfica arbitrário e que as letras estão ordenadas de modo linear, diferentemente do desenho. A partir desse momento, as crianças vão levantando hipóteses e testando-as de modo sucessivo e evolutivo. A esse respeito, assinale a opção correta.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A professora de uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) iniciou sua aula com uma canção sobre o meio ambiente. Durante a aula, os alunos cantaram, leram e aprenderam que as queimadas empobrecem o solo, discutiram sobre a importância de reciclar o lixo e sobre as famílias que vivem da venda dos materiais recicláveis.
Com relação à atividade acima descrita, assinale a opção correta.