Listagem de Questões sobre Geral
Segundo os PCNs, o conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento estuda o fenômeno artístico como:
I. produto e agente de culturas e tempos históricos. II. objeto de conhecimento, no qual tanto o artista quanto o próprio aluno, são considerados como pessoas expressivas que oferecem informações para o processo de aprendizagem, independentemente de suas intenções. III. construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação. IV. construção poética. V. produção cultural que envolve a experiência de artistas, curadores, público e museus como mediadores na definição do sistema de arte e sua aprendizagem.
É correto o que se afirma APENAS em
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, III e V.
A tragédia e a comédia iniciaram juntas as suas carreiras nos palcos de Roma. Assinale a alternativa que aponta os motivos para a comédia ter alcançado maior prestígio e popularidade.
Os poetas líricos, entre eles Píndaro, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas mitológicos e heróicos dos povos das ilhas mediterrâneas.
Os poetas satíricos, entre eles Horácio, alimentavam a comédia romana não apenas com sua obras, mas também com temas campestres e pastoris, em louvor às ninfas.
Os poetas cômicos, entre eles Plauto, alimentavam a comédia romana não apenas com a sua própria obra, mas também com a influência revigorante do mimo folclórico popular.
Os poetas trágicos, entre eles Sêneca, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas da vida cotidiana das elites.
Os poetas épicos, entre eles Homero, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas de oposição às práticas místicas do povo.
O Teatro medieval possuía um forte vínculo com a Igreja. Assinale quais festas cristãs foram o seu ponto de partida e qual era o espaço em que as encenações aconteciam.
As festas de colheita e as mudanças das estações do ano eram a fonte de inspiração para as encenações e os campos eram seu cenário.
As cruzadas e as coroações dos reis eram a fonte de inspiração para as encenações e os salões dos castelos eram o seu cenário.
As mascaradas e o carnaval eram a fonte de inspiração para as encenações e as estradas eram o seu cenário.
A Páscoa e o Natal eram a fonte de inspiração para as encenações, e o altar, seu cenário.
Os mercados e as feiras eram a fonte de inspiração para as encenações, e a praça era o seu cenário.
O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento da Escola Nova (John Dewey/EUA, Edouard Claparède e Adolphe Ferrière/Europa, Anísio Teixeira/Brasil, na primeira metade do século XX). O modelo que prevalecia no século XIX, reformulado por esse movimento, era
considerar a natureza própria da criança, relacionada às leis da psicologia do indivíduo.
o resultado final ser mais importante do que a criança e seu desenvolvimento.
que a mente da criança é qualitativamente diferente da mente adulta.
que a criança devia ser respeitada, bem como sua atividade pessoal, seus interesses e necessidades.
que a educação respeitava e centralizava-se na criança, tendo como guia o professor.
São critérios de avaliação em artes visuais, segundo os PCNs:
I. Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais. II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero. III. Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza. IV. Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas. V. Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.
É correto o que se afirma em
I, II, III, IV e V.
I, III, IV e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}