Listagem de Questões sobre Geral
Para Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma
área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança.
designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes.
designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo.
expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas.
certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte.
A respeito da aprendizagem da dança no ambiente escolar, segundo os PCNs, pode-se afirmar que:
conhecer os dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros contribui para fundamentar a importância da dança como educação física e manifestação cultural de um povo.
a dança é sinônimo de código − balé clássico, moderno e contemporâneo − e como forma de conhecimento envolve a aprendizagem através da improvisação e composição coreográfica.
como caminho para criação e interpretação pessoais da/em dança, a necessidade de técnica, conhecimento e habilidades corporais.
dar ênfase à evolução histórica das danças populares buscando relacioná-las aos significados evidenciados pelos alunos, é o modo mais correto de propiciar o conhecimento sobre a cultura brasileira.
como caminho para criação e interpretação da dança, focalizando-se especialmente os aspectos técnicos da recepção.
Segundo os PCNs, no critério de avaliação em Música criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros, pretende-se avaliar, EXCETO, se o aluno
improvisa, compõe, interpreta vocal e/ou instrumentalmente.
interpreta instrumentalmente com domínio do vocabulário musical.
improvisa com desembaraço.
compõe pequenos trechos com desenvoltura.
interpreta com expressividade.
Por meio dos jogos o aluno se familiariza com a linguagem do palco e com os desafios de presença em cena. O Jogo Teatral é, portanto, um jogo de construção que
rompe a barreira do palco gradativamente sem utilizar regras definidas, ao mesmo tempo em que permite o relacionamento entre os parceiros na construção de texto dramático.
utiliza um vocabulário criado pelos alunos.
prepara um espetáculo a ser mostrado e dessa forma incentiva nos alunos a apreciação.
organiza a aprendizagem de técnicas teatrais como forma de manter o teatro como linguagem.
trabalha a consciência do "como se" gradativamente em direção à articulação da linguagem do teatro.
Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta
uma seqüência linear e estável para que o projeto se concretize numa produção final e na avaliação concretizada por meio de um portfólio.
um sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipóteses (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.
um sentido de aprendizagem em que o professor é protagonista das decisões sobre as pesquisas a serem feitas para o enriquecimento do aluno sobre a temática abordada.
uma seqüência de atividades que parte do que os alunos já conhecem para chegar a um produto final capaz de sistematizar todo a aprendizagem através de etapas bem definidas.
um sentido de aprendizagem que quer ser significativo ao permitir a conexão entre várias disciplinas curriculares, sob a vigília atenta do professor para manter os alunos motivados na aprendizagem de uma temática abordada.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}