Listagem de Questões sobre Geral
Robert Willian Ott propõe o sistema Image Watching com procedimentos que sensibilizam e preparam os indivíduos para o questionamento crítico. Em Thought Watching o aluno torna-se mais autêntico, participa de uma atmosfera favorável e não ameaçadora de capacitação para a crítica, equivalendo a um período de aquecimento, como motivação para o envolvimento no Image Watching. Cinco categorias compõem o seu sistema e permitem formar um método direcionado ao ensino de arte. Essas categorias são conhecidas por:
descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.
descrição, análise, interpretação, contextualização e apreciação.
apreciação, contextualização, releitura, análise e interpretando.
descrição, interpretação, análise, contextualização e releitura.
descrevendo, interpretando, revelando, fundamentando, interpretando.
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.
A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.
I. Histórico II. Crítica de arteIII. Jornalístico IV. Depoimento V. Biográfico
A partir dos diferentes gêneros de textos é possível afirmar que:
Amílcar de Castro pode ser considerado um pintor extraordinário, reconhecido internacionalmente.
O conhecimento e a discriminação das possibilidades construtivas e expressivas dos volumes, espaços e superfícies, dependem também dos materiais utilizados na sua feitura.
A obra de Max Bill muito influenciou a poética de Amílcar de Castro pelo aproveitamento da ferrugem enquanto materialidade expressiva.
Volumes, espaços e superfícies como elementos da visualidade são possibilidades construtivas e expressivas que só podem ser realizadas pelo ferro.
Massa, peso, cor e textura, assim como a apropriação das imagens da cultura visual estão presentes na obra de Amílcar de Castro, que utiliza o ferro vindo de Minas gerais, onde nasceu.
Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.
I. Charge II. Cartum III. Caricatura
a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,.... b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma. c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.
Está corretamente associado gênero de textos e definição em:
I-a; II-b; III-c
I-b; II-a; III-c
I-b; II-c; III-a
I-c; II-b; III-a
I-c; II-a; III-b
Na sociedade atual, absorta por eventos primordialmente televisivos, formar espectadores de teatro que ocupem um lugar não só na platéia, mas também no mundo, pressupõe o seguinte procedimento:
educar o espectador para que não se contente em ser apenas o receptáculo de um discurso que lhe proponha um silêncio passivo.
induzir o espectador a uma atitude catártica, acrítica e receptiva que o leve à superação de seus conflitos cotidianos.
desenvolver um olhar consumista e voraz, voltado para uma postura individualista e alienada.
coagir o espectador a um comportamento resistente e paranóico, de fundo sensacionalista.
educar os jovens com conceitos que reiterem a passividade e a aquiescência aos valores da cultura de massas.
A educação de Artes preconiza a ida ao teatro e outras atividades em sala de aula que possibilitem a compreensão do fenômeno teatral pelo aluno. As principais atividades são:
assistir a material audiovisual, com finalidade lúdica e entretenedora; indicar um único aluno para analisar, explicar o material e suas características específicas.
jogos que desenvolvam a competitividade, a liderança e a individualidade; selecionar participantes por aptidão e interesse artísticos.
estimular o interesse pela profissionalização de acordo com modelos consagrados pela mídia e o aproveitamento de material como discos, fitas, a fim de serem reproduzidos.
desenvolver uma atitude que potencialize o talento natural de cada aluno; simplificar o fenômeno artístico, especializando o aluno, direcionando-o para a representação de personagens específicas.
jogos de improvisação dramática, nos quais o participante pode exercer várias funções artísticas relativas à criação teatral, bem como presenciar o processo, discuti- lo e analisá-lo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}