Listagem de Questões sobre Geral
Ao longo de sua história, a denominada dança popular brasileira recebeu da cultura africana componentes da maior importância na sua formação. As características recorrentes da dança dos escravos africanos foram:
um extraordinário senso de ritmo entre vibrante e dolente, pés descalços, sentido religioso e mágico e estado de transe.
uma vibrante profusão de passos com gestos simétricos, repetidos e ritmos métricos.
uma variada temática, passos e gestos repetitivos, pés descalços e um sentido profano e cotidiano.
um grandioso instrumental, passos e gestos fixos, pés descalços e priorização de temas melancólicos.
um extraordinário senso de organização e hierarquia, passos lentos, gestualidade contida, com sentido profano.
As duas imagens são exemplos de tendências artísticas que, em parte, desenvolveram-se durante o século XIX na Europa. Enquanto uma enfatizava as linhas em detrimento da cor e privilegiava os temas mitológicos e greco-romanos, a segunda tratava a cor de maneira solta e rica em tons, enfocando temáticas como exotismo, natureza e lendas. São elas respectivamente:
Realismo e Impressionismo.
Neoclassicismo e Impressionismo.
Neoclassicismo e Romantismo.
Realismo e Art Nouveau.
Realismo e Barroco.
O novo movimento nasceu na Alemanha (...) trouxe de volta traços que haviam desaparecido, como o conteúdo reconhecível, a referência histórica, a subjetividade e crítica social. Ressuscitou a imagem, a pintura de cavalete, a escultura entalhada e moldada e a pincelada violenta, personalizada.
O trecho de Carol Strickland refere-se a
Minimalismo.
Expressionismo abstrato.
Arte pop.
graffiti.
Neo-expressionismo.
Em Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, o autor Fernando Hernandez caracteriza a concepção de arte na educação baseada no comportamento perceptivo. Como referencial, indica uma das idéias fundamentais da Arte Moderna que é a necessidade de explorar e limitar o meio visual e reduzi-lo a suas características formais e expressivas.
Essa idéia foi inspirada e desenvolvida a partir dos escritos de
Clement Greenberg.
Harold Rosenberg.
Rosalind Krauss.
Howard Gardner.
Ernst Gombrich.
Um movimento caracterizado porque seu estilo (...) é a ausência de estilo, a hiperprodução de signos, diversos, variados, réplicas ou transformações estilizadas do passado. Tudo isso sem messianismo, sem cargas, nem responsabilidades, sem compromissos aparentes do artista, e, se existem, não são com a arte, mas sim consigo mesmo.
Esse trecho refere-se ao momento da produção artística e cultural denominado
Vanguardas Históricas.
Modernismo.
Romantismo.
Pós-Modernidade.
Simbolismo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}