Listagem de Questões sobre Geral
Diz o Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental: Quando houver oportunidade, promova estudos sobre os diferentes suportes de textos já criados por diferentes sociedades. O referencial se refere à:
I. monumentos de pedra ou metal, placas de argila. II. rolos de papiro, pergaminhos. III. páginas na Internet. IV. grafites em muros. V. cartazes e outdoors.
É correto o que se afirma em
I,II e V, apenas.
I, II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
III, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
Um acontecimento teatral é uma tentativa de comunicação particularmente importante dentro de uma sociedade. Assinale a alternativa que indica quais funções possuía, respectivamente, para o homem primitivo e para o homem moderno.
Para o homem primitivo era uma tentativa de comunicação com um deus ou um espírito e era parte indissolúvel da vida comunal; para o homem moderno, uma tentativa de comunicação entre homem e homens, isto é, entre artistas e público.
Para o homem primitivo era uma forma de transmitir conhecimentos e conceitos da vida individual; para o homem moderno é uma forma de sublimação dos conflitos da vida cotidiana, no âmbito consciente e inconsciente.
Para o homem primitivo era uma forma de alcançar níveis mais elevados de riqueza material; para o homem moderno não passa de uma forma de entretenimento e diversão sem qualquer implicação com o mundo e seus fatos.
Para o homem primitivo era uma forma de cultuar uma única divindade e dar início aos ritos monoteístas; para o homem moderno é uma forma de atividade pagã, dessacralizada e isenta de qualquer cunho mítico.
Para o homem primitivo era uma forma de evocar valores civilizatórios e de se relacionar com outros grupos; para o homem moderno é uma forma de desconstrução de valores sociais, culturais e pessoais.
A imaginação é uma característica principal do homem: sua capacidade de fazer símbolos. A imaginação dramática está no centro da criatividade humana. Como ela deve ser considerada na Arte-Educação?
A imaginação dramática, não sendo parte fundamental do desenvolvimento de competências, deve ser cultivada apenas nos jogos de lazer.
A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento do sistema emocional, deve ser cultivada apenas no período da pré-escola.
A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento da inteligência, deve ser cultivada por todos os processos de educação.
A imaginação dramática, não sendo parte fundamental do desenvolvimento das funções cognitivas, deve ser cultivada parcimoniosamente.
A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento da inteligência, deve ser cultivada apenas em cursos específicos.
A arte, como área de conhecimento, possui uma epistemologia específica, isto é, um sistema de idéias e princípios lógicos. Assinale a alternativa que contém questões que as teorias da arte, os professores, os alunos e os cidadãos deveriam responder.
O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados ao currículo; como os alunos repetem os padrões artísticos?
O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados aos padrões da mídia; como os alunos aprendem arte?
O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser utilizados para reforçar preconceitos; como os alunos aprendem a exercer o preconceito?
O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em arte podem ser vinculados às tendências de época; como os alunos aprendem a escolher seus modelos?
O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos de aprendizagem em artes podem ser organizados; como os alunos aprendem arte?
Segundo Robert William Ott a relação entre a experiência de crítica em museu e a aula de arte tem antecedentes históricos no Victoria and Albert Museum e no College of Art em Londres e nas realizações de Thomas Munro no campo da educação em museu, no Cleveland Museum of arte, nos Estados Unidos. Preocupado em ensinar crítica nos museus, Ott afirma:
A tecnologia oferece oportunidades de entrar em visitas virtuais nos sites dos museus. Embora nada possa competir, inclusive a tecnologia, com a riqueza de uma obra de arte no original, deve-se resgatar as experiências feitas no Victoria and Albert Museum com esta tecnologia desde o início de seu excelente trabalho.
É imprescindível o contato direto com as obras de arte, pois sem o estar em presença da obra a experiência estética fica muito debilitada.
A releitura aproxima o estudante das obras de arte, mesmo que seja feita a partir de reproduções. Entretanto estas precisam ser de excelente qualidade.
O ensino de arte precisa de um processo sistemático de aprender a ver, observar, pensar criticamente ou investigar a respeito da arte em museus, e isto depende exclusivamente da organização de uma ação conjunta entre escola, curador e a monitoria.
A tecnologia de reproduzir obras e simular a experiência que se tem em um museu está em andamento e está fazendo o ver e o aprender arte mais acessíveis e disponíveis do que foram antes na História da arte e da Educação em museus.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}