Listagem de Questões sobre Geral
A autora Mirna Spritzer, em seu ensaio O ator e a visualidade: uma experiência com alunos-atores faz uma reflexão sobre o processo de criação de ator a partir da intersecção do quadro A Parábola dos Cegos, de Bruegel, e o texto teatral Os Cegos, de Ghelderode.
Para a autora, no processo de criação de figuras-cênicas pelos alunos-atores, tendo em vista a visualidade como estímulo e como construção artístico-estética, o quadro de Bruegel é um recurso visual para
estimular a memória emotiva pessoal dos atores na construção de imagens para a composição de personagens construídos com subtexto.
transformar-se em acervo pessoal dos atores a ser transposto na composição de um corpo/emoção/voz/intelecto mais consciente na construção de imagens cênicas.
transformar-se em acervo pessoal dos atores a ser transposto na composição e caracterização de tipos de uma época.
transformar-se em uma boa reprodução no espaço cênico como um efeito de citação no espetáculo.
possibilitar uma contextualização histórica e social aos atores na composição de figurinos e acessórios cênicos em conexão mais consciente com o gesto e a voz dos personagens.
Considerando que as imagens constituem parte fundamental na alfabetização estética, fazendo-se presente no dia-a-dia de uma maneira muito mais intensa do que em outros tempos, cabe definir quais imagens vão ser levadas para a sala de aula. Esta escolha muitas vezes é arbitrária. O professor decide quais imagens farão parte do repertório merecedor da apreciação de seus alunos.
O texto problematiza
a prática pedagógica do professor quanto a seleção de obras de arte que sejam adequadas aos estágios da compreensão estética dos alunos, proposta por Maria Helena Rossi.
o papel do professor como provocador do contato dos alunos com as novas formas de produção de imagens no contexto das relações entre arte e tecnologia, potencializando o conhecimento sobre inovações científicas e tecnológicas na formação do indivíduo.
a tarefa do professor quanto a necessidade de evitar o trabalho com imagens divulgadas na televisão, por serem essas imagens de qualidade questionável e irrelevante para o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte.
a ação pedagógica do professor quanto a prioridade de trabalhar a leitura de imagens da história da arte para a releitura no fazer-artístico, resgatando a cultura da imagem da produção histórica o que é imprescindível para conhecer e contextualizar a linguagem da arte.
a tarefa do professor quanto a estar sempre em contato com a produção de imagens do seu tempo e atento às imagens consumidas por seus alunos, resgatando na cultura da imagem o que é relevante para a formação do indivíduo.
Considere as afirmativas abaixo sobre a obra de arte e a sua recepção.
I. Gostar ou não-gostar significa possuir uma sensibilidade inata e ser capaz de uma fruição espontânea diante do complexo cultural que está fora de nós, isto é, a obra de arte. II. Qualquer leitura de qualquer produto cultural é um ato de interpretação e a maneira pela qual traduzimos ou interpretamos determinadas obras é sempre determinada pela nossa própria perspectiva e por nossa própria posição na ideologia. III. Compreender a obra de arte significa conhecer a vida e obra dos artistas e apreendê-las em seu movimento estilístico, traçando os significados que se inscrustaram sobre as obras no decurso das leituras dos críticos de arte. IV. O reconhecimento de que o processo de criação só se completa durante a recepção faz com que a não-passividade do espectador seja tratada como parte integrante da obra. V. Lygia Clark e Helio Oiticica são dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras, sendo propositores de uma relação estética que só se efetiva com o contato sinestésico entre fruidor e obra.
É correto o que afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
II, III, IV e V.
Assinale a alternativa que indica, das seguintes abordagens, a que influenciou diretamente a Proposta Triangular para o Ensino da Arte, criada por Ana Mae Barbosa.
Método de Livre Expressão.
Pedagogia Tecnicista.
Disciplined Based Art Education (DBAE).
Pedagogia Tradicional.
Pedagogia Libertária.
Sentir, perceber, fantasiar, imaginar, representar fazem parte
do universo infantil e acompanham o ser humano por toda a vida.
do universo infantil e não acompanham o ser humano por toda a vida.
somente do universo infantil.
somente do universo adolescente.
somente do universo infantil e de adultos especialmente dotados.
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