Listagem de Questões sobre Geral
Observe atentamente as imagens abaixo.
Pode-se afirmar que, no diálogo visual destas duas imagens há:
Cópia.
Releitura.
Citação.
Intertextualidade.
Paródia.
O sentido se faz durante as descobertas e não existe mais um objeto fechado ou uma representação única fixa sobre um suporte material como um quadro, uma pintura ou uma gravura.
O trecho acima está se referindo a:
arte tecnológica.
artes visuais.
arte material.
arte concreta.
arte abstrata.
Segundo Abigail Housen, há cinco tipos de leitores de imagens cujos estágios de desenvolvimento estético são:
descritivo / re-criativo / classificativo / construtivo / interpretativo.
construtivo / descritivo / interpretativo / classificativo / re-criativo.
re-criativo / descritivo / classificativo / construtivo / interpretativo.
descritivo / construtivo / classificativo / interpretativo / re-criativo.
re-criativo / construtivo / classificativo / interpretativo / descritivo.
Segundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem
o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade.
o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido.
o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória.
o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades.
o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão.
Em A imagem do ensino de arte, a autora Ana Mae propõe a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. A autora refere-se às obras, respectivamente, dos artistas:
Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
Maria Martins e Max Bill.
Tarsila do Amaral e Maria Martins.
Maria Martins e Anita Malfatti.
Anita Malfatti e Van Gogh.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}