Listagem de Questões sobre Geral
Tadeu Chiarelli aponta como uma das características fundamentais do circuito brasileiro de artes visuais durante o século XIX e início do XX:
a forte presença da elite burguesa que privilegiava a formação profissional de seus filhos como artistas.
o caráter artesanal da formação do artista em contraposição à tradição erudita européia.
a forte presença da elite aristocrática que privilegiava a formação profissional de seus filhos como artistas.
o caráter erudito da formação do artista seguindo os moldes europeus.
a mistura de características artesanais e eruditas que só se apresentaram no Brasil.
Para Walter Zanini, a tecnologia eletrônica na arte inaugurou- se no Brasil por iniciativa de
Abraham Palatinik, em 1948.
Lygia Clark, em 1960.
Diana Domingues, em 1985.
Waldemar Cordeiro, em 1968.
Helio Oiticica, em 1970.
É a seqüência dos Níveis de Desenvolvimento Estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:
investigativo, construtivo, classificatório, experimental, narrativo.
narrativo, comparativo, classificatório, valorativo, recriativo.
experimental, comparativo, classificatório, interpretativo, valorativo.
narrativo, construtivo, interpretativo, experimental, classificatório.
narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo, recriativo.
Analice Dutra Pillar conclui, em seu texto A educação do Olhar no Ensino da Arte, que apenas quando passamos do limiar do olhar para o universo do ver é que se realiza um ato de leitura e reflexão. O ato de ver implica
a acumulação de leituras teóricas que elucidem o processo e colaborem para que o espectador desenvolva um roteiro que possa ser aplicado.
o entrelaçamento de informações sobre o contexto sociocultural em que a situação ocorreu e informações do espectador, seus conhecimentos, sua imaginação.
o treinamento visual para desenvolver inicialmente a capacidade de olhar que inevitavelmente leva ao ver.
o treinamento visual para desenvolver a capacidade de leitura visual, por meio de métodos cientificamente comprovados.
o contato objetivo e científico do espectador com o objeto ou imagem.
Considere as características dos processos criativos e suas definições.
I. Intuição II. Seletividade III. Imagem Referencial IV. Percepção
a. Representa um processo de economia, pois a nossa tendência é inteirar-nos daquilo que nos seria suficiente para resolver uma situação ou tarefa em que estejamos interessados. b. Envolve um tipo de conhecer, que é apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. c. Está na base dos processos de criação e tornam-se conscientes na medida em que são expressos, isto é, na medida em que lhes damos uma forma. d. Ordenação internalizada que se configura em cada pessoa a partir de sua própria experiência pessoal e cultural.
Está corretamente associado em:
I-c; II-a; III-d; IV-b.
I-b; II-c; III-a; IV-d.
I-a; II-b; III-c; IV-d.
I-d; II-a; III-b; IV-c.
I-c; II-d; III-a; IV-b.
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