Listagem de Questões sobre Geral
O educador é o agente do procedimento pedagógico de mediação teatral que estimula o aluno-espectador à reflexão. Como definir e propor suas opções e estratégias?
Desenvolver jogos teatrais antes e depois de ir ao teatro com os alunos; refletir quais os símbolos e signos foram utilizados pelo artista e suas possíveis motivações e contextos.
Visitar exposições e eventos relacionados ao tema e aos problemas tratados na peça teatral; contextualizar a obra no momento histórico de sua criação.
Não há fórmulas e nem procedimentos milagrosos, é preciso capacitar e manter a autonomia dos professores na avaliação das atividades de desdobramento relacionadas a uma obra.
Promover trabalhos em grupo que representem e analisem as várias características das personagens retratadas na obra e o ambiente no qual estão inseridas.
Realizar oficinas e ateliês para confecção dos cenários e dos figurinos sugeridos pelo autor, bem como elaborar pesquisa de referência para a sua realização.
No aprendizado do fazer teatral, a imitação e a identificação são itens fundamentais. A imitação é um dos primeiros veículos para a posterior identificação. Como é possível defini-las?
A imitação implica relacionamento emocional entre os envolvidos; a identificação não requer um aprofundamento relacional entre o imitador e o imitado.
A imitação não implica uma abordagem mais profunda dos padrões de valor; a identificação pressupõe uma indiferença emocional entre os envolvidos.
A imitação é o processo pelo qual itens específicos da cultura são assumidos; a identificação implica a desconsideração dos valores do modelo.
A imitação não implica relacionamento emocional entre o indivíduo e o modelo; a identificação implica um relacionamento emocional entre o imitador e o imitado, proporcionando a partilha de padrões de valor.
A imitação implica um relacionamento de partilha de padrões de valor entre os envolvidos; a identificação não estabelece padrões para ocorrer, sua manifestação é espontânea.
Em entrevista de Vik Muniz, disponível em: , o artista revela: Ilusões tão pobres quanto as minhas tornam as pessoas conscientes das falácias das informações visuais e dos prazeres derivados de tais falácias. Estas ilusões são feitas para revelar a arquitetura da nossa concepção de verdade. Elas são meta-ilusões. Observe as seguintes obras do artista. Elas foram criadas por meio de diamantes lapidados, açúcar e caviar, respectivamente. A partir delas, pode-se afirmar que:
Vik Muniz é um artista europeu que trabalha apenas com retratos.
as obras originais são colagens com diamantes, açúcar e caviar.
diamantes, açúcar e caviar têm múltiplos sentidos e representam a avareza, a gula e o poder.
as obras originais são fotografias.
as ilusões reveladas nas obras de Vik Muniz nos fazem ver as falácias das informações visuais, justamente porque o artista sempre apresenta suas obras nas duas versões: colagem e fotografia.
Para desenvolver um trabalho consistente com a ampliação das competências leitora e escritora, é importante conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola. Entre as várias ações que podem ser desenvolvidas no processo da avaliação diagnóstica é adequado:
I. Considerar os seguintes domínios de leitura: localização e recuperação de informação (ler nas linhas), compreensão e interpretação (ler entre as linhas) e reflexão (ler atrás das linhas). II. Proceder a uma investigação envolvendo toda a comunidade escolar, sobre os hábitos culturais, o uso da Internet para saber o que lêem, onde lêem e que práticas de leitura desenvolvem. III. Analisar a comunidade a que pertence a escola tomando como ponto de partida primordial a organização das famílias, as agremiações e as moradias do bairro, visando a intervenção no ambiente cultural para facilitar a competência leitora e escritora. IV. Realizar uma das fases da sondagem individualmente é uma forma de garantir que não se crie nenhum tipo de constrangimento para as crianças, jovens e adultos que por ventura ainda não dominem o sistema de escrita. V. No caso de alunos analfabetos é importante que as suas escritas possam ser interpretadas a fim de saber as suas hipóteses. É imprescindível que todos os professores estejam aptos a realizar esta análise com precisão.
É correto o que se afirma em
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, IV e V, apenas.
II e III, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
Segundo o Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental:
"A leitura exploratória das imagens − fotografias, ilustrações, mapas, gráficos, tabelas, fórmulas matemáticas, esquemas, além das saliências gráficas como estilo, tamanho e cor da fonte e emprego de recursos como itálico, negrito é essencial para o leitor escolher o que ler em função de seus objetivos".
No gráfico há uma representação plana de dados físicos, econômicos, sociais ou outros por meio de grandezas geométricas ou figuras. Os artistas do GRUAA (Grupo de estudos de assuntos arquitetônicos) formado por Alexandre Serrano, Caetano Del Posso, Denise Xavier de Mendonça e Maria Luiza Visoni apresentaram na exposição Bienal 50 anos a obra abaixo.
Para ler os dados estatísticos na obra é preciso:
que os alunos desenvolvam uma leitura global da obra para que os detalhes sejam descritos partindo então para a sua contextualização.
que o professor seja um mediador que apresente a legenda da obra para que os alunos identifiquem os elementos para posterior reflexão.
exercitar os alunos para que localizem e recuperem a informação já conhecida, identificando os códigos presentes; compreendam e interpretem esses dados estabelecendo relações; reflitam sobre eles construindo argumentos para avaliar e julgar as idéias expostas.
exercitar os alunos nos seguintes domínios de leitura: localização e recuperação de informação, compreensão, interpretação e normatização da informação e contextualização.
que o professor seja um bom perguntador, desenvolvendo também a escuta democrática e a construção coletiva de regras fixas para ler gráficos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}