Listagem de Questões sobre Geral
Os conteúdos das atividades musicais na escola, quando articulados sobre os três eixos norteadores descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – produção, fruição e reflexão – propiciam
a descoberta de talentos precoces, preparando-os para a profissionalização em bandas, conjuntos e orquestras.
o afastamento dos jovens da violência, da mídia e da cultura de massa, incutindo-lhes valores positivos e pacifistas.
a conscientização dos jovens para as necessidades do mercado de trabalho, capacitando-os para estágios.
o condicionamento técnico e emocional necessários para a interpretação de obras primas do repertório histórico.
o desenvolvimento do processo pessoal de criação e do conhecimento da função que a arte desempenha nas culturas humanas.
O trabalho com os temas transversais, conforme exposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, quando integrados aos conteúdos musicais, objetiva
a ampliação do entendimento e a da atuação dos alunos ante os problemas vitais presentes na sociedade de hoje.
a formação de habilidades e de competências intelectuais direcionadas à resolução de problemas trazidos pela globalização.
o estímulo à livre expressão e à criatividade como resposta à massificação imposta pelas redes midiáticas.
o estudo de distintos campos de saber e de conhecimentos específicos para a condução dos alunos à especialização.
o desenvolvimento de um pensamento pragmático e adaptativo no qual a música desempenha uma função humanizadora.
O Canto Orfeônico, projeto que pretendeu, na década de 30, levar a linguagem musical de forma consistente a todo o País, foi idealizado e implantado por
Carlos Gomes.
Camargo Guarnieri.
Villa-Lobos.
Alexandre Levy.
Alberto Nepomuceno.
Desde a Grécia antiga, com Pitágoras, até o século XVII, com Kepler, a música foi considerada parte indissociável da
ética e da oratória.
geometria e da gramática.
medicina e da dialética.
matemática e da astronomia.
retórica e da física.
Em uma melodia, o parâmetro altura refere-se à possibilidade de os sons serem
mais fortes ou mais fracos.
mais longos ou mais curtos.
mais agudos ou mais graves.
mais densos ou mais leves.
mais rápidos ou mais lentos.
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