Listagem de Questões sobre Geral
Na primeira metade do século XX, faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes, as disciplinas:
Canto Orfeônico, Escultura, Teatro e Pintura Moderna.
Canto Orfeônico, Dança, Trabalhos Manuais e Escultura.
Desenho, Gravura, Dança e Teatro.
Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico.
Desenho Geométrico, Dança, Teatro e Trabalhos Manuais.
Sobre o estado da educação nos museus de arte dos Estados Unidos, Ana Mae Barbosa em A imagem no ensino de arte comenta uma pesquisa realizada por Elliot Eisner e Stephen Dobbs que apresenta como conclusão que no estatuto de todos os museus, mesmo os mais veneráveis, a educação é considerada de fundamental importância, contudo, na prática, os diretores em sua maioria vêem o trabalho do curador como primordial e do arte-educador como acessório e secundário. No Brasil, a instituição cultural em São Paulo que para Ana Mae é conhecida principalmente pela abordagem educacional que impregna todas as suas atividades, desde a museologia, especificamente, até o funcionamento da biblioteca, é
MAC − Museu de Arte Contemporânea.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Itaú Cultural.
MASP − Museu de Arte de São Paulo.
Museu Lasar Segall.
Considere as diferentes proposições de teóricos sobre o ensino de arte.
I. Defende uma leitura em direção aos elementos que compõem a obra de arte em busca de equivalências configuracionais. II. Defende uma leitura qualitativa, não descritiva em direção às sensações. III. Defende uma leitura baseada nas etapas: descrição, análise, interpretação e julgamento. IV. Propõe um processo de leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. V. Defende a educação estética, e desde os anos 70 enfoca o problema da diversidade cultural. VI. Desenvolve o método de multipropósito, isto é, o fazer em função da leitura de obras de arte e sua integração com outras disciplinas.
Está corretamente associado teoria e autor em:
Considere as afirmativas abaixo.
I. A partir do momento em que as pessoas pensam que tudo o que faziam era arte, porque quando estavam na escola tudo o que faziam era considerado adorável por seus professores, até então, não se tem mais uma teoria da arte. Não há tendência, não há objetivos, e não havendo objetivo não há como saber contra o que se opor. II. A arte e sua aprendizagem têm como finalidade essencial tornar alguém mais criativo; fazê-lo perceber seu contexto físico ou social mais objetivamente e ajudá-lo a resolver inadequações emocionais. III. A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas. Sem modelos para serem seguidos, haveria pequenos ou nenhum comportamento de realização de signos visuais nas crianças. IV. O estudo da arte é elitista, porque pressupõe uma compreensão disciplinada e uma sensibilidade cultivada, que permitam a apreciação.
É correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, III e IV.
III e IV.
II e IV.
I e IV.
Segundo os PCNs, o conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento estuda o fenômeno artístico como:
I. produto e agente de culturas e tempos históricos. II. objeto de conhecimento, no qual tanto o artista quanto o próprio aluno, são considerados como pessoas expressivas que oferecem informações para o processo de aprendizagem, independentemente de suas intenções. III. construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação. IV. construção poética. V. produção cultural que envolve a experiência de artistas, curadores, público e museus como mediadores na definição do sistema de arte e sua aprendizagem.
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, III e V.
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