Em estudos referentes ao nível de vento foram identificados efeitos aerodinâmicos, diretamente relacionados à forma do edifício e ao seu entorno, que podem favorecer ou prejudicar a ventilação dos mesmos. O efeito resultante da união dos ângulos do edifício formado por fachadas em pressão e em sucção, que aumenta com a altura do edifício e se acentua no caso de conjunto de edifícios próximos entre si, denomina-se efeito:
Uma das modalidades de instalação de aquecimento de água é o Sistema Central Privado que alimenta:
O fornecimento de água à rede de “sprinklers” pode ser efetuado por alimentação direta de um reservatório de acumulação elevado. No caso de riscos leves o reservatório deverá ter capacidade para atender a uma descarga de 125000 litros e no caso de riscos médios, o dobro desta descarga. Sempre que possível, procura-se dispor de duas fontes de fornecimento de água, utilizando-se a água proveniente do reservatório elevado apenas para manter as bombas escorvadas e recorrendo-se ao bombeamento de água de um reservatório inferior. Desde que haja complemento no reservatório inferior para o valor total estimado, no caso de riscos médios, a capacidade de reserva para incêndio do reservatório superior poderá ser reduzida para:
Fundamentados a partir dos princípios compositivos e arquitetônicos medievais, os trabalhos teóricos sobre desenho urbano do arquiteto austríaco Camilo Sitte influenciaram sobremaneira a sua época, sendo resgatados, de certa forma, no urbanismo da pósmodernidade. Uma das vertentes do pensamento urbanístico de Sitte consistia em:
Os eletrodutos flexíveis podem ser utilizados em todos os casos em que não se exige o eletroduto rígido ou quando o equipamento necessitar ser deslocado para uso. Desse modo são permitidos em:
Os para-raios têm como função principal estabelecer meios para a descarga se dirigir, pelo menor percurso possível, para a Terra, sem passar junto às partes não condutoras e ainda dupla ação: preventiva e protetora. O “cone de proteção” tem como base um círculo cujo centro é a haste do para-raios e cujo diâmetro é:
As barras horizontais colocadas na lateral e no fundo junto ao vaso sanitário, para apoio e transferência das pessoas portadoras de deficiência, devem ter comprimento mínimo de 0,80 m e serem fixadas a 0,75 m de altura do piso acabado. A distância entre o eixo da bacia e a face da barra lateral ao vaso deve ser de: