Questões sobre Geral

A influência da vegetação e da arborização na temperatura do ar, principalmente em locais de clima tropical e subtropical úmido, está relacionada com o controle da radiação solar, ventilação e da umidade relativa do ar que ameniza em muito o rigor térmico da estação quente.

De acordo com os autores Lúcia Mascaró e Juan Mascaró do livro Vegetação Urbana (2002), em quantos graus a temperatura do ar é menor sob os grupos arbóreos em relação as áreas expostas à radiação solar?

  • A. De 1 °C a 2 °C
  • B. De 3 °C a 4 °C
  • C. De 5 °C a 6 °C
  • D. De 7 °C a 8 °C
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As relações entre incorporadores, construtoras e projetistas envolvem diversas dificuldades de ordem técnica e comercial, principalmente pela deficiência de normas e regulamentações que efetivamente possam orientar essas relações. Para minimizar esses problemas, torna-se necessário o estabelecimento de um fluxo de trabalho estável e padronizado para elaboração de diversos projetos de um empreendimento, em que as etapas a serem cumpridas atendam adequadamente às necessidades de todos os intervenientes.

Assim, os autores do livro Gestão e coordenação de projetos em empresas construtoras e incorporadoras: da escolha do terreno à avaliação pós-ocupação apresentam as fases de projeto e seus objetivos: concepção do produto, definição do produto, identificação e solução de interfaces, projeto de detalhamento das especialidades, pós-entrega do projeto e pós-entrega da obra.

Assinale a alternativa que apresenta o objetivo da fase de pós-entrega do projeto.

  • A. Executar o detalhamento de todos os elementos do empreendimento e incorporar os detalhes necessários de produção dependendo do sistema construtivo.
  • B. Analisar e avaliar o comportamento da edificação em uso para verificar e reafirmar se condicionantes e pressupostos de projeto foram adequados e se eventuais alterações realizadas em obra estão compatíveis com as expectativas do empreendedor e de ocupação dos usuários.
  • C. Consolidar o partido e demais elementos do empreendimento, definindo todas as informações necessárias para elaboração dos projetos legais.
  • D. Garantir a plena compreensão e utilização das informações de projeto, bem como sua aplicação correta nos trabalhos de campo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Arquitetura - Geral - FUNECE - 2017 - UEC/CE - Arquiteto

O livro “Urban Design: a typology of procedures and products” (LANG, 2005) classifica os processos de desenho urbano em quatro tipos: o Desenho Urbano “total”, o Desenho urbano “all of a piece”, o Desenho Urbano “piece-by-piece” e o Desenho Urbano “plug-in”. Essencial para um bom entendimento do desenho urbano é saber por quem as decisões são tomadas e com qual encadeamento. Atente ao que se diz a seguir sobre os tipos de desenho urbano:

I. No Desenho Urbano “total”, uma única equipe controla todo o projeto. Esse tipo é raro de se encontrar — pelo menos aqui no Brasil.

II. No Desenho urbano “all of a piece”, a produção das edificações é feita a partir de centenas ou milhares de decisões individuais que, entretanto, devem obedecer a um conjunto de normas gerais. Sendo assim, a construção de edificações é controlada por zoneamentos, incentivos e penalidades.

III. No Desenho Urbano “piece-by-piece”, uma equipe cria um plano geral que orienta as intervenções de diversos empreendedores, cada um com sua própria equipe. Um exemplo desse tipo é o Loteamento Pedra Branca, em Palhoça, SC. Lá, uma equipe norte-americana (DPZ), com a ajuda de arquitetos brasileiros, fez um masterplan para a área. Em seguida, vários escritórios de arquitetura foram contratados para projetar as quadras que compõem a proposta geral.

IV. O Desenho Urbano “plug-in” remete ao conceito de “acupuntura urbana”, segundo o qual intervenções pontuais no tecido urbano seriam capazes de produzir consequências benéficas para o entorno e, talvez, para toda a cidade.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e IV apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Arquitetura - Geral - FUNECE - 2017 - UEC/CE - Arquiteto

Os cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier.

Considerando esses pontos da Nova Arquitetura, assinale a opção correta.

  • A. Planta Livre de Estrutura: através de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que estas precisam exercer a função estrutural.
  • B. Fachada Livre de Estrutura: resulta da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.
  • C. Pilotis: sistema de vigas que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
  • D. Janelas em fita: consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita, propriamente dita, composta por janelas simultâneas, afetando diretamente a estrutura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Arquitetura - Geral - FUNECE - 2017 - UEC/CE - Arquiteto

Analise as seguintes afirmações a respeito do conforto acústico:

I. Eco palpitante é a sucessiva reflexão que ocorre, notoriamente, entre paredes paralelas e estreitas.

II. Reverberação é quando o som permanece em um espaço fechado; isso persiste pela reflexão de superfície até tudo ser transmitido para outro meio (a parede), ser absorvido pelo tapete ou escapar através do duto de ventilação.

III. O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando são emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento em relação ao observador. O comprimento de onda observado é maior ou menor, conforme sua fonte se aproxima ou se afasta.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III apenas.
  • D. II e III apenas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Arquitetura - Geral - FUNECE - 2017 - UEC/CE - Arquiteto

Relacione corretamente os elementos de edificação com seus componentes construtivos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 4, 1.
  • B. 4, 3, 2, 4.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 4, 2, 3, 1.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Arquitetura - Geral - FUNECE - 2017 - UEC/CE - Arquiteto

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por
  • A. William Kent.
  • B. Frank Lloyd Wright.
  • C. Robert Adam.
  • D. Alvar Aalto.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Arquitetura - Geral - FUNECE - 2017 - UEC/CE - Arquiteto

Discriminação técnica é um
  • A. ocumento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
  • B. texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
  • C. documento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construção a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas para o seu emprego.
  • D. tipo de norma destinada a fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos semifabricados, elementos de construção, materiais ou produtos industriais semiacabados.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A Carta de Veneza, como é conhecida a carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios oriunda do II Congresso Internacional de arquitetos e técnicos dos monumentos históricos, reunido em maio de 1964, possui definições voltadas a princípios que devem presidir a conservação e a restauração dos monumentos de forma comum e formulados em um plano internacional, ainda que caiba a cada nação aplicá-los no seu contexto e segundo suas próprias cultura e tradições. Considerando as definições contidas neste documento, é correto afirmar o seguinte:
  • A. a restauração é uma operação considerada excepcional, distinta de conservar, pois busca revelar os valores estéticos e históricos com monumento, fundamentando-se no respeito ao material original e aos documentos autênticos.
  • B. quando técnicas tradicionais não forem adequadas à consolidação do monumento poderá ser assegurada por técnicas modernas de conservação e construção, conforme a experiência e a eficácia e conforme o senso comum.
  • C. a conservação dos monumentos, a manutenção constante, é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade, tendo modificações que devem ser autorizadas em função da evolução de usos e costumes.
  • D. as contribuições de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser menosprezadas em respeito à unidade de estilo, finalidade a alcançar no curso de uma restauração.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Leia o texto a seguir.

Visando a atingir a compatibilização do estudo de projeto de alvenaria de vedação como parte integrante dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações, é correto afirmar o seguinte:

  • A. os projetos de alvenaria vertical deverão conter observações sobre os efeitos de modificações entre materiais devido a coeficientes de dilatação térmica, variações volumétricas sob a ação da umidade e composições químicas.
  • B. o memorial descritivo da construção conterá plantas de marcação da última fiada, tipo de bloco, composição e dosagem da argamassa de assentamento e esquadrias já associadas à distribuição vertical dos blocos.
  • C. o caderno de elevações conterá estritamente as elevações das paredes externas contendo as interferências com componentes do subsistema de instalações prediais elétricas no contrapiso.
  • D. nos memoriais de construção, serão apresentados forma de locação das paredes internas, execução de cantos, escoramentos provisórios diante da ação de ventos, enquanto que as paredes externas serão indicadas nas plantas de estrutura.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: