Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

Ante a dificuldade das equipes escolares de seu setor de supervisão para articular os conteúdos culturais do cotidiano dos alunos com os conteúdos dos diversos componentes curriculares, o supervisor Pedro Paulo promoveu a leitura e discussão de textos de Libâneo (2018) sobre “o ‘lugar’ do currículo na educação escolar, no trabalho educativo da escola, e a importância dos saberes culturais para o currículo e a formação humana”. Esse autor argumenta que: “É preciso (...) considerar que os alunos trazem para a escola e para a sala de aula um conjunto de significados, valores, crenças, modos de agir, resultante de aprendizagens informais (...). A organização escolar e os professores precisam saber como articular essas culturas, ajudar os alunos a fazerem as ligações entre a cultura elaborada e a sua cultura cotidiana, de modo que adquiram

A supervisora Adelina assessorou a equipe escolar da E. E. Professora Delmira Alvarenga no preparo de uma reunião pedagógica, com reflexão sobre o tema solicitado na reunião anterior: “como favorecer uma real aprendizagem dos alunos? Qual seria o melhor tipo de ensino para isso?” Como referência sobre esse tema, selecionaram trechos de textos de Libâneo (2018) e de Jeane de J. Z. Garcia, in Possani; Almeida; Salmaso (org.), 2012. LIibâneo, ao analisar teorias herdeiras dos trabalhos de Vygotsky, cita Engeström (2001), para o qual : a “teoria da atividade precisa desenvolver instrumentos conceituais para compreender o diálogo, as múltiplas perspectivas e vozes, e redes de sistemas de atividade em interação”. Garcia, no trecho selecionado, afirma: “na Pedagogia Freireana, é na categoria da dialogicidade que os educadores tomam como currículo a reflexão sobre a condição humana, o homem enquanto ser histórico e social em seu meio concreto, sua história de vida e seu cotidiano.(...). Neste cenário, o educador e a escola, além de respeitar os saberes dos educandos, utiliza-os como ponto de partida para o currículo, como propõe Freire (1996)

Célia F. Linhares, in Silva Júnior (2004), numa espécie de desafio, interpela-nos: “Como podemos olhar, descrever, estudar a questão da escola pública sem estremecer diante dela?” A autora considera que a crise da escola pública “reflete e aprofunda

A partir da narrativa que trabalha em sua obra, Richard Williams (Preciso saber se estou indo bem! Uma história sobre a importância de dar e receber feedback, 2005) propõe sua perspectiva sobre o feedback.

A esse respeito, assinale a alternativa correta.

A tarefa de dirigir um grupo de pessoas é complexa e, às vezes, a frustração emerge tanto para o diretor quanto para os demais sujeitos escolares. A partir da psicanálise, Soto (2005) apresenta tipos de conduta que se manifestam durante a situação de frustração. Uma delas é descrita assim: “Permite expressar o impulso sem sentir angústia. Não impede a descarga do impulso, mas a orienta a comportamentos distintos e mais úteis. Tem grande importância social”.

Trata-se da

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis