Questões Concurso SEDUC-SP

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Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134311 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:
         Não há menos beleza numa equação exata do que numa frase correta. Mas cada ciência tem sua estética que lhe é própria. Os fatos humanos são, por essência, fenômenos muito delicados, entre os quais muitos escapam à medida matemática. Para bem traduzi-los, portanto para bem penetrá-los, uma grande finesse, uma cor correta no tom verbal, são necessárias.

(Marc Bloch, Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Adaptado)

No trecho, Marc Bloch sugere

#Questão 1134312 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    Robespierristas, anti-robespierristas, nós vos imploramos: por piedade, dizei-nos simplesmente quem foi Robespierre.

(Marc Bloch, Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. Adaptado)

O apelo de Marc Bloch enfatiza a importância do esforço do historiador de

#Questão 1134313 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    O quarto grande motivo para o desencadeamento da partilha da África foram os interesses em torno da livre navegação e do livre comércio nas bacias do Níger e do Zaire manifestado sobretudo pela Grã-Bretanha, que manifestava também o sonho de um domínio territorial cada vez mais dificultado pelos interesses de outros países europeus.

(Leila Leite Hernandez, África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. Adaptado)

Na segunda metade do século XIX, o sonho do domínio territorial britânico abarcava os territórios

#Questão 1134314 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    O pensamento africano sobre a partilha e a conquista apresenta uma composição de ideias fiel à prática política de negar a dominação da civilização branca, ocidental, sobre o mundo negro. Ciosas de seu protagonismo na história, se por um lado as elites culturais africanas aceitam o conjunto de elementos econômicos como eixo impulsionador do expansionismo territorial europeu, acrescentam a esse discurso dois elementos fundamentais.

(Leila Leite Hernandez, África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005)

Um dos elementos fundamentais a que o trecho se refere é

#Questão 1134315 - História, História Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - História

Leia o texto a seguir:

    Não são necessárias extensas leituras sobre o país para compreender duas de suas particularidades: a longa duração do seu império ultramarino, com a questão das colônias presente em todos os regimes, movimentos e resoluções políticas fundamentais; e o fato de o país ter um imaginário baseado em mitos estruturais permanentes, contidos nas diferentes variantes conjunturais do nacionalismo. Quanto à primeira característica, basta lembrar que o ultramar se formou desde o século XV e esteve presente até a metade do século XX, abrangendo, portanto, o “velho” e o “novo” imperialismo.

(Leila Leite Hernandez, África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. Adaptado)

O trecho trata

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