Questões Concurso SEDUC-SP

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Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

Segundo Koudela (2015), a Coreologia proposta por Laban, após sua morte em 1958, foi fragmentada em áreas distintas de estudo. Uma delas, acrescenta às propostas de estudo de movimento de Laban o estudo do intérprete da dança, do espaço cênico e das sonoridades que compõem a arte da dança.

Esse fragmento é denominado 

Para Marques (2018), o extenso trabalho de Rudolf Laban no sentido de compreender as relações existentes entre os elementos presentes no movimento humano, possibilitou uma maior clareza dos elementos necessários para comunicar suas intenções e sentimentos ao coreografar e ao interpretar danças.

São os elementos, segundo Laban, presentes no movimento humano:

#Questão 1134289 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Arte

Um aluno deve encontrar um objeto que produza som e que lhe permita mover-se pela sala. De posse do objeto, começa a movimentar-se pela sala em vários sentidos, enquanto os outros, de olhos fechados, vão indicando com a mão o caminho que está sendo feito, localizando-se apenas pelo som.
Quando o aluno para de tocar a sua fonte sonora, todos abrem os olhos, mas sem abaixar a mão, possibilitando- -lhes, dessa forma, confirmar a maior ou menor precisão na localização da direção do som. (Almeida, 2011)

O exercício tem como objetivo

#Questão 1134291 - Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Arte

É o espaço que engloba o espaço cênico e o dos espectadores; define-se pela relação entre os dois e pela maneira como a sala (plateia) percebe a cena e esta se manifesta ao público.

A definição de Reverbel refere-se a espaço

#Questão 1134292 - Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Arte

Segundo Koudela (2015), a modalidade do teatro legislativo, cuja máxima é “Transformar o desejo em lei”, desenvolveu-se com o intuito de transformar os indivíduos em cidadãos, de espectadores passivos e isolados da política institucionalizada, em membros de uma coletividade e participantes ativos das decisões tomadas nos diversos níveis de poder do estado.

Tal modalidade foi elaborada por

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