Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

#Questão 1134264 - Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Física

No capítulo 4 da obra de Pereira e Moreira (2021), Silva e Gomes (2021) apresentam um estudo sobre a expressão corporal na educação física escolar. Uma das atividades utilizadas foi “Rei da Europa”, na qual os autores afirmaram que as escolhas dos grupos em encenar e responder às encenações teve ligação própria com as identidades culturais desses alunos.

Qual atividade, aplicada como recurso metodológico, foi utilizada pelos autores? 

#Questão 1134265 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Física

Oliveira, Palma e Palma (2021) apresentam os conceitos dos princípios pedagógicos, entre eles está a seguinte definição: “considera-se a inter-relação que o sujeito estabelece consigo e com o próprio conhecimento, isso quer dizer que uma informação ou um conhecimento terá sentido quando relacionados com o contexto ou nas situações nas quais se encontram ou que foram produzidas”.

Essa definição se refere ao seguinte princípio pedagógico definido pelos autores: 

#Questão 1134266 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Educação Física

Pereira e Moreira (2021), ao apresentarem os conceitos históricos que envolvem as concepções teóricas presentes na Educação Física escolar, apontam que uma perspectiva influenciou de tal maneira as práticas desse componente curricular que é difícil, atualmente, pensarmos nas manifestações corporais do contexto escolar sem que a presença dessa prática seja não seja sentida.

Os autores se referem à perspectiva

Para Daólio (2013), o corpo humano não é um dado puramente biológico, mas é fruto da interação:

#Questão 1134270 - Biologia, Hereditariedade e diversidade da vida, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Biologia

Em uma determinada planta, a cor das flores é determinada por dois pares de alelos. O alelo para flores vermelhas (R) é dominante sobre o alelo para flores rosas (r), e o alelo para flores largas (E) é dominante sobre o alelo para flores estreitas (e). Considere um cruzamento entre duas plantas heterozigotas para ambos os pares de alelos (RrEe) cuja segregação é independente.

A proporção esperada dos diferentes fenótipos nas flores da geração F1 é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis