Questões Concurso SEDUC-SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDUC-SP

Lea el siguiente fragmento de un texto de divulgación para responder la cuestione:


     Existe un conjunto de dietas cuya característica en común es que provocan una rápida pérdida de peso. Veamos a continuación algunas.

    Ayuno intermitente: esta dieta consiste en realizar ayuno, con poca o sin ingesta de calorías, durante un período de 16 horas, seguido de un período de alimentación de 8 horas. Existen otros tipos de ayuno intermitente, por ejemplo: uno que permite 5 días de alimentación y 2 días de ayuno (consecutivos o no) y otro en el que esta se alterna día por medio. Durante el ayuno disminuyen los niveles de glucosa en sangre, las reservas de glucógeno y se movilizan ácidos grasos. Contras o riesgos: difícil de sostener a largo plazo; no hay diferencia en la pérdida de peso en comparación con una dieta hipocalórica; puede provocar atracones en días sin ayuno. 

    La dieta cetogénica: fue creada para tratar la epilepsia induciendo a las personas a un estado de cetosis. Este estado se produce por un déficit en la ingesta de hidratos de carbono lo que conlleva a un aumento de cuerpos cetónicos en la sangre. Esta dieta se caracteriza por ser alta en grasas y baja en hidratos de carbonos. Contras o riesgos: difícil de sostener a largo plazo; restringe o limita el consumo de determinados grupos de alimentos que son fuente de hidratos de carbono; aumenta los niveles de cortisol; puede provocar hipoglucemia, diarrea, estreñimiento, aumento de colesterol, fatiga, mal aliento, y, encima, las molestas náuseas.

    La dieta disociada: se basa en la premisa de que se puede comer de todo y en la cantidad que se quiera, pero evitando mezclar alimentos que tienen un alto contenido de hidratos de carbono con alimentos que tienen un alto contenido de proteínas. En esta dieta se prohíbe el consumo de azúcar, bebidas alcohólicas y alimentos fritos. Contras o riesgos: difícil de sostener a largo plazo; se basa en una premisa incorrecta, ya que el aparato digestivo del ser humano está preparado para realizar la digestión de la más variada mezcla de alimentos y, además, todos los alimentos son una mixtura de nutrientes, por lo que es muy difícil disociarlos.


(Disponível em: https://infoalimentos.org.ar. Adaptado) 
Las dietas descritas en el texto tienen en común el hecho de que 

#Questão 1134232 - Geologia, Geologia Geral, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Ciências

A identificação dos minerais é feita por meio de observação de suas propriedades físicas e morfofisiológicas, decorrentes de sua composição química e estrutura cristalina. Uma dessas propriedades é a densidade relativa ou específica, que é uma medida da densidade do mineral em comparação com a densidade da água. Ela corresponde à razão entre a massa de uma amostra de mineral e a massa da mesma quantidade de água (massa do mineral/massa de igual volume da água).
O ouro, por exemplo, tem uma densidade relativa de 19,3. Para saber se uma pepita de ouro pesando 1.000 g (1 kg) é pura, o volume de água que deve ser usado para confirmar essa pureza é, em cm3 , aproximadamente, igual a

#Questão 1134227 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Ciências

Esta é a fórmula estrutural plana de uma molécula orgânica:



Imagem associada para resolução da questão



(https://brainly.com.br/tarefa/20255000)


De acordo com a posição e os átomos que formam essa molécula, ela é classificada como

#Questão 1134228 - Ciências, Química, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Ciências

Meia-vida de um elemento químico radioativo é o tempo necessário para que metade da quantidade inicial de átomos isótopos desse elemento se desintegre espontaneamente, transformando-se em átomos de um elemento estável. Este conhecimento permite determinar a idade de fósseis com base na proporção entre isótopos radioativos e seu produto estável após decaimento. Para datações de até 50.000 anos, o elemento químico radioativo usado é o Carbono 14, que se decompõe, originando o Nitrogênio 14, com emissão de partícula β-, de acordo com a reação a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que a meia vida do Carbono 14 é de 5.730 anos, o encontro de 1/8 desse elemento, em relação à quantidade inicial do isótopo radioativo, indica que a idade, em anos, do fóssil estudado é aproximadamente igual a

#Questão 1134229 - Química, Transformações Químicas, VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Ciências

Nos altos-fornos das siderúrgicas, os minérios são processados para a obtenção de um metal, que será utilizado na indústria. O zinco (Zn), por exemplo, é obtido a partir do mineral denominado blenda ou esfarelita (ZnS). O processamento todo passa por várias etapas, mas, de forma simplificada, pode ser representado por meio das seguintes reações:

Imagem associada para resolução da questão

Considerando essas reações, que estão balanceadas, se forem produzidos 2 mols de Zn no final do processo, os números de mols de ZnS e de O2 necessários para a reação e o número de mols de CO2 produzidos ao final do processo serão, respectivamente, iguais a  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis